Homestay é um tipo de acomodação para quem pretende fazer intercâmbio. A homestay no Canadá também são conhecidas como “casa de família” (em português) ou ainda “host family”.
Quando presto consultoria para meus estudantes do intercâmbio eu sempre gosto de ressaltar o que eles devem esperar e como evitar criar falsas ilusões sobre sobre o intercâmbio e homestay. Digo isso, pois apesar da casa de família ser uma ótima opção (especialmente no quesito custo x benefício), não dá para achar que vai ser como mostra as revistas ou muitas brochuras de marketing que vemos por aí!
Geralmente, as “surpresas” podem ser facilmente contornadas se pensar de forma sensata e sem fantasia. Esse texto não tem intenção de assustar ninguém, contudo acho importante colocar alguns pontos para não criar falsa ilusão, algo muito comum no mercado de intercâmbio.
A realidade da Homestay no Canadá
1- Como será minha casa de família no Canadá?
Certamente não existe receita de bolo para essa pergunta, pois as host families não tem um padrão pré-determinado. Sendo assim, você pode ficar em uma família tradicional (pai, mãe e filhos), família com apenas pai ou mãe (com ou sem filhos), casa de aposentados, e assim por diante. Na maioria dos casos, especialmente na recepção de estudantes adultos, a casa de família nada mais é que um aluguel de quarto.
Já no caso de adolescentes, estudantes de inglês, summer camp ou high school, existe um cuidado maior em selecionar as famílias, mas mesmo assim, não existe um padrão. Dessa forma, pela minha experiência, quanto maior a cidade que o estudante ficar no Canadá, maior a chance da homestay ser um negócio, ou seja, um aluguel de quarto.
Vale lembrar que as famílias que aceitam estudantes em sua casa, geralmente contam com esse dinheiro na renda familiar.
Por outro lado, geralmente as famílias são receptivas a novas culturas e querem compartilhar essa vivência da cidade com você. Eu sempre digo para meus estudantes que a casa de família é como uma caixa de bombons sortidos, as vezes pegamos um que gostamos muito, e outras vezes vem um sabor nem tão bom assim.
2- Ficarei em uma família “tipicamente” canadense?
Na verdade, o Canadá é um país multicultural e temos muito orgulho disso (sim, eu sou canadense também, tenho dupla cidadania). Dessa forma, a probabilidade de você ficar em uma casa de família canadense com as características que “idealizamos” é muito pequena.
Nas grandes cidades (Toronto e Vancouver, por exemplo), eu diria que existe 80% de chance que sua casa de família no Canadá seja de origem asiática, indiana e latina, mas uma coisa é certa, todos falarão inglês com você, com sotaque ou não. Nas cidades menores existe uma chance maior de ficar em casa de canadenses, ou onde pelo menos um dos pais seja canadense nato.
Como mencionei anteriormente, não espere que vá viver com família tradicional. Ou seja, as sua homestay no Canadá pode ser de pessoa solteira, divorciada, pai ou mãe e com ou sem crianças. Se tiver alguma preferência, peça ao seu agente avisar a escola, e eles tentarão o possível para te colocar em família que tenha suas características. Mas não existe garantia.
Aproveitando o tópico, seja tolerante com o novo, deixe o preconceito de lado e abrace a nova cultura e essa nova experiência que está vivendo. Independente da família, ele(s) estarão interessados em ajudá-lo e dar dicas do país e cidade que vivem. Mas de novo, não serão seu pai e sua mãe, especialmente se você já for adulto.
PS: Sotaque no Canadá, especialmente nas grandes metrópoles é algo muito comum e esse é um dos motivos das pessoas se sentirem tão a vontade ao chegar no Canadá, pois você se mescla facilmente nessa linda Torre de Babel.
>> High School no Canadá, todas as dicas que você precisa saber!
3- Minha homestay vai ser como um hotel?
A maioria das escolas e agências oferecem o pacote de quarto individual para os estudantes, mas existe opções de quarto compartilhado também. Independente do tipo de quarto que você escolher (individual ou duplo), o restante da casa vai ser compartilhada: banheiro, sala, cozinha etc …
PS: Algumas escolas oferecem a opção de homestay com banheiro privativo, mas há um custo a mais pra isso.
