Intercâmbio e Homestay no Canadá

Homestay é um tipo de acomodação para quem pretende fazer intercâmbio. A homestay no Canadá também são conhecidas como “casa de família” (em português) ou ainda “host family”.

Quando presto consultoria para meus estudantes do intercâmbio eu sempre gosto de ressaltar o que eles devem esperar e como evitar criar falsas ilusões sobre sobre o intercâmbio e homestay. Digo isso, pois apesar da casa de família ser uma ótima opção (especialmente no quesito custo x benefício), não dá para achar que vai ser como mostra as revistas ou muitas brochuras de marketing que vemos por aí!

Geralmente, as “surpresas” podem ser facilmente contornadas se pensar de forma sensata e sem fantasia. Esse texto não tem intenção de assustar ninguém, contudo acho importante colocar alguns pontos para não criar falsa ilusão, algo muito comum no mercado de intercâmbio.

A realidade da Homestay no Canadá

1- Como será minha casa de família no Canadá?

Certamente não existe receita de bolo para essa pergunta, pois as host families não tem um padrão pré-determinado. Sendo assim, você pode ficar em uma família tradicional (pai, mãe e filhos), família com apenas pai ou mãe (com ou sem filhos), casa de aposentados, e assim por diante. Na maioria dos casos, especialmente na recepção de estudantes adultos, a casa de família nada mais é que um aluguel de quarto.

Já no caso de adolescentes, estudantes de inglês, summer camp ou high school, existe um cuidado maior em selecionar as famílias, mas mesmo assim, não existe um padrão. Dessa forma, pela minha experiência, quanto maior a cidade que o estudante ficar no Canadá, maior a chance da homestay ser um negócio, ou seja, um aluguel de quarto.

Vale lembrar que as famílias que aceitam estudantes em sua casa, geralmente contam com esse dinheiro na renda familiar.

Por outro lado, geralmente as famílias são receptivas a novas culturas e querem compartilhar essa vivência da cidade com você. Eu sempre digo para meus estudantes que a casa de família é como uma caixa de bombons sortidos, as vezes pegamos um que gostamos muito, e outras vezes vem um sabor nem tão bom assim.

2- Ficarei em uma família “tipicamente” canadense?

Na verdade, o Canadá é um país multicultural e temos muito orgulho disso (sim, eu sou canadense também, tenho dupla cidadania). Dessa forma, a probabilidade de você ficar em uma casa de família canadense com as características que “idealizamos” é muito pequena.

Nas grandes cidades (Toronto e Vancouver, por exemplo), eu diria que existe 80% de chance que sua casa de família no Canadá seja de origem asiática, indiana e latina, mas uma coisa é certa, todos falarão inglês com você, com sotaque ou não. Nas cidades menores existe uma chance maior de ficar em casa de canadenses, ou onde pelo menos um dos pais seja canadense nato.

Como mencionei anteriormente, não espere que vá viver com família tradicional. Ou seja, as sua homestay no Canadá pode ser de pessoa solteira, divorciada, pai ou mãe e com ou sem crianças. Se tiver alguma preferência, peça ao seu agente avisar a escola, e eles tentarão o possível para te colocar em família que tenha suas características. Mas não existe garantia.

Aproveitando o tópico, seja tolerante com o novo, deixe o preconceito de lado e abrace a nova cultura e essa nova experiência que está vivendo. Independente da família, ele(s) estarão interessados em ajudá-lo e dar dicas do país e cidade que vivem. Mas de novo, não serão seu pai e sua mãe, especialmente se você já for adulto.

PS: Sotaque no Canadá, especialmente nas grandes metrópoles é algo muito comum e esse é um dos motivos das pessoas se sentirem tão a vontade ao chegar no Canadá, pois você se mescla facilmente nessa linda Torre de Babel.

>> High School no Canadá, todas as dicas que você precisa saber!

3- Minha homestay vai ser como um hotel?

