Aviso que não tinha o menor interesse de escrever esse post, pois ele simplesmente não tem resposta simples, rápida e prática sobre o assunto. Mas, de uns tempos pra cá, ando recebendo e-mails, mensagens e comentários perguntando exatamente essa pergunta: Imigrar pra onde – Canada ou Australia? Ai ficou mais fácil escrever aqui mesmo 🙂
Brasil tem minha alma, Australia meu coração e Canadá minha razão, uma frase parecida com essa foi escrita por meu amigo Carlos Guarany no facebook, ele e a família já residiram por alguns anos na Australia, no Canadá e atualmente retornaram ao Brasil. Apesar de piegas, a frase transmite exatamente o sinto pelos países que considero “casa”. No momento, não sinto vontade alguma de retornar ao Brasil para fixar residência, talvez para viver por um ou dois anos, mas para me re-estabelecer novamente fico na dúvida, não sei se saberia viver a vida Brasil de novo! Tenho diferentes razões pra dizer isso, mas a gente nunca sabe o dia de amanhã e hoje esse não é o assunto desse post.
A Australia ganhou meu coração, eu considero a terra Down Under como nosso Brasil, mas sem os problemas de violência exacerbada, banalização do crime e política corrupta. Porém, o país não é perfeito, aliás, longe disso. Ao chegar na Australia espere pelo jeitão do Brasil e não pelas megas-metrópoles americanas. Imagine um lugar com clima agradável, vida outdoor, pessoas bem humoradas, australianos que adoram beber até cair e para quem não é branco/caucasiano (decendência européia), pode ser que exista um pouco de discriminação, eu nunca senti nada e nunca vi nada, mas a gente escuta, as vezes aparece nos jornais, mas nada para morrer de preocupação, somente para estar atento.
O Canadá sempre me ganha pela razão, já digo logo sem rodeios, o Canadá foi e continua sendo o melhor país que já morei e talvez por isso sempre retorne pra ele. Porém, nem tudo são flores, as vezes a falta de personalidade e o esqueminha sem sal e sem açucar me cansa um pouco, tudo aqui é sempre tão perfeitinho que as vezes falta emoção, mas as coisas funcionam e isso é bom, especialmente quando pagamos imposto e vemos o retorno. Sinto que depois quase 12 anos aqui, a identidade de ser canadense está se fortalecendo, mas é difícil isso se concretizar rapidamente e com força, em um país que preza e apoia tanto a multiculturalidade. Talvez por isso seja tão fácil para tantas nacionalidade se sentirem a vontade por aqui.
Sobre o dia-a-dia do trabalho, custo de vida e outras comparações, já tinha escrito sobre o mesmo assunto nesse post aqui: Canadá ou Australia, recomendo a leitura e também já fiz alguns updates que achei relevante, melhor não fica me repetindo.
Sempre comento que os problemas de cada lugar se agravam quando estamos dentro dele. Exemplo: quando estou no Canadá, o frio é meu maior inimigo e as vezes acho que não vou conseguir suportá-lo de maneira amigável. Enquanto isso na Australia, a distância do Brasil me sufocava e depois que minha mãe teve labirintite durante uma semana nea sua última visita a Brisbane, esse fator pesou ainda mais…
Resumindo, nenhum lugar é perfeito, mas se eu pudesse escolher um lugar pra ter nascido e eu pudesse estar sempre perto da minha família, não tenho dúvida em dizer que esse lugar é a Australia, mas como essa opção não pode ser revertida, hoje estamos no Canadá e estamos bem com isso, se vai ser pra sempre? Tá brincando, né? Desde quando a palavra pra sempre existe no meu dicionário!!!
Leia também:
Apartamento novo ou Canada???
Chegamos no Canada… e agora?
Fases Canada
Canada ou Australia
8 Razões para não imigrar para o Canada
Outros posts sobre nossa vida no Canadá
69 Comentários
Oi a todos....
