Sempre que o Brasil dá uma deslizada na economia ou na política vejo um aumento significativo de visitas nos posts sobre imigração para o Canadá e Australia. E por isso, hoje resolvi escrever uma dica que pode parecer controversa, mas que é uma verdade: Não espere muito para imigrar. Quer saber qual a hora certa de imigrar para o Canadá? Eu digo: AGORA!
Isso mesmo, não espere… se você tem os pontos, as qualificacões, fala inglês, tem dinheiro reservado e a vontade de realmente imigrar, não fique deixando essa decisão para amanhã, pois aí será muito tarde… Já ouvi tantas pessoas dizerem: “puxa, eu deveria ter ido quando era mais novo, pois agora estou querendo ter filho, vou virar gerente, acabei de comprar um imóvel, meu filho entrou na escola etc e tal”, claro que nenhuma dessas coisas limitariam sua decisão de imigrar, mas quanto mais maduros vamos ficando, menos risco a gente quer correr.
Eu já comentei sobre o que você precisa saber antes de imigrar e que imigração não deve ser sonho, e quando digo para não esperar, não retiro nada do que disse e recomendei anteriormente, pois preparação, pesquisa e determinação continuam sendo fatores primordiais para uma imigração bem sucedida, mas ficar colocando tudo na frente dessa empreitada, também não te levará a lugar nenhum.
Eu acredito que quanto mais novo você consegue imigrar, melhor. Eu fui quando tinha 23 anos e o Kiko 27 anos… a gente estava começando nossa vida junto e dando os primeiros passos para uma carreira profissional, não tínhamos frescura de lugar pra dormir e se a gente resolvesse não ficar, a casa da minha mãe estaria a disposição para recomeçarmos de novo no Brasil… Hoje, depois de 15 anos, eu não faço o que fiz nem a pau?! Continuamos doidos para ficar mudando de um lado para o outro sem pestanejar, mas temos nossa reserva financeira legalzinha para as loucuras, não fico em muquifos por nada, além de outras restrições que a idade e experiência vai nos engessando.
Não me arrependo de nada, na verdade, quando olho pra trás, sinto orgulho de tudo o que passamos e lutamos pra chegar onde estamos, mas os tempos são outros … foram vividos na época e na hora certa! Hoje as loucuras são mais planejadas, especialmente financeiramente.
Então, meus amigos, minha dica é não ficar deixando tudo para o amanhã, pois poderá ser tarde demais! E acho que isso vale pra vida e não só em relação a imigração.
E aí? Será que viajei ou vocês concordam comigo?
49 Comentários
Super concordo com vc Mirella!
Pena q temos uma cabeça Hj e qdo jovens não sabemos aproveitar algumas oportunidades... Depois de tudo q aconteceu não sei se esse "sonho" seria possível de acontecer até msm Pq um relacionamento é feito de duas pessoas e qdo uma não quer... Fica mais difícil ainda.
Mas quem sabe um dia ne... Nunca é tarde para recomeçar... Ou dar um novo rumo a nossas vidas ne!?
Poxa Deni,
Olha... se eu fiquei inconformada com o que aconteceu, eu imagino vocês. Até hoje não consigo entender... uma palhaçada.
Eu sei que vocês devem estar super frustrados com tudo isso, mas não desanima, se vocês tiverem vontade, há sempre um jeito.
Estarei sempre na torcida por vocês.
Grande abraço,
Eu concordo e acrescento uma pergunta: haveria uma data de expiração para o sonho de imigrar? Somente aqueles com 23 (24, 25, 27...) anos "podem" largar tudo e partir? Quando digo "largar tudo", me refiro a planejar e fazer a imigração acontecer.
Tenho 39 anos e estou fazendo o meu dever de casa, estudando e me programando. A ideia é ir em janeiro/fevereiro de 2017, quando estarei com 41 anos. Será que rola, Mirella?
OI Janaina,
Claro que não há expiração do sonho de imigrar.
Alguns países delimitam a idade dos aplicantes, a Australia acho que é 45 anos (acho).
Eu acho que fazer o dever de casa, se programar, planejar, estudar inglês e afins é o grande caminho.
Jea tive amigos que imigraram com 45 anos ou até mais velhos.
Boa sorte e não desanime!
abs
Ola Mirella, tudo bem! Concordo com vc!