Você vai ficar em uma casa de verdade e muitos quartos ficam no basement (porão) da casa, o que não é um problema, já que a maioria dos basements das casas canadenses são como se fossem parte da casa.
IMPORTANTE: não espere que as casas tenham empregadas ou faxineiras. Geralmente as tarefas da casa são divididas entre os membros da família, inclusive crianças. Então, sempre mantenha seu quarto arrumado e quando usar cozinha ou banheiro se certifique que deixou limpo para que outras pessoas possam usar.
>> Seguro saúde para estudantes, melhores preços e coberturas
4- Como são as refeições?
As refeições da sua casa de família no Canadá serão bem simples e sem opção de menu! Lembre-se que você estará em uma casa onde as pessoas trabalham, vão pra escola e não tem tempo e nem dinheiro para ficar inventando pratos gastronômicos.
Geralmente o café da manhã será um pão com manteiga e café, ou talvez um cereal com leite. Já o almoço será oferecido um sanduíche e uma agua para você levar para a escola. Enquanto a janta será o momento que a pessoa responsável do homestay irá cozinhar (ou não) e pode ser que exista o ritual de todos sentarem a mesa (ou não).
Em caso de homestay para estudantes de high school, existe uma atenção maior na seleção das famílias e existe uma rotina mais familiar envolvida no dia a dia.
Uma dica importante é estar aberto para experimentar novos pratos e sabores, aproveite essa oportunidade e prove a comida mais de uma vez, pois as vezes a gente se assusta com o gosto diferente inicial, mas depois fica gostoso, pelo menos foi assim que aprendi a comer comidas que nunca imaginei antes de sair do Brasil! Arroz com feijão é um prato tipicamente brasileiro, outras culturas (inclusive a canadense) tem outros tipos de tempero, misturas e comidas básicas. No começo talvez seja um pouquinho complicado se adaptar, mas pra tudo dá-se um jeito.
Respeite os horários das refeições, especialmente o jantar, e consequentemente, se resolver não comer em casa, avise com antecedência o responsável da casa, não deixe a família esperando ou a comida desperdiçada.
>> Comidas típicas do Canadá que você precisa experimentar!
5- A homestay pode ter mais que um estudante?
Para sua surpresa, existe uma grande possibilidade de você ficar em uma homestay no Canadá com outros estudantes internacionais na mesma casa que você. Eu particularmente acho isso muito bacana disso, pois terá a chance de conhecer outras pessoas na mesma situação e, muitas vezes, essas pessoas podem se tornar grandes companheiros.
6- Quanto tempo demora para ficar fluente?
Essa é uma resposta difícil de oferecer, pois cada caso é um caso. Mas uma coisa é certa, em apenas 4 semanas ninguém que tem inglês intermediário se torna fluente. A fluência em inglês demanda tempo e dedicação, mas é preciso começar de algum lugar e se 4 semanas é o que você tem, aproveite, pois vai valer a pena de qualquer jeito.
Se você ficar em uma casa de família que seja receptiva e goste de se comunicar, isso pode ajudar bastante, pois é uma forma de você praticar no dia a dia e longe do ambiente “controlado” das escolas.
Não há receita para o aprendizado de um idioma, cada estudante tem seu ritmo e isso deve ser respeitado, mas quem estuda mais e tenta evitar brasileiros, tem a chance de aperfeiçoar a língua mais rápido. Por outro lado, não precisa fugir de brasileiros, pois é gostoso ter amigos de nossa nacionalidade, mas não crie um gueto! (risos)
7- A homestay será minha família canadense?
Geralmente esse conceito se encaixa para os estudantes adolescente que vão fazer o high school em programas específicos para essa faixa etária. Mas mesmo assim, nem todas as família são fofas, então precisa estar com essa expectativa que sua família poderá ser muito legal ou apenas ok. Mas uma coisa é certa, o ambiente será seguro e as famílias são SEMPRE monitoradas pelas escolas ou empresas de homestay.
No caso de jovens e adultos, a homestay atua como um facilitador de acomodação. Ou seja, a casa terá regras que você deverá seguir e respeitar. Ninguém vai te tratar como pai ou mãe, mas será exigido comportamentos como horário pra chegar em casa, avisar se for sair a noite, número máximo de banhos por dia etc.