Tenho experiência vivendo no Canadá, por 11 anos....de 2004 a 2015.
Fui como estudante(ESL: English as Second Language). Estando lá, extendi o Visto de Estudante, e fiz college por 1 ano.
Depois de terminado, fiz inscrição pra Visto de Trabalho(o Work Permit). E tive que re-inscrever pra extender o Visto, por mais 2 vezes.
Depois de re-inscrever por 2 vezes no Work Permit, me inscrevi no Permanent Resident, em 2008.
E em 2010, me inscrevi pra Canadian Citizenship. Consegui em 2015, mas aí, acabei saindo, e voltando ao Japão, por onde já tinha vivido por 4 anos e meio(de 1999 a 2004).
O que posso falar do Canadá:
1) Cidade grande como Vancover: Custo de vida alto(preço de Imóvel, e aluguel altos). O Custo cai se for morar em cidade vizinha.
Gostei muito de Vancouver. E como a Mirella falou, sim, chove bastante do Outono(de Outubro) a começo de Primavera(Abril, Maio). Mas, o Clima não é rigoroso: pouco frio, e o calor não é exagerado como no Brasil ou Japão.
2) Melhor que Brasil, em termos de nível social: menos violência, mais oportunidades pra jovens, suporte a imigrantes(com cursos de Línguas, e cursos que ajudam a entrar no mercado de trabalho).
3) Montreal(Província de Quebec), perto da costa Leste:
O governo da Província encoraja bastane a imigração, providenciando curso de Francês(mesmo dando mesada mensal), e pode também te providenciar curso de college(em Cégep) gratuito, como foi o meu caso.
O Clima em Montreal é rigoroso: Inverno longo, com várias quedas de neve, e que cobrem a cidade. Fica difícil de transitar pela cidade. O Verão é quente e abafado, com chuvas pesadas frequentemente.
Sistema de Saúde boa...Quem tem Visto Permanente, recebe-se Cartão de Saúde gratuitamente.
Apesar de ser melhor que Brasil, existe sim roubos também no Canadá, e fui vítima algumas vezes: roubaram minha bicicleta, invadiram apartamento ou casa(onde eu compartilhava com outras pessoas), levando coisas.
Isso foi uma das razões que me fizeram me cansar do Canadá, me decepcionar com o país, também.
Mas, não existe muito crimes com armas, como arrastão, depredação de caixas automáticos de bancos, etc, como tem muito no Brasil.
OI Masao,
Obrigada por compartilhar suas ideias e vivências sobre o Canadá!
Sempre bom ter diferentes pontos de vista.
Abs
Ola Mirella, estou afim de sair do Brasil, começar a viver de verdade saca e claro,uma opinião sua seria fundamental hehe qual dos dois tem um processo menos complicado ? você acha que um 'pobre' nos dois países teria condição de VIAJAR DE CARRO ? amo pegar a estrada e queria muito saber disso, tenho medo de nunca sobrar nenhum dinheiro para uma viagem entende.
oi Gabriel,
Eu acho que você pode fazer isso sim ... de repente, a Australia seja mais indicada ;)
Boa sorte
Olá Mirella,
Poxa, quero tanto ir pro Canadá e queria uma opinião sua. Por favor!
Sou profissional na área de IT (Infra) e estou no 9 semestre de Eng. da Computação. Minha namorada está no 3º semestre de Psicologia e ambos queremos ir pra o Canadá. Sabemos o básico da língua. Queremos saber de você, como poderíamos fazer para irmos. Se fosse tão fácil, largaríamos tudo e iriamos hoje mesmo.
OI Thiago,
Não é fácil não ... mas também não é impossível :)
O ideal é vocês investirem em curso de inglês no Brasil e se der, fora do país para desenvolver mais rápido e conhecer o lugar que querem morar antes de imigrar. Sem inglês sem chance de ir para algum lugar.
Abs
Olá,
Quando vocês foram, ambos já falavam inglês fluentemente?