Queria aproveitar esse post e te perguntar sobre Toronto, quais os bairros mais tranquilos em Toronto e mais barato também?
Pois nossas opções estão entre Toronto, vancouver e Calgary.
Tenho poucas infos sobre Toronto ainda, mas temos bastante interesse!! O
Obrigada flor!
OI Fabiane,
Ich... Toronto é enorme.
Eu morei por 2 anos e North York e achei o custo x beneficio bem legal. Os outros que gosto, são mais caros como a Yonge x Eglinton, High Park, King West, Queen West e Beaches. Mas esses bairros são bons para começar e depois você ver pra onde vai. Muitos gostam do suburbio... aí meu favorito é Oakville.
Abs
Eu vim com 36 anos, dois filhos, o menor com 1 ano de idade apenas. E tenho que admitir teria sido bem mais fácil vir só o casal, mais novo e sem filhos. Mas superamos tudo e nos fortalecemos no processo.
No meu caso, nunca sonhei em sair do Brasil, nunca tive planos e nem sonhos de morar no exterior até que... surgiu a ideia. E aí já tinha 30 anos...
Oi Sandro,
Eu tb acho que é mais fácil vir sem filhos, mas como você disse, não é impossível vir com a família toda.
A vida nem sempre acontece como a gente quer... o importante é ser flexível para se readaptar e seguir em frente.
Abs
Sandro, tenho 37 anos, esposa e filha de 7 anos, e penso muito na possibilidade de ir para o Canadá, qual a maior dificuldade que encontrou? e para os filhos? Você considera que está com uma boa vida aí? Consegue fazer economias?... Desculpe as muitas perguntas, mas é para tirar as dúvidas. Obrigado.
Sandro, tenho as mesmas dúvidas do Kleber, estou no vai ou racha pra decidir se imigramos ou não. Tenho 36, casado om uma filha de 6. Quais foram suas maiores dificuldades? Abs.
Eu acho que nao tem uma idade certa para imigrar. Ja' ouvi inumeras experiencias positivas e negativas em todas as idades.... O que se tem que ter e' pe' no chao! Entender que nao existe paraiso e que todos os lugares do mundo tem problemas. Aconselho a todos que estao pensando em imigrar a fazer uma listinha... Sim! Uma listinha com duas colunas: a sua cidade atual e uma cidade no Canada (ou outro pais qualquer).... Idenfique e liste todas as coisas importantes para voce nas duas cidades e todas as coisas ruims das duas cidades. Seja realista. Considere as experiencias de outros: positivas e negativas. Por exemplo: conheco um casal que demorou mais de 1 ano para conseguir o primeiro emprego. Como voce lidaria com essa situacao? mas o mais importante: se decidir vir,venha de cabeca aberta e nao espere encontrar um Brasil no Canada! Boa sorte a todos.
Oi Denise, Tudo bem?
Com certeza... pé no chão e preparação são os principais ingredientes para uma imigracão bem sucedida, mas eu acredito que seja mais fácil ir quando se é mais novo.
Abs
Concordo muito com seu texto :)
Acho que não tem idade para imigrar, mas realmente mais cedo somos menos "medrosos e exigentes". Love tem muita vontade de fazer isso(eu nem preciso dizer, vc sabe da minha vontade), mas ele com seus 41 anos tem mais dificuldade em largar seu emprego, sua estabilidade etc, etc para ir morar em qq lugar, trabalhar em qq emprego etc, coisa que com pouca idade vc aceita com mais facilidade. E assim vamos indo. Ele tem visto Austrália e Nova Zelandia tbm, porque andou vendo boas oportunidade de trabalho nesses paises.
Bjokas amiga :)
Oi Vivi,
Adorei saber que ainda pensam em imigrar, achei que já tinha esfriado essa ideia.
A Australia tem a cara de vocês :)
bjão amiga
Mirella, preciso muito de sua opinião, ando ficando louca sem saber o rumo a tomar. Tenho 42 anos e sou advogada e meu marido tem 33 e é tecnico de qualidade e metrologia (área da industria). Queremos imigrar para o Canadá e tentar o visto permanente. Não sei se valeria a pena eu entrar no college e tentar outra profissão (considerando minha idade) ou se seria mais interessante ele entrar no college e eu apenas trabalhar (sim, em sub-empregos, pois ser advogada brasileira não vale de nada no Canadá). Estou muito apreensiva, pois vamos vender tudo e ir com cachorras e filho de 5 anos e preciso que alguma coisa dê certo... só preciso saber SE É POSSIVEL eu conseguir qquer coisa em Toronto um pouco melhor, se for possivel eu já me viro, mas andei conversando com um brasileiro que diz que depois dos 40 nem vale a pena mais ir... será que já estou com o pé na cova? rsrs... obrigada e tudo de melhor!