As regras serão dadas pela família quando chegar e cabe a você se adaptar a elas.
8- Posso mudar de família por qualquer motivo?
Não, o processo de encontrar uma família para você demanda tempo e dinheiro por parte da escola ou da empresa de homestay, dessa forma, é preciso ter razões bem razoáveis para pedir a mudança, por exemplo:
- “Não gostei da decoração do meu quarto” – isso não é motivo para troca.
- “Estou com alergia do pelo do cachorro”- isso pode ser motivo, especialmente se tiver avisado no momento da matrícula sobre suas condições de saúde.
Claro que se algo acontecer que não gostar, você pode procurar seu agente de intercâmbio ou a pessoa responsável por sua homestay na escola e pedir conselho.
Então, minha dica número um é: no momento da matrícula, avise a seu agente todas suas preferências, por exemplo: casa com ou sem criança, com ou sem animais (cachorro e gato). Deixe claro se tem alergia a algum tipo de alimento ou animais de estimação.
9- Vou morar pertinho da escola?
Claro que pode acontecer de você morar bem perto da sua escola. Porém, na imensa maioria dos casos, espere morar 45 a 50 minutos da escola de transporte público.
.
O que a família espera de você
.
1- Mantenha o seu quarto arrumado e limpo, você receberá roupa de cama e as vezes roupa banho, mas não espere que alguém irá arrumar sua cama e guardar suas roupas. Sendo assim, deixe seu quarto sempre limpo.
2- Apesar de algumas famílias se responsabilizarem por lavar suas roupas (não passadas), tenha em mente que nem sempre isso é válido. A família vai avisar quantas vezes por semana você pode usar a máquina e não espere que você poderá usar o ferro de passar roupa como bem entender – o “modus operantes” de uma família canadense é bem diferente da brasileira, abrace a causa e seja feliz!
3. Apague as luzes ao deixar um ambiente.
4. Evite tomar banho prolongado, algumas família podem limitar seu número de banhos, para somente 1 por dia por no máximo X minutos, por exemplo.
5. Tranque as janelas e portas ao sair. Não dê sua chave a outras pessoas e seja cuidadoso para não perdê-las.
6. Não dê o telefone da sua casa para pessoas que você conheceu na rua ou na escola. Compartilhe o número somente com sua família no Brasil e compre um chip de celular para poder se comunicar a vontade fora de casa.
7. Você é responsável por pagar qualquer ligação interurbana ou internacional que fizer, e se usar o telefone não se prolongue demais, faça isso usando um app do celular e do seu quarto.
8. Respeite outros membros da família e seja educado (óbvio!).
9. Não use número que comecem com 1-900 ou 1-976. Essas ligações podem custar até C$10 por minuto, na dúvida pergunte antes de usar o telefone.
10. Não leve amigos para casa sem perguntar a família se pode, algumas famílias são flexíveis com isso, enquanto outras não.
11. Várias famílias não permitem que os estudantes cozinhem por motivos de segurança, mas você pode comprar coisas e guardar na geladeira, por exemplo. Sempre converse com a família sobre isso.
Conclusão
Eu sei que esse texto pode te deixar preocupado, mas a intenção é te deixar preparado para o mundo real. Dessa forma, você não cria falsa expectativa e terá uma experiência muito mais legal!
Boa sorte e precisando dos meus serviço de agente de intercâmbio, só me chamar!
Leia também:
27 Comentários
Olá! Quando enviadas as preferências do estudante quanto a pets e solicitado família que não tenha crianças pequenas, o fato da casa apresentar crianças pequenas e barulhentas enseja a troca de família? Também o tempo de 1:20 de locomoção da casa para a escola, tendo que pegar 3 ônibus e residência em área florestal onde há ursos (em duas semana o urso ter visitado a casa 2 vezes) são motivos para a troca de homestay?
Oi Alessandra,
Eu acho que você precisa conversar com a agência ou school board que organizou a residência para você.
Está cada dia mais difícil encontrar família para homestay, então precisa ser algo bem conversado, pois as vezes eles realmente não tinham outra opção para te colocar.