Há bastante tempo que venho pensando e sair do Brasil, e a princípio pensava em ir para os EUA como a grande maioria, porém hoje trabalho com um grande amigo que tem 2 filhos morando na Austrália e acabei me interessando por lá devido seus comentários.
Sou Engenheiro Mecânico mas ainda possuo um inglês fraco, devido a falta de prática acabei ficando com um vocabulário bem fraco...
A princípio penso em ir para estudar e trabalhar para conseguir melhorar meu inglês e após isso queria conseguir trabalhar na área de manutenção ou de prestação de serviços (Não acredito na possibilidade de conseguir trabalhar como eng.).
Sou casado mas não possuo filhos, minha esposa não fala nada em inglês.
Me dê um feedback do que acha da minha situação. (Sendo realista hein! rs)
Abçs.
Oi Alex,
Meu marido foi com inglês fluente e eu aprendi no Canadá.
Eu acho que sua ideia de ir estudar e trabalhar na Australia bem legal, e posteriormente você pensa em imigração. Acho essa melhor ideia, pois não precisa investir tudo de uma vez e pode dar uma xeretada antes de tomar a decisão final, entende?
Abs
Parabéns pelo artigo, Mirella! Excelente trabalho!
Estou, em um baita de um dilema entre Australia e Canadá.
Já fui pra Vancouver e me apaixonei pela cidade. Entretanto a Australia ainda não conheço...
Estou querendo fazer um mestrado fora mais ainda estou indeciso em qual dos dois países.
Como estou avaliando a possibilidade de ir por conta própria, estou vendo em qual dos dois eu teria maior oportunidade de emprego com meu visto de estudante para pelo menos eu arcar com os custos de vida de lá.
Apenas ressaltando que já tenho o inglês fluente. A dúvida msm é com relação a oportunidade em geral.
Nessa circunstância, qual seria sua sugestão Mirella?
Abraços!
Oi Victor,
Sinceramente eu não sei... eu acho que no Canadá, você pode trabalhar 20 horas semanais no mestrado, eu não sei se o mesmo se aplica para a Australia.
Eu acho que primeiro você deveria pesquisar isso.
Ambos os países são legais, mas bem distintos. Se eu fosse você, analisaria pela qualidade do curso e universidade, acho essa uma decisão mais racional ;)
Abs
Muito legal o site! Parabéns pela dedicação!! Eu tenho uma pergunta: de tudo que você viu e viveu, você acha que há limite de idade para se conseguir imigrar para um desses dois países? Sendo bem direta, estou com 44 anos hoje e minha experiencia sempre foi como Secretária Executiva Bilingue (ingles), em multinacionais (área administrativa). Já meu marido é mais novo, tem 32, área de logistica. Enfim, a idade pode ser impecilho?
Oi Chris, Tudo bem?
Para a Australia a idade infelizmente é um impecilho, se não me engano, o limite é de 45 anos para se aplicar para imigração.
Eu sei que o canadá estava indo pelo mesmo caminho, mas não sei se seguiu em frente com essa política de idade. '
Dessa forma, eu acredito, que caso vocês tenham a intençao de ir... façam isso logo!
Abs
Mirella amei seu blogue parabéns
Nossa li todos os comentários e achei incrível medicos, engenheiros e advogados... Me deu até uma dorzinha por ainda não ter feito faculdade.
Me ajude por favor.
Morei no Japão 4 anos lá trabalhava em fábrica com produção, tinha o visto por causa do meu ex marido que é japonês, porém me separei e voltei para o Brasil ( e como é dificil me adaptar) casei novamente e decidimos imigrar no final do ano passado... Mas diferente da maioria aqui nem eu nem meu marido temos faculdade, só curso técnico, eu sou cabeleireira, manicure e maquiadora... Meu marido tecnico em telefônica e informática. Temos inglês básico e estamos estudando muito para melhorar e chegarmos no avançado.