OI Daniela, Tudo bem?
Eu não entendi direito como vocês querem ir para o Canadá... como imigrantes? Ou assim na lourura de ir como estudante e tentar a vida?
Se a ideia é ir como imigrante é preciso primeiro ver as chances da profissão de vocês em relação ao novo processo express entry. Supondo que vocês tenham a qualificação necesária, acho que vocês podem tentar primeiro ver quem arranja um emprego melhor e aí o outro faz um college ou algo do tipo.
Eu não acho que sendo advogada você estará perdida (risos) ... tenho uma amiga que trabalha na area e está seguindo em frente.
Olha, tudo é possível se você quer de verdade... mas é preciso planejar e estar preparado para os obstaculos.
Nem ajudei muito, né? Abs
Imagina Mirella, você ajuda sempre que responde, você é muito legal com a gente, consegue imaginar quantas duvidas nós temos? rsrs.. não é tão fácil ter resposta dos bloggers como temos as suas e agradeço muito por isso.
Então, vc disse que tem uma amiga que conseguiu, certo? É isso que preciso saber, pq ontem mesmo uma representante do Seneca me desestimulou a fazer pós em paralegal, como se eu nunca fosse conseguir um emprego na área... fiquei meio chateada pq vou ter que começar um college do zero... mas se sua amiga puder me ajudar a tirar umas duvidazinhas...rsrs.. eu agradeceria muito.
Ah, e nós vamos com visto de estudante para um e work permit para o outro, só precisamos saber quem vai com qual... Beijão!
OI Daniela,
Vou mandar um e-mail com o link daqui do comentário e ver se ela vem aqui nos responder, tá? Acho que assim fica mais fácil.
Mas olha, ontem recebi um comentário e a pessoa era advogado e até deixou o contato para quem tivesse dúvida, de repente te interessa: https://www.mikix.com/contato/comment-page-1/#comment-267718
Abs
Vou escrever para ele, muito obrigada Mirella, mais uma vez!
Opa! no que puder ajudar estou a disposição.
bjos
Oi Mirella, tudo bem?
Primeiramente, parabéns pelo site. Nesses moldes, acho que só tem o canadáparabrasileiros e mesmo assim em seus posts eles não dão a devida atenção pelo volume de pessoas que postam por lá. Enfim, PARABÉNS.
Há exatamente 5 anos atrás tive o "pensamento" de migrar para o Canadá, mas como era mais novo, desisti pelo simples fato de não ter dinheiro, abandonar a família e meus amigos.
De lá pra cá, me encontrei com a profissão de vendedor, trabalhei em shopping e estagiei por três anos e meio em dois laboratórios farmacêuticos, visitando médicos e gerando demanda...
Nesses três anos vinha bastante pensativo sobre meu futuro, tinha a ansiedade de ser efetivado, em ganhar mais e dar mais um passo aos meus sonhos, paralelo a isso os problemas do Brasil que diretamente impedem milhões de pessoas a conquistarem o tal "sonho". Problemas esses que se tornaram crônicos, hereditários...
Deus pôs no meu coração novamente esse desejo e não vejo o porque não segui-lo. Hoje tenho 32 anos, estou formado em Administração de empresas...
Desde esse start que tive até hoje se passaram 1 semana e depois de algumas pesquisas tenho alguns pontos importantes que gostaria de ajuda.
Meu pensamento é juntar no mínimo R$30.000,00, penso em ir para Vancouver (por causa do clima, moro no RJ e acho que não iria me acostumar de cara ao frio TENSO), só que quero ir como estudante, pois não tenho dinheiro para um college, além de que iria perder muito tempo até juntar toda essa quantia. Meu inglês hoje é básico, nesse tempo que estaria aqui juntando dinheiro vou estudar inglês para chegar aí com pelo menos o intermediário e o fluente consegueria aí. Será que isso é viável, mesmo com as novas regras de imigração? Estudar inglês e depois ficar por aí para trabalhar???
