Assim como o Canada, a Australia também tem processo de imigração para trabalhador qualificado (Skilled – Independent – Work Subclass 189) e esse foi o visto que nos aplicamos para vir para a Australia. Com este visto em mãos, você pode viver e trabalhar legalmente na Australia, e foi o que fizemos por alguns meses em 2008, depois por 2 anos de 2010 a 2012 e agora estamos aqui em novo em 2018.
PS: Esse post foi escrito originalmente em 2008 e hoje (06/Set/2018) o atualizei!
Para você poder se aplicar para esse tipo de processo, alguns detalhes são mandatórios:
- Não ser preguiçoso (esse item eu incluí porque a pessoa precisa ter no mínimo a vontade de ler com cuidado sobre o processo, antes de sair perguntando qualquer coisa)
- Ter uma profissão que esteja na lista atual das ocupações relevantes (atualizadas anualmente pelo governo australiano – lista de Março/2018)
- Ter sua profissão verificada e “aprovada” por autoridades do ramo
- Completar 65 pontos no teste de pontuação
- Ter menos de 45 anos no momento da aplicação
- Ter um nível de inglês exigido, por exemplo IELTS 6 em todas as competências
- Ser convidado pelo governo para se aplicar ao processo.
- Ter pelo menos AUD 3,755 para pagar o custo do processo [mais detalhes].
Curte nossas dicas? Então na próxima viagem não deixe de usar nossos links, você não paga nem um centavo a mais por isso e ajuda o blog a se manter!!! 🙂
Passo a passo de Imigrar para Australia (rapidex)
O passo a passo é mais ou menos esse, mas já aviso que TODAS as informações que você precisa, está no website do governo da Australia, se preferir se aplicar sob a ajuda de um consultor de imigração, escolha com calma e cuidado, pois tem muito charlatão no mercado.
O processo de imigração é burocrático e lento, então, se você pensou em imigrar hoje, saiba que amanhã você não estará aqui (na Australia). Meu processo, na época que nos aplicamos em 2002, demorou 2 anos e meio.
Faça o “self-assessment” para ver se você consegue a pontuação mínima de 65 pontos. Se obtiver esse número e sua profissão estiver na lista atual das ocupações relevantes , você precisará dar pedir para sua profissão ser verificada e “aprovada” por autoridades do ramo. Se não tiver um resultado do teste de proficiência da lingua, melhor ir atrás diss também.
Somente depois disso organizado que você deve mandar o Expression of Interest (EOI)
Depois que você submeteu o Express of Interest (EOI) o jeito é esperar para ver se o governo manda o convite para você se aplicar para a imigração. Seu EOI ficará arquivado no SkillSelect por 2 anos e eles podem mandar o convite a qualquer momento. Geralmente, eles tem uma chamada por mês.
Se você for aprovado, você terá somente 60 dias para mandar sua aplicação, então, já ter toda documentação organizada, é fundamental para não entrar em pânico.
Essa é uma forma bem simplificada de dar um passo a passo, eu sei, mas vai por mim, use o website do governo para TUDO. Minha intenção não é se aplicar no seu lugar, a intenção desse post é de dar a bola para você sair jogando 😉
Nota 1: Eu sei… eu sou um amor em passar tudo isso para vocês ehehehe!
Note 2: Quer contribuir? Mande na caixa de comentários, a gente agradece! 🙂
43 Comentários
Já passei da idade... agora é só turismo mesmo, e olhe lá!! bjs
Olha o merchan!!!!!!!
Oi Mirella!
Ha tempos sou sua "leitora". Adoro os seus posts mas nunca deixei um recadinho aqui!!!
Imigramos para o Canada ha um ano e meio aprox e suas dicas foram muito valiosas... Tb pensamos em ir pra Australia num primeiro momento mas acabamos optando pelo frio. Rsrs
Muito obrigada!
Keep shining e good luck por ai!
Um beijo!
Minha amiga que mora em Perth vive falando pra gente ir pra Australia, que vamos gostar da vida aí que isso que aquilo. Vou dar uma lidinha com mais calma(preciso dormir agora) no teu post de hj, e quem sabe nao aplicamos? Bom, meu marido
Bjoks
O processo australiano é bem mais rigoroso que o canadense, hein?
Acredito que estamos caminhando para algo assim tb porque já estou cansada de ouvir falar em dar prioridade a imigrantes cujas profissões têm mais demanda por aqui.
Bjs
Mirellita....