Teria área para nossa profissão no Canadá? Ou temos que fazer alguma faculdade.
Tenho 3 filhos do primeiro casamento 14,13 e 9 anos e uma de 1 ano com meu marido agora.
Ja temos algum dinheiro guardado para concretizar esse sonho de imigrar... No meu caso qual seria a melhor maneira?
Obrigada
Deus abençoe
Olá. Obrigada pela sua disposição em ajudar!
Sou arquiteta e tenho uma empresa de arquitetura e construção no Brasil. Meu marido é professor universitário, da área de treinamento esportivo. Ambos temos doutorado. Vivemos uma vida ótima aqui no Brasil. No entanto, agora com dois filhos pequenos, queremos um melhor lugar para que eles cresçam, tenham oportunidades, vivam em maior segurança e em um lugar mais ético.
Estamos na duvida entre Canadá e Austrália... O que não é novidade ... Mas, apesar do frio, temos a impressão que o Canada seria a melhor opção.
Estamos tentando escolher uma cidade no Canada. Você pode nos da umas dicas?
- Vancouver: parece ser mais quentinho, é perto dos EUA... Mas dizem que chove demais e que o custo de vida é altíssimo. Isso a torna inviável? Chove tanto assim?
- Calgary: cidade fria, mas com mais sol. Menos metrópole. Mas falam que é longe de tudo, isolada. Sabe se é isso mesmo?
- Toronto: imensa, metrópole... Muito frio...
Não pretendemos morar no centro da cidade. Hoje moramos (e adoramos) em um condomínio fechado, com vista para montanhas, a 10 minutos de Belo Horizonte. Gostamos de morar em casa, com quintal e jardim, mas sem abrir mão dos confortos oferecidos pela cidade. E adoramos praticar esportes.
Sei que isso é muito relativo, mas você tem alguma sugestão? Pode falar um pouco sobre cidades no Canada e nosso perfil?
Obrigada!
OI Hosanna, Tudo bem?
Vamos as respostas:
– Vancouver: parece ser mais quentinho, é perto dos EUA… Mas dizem que chove demais e que o custo de vida é altíssimo. Isso a torna inviável? Chove tanto assim?
Veja bem ... ela é mais quentinho no inverno e menos quentinha no verão, entende? Ela não tem os extremos de temperatura que outras cidades têm. Chove bastante em Vancouver, mas a cidade é tão linda que a gente dá um desconto... O custo de vida é bem alto sim, mas não se torna inviável desde que você saiba escolher bairros dentro do seu padrão financeiro e afins, o mesmo vale para Toronto ...
– Calgary: cidade fria, mas com mais sol. Menos metrópole. Mas falam que é longe de tudo, isolada. Sabe se é isso mesmo?
Eu não conheço muito Calgary ... mas o clima dessa cidade é doido, tem mais sol, mais neve, mais frio, mais tudo que Vancouver... a cidade tem um clima doido (risos). Eu acho que a cidade é isolada na minha opinião, mas pertinho da região das rochosas que é linda de morrer.
– Toronto: imensa, metrópole… Muito frio…
Imensa? Ela tem 5 milhões de habitantes e extremamente limpa para qualquer padrão de cidade grande americana. Ela é fria, mas menos fria que Ottawa, Montreal e Quebec. Toronto é a maior metropole do Canadá, mas eu não acho que ela intimide, bom, eu sou fã de Toronto. E se gostar de cidade pequena, tem vários suburbios legais que pode morar que parece cidade de interior :)
Um lugar pra pensar, excelente pra famílias é Ottawa ...
Abs
Bom dia Mirella.
Pretendo ir para o Canadá ou para Australia no maximo em 3 anos. Pois ano que vem inicio a faculdade de Direito,e pretendo terminar em um desses países. Poderia me dizer,se é uma profissão valorizada e se posso trabalhar como servidor público. Desde já agradeço
OI Maicon,
Direito é sempre uma profissão muito localizada... e as vezes é difícil ficar pulando de país em país.