A maioria das escolas e agências oferecem o pacote de quarto individual para os estudantes, mas existe opções de quarto compartilhado também. Independente do tipo de quarto que você escolher (individual ou duplo), o restante da casa vai ser compartilhada: banheiro, sala, cozinha etc …

PS: Algumas escolas oferecem a opção de homestay com banheiro privativo, mas há um custo a mais pra isso.

Você vai ficar em uma casa de verdade e muitos quartos ficam no basement (porão) da casa, o que não é um problema, já que a maioria dos basements das casas canadenses são como se fossem parte da casa.

IMPORTANTE: não espere que as casas tenham empregadas ou faxineiras. Geralmente as tarefas da casa são divididas entre os membros da família, inclusive crianças. Então, sempre mantenha seu quarto arrumado e quando usar cozinha ou banheiro se certifique que deixou limpo para que outras pessoas possam usar.

>> Seguro saúde para estudantes, melhores preços e coberturas

4- Como são as refeições?

As refeições da sua casa de família no Canadá serão bem simples e sem opção de menu! Lembre-se que você estará em uma casa onde as pessoas trabalham, vão pra escola e não tem tempo e nem dinheiro para ficar inventando pratos gastronômicos.

Geralmente o café da manhã será um pão com manteiga e café, ou talvez um cereal com leite. Já o almoço será oferecido um sanduíche e uma agua para você levar para a escola. Enquanto a janta será o momento que a pessoa responsável do homestay irá cozinhar (ou não) e pode ser que exista o ritual de todos sentarem a mesa (ou não).

Em caso de homestay para estudantes de high school, existe uma atenção maior na seleção das famílias e existe uma rotina mais familiar envolvida no dia a dia.

Uma dica importante é estar aberto para experimentar novos pratos e sabores, aproveite essa oportunidade e prove a comida mais de uma vez, pois as vezes a gente se assusta com o gosto diferente inicial, mas depois fica gostoso, pelo menos foi assim que aprendi a comer comidas que nunca imaginei antes de sair do Brasil! Arroz com feijão é um prato tipicamente brasileiro, outras culturas (inclusive a canadense) tem outros tipos de tempero, misturas e comidas básicas. No começo talvez seja um pouquinho complicado se adaptar, mas pra tudo dá-se um jeito.

Respeite os horários das refeições, especialmente o jantar, e consequentemente, se resolver não comer em casa, avise com antecedência o responsável da casa, não deixe a família esperando ou a comida desperdiçada.

>> Comidas típicas do Canadá que você precisa experimentar!

5- A homestay pode ter mais que um estudante?

Para sua surpresa, existe uma grande possibilidade de você ficar em uma homestay no Canadá com outros estudantes internacionais na mesma casa que você. Eu particularmente acho isso muito bacana disso, pois terá a chance de conhecer outras pessoas na mesma situação e, muitas vezes, essas pessoas podem se tornar grandes companheiros.

6- Quanto tempo demora para ficar fluente?

Essa é uma resposta difícil de oferecer, pois cada caso é um caso. Mas uma coisa é certa, em apenas 4 semanas ninguém que tem inglês intermediário se torna fluente. A fluência em inglês demanda tempo e dedicação, mas é preciso começar de algum lugar e se 4 semanas é o que você tem, aproveite, pois vai valer a pena de qualquer jeito.

Se você ficar em uma casa de família que seja receptiva e goste de se comunicar, isso pode ajudar bastante, pois é uma forma de você praticar no dia a dia e longe do ambiente “controlado” das escolas.

Não há receita para o aprendizado de um idioma, cada estudante tem seu ritmo e isso deve ser respeitado, mas quem estuda mais e tenta evitar brasileiros, tem a chance de aperfeiçoar a língua mais rápido. Por outro lado, não precisa fugir de brasileiros, pois é gostoso ter amigos de nossa nacionalidade, mas não crie um gueto! (risos)

7- A homestay será minha família canadense?