Boa sorte.
Olá Mirela.
Fazer o intercâmbio é um sonho há um bom tempo e hoje expandir para minha família. Nossa proposta é irmos os três: eu, meu marido e filho (3 anos e meio). Já consultei uma agência para saber as condições para a família, porém o máximo que conseguimos foi opções de apto (caríssimo) e uma escola que se comprometeu a oferecer horários fixos de aulas para que possamos revezar nos estudos e cuidados com nosso filho. Essas são realmente as únicas opções? Pretendíamos ficar em homestay por ter um preço mais acessível e alguma escola que forneça creche ou curso kids no mesmo local.
Párabes pelo post super detalhado e muito real !
Eu hoje estou estudando aqui em Montreal e optei pelo homestay.
Vivi com uma família maravilhosa e é bem como descrito no post acima. Homestay não é hotel, mas você adquire mais conhecimentos e vive bons momentos ! Bjs
Oi Kelly, Tudo bem?
Obrigada pelo seu depoimento ... fico feliz de ter relatado com clareza e realismo :)
Abs
Oi Mirella, conheci seu blog a pouco e já li diversos artigos, gostei muito da sua didatica, simples e clara.
Estou pensando em passar alguns meses em Toronto com minha esposa e filha de 2 anos, você sabe me dizer se existe a possibilidade de ficarmos em homestay? Nossa filha é bem tranquila e já ficamos inclusive em hostel com ela. Outra opção seria alugar um apartamento, você sabe me dizer uma média de custo do aluguel e se conseguimos encontrar apartemento mobiliado?
Desde já Obrigado
Oi Daniel, Tudo bem?
Acredito que algumas homestays aceitariam a família inteira sim, mas pelo valor que irão pagar, fechando com a escola, acho que seria mais bacana pegar uma apê e ter mais privacidade.
A media de preço de apartamento por variar facilmente entre 1,500 a 5,000 dolares canadenses :)
Abs
Quero fazer intercâmbio durante um ano no Canadá e tenho duas gatinhas que são meus amores, qual o tipo de acomodação aceita bichinhos será?
Pensei em ir e alugar um lugar para nós, mas não sei se isso caberia no meu bolso, há residências estudantis que aceitam animais de estimação?
Obrigada!
Oi Patty,
Com certeza você encontra lugares que aceitam animais... já tive dois casais de estudante que foram com o gato e não foi problema.
Abs
Boa noite,
Acabo de chegar no site por acaso e já lí muitos artigos, muito obrigado mesmo por esse trabalho que facilita tanto as duvidas frequentes.. Parabéns.
Bom, indo direto ao ponto, estou quase fechando um pacote de intercambio para Vancouver em um programa Co-op com duração de 1 ano, 6 meses college + 6 meses estagio, minha família está muito no meu pé e tem diversas duvidas sobre isso, gostaria de sua ajuda para solucionar algumas duvidas e talvez até alternativas. ( o nível de inglês não é um problema)
A maior preocupação deles é com a adaptação e o problema do emprego, eles temem que eu fique sem um trabalho que possa me sustentar, ja trabalhei muito no Brasil e não tenho medo algum de qualquer tipo de serviço, mas a questão é, encontrarei um? a respeito das 20hrs por semana, serão estritamente 20 ou poderei negociar com meu empregador paga trabalhar mais caso precise para me manter. O College é seguro e posso ter chances de emprego futuras somente com esse diploma? Eu estou muito decidido e ja me preparei bastante, não estou sonhando com um paraíso muito menos esperando algo fácil, mas a questão pra eles é Vale a pena? Esse tipo de programa realmente existe e pode dar certo?
Desculpe-me pelo longo texto , agradeço muito a ajuda de vocês!
Cheers
Olá Junior,
Essas dúvidas você deveria tirar com seu agente de intercâmbio... ele/a deveria te aconselhar nesse processo, pois é a função dele te auxiliar com isso e não somente vender cursos.
Você já está com o visto de estudo e trabalho? Pois muitas coisas mudaram no processo de imigração...