Dá uma pesquisada direitnho sobre isso.
Mas a profissão obviamente é valorizada e você pode trabalhar em cargos publicos mesmo não sendo cidadão ou nato.
Abs
Olá Mirella tudo bem? Primeiramente meus parabéns pelo trabalho esclarecedor para muitas pessoas, sua sinceridade acima de tudo, faz com que tudo que você escreva ganhe peso e confiabilidade. Parabéns novamente pela dedicação e carinho com que responde a todos, através das suas respostas eu pude aprender muito sobre cada lugar. Eu gostaria de aproveitar sua boa vontade e te questionar um pouco para ver se perco o medo de imigrar.
Eu como a maioria dos Brasileiros estou cansado da situação do Brasil ( o que é pior sem nenhuma perspectiva de melhora), ainda mais depois de ter um filho (6 anos) para educar. No entanto hoje eu ocupo um bom cargo em uma empresa (sei que se eu deixar o emprego para tentar imigrar, caso eu não me adapte ao voltar ao Brasil pode ser que eu não consiga outro emprego que me ofereça o que tenho hoje, até por conta da idade 36). Então realmente eu fico de queixo caído com a sua coragem para sair de país em país. Pelo que eu entendi você não é sozinha, fato que de certa forma torna uma mudança ainda mais complexa, pois tem que ter o consentimento da outra pessoa, tem o emprego da outra pessoa enfim, não é uma decisão tomada sozinha.(me desculpe se eu entendi errado e você seja solteira), mas de qualquer forma isso não tira o seu mérito, solteira ou casada uma mudança de país nunca é uma coisa simples. Até agora de pouco eu estava achando que você ainda estivesse no Canadá e pelo o que eu entendi você já está nos EUA. È isso mesmo? É aí que vem as minhas perguntas. Como você planeja e realiza suas mudanças elas se dão por conta do seu emprego (transferências) ou você sai do emprego no país que está e parte do zero no novo país? Você costuma ir para o outro país já com emprego arrumado, foi assim desde a primeira vez? No meu caso que tenho uma família para sustentar e eu estava pensando e querendo imigrar através de um curso (escola) com visto para trabalho, pois eu entendo que proporciona um processo de obtenção de visto mais rápido. No meu caso eu que sou Eng. Eletricista com experiência na função, que tipo de curso você me aconselha fazer um college ( de 8 meses ou mais no caso do Canada) para pegar o work permit ou uma pós graduação? No caso da Australia você saberia informar se existe o mesmo processo de college que o Canada? Minha situação é a seguinte: eu tenho dinheiro para me manter por algum tempo (6 meses) com a familia e pagar o semestre do curso, depois disso ou até antes disso preciso fazer dinheiro. Conto com sua experiência, pois será através de várias pesquisas que estou fazendo que tomarei minha decisão. Abração e boa sorte nas suas empreitadas.
Oi Jeferson, Tudo bem?
Puxa... minha historia de mudancas é longa e tenho bastante coisa aqui no blog explicando nossas andanças, mas respondendo rapidinho, somente nossa vinda para o Canadá no ano 2000 que viemos sem termos emprego, o restante foi tudo devido a projetos de trabalho meu e/ou do meu marido. Tenho mais detalhes nesse link: https://www.mikix.com/vida-expatriada/vida-no-canada/
Na minha opinião você deveria tentar olhar a questão de ir como residente permanente, processo de imigração, tanto a Australia como o Canadá tem esse tipo de processo. Eu acho que isso te traria mais flexibilidade e a garantia que poderá ficar no país independente e qualquer coisa.
O que você pode fazer é passar um mês no Canadá fazendo intercâmbio para conhecer o país e ver se é isso mesmo que vocês querem e depois partem para tentar a imigração. Eu trabalho com intercâmbio e tenho uma escola em Vancouver que aceita a família inteira (risos)... de repente pode ser uma opção.