Geralmente esse conceito se encaixa para os estudantes adolescente que vão fazer o high school em programas específicos para essa faixa etária. Mas mesmo assim, nem todas as família são fofas, então precisa estar com essa expectativa que sua família poderá ser muito legal ou apenas ok. Mas uma coisa é certa, o ambiente será seguro e as famílias são SEMPRE monitoradas pelas escolas ou empresas de homestay.

No caso de jovens e adultos, a homestay atua como um facilitador de acomodação. Ou seja, a casa terá regras que você deverá seguir e respeitar. Ninguém vai te tratar como pai ou mãe, mas será exigido comportamentos como horário pra chegar em casa, avisar se for sair a noite, número máximo de banhos por dia etc.

As regras serão dadas pela família quando chegar e cabe a você se adaptar a elas.

8- Posso mudar de família por qualquer motivo?

Não, o processo de encontrar uma família para você demanda tempo e dinheiro por parte da escola ou da empresa de homestay, dessa forma, é preciso ter razões bem razoáveis para pedir a mudança, por exemplo:

  • “Não gostei da decoração do meu quarto” – isso não é motivo para troca.
  • “Estou com alergia do pelo do cachorro”- isso pode ser motivo, especialmente se tiver avisado no momento da matrícula sobre suas condições de saúde.

Claro que se algo acontecer que não gostar, você pode procurar seu agente de intercâmbio ou a pessoa responsável por sua homestay na escola e pedir conselho.

Então, minha dica número um é: no momento da matrícula, avise a seu agente todas suas preferências, por exemplo: casa com ou sem criança, com ou sem animais (cachorro e gato).  Deixe claro se tem alergia a algum tipo de alimento ou animais de estimação.

9- Vou morar pertinho da escola?

Claro que pode acontecer de você morar bem perto da sua escola. Porém, na imensa maioria dos casos, espere morar 45 a 50 minutos da escola de transporte público.
.

Cartão Sidekick

O que a família espera de você

.
1- Mantenha o seu quarto arrumado e limpo, você receberá roupa de cama e as vezes roupa banho, mas não espere que alguém irá arrumar sua cama e guardar suas roupas. Sendo assim, deixe seu quarto sempre limpo.

2- Apesar de algumas famílias se responsabilizarem por lavar suas roupas (não passadas), tenha em mente que nem sempre isso é válido. A família vai avisar quantas vezes por semana você pode usar a máquina e não espere que você poderá usar o ferro de passar roupa como bem entender – o “modus operantes” de uma família canadense é bem diferente da brasileira, abrace a causa e seja feliz!

3. Apague as luzes ao deixar um ambiente.

4. Evite tomar banho prolongado, algumas família podem limitar seu número de banhos, para somente 1 por dia por no máximo X minutos, por exemplo.

5. Tranque as janelas e portas ao sair. Não dê sua chave a outras pessoas e seja cuidadoso para não perdê-las.

6. Não dê o telefone da sua casa para pessoas que você conheceu na rua ou na escola. Compartilhe o número somente com sua família no Brasil e compre um chip de celular para poder se comunicar a vontade fora de casa.

7. Você é responsável por pagar qualquer ligação interurbana ou internacional que fizer, e se usar o telefone não se prolongue demais, faça isso usando um app do celular e do seu quarto.

8. Respeite outros membros da família e seja educado (óbvio!).

9. Não use número que comecem com 1-900 ou 1-976. Essas ligações podem custar até C$10 por minuto, na dúvida pergunte antes de usar o telefone.

10. Não leve amigos para casa sem perguntar a família se pode, algumas famílias são flexíveis com isso, enquanto outras não.

11. Várias famílias não permitem que os estudantes cozinhem por motivos de segurança, mas você pode comprar coisas e guardar na geladeira, por exemplo. Sempre converse com a família sobre isso.

Conclusão

Eu sei que esse texto pode te deixar preocupado, mas a intenção é te deixar preparado para o mundo real. Dessa forma, você não cria falsa expectativa e terá uma experiência muito mais legal!

Boa sorte e precisando dos meus serviço de agente de intercâmbio, só me chamar!

Leia também:

– Porque aprender inglês?

– Por que estudar inglês no Canada