Obrigado e mais uma vez Parabéns
Oi Thiago, Tudo bem?
veja bem ... eu não sou especializada em imigração para o Canadá para te auxiliar nesse processo.
Mas estudantes de inglês raramente conseguem arranjar alguma coisa de ficar em definitivo aqui no Canadá, a não ser que ingressem em um college e de lá para um possível imigração...
Se você vier com a ideia de estudar inglies, depois que atingir um certo nível pode ser ir para o college, mas terá que de algum jeito comprovar renda para poder ingressar, entende? E aí não sei como faria isso, pois o custo pode ser alto.
Acho que não ajudei muito, né?
Abs
Ajudou sim. : ) Diante dessa info, comecei a procurar alternativas.
As pessoas que aí estão, falam com a naturalidade de imigrar que parece que é somente comprar a passagem, ter força de vontade para trabalhar e ir.
Mas além de um baita planejamento, um fator que acho tão quanto importante ao planejamento é o dinheiro.
Meu caso por exemplo, que é o caso de milhares de brasileiros... Temos a mão de obra, mas não temos o inglês. Muitos desanimam...
Mi, você esta por dentro ou pode me dar dicas de quem sabe sobre intercambio pra Nova Zelandia???
Pra mim seria muito mais viavel estudar la e depois tentar uma possível migracão pro Canadá
OI Thiago,
Puxa... não sei nada sobre intercâmbio para NZ. Adorei ter visitado o país, mas não sei muito mais além disso.
Vou ficar te devendo!
Boa sorte com seus planos e espero de coração que dê tudo certo.
abs
Olá Mirella,
Adorei seu blog, me esclareceu muitas dúvidas sobre imigração. Eu e meu marido estamos querendo mudar para o Canadá para estudar e trabalhar, porém vi no site do despachante que você recomendou o soscanada que para conseguir a work perm precisamos ir já com o emprego garantido, acho que pela nossa falta de conhecimento e contatos é mais difícil achar algo estando aqui no Brasil.
Queria saber o que você recomenda? Porque nossa intenção é entrar em nossas área no Canadá. Você também poderia recomendar alguma consultoria que trabalhe diretamente com imigração para o Canadá?
Obrigada e parabéns novamente pelo blog.
OI Sabrina, Tudo bem?
Asim... se você já tiver inglês e quiser ir para estudar (curso técnico) e trabalhar, eu tenho algumas opções de cursos da area de hotelaria para vocês estudarem e trabalharem por 8 meses... mas é temporário, seria legal para conhecerem o país antes de imigrar, por exemplo. Nisso eu posso ajudar como agente de intercâmbio.
Outra coisa é imigrar pelo novo processo express entry. Tenta entrar em contato com a Celina: http://www.immi-canada.com/consultoria-para-vistos-e-imigracao/
Abs
Mirella, você é muito fofa!
Temos 48 e 47 anos, 02 filhos com 18 e 12 anos. Meu marido trabalha com SAP MM e WM, sei que a demanda nessa área é alta mas o inglês dele é intermediário. Eu sou Secretária Bilingue, mas pretendo migrar para a área de traduções ainda esse ano (sei que nessa área posso trabalhar de qualquer lugar do mundo). Minha pergunta é a seguinte: será que na idade de meu marido, com inglês intermediário, é possível conseguir uma colocação antes da mudança? Venho pesquisando há muitos anos sobre emigrar para Canadá ou Austrália mas só agora a sementinha parece estar germinando no coração de meu marido. Ele está empregado e eu também, temos boa renda, moramos numa boa cidade mas...não quero ser repetitiva...muito já se falou sobre os motivos para sair do Brasil.
Oi Ana,
Eu acho que a Australia o limite de idade para se aplicar para o processo federal é 45 anos e não sei se o Canadá está com o mesmo precedimento... tenta dar uma pesquisada nisso.
Inglês seu marido aprende em alguns meses por aqui, então esse é o menor dos problemas, na minha opinião.
Abs
Olá, tudo bem?
Tenho uma pergunta que nao sei se é fundamental, mas me preocupa demais.
Tenho todas as condições para ir estudar no Canadá (três anos de college + três de pgwp), tenho 31 anos e meu marido 32.