A ideia do college é boa, não me entenda mal, mas acho que você pode pesquisar primeiro a questão da imigração... e casa não seja viável, aí sim, pensa nessa outra hipotese.
O que acha>?
Abs
Olá Mirela, sou policial militar em São Paulo e estou terminando a faculdade de psicologia, estou pensando em fazer uma especialização após concluir meu curso em um desses países e se possível já me estabelecer por lá exercendo a profissão de psicólogo. Atualmente tenho 22 anos e estou com casamento marcado, minha noiva está se formando em fisioterapia e gosta da idéia de imigrar para um país mais desenvolvido. Nunca sai do país, tenho muitas dúvidas do que estou prestes a enfrentar, será que tenho alguma facilidade visto a minha formação, idade e profissão atual? Ah e quanto a cor da pele? sou mulato será que me adaptaria na Austrália? Tenho inglês e estou fazendo francês atualmente.
Oi Caio,
E se você tirasse umas férias e fosse primeiro para a Australia fazer intercâmbio para sentir o país e ver se gosta. Sei que pode ser um investimento além do planejado, mas acho a melhor opção. Vocês são novos e podem arriscar um pouquinho antes de tomar uma decisão desse nível.
Os australianos tendem a ser mais racistas em relação a cor da pele, estou sendo bem franca... mas eu acho que você não deve se preocupar com isso.
Abs,
Mirella
Oii, Mirella! Que ótimo que você escreveu este texto, procurei na internet toda alguém que falasse sobre isso, a dúvida cruel..Obrigada por compartilhar sua experiência!
Sempre as ordens Liliane :)
Abs e volte sempre
MIrella, bom dia!
Achei muito bacana o site de vcs! Recentemente comecei a conversar com a namorada sobre partir para Canada ou Australia. Seus posts ajudaram bastante, valeu!
Se vc puder me responder uma coisinha, com o seu "feeling" a respeito, eu agradeceria demais... Eu sou formado em administração aqui no brasil, e a namorada esta cursando economia. Ambos temos menos de 30. Qual sua opinião sobre o mercado de atuação para essas profissões? Vi q não estão na lista das "mais desejadas" do governo... heheh
Estamos dispostos a mudar de area para imigrar, mas de primeira assim queria saber sobre nossas areas...
Como não conheço ninguem por lá, queria a opinião de alguem que manja... heheh
Obrigado!!
Abs
Oi Daniel,
Complicado opinar nessa assunto, pois a lista do governo (tanto canadense quanto australia) mudam todos os anos. Esse ano mesmo, mudou muita coisa na lista do Canadá e profissões que há anos estavam foram, voltaram.
Então, mudar de area para imigrar pode ser arriscado, pois vai que vc muda e aí o governo não precisa mais...
Um sugestão é um de vocês irem como estudante de pós graduação e o outro recebe o visto de trabalho... estou começando a ler sobre essa possibilidade e sei de pessoas que já estão fazendo isso. E depois de estudar no Canadá, é mais fácil de pedir a imigração.
Ajudei?
Abs
Ajudou Hahah
Vc diz isso pq, caso um obtenha o de trabalho para, pó exemplo, um MBA, o parceiro pode receber "facil" um de trabalho, ou são processos totalmente independentes?
Oi Daniel,
Eu não sei se o o MBA seria uma opção, eu disse pós-graduação... teria que dar uma pesquisada.
Essa foi a informação que uma amiga me passou:
Abs,
Olá!
Sou estudante de medicina e gostaria de saber se o mercado para os médicos é bom na Austrália e no Canadá. Como é o sistema de saúde nesses países? Ouvi falar que no Canadá é um SUS que funciona rsrsrs
Obrigado pela atenção! Bjbj!
Oi Gabriel
O mercado da medicina ee bom tanto no Canadá quanto na Australia, mas você precisará fazer provas para poder atuar. Acredito que na Australia seja um pouco mais fácil de ingressar no mercado.