Só vc mesma pra fazer uam coisa dessas..Coisa tipo utilidade pública :)
Pode deixar que clicarei no anúncio.
Bjokas
Mto legal as dicas Mi!!! Minha irma antes de ir ficou doida procurando saber isso tudo!!! Pode deixar q ja cliquei no anuncio!!! hehehe
Qto curriculo la no blog... nao eh dificil nao!!! Eh so sair colocando no papel coisas q vc ja fez e curtiu ou coisas q ja fez e nao gosotu... nem da pra colocar tudo senao seria um livro"!!!! hehehehe
Beijos, Dani
Olá, primeiramente quero parabeniza-los pelo blog e gostaria de uma ajuda!
Vou viajar em Janeiro de 2009 e estou pensando muito no Canadá. Minha intensão é estudar Inglês por um ano, porém preciso trabalhar para me manter ai. Gostaria de saber se consigo arrumar um sub-emprego ou emprego indo com o visto de estudante!
Muito obrigado
Lucas
Mirella: Emprego todo mundo consegue... mas na ilegalidade. Será que é isso mesmo que você quer? Eu particularmente não aconselho a opção de trabalho nessa situação.
Porém, você pode tentar conversar com sua escola de inglês e tentar um trabalho lá. Se nnao estou enganada, você pode trabalhar (legalmente) 20hs por semana na instituição de ensino que vc se matricular. Mas dá uma pesquisada nisso, eu não tenho certeza se é valido somente para universidades.
[]s e boa sorte
Boa tarde!
Meu nome é Rafael, tenho 23 anos e tenho muito interesse de ir morar na Australia (ja passei 6 meses e me apaixonei). Tenho algumas duvidas com relação ao processo dos pontos e gostaria que vocês me ajudassem.
Também sou formado em engenharia (elétrica), faço mestrado na área e trabalho com IT. Não consigo achar informações se ganho pontos por trabalhar com IT (já que não é especificamente engenharia). Vocês sabem me informar se ganho pontos ou não??
Outra dúvida... é muito difícil conseguir uma oferta de emprego de algum empregador mesmo antes de eu ter o visto de residente??
Desde ja agradeço e gostaria de pedir que me mandassem um email com as respostas, se possível.
Muito obrigado pela atenção.
Olá Mirella, só por curiosidade, já que não vi isto escrito em lugar algum: como é a questão da água doce na Austrália, na prática? Eu sei que o país enfrenta grande escassez e já li comentários sobre tempo limite para tomar banho em algumas residências. É assim mesmo? Qual o efeito disso no dia-a-dia de quem mora lá? Obrigado.
Oi Renan,
Nos 2 anos que morei lá, por incrível que pareça foi um período de cheia, até teve enchente em Brisbane, muito maluco!
Mas dependendo da região que escolher, e dependendo da época, a questão da economia de agua é muito importante. Na minha casa, tinha um tanque gigante que coletava agua da chuva e usavamos essa agua para o banheiro e para lavar roupa, essa ultima parte eu fiquei encanada, mas era comum e todos faziam (eu fiz também e não teve problema algum).
Eu não tive que racionar agua, mas alguns amigos disseram que em Brisbane, em epocas com falta d'agua é preciso tomar banho de ampulheta para controlar o tempo, se não tem multa. Mas como eu disse, eu não passei por isso... esse lance de falta d'agua é ciclico e varia de cidade pra cidade.
Ajudei?
Boa tarde!
Mirella, seu blog é perfeito!!!
Sou formada em Ciências Contábeis,possuo a academia SAP MM , atualmente estou me mudando para Angola a trabalho,onde atuarei como CONSULTORA FINANCEIRA com o modulo FI SAP ,gostaria de me comunicar melhor com você por e-mail,se possível me contacta para que possamos conversar melhor sobre as minhas duvidas.
Um forte abraço!
Oi Diana, Tudo bem?
Obrigada pelas palavras sobre o blog.
Infelizmente eu não me comunico com os leitores do blog por e-mail, pois ficaria impossível eu responder, é bastante coisa que aparece.
Dessa forma, minha sugestão é deixar suas dúvidas aqui mesmo (pode até colocar um nome de mentirinha), mas assim, suas perguntas e minhas respostas podem ser de auxilio para outras pessoas que aparecem por aqui. Você me entende?
Do mais... boa sorte na sua fase em Angola, tenho certeza que será uma experiência incrível!!!