Não é fácil conseguir emprego, mas também não é impossível, você vai ter que arregaçar as mangas e ir atrás... 20 horas é limitado pelo governo, mas muita gente consegue negociar de trabalhar um pouco mais mio que por baixo dos panos... mas claro que eu não te disse isso.
Até onde eu sei, o governos canadense está dando visto de trabalho para depois do college, desde que ele tenha sido feito por 2 anos full time.
Abs
Mirella
Estou fechando meu programa de estudo com a Study Now intercâmbio, estão me dando o total apoio com todas os detalhes e dicas sobre a homestay !! muito bom parabéns
Legal Felipe... também trabalho com intercâmbio e com algumas escolas de inglês no Canadá caso tenha interesse :)
Abs e boa sorte!
Nossa Mirella,
Voce como sempre, muito detalhista, dando as melhores explicaçoes do mercado ne? rsrsr
Adorei suas dicas. Meus filhos como havia dito, ja foram no periodo de fundamental antes dos 18 anos.
Agora sendo universitarios so podem ir para trabalho? Agora que vc tá falando de jovens e adultos, fiquei curiosa. Li a respeito e soube que precisa ter vinculo com uma empresa. Existe homestay para universitarios? como funciona no Canada?
Bjsss
Oi Livia,
Os cursos de intercâmbio que trabalho são somente para jovens e adultos... nesse caso são cursos de inglês começando (geralmente) a partir de 4 semanas podendo se extender para 48 semanas dependendo de cada estudante.
As homestay também são válidas pra adultos, mas não tem a mesma conotação das homestay para adolescentes, que mãe é mãe, entende?
Mas se seus filhos quiserem estudar inglês no Canadá, fala para entrar em contato comigo eheheh ... você sabe que trabalho com isso, né?
Meu e-mail: contato@mikixintercambio.com
Abs
[…] para reservar um brunch em família, certamente essa é uma tradição bem canadense. Se estiver em casa de família (homestay) é de bom grado dar uma lembrancinha para a “mãe” que está te recebendo na casa. E claro, se […]
[…] mais informações sobre Homestay no Canadá, leia o texto que escrevi explicando um pouco como funciona. Lembrando que nesse caso expliquei de […]
[…] estiverem em homestay, ou casa de família, com alimentação incluída, recomendo avisar quando decidir fazer suas refeições fora de casa. […]
[…] lembrancinha brazuca para alguém? Vai fazer intercâmbio e quer dar um presente do Brasil sua casa de família? Vai ficar na casa de um amigo gringo e quer levar uma muambinha? Nesse post separei algumas […]
[…] no inverno ou no verão? – Perguntas mais feitas sobre intercâmbio e viagem para o Canadá – Intercâmbio e homestay: O que você precisa saber para não criar falsas ilusões – Dicas para intercâmbio no exterior (por Mariana […]
[…] Sobre os valores abaixo: * Valores em dolares canadenses * Curso para adultos maiores de 19 anos (algumas escolas aceitam a partir dos 16 anos) * Focado em curso de inglês intensivo * Opções para curso OU curso + acomodação em casa de família […]
[…] gente que me pergunta sobre casa de família (homestay), mas vocês devem entender, que pouquíssimas famílias topariam conviver com outra […]
[…] no Canadá: Ir no inverno ou no verão? – FAQ sobre intercâmbio e viagem para o Canadá – Intercâmbio e homestay: O que você precisa saber para não criar falsas ilusões – Dicas para intercâmbio no exterior (por Mariana […]
[…] de ficar em casa de família no Canadá, eu já comentei sobre alguns pontos nesse artigo: “Intercâmbio e homestay: O que você precisa saber para não criar falsas ilusões“, e recomendo fortemente a […]
[…] já vi gente gastando menos de C$500, especialmente quando se tem 3 refeições diárias na homestay, mas tem pessoas que gastam muito […]
[…] Em Vancouver a maioria das escolas fica em downtown, se você for ficar em homestay saiba que eles são mais difíceis de encontrar no centro da cidade, mas tente ficar próximo às […]
[…] e tantas outras cidades canadenses. Muitas dúvidas também surgem em relação as escolas, casa de família, qual a melhor época de ir etc … Aos poucos estou cobrindo todos esses tópicos aqui no […]