Durante esse tempo, na sua experiência, eu poderia engravidar tranquilamente sem me atrapalhar no processo todo?
Penso muito nisso, e não sei se é um fator limitante.
Obrigada desde já, abraços.
Você diz, engravidar durante o college?
Eu acredito que não teria problema nenhum... mas o ideal é perguntar para o college que vai se aplicar, e ver se as condições mudam, para seu marido e para você, durante sua licença maternidade...
Abs
Esqueci de dizer que tenho a intenção de imigrar sim e que estaria indo para Toronto estudar na george Brown
Entre em contato com a George Brown e peça ajuda ao especialista de estudantes internacionais ;)
Abs
Ola Mirella!
Aqui, sempre desejamos morar no exterior. Meu marido viaja muito a trabalho (só que mais pras bandas da Asia) e sempre carregou esse sentimento de que a vida lá fora podia ser mais bacana pros nossos filhos. Mas, apesar da grande vontade, levou bastante tempo pra amadurecermos a ideia, porque, realmente, depois de mais maduros, com carreira relativamente estável e um pouco mais de "frescuras", fica difícil jogar tudo pro alto.
No nosso caso, o fato de já termos filhos, ao invés de ser uma dificuldade, se tornou a grande motivação, porque o que nos impulsionou foi o desejo de dar a eles mais segurança e qualidade de vida.
Vamos para Toronto em março/2016, mas o planejamento, as pesquisas, a economia já duram mais de 3 anos. Afinal, pelo que eu vejo internet afora, entre os que estão em busca pela imigração, penso que minha família é a maior: eu, marido, 4 filhos e um cachorro!
Então, como em qualquer projeto de negócios, acho que é importante se preparar para as dificuldades (para nós, até agora, a maior foi $$$), mas sem permitir que elas virem barreiras insuperaveis.
Grande abraço e sucesso!
É isso aí Claudia, preparação é a palavra da vez para que os planos se tornem realidade.
Quem sabe a gente não se cruze em Toronto, não é mesmo?
Abs
Olá Mirella,
Primeiro parabéns pelo site. Muito bom!!!
Bom, eu e meu marido temos 45 anos, dois filhos (10 e 11 )anos. Meu marido recebeu uma proposta para trabalhar no Canada. Estamos na maior dúvida se largamos tudo o que construimos e vamos embora do Brasil. Ele tem emprego bom e fala fluente inglês. Vivemos no interior de sp, moramos em um condo fechado. Deixaria tudo isso por alguns motivo: dar a oportunidade para os meus filhos estudarem fora e viver em um pais com uma sociedade mais justa.
Mas como tive um problema muito sério de saúde, fico com medo do sistema médico no Canada.
O que vc me diz? Estamos muito velhos para uma aventura dessas? A ideia é não voltar mais.
Bjs,
Mariana
Oi MAriana,
Pra começar eu não acho vocês velhos... há muita vida e experiência para vocês.
A questão é ... o salário que ele irá ganhar, dará para vocês terem uma vida confortável no Canadá? Essa é uma pergunta importante, pois isso pode impactar muito a vida de vocês... uma coisa é salario bruto e outra é o que sobra, a cidade que vocês irão morar também pode influenciar nessa questão de qualidade de vida e custo do vida.
Eu sou suspeita, pois adoro mudanças e acho que experiências desse tipo não batem na porta duas vezes, mas todo mundo da família tem que estar envolvido e querendo tudo isso... pois o começo pode ser puxado.
Eu gosto muito do sistema de saúde canadense, mas ele é muito diferente do estilo de sistema de saúde que estamos acostumados aqui... tem brasileiros que não gostam, eu acho justo e quando o assunto é sério, os profissionais são excelentes.
Boa sorte e qualquer coisa estou por aqui.
Abs
Oi Mirella! Venho acompanhando seu trabalho e estou gostando muito!
Te contactei em particular, pois compartilhei contigo algumas informações privadas...obrigada desde já !!!
Legal! Já devo ter respondido! Abs
Mirela vc é muito atenciosa e muito dedicada a pessoas que vc nem conhece, parabéns continue assim.