Abs
Olá Mirella, estou pensando em fazer uma aplicação para morar na Austrália com minha família, mas achei muito complicado e burocrático todo esse processo da documentação etc, e gostaria de saber se existe alguma agência ou alguém de seu conhecimento que pudesse fazer isso para mim juntamente com o reconhecimento da profissão médica pelo Conselho de classe. Obrigada.
Olá Milena ,
Ao ler alguns dos seus posts fiquei com a pulga atrás da orelha. Não quero ser intrometida, mas como os assuntos são tratados aqui, lá vão minhas dúvidas:
- os processos de imigraçao existem para selecionar mão de obra qualificada para suprir um deficit populacional do país, certo? O objetivo é que a pessoa fique, trabalhe, tenha filhos, etc etc;
- vocês imigraram para o Canadá e para a Austrália e foram aceitos em ambos;
- vocês ficam um pouco em cada país, quando não em outros terceiros;
- isso não seria usar a imigração da forma incorreta?
- o correto não seria ter vistos de trabalho ao invés de imigrar?
- ok, vc não está preso ao país, mas a intençao não deveria ser a de ficar?
- então, como a mesma pessoa pode ser imigrante em dois países ao mesmo tempo?
Obrigada e desculpe a minha ignorância.
Nat
É a primeira vez que venho aqui e pode ser que eu tenha entendido errado, mas confesso que fiquei confusa.
- como uma Pessoa pode ser imigrante em dois países ao mesmo tempo?
Oi Nat,
Sua pergunta virou post.. respondi aqui: https://www.mikix.com/nossa-vida-expatriada/
Abs
Ola Mirela,
Gostei muito de conhecer seu blog! Obrigada pelas dicas. Atualmente estou morando na Australia e como formada em direito estou interessada para aplicar para o visto de skilled mas a minha experiencia no Brasil foi mais curta e Autônoma. Voce acredita que isso possa me atrapalhar?
Obrigada
OI Iara, Tudo bem?
Eu não sei ... é preciso ver o que o governos australiano pede de formação e experiência prática para sua área.
Mas estando na Australia vc já pensou em fazer algum curso de pós graduação? Acho que o processo de imigração para estudantes de p´s fica mais fácil.
Pesquise sobre isso.
Abs
Boa noite Mirella,
Dei uma olhada no seu blog e li muita coisa interessante. Gostaria de entrar em contato com vc, porém me sentiria mais à vontade se a gente pudesse trocar e-mails, ao invés de deixar tudo exposto aqui nos comentários. Seria possível isso?
Obrigado!
OI Victor,
Infelizmente não respondo perguntas por e-mail ... eu não dou conta nem de responder aqui no blog :)
Qualquer coisa, colocar codinome e a gente vai se falando - o email só eu tenho acesso, então não precisa se preocupar com isso.
Desculpa :)
Abs
Oi Mirella! Ótimas as suas dicas, estive na Austrália em 2011, só férias mesmo, mas fiquei com aquela vontade de morar lá! Venho acompanhando a lista de profissões elegíveis para o Skilled Visa mas a minha nunca está (Jornalista, duvido que esteja um dia!). Então, acho que essa não é uma possibilidade para mim. De que outra forma seria possível morar na Austrália e trabalhar legalmente, você saberia me dizer? Vi que, com visto de estudante, só são permitidas 40h de trabalho por semana, não sei se como part time a grana seria suficiente para viver legal por lá. Se você puder me dar sugestões (que não seja casar com um Australiano!), vou ser muuuito grata! Obrigada, parabéns pelo blog e beijos!
*Digo, 40h de trabalho por quinzena.
OI Lilian, Tudo bem?
Eu não entendo muito do sistema de imigração da Australia, as vezes a província de South Australia tem oportunidades diferentes do processo federal, dá uma olhadinha nisso.
Até onde sei, estudantes podem trabalhar meio período, 20 horas... e a grana é sempre curta, pois os empregos que os estudantes conseguem são geralmente sub empregos, mas ninguém morre de fome, especialmente se tiver uma reserva.
Acho que estando lá, você vai vendo outras possibilidades, inclusive se quer mesmo ficar por lá.
Ajudei?
Abs
Claro, Mirella, toda informação é de grande ajuda! Obrigada pela resposta! Beijos e que vc tenha ainda mais sucesso com o blog!
Oi Lilia,
Obrigada ... qualquer coisa, estou por aqui :)
Abs
Olá Mirela, eu e meu marido estamos nos programando para fazer um intercambio de um ano para aprender inglês (não sabemos nada), claro que estamos em dúvida entre a Austrália e o Canadá. Não temos problemas com o frio ou a distância.........temos 32 e 35 anos respectivamente e somos veterinários aqui no Brasil e temos mestrado..............Temos a intenção de depois do intercâmbio fazer a aplicação para imigrar como profissionais qualificados.......Qual seria a melhor opção no nosso caso?
Puxa Sabrina,
Sinceramente não sei ... acho que a Australia dá mais abertura para profissões como a sua: veterinaria, medico, dentista e afins ...
Mas vou ficar te devendo.
Abs
Olá! Tenho acompanhado o blog, e tenho uma dúvida sobre o skilled visa na área de engenharia. Você saberia dizer quantos anos precisa de experiência para poder aplicar pro processo? Ou se, por exemplo, daria para compensar tirando uma nota mais alta no IELTS?
Oi Maysa,
Eu não sei os detalhes de cada profissão, provavelmente todas essas informações estão no site da imigração para Australia que eu deixei o link nesse post.
A prova de inglês não tem nada a ver com as profissões.
Abs
Oi!
Há alguma facilidade sendo brasileira mas tendo feito meu mestrado no reino unido?
Será que ajudaria na questão do inglês e do "profissional qualificado"?
Obrigada
ah, minha area é economia...estou fazendo Business economics.
Tem que ver a lista de 2015 para a imigração Monique.
Dá uma pesquisada nesse link: http://www.immi.gov.au/Visas/Pages/189.aspx
Oi Monique,
Com certeza ajudaria, pois acredito que o ielts não seria problema pra você.
Agora tem que ver se sua profissão está na lista.
Abs
Olá Mirella,
Estou tentada dar entrada no visto para Australia!
O que você acha melhor, contratar um agente imigratório ou tentar aplicar sozinha?
Outra dúvida é, órgão controlador no meu caso é o Engineer Australia e nas orientações ele pede o IELTS, vai ser neste momento que tenho que apresentar a aprovação ou o IELTS será so no quando for para aplicar o visto!
Poeria me ajudar por gentileza?
OI Larissa,
Vou ser sincera, tem muito tempo, mais de 10 anos, que nos aplicamos para o processo de imigração australiano.
Nós usamos um agente de imigração, mas acho que poderíamos ter feito tudo por conta e economizado esse $$$.
Eu acho que o IELTS é depois da aprovação da profissão, mas agora não me lembro.
Abs
Mi.. ameiiiiii o seu blog.. era isso que eu precisava, sem tantas formalidades e mimis.. amei.. direto, explicativo e encontrei tudoo... eu sou belga-brasileira, vivo na Bèlgica ha 7 anos e meu esposo è formado em engenharia mecanica- industrial. Bom visto ja não precisamos, mas eu como esposa sou estudante de marketing. ou seja ele pode entrar no país e trabalhar, eu tenho este mesmo direito? Estamos ensaiando uma gravidez para os proximos anos, se eu tenho meu filho na Australia ele tem cidadania australiana, quero dizer de poder morar, viver, voltar?? e nós como pais? Eu ainda nao conheço Australia.. è realmente este paraiso todo descrito?
beijokinhas
Oi Jucy,
Obrigada pelas palavras sobre o blog :)
Até onde eu sei, se vocês não tiverem visto de residência permanente, se seu filho nascer na Australia, ele não é Australiano... ele só nasce lá. Mas não tenho certeza, estou dizendo isso, pois o filho dos meus amigos alemães comentaram sobre isso quando o baby deles nasceu em Brisbane.
Eu amo a Australia, não é o paraíso, pois isso não existe... mas a Australia foi o país que mais combinou com meu estilo de vida! Eu sempre digo, que se eu pudesse ter escolhido um país para ter nascido, esse lugar seria a Australia.. pena que é tão longe!
Abs
Ola Mirella,
você tem alguma indicação de agente de imigração BOM em Sydney?
Pode passar o contato?
att
Não conheço, Renan ... vou ficar te devendo.
Abs
Na Austrália tem um PR Card igual o Canadá ?
[...] Leia também: Imigrar para Australia… como trabalhador qualificado [...]
[...] também: Imigrar para Australia… como trabalhador qualificado Canada ou [...]
[...] também: Imigrar para Australia… como trabalhador qualificado Canada ou [...]