Minha dúvida Mirela eu tô pensando em ir pros EUA com a família para aprender inglês tem um programa do governo americano chamado ESOL o qual paga uma taxa insignificante adiquiro o Toic e Ielts,e ainda posso trabalhar como pedreiro e minha esposa como doméstica ou limpadora, enfim depois de conseguir um bom recurso pretendo fazer colleger no Canadá em TI, queria saber se dá para viver no Canadá eu trabalhando 20 horas e minha esposa 40 horas? E se é melhor eu esperar o dólar baixar para poder ir?
Oi Rodrigo,
Dependendo do tipo de emprego e de quanto ganharem por hora, dá sim para viver... o lance é sempre se adequar ao salário que tem, e tem espaço para todo mundo aqui.
Boa sorte com tudo...
Abs
Olá Mirella, seu blog é ótimo, um dos melhores que li a respeito do assunto "migrar para o Canadá". Eu e minha esposa já consideramos por diversas tentar a vida fora do Brasil, principalmente pensando no nosso pequeno.
Então vamos aos principais questionamentos:
* Limite de idade, existe?
* Empreender é tão difícil (impossível) como nos EUA?
* Sistema de saúde para imigrantes. Como funciona?
* Sistema educacional para crianças. Como funciona?
A ideia é fazermos um intercambio em 2017, para conhecer o país, aprimorar a língua e conhecer hábitos e cultura e em 2018 juntar os trapos e partir.
Obrigado antecipadamente.
Oi Eduardo, Tudo bem?
Puxa... suas perguntas merecem um post cada uma, mas vou tentar ser breve :)
* Limite de idade, existe?
Sim, se não me engano, o processo federal está com limite de idade de 45 anos.
* Empreender é tão difícil (impossível) como nos EUA?
Eu não acho que empreender seja dificil nem nos EUA e nem no Canadá, mas você precisa ter dinheiro para se aplicar para o visto de empreendedor .. http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/business/start-up/
* Sistema de saúde para imigrantes. Como funciona?
Todos os imigrantes recebem acesso ao sistema de saúde publico quando chegam no Canadá, algumas províncias exigem 3 meses de carência.
* Sistema educacional para crianças. Como funciona?
Tem educação publica e privada, e geralmente as famílias escolhem bairros para morar onde te as melhores escolas.
Ajudei?
Oi Mirella.
Boa Tarde.
Sou engenheiro civil e já trabalhei em 02 países e "infelizmente", tive que voltar ao Brasil agora com 43 anos.
Eu acreditei que iria morar para sempre em Guatemala no entanto, por condicoes adversas, tive que regressar.
Nao queremos ficar mais por aqui, depois de experimentar o sucesso de outros países.
Nao achei algo relevante sobre o processo ser aplicado para alguém de minha idade.
Ainda que sou senior mas, por ter 2 filhas (10 e 8anos), pelo menos aqui no Brasil tenho a "alcunha" de velho para o mercado de trabalho, ainda mais agora!
Como voce avalia essa situacao?
Obrigado.
Oi Marco,
43 anos não é velho ... com certeza não, especialmente em questão de carreira, você deve ter uma excelente bagagem e experiência.
Mas geralmente os processos de imigração tem limite de idade. Eu acho que no Canadá é entre 45 e 50, então, você ainda tem tempo.
Procure por especialistas na área de imigração, e tente iniciar o processo.
Muitas mudanças vem acontecendo ao longo dos anos, e sinceramente não estou mais acompanhando de perto :)
Abs
[…] Expatriada Como um país nasceu em mim 10 Coisas que mudaram na minha vida desde que sai do Brasil Qual o momento certo de imigrar […]
[…] Leia também: 8 Razões para não imigrar para o Canada O que você precisa saber antes de imigrar para o Canadá! Nossa trajetória – 13 anos de Vida Expatriada Como um país nasceu em mim 10 Coisas que mudaram na minha vida desde que sai do Brasil Qual o momento certo de imigrar […]
[…] Leia também: 8 Razões para não imigrar para o Canada | O que você precisa saber antes de imigrar para o Canadá! | Nossa trajetória – 13 anos de Vida Expatriada | Como um país nasceu em mim | 10 Coisas que mudaram na minha vida desde que sai do Brasil | Qual o momento certo de imigrar […]
[…] para o Canadá não deve ser sonho Qual a hora certa de imigrar para o Canadá? Qual é a sua: Fugir do Brasil ou Chamar um novo país de casa? Principais problemas enfrentado […]
[…] Qual a hora certa de imigrar? > 7 Motivos para NÃO imigrar para […]