Tanto a Australia quanto o Canadá tem sistemas publicos de saúde e que funcionam muito bem. Hoje estou morando aqui nos Estados Unidos e sinto diferença gritante e desigual (como o do Brasil) em relação ao sistema de saúde.
Abs
Olá,
Tenho muitas dúvidas quanto a imigrar para Australia, morei 1 ano na suécia e meio na Itália por meio do intercâmbio acadêmico e a despeito de todo desenvolvimento e belezas naturais (sem falar da proximidade com a Europa e cidadania) o frio é insuportável (no caso da Suécia, pois na Itália não há empregos)!! Voltei ao Brasil, mas depois de 7 anos ralando aqui não tem condição alguma, acredito que para quem é sério este país não tem solução. Penso em fazer um mestrado na Europa e ir para Austrália, mas tenho dúvidas quanto a aceitação e incentivo na minha profissão, fiz ADM (Business) e minha área de atuação não está na "Skilled Occupation List". Ainda creio que seja possível, mas me pergunto se não estaria trocando um bom cargo no Brasil para uma vida fadada ao subemprego na Austrália.
E também no programa de imigração não ganho pontos extras pelo Mestrado, vocês que são experientes poderiam me dar alguma opinião??? Gostei muito de tudo que li e escutei da Austrália, acredito que seria o lugar perfeito para alguém como eu, que já vive longe da família por causa do trabalho e ama a vida OUTDOOR.
Para estudar ingles durante 6 meses e trabalhar 6 meses, qual seria a melhor opçao: Vancouver ou Melbourne?
Ps: eu me adoro frio e neve, esquiar é um sonho hahah, nao tenho problema nenhum com frio!
Oi Barbara,
Se esquiar é seu objetivo, eu iria pra Vancouver, Melbourne não tem estação de esquis assim tão próximas. Mas Melbourne é uma cidade super cosmopolita... eu adoro também!
Se precisar de orçamento para Vancouver me avisa, trabalho com uma escola ótima por lá :)
bjos
Olá, nossa muito interessante seu blog.. na verdade o que foi interessante é que AGORA estou passando por essa icognita... para onde imigrar? Estou de volta morando na casa da mamae... terminei meu curso tecnico em logistica, apesar de ser tecnologa em hotelaria , nunca trabalhei na area... morei quase 10 anos nos estados unidos e quando voltei ao brasil senti necessidade de voltar a trabalhar. Minha familia ja se preparava toda (mae e irma do meio ) para dar entrada no visto canadense assim que minha irna se formasse na eng civil (que sai em marco 2014) se deus quiser... enfim.. comecamos a planejar como seria dar entrada nos vistos (eu , mae, irma e minha filha), quando de repente meu irmao conseguiu a cidadania australiana e se muda com a mulher agora em dezembro para la. nossa, tudo mudou.. agora minha mae quer ir pra australia tbm... e minha irma continua querendo canada... e eu apenas quero dar o fora daqui... ja conheco a vida do modo calmo e certinho.. e me dou muito bem com ela.. ate pq ja morei de centros urbanos como centro de boston ate cidades remotas com menos de 1000 habitantes.. mas o que eu faco?! nossa que duvida... nem sei se na verdade consigo o visto pela provincia de manitoba.. e se meu tecnico em logistica valeria como SKILLED job.... estou muito preocupada com isso... vi uma cidade em CANBERRA que tem o processo para imigrar... mas tenho medo de investir o que meu irmao investiu (sendo eng de computacao) uns 15 conto so de papelada e processo... e nao dar em nada... e tbm nao tenho $$ para investir nos dois ao mesmo tempo. Hoje em dia Trabalho para um estaleiro e fabricamos os cascos dos navios que retirarrão o pre sal... amei esse ramo e gostaria muito de me manter nesse segmento... mas la fora qualquer coisa que pintar eu topo... nao tem frescura. Me da uma luz... oq ue devo fazer}? qnto ao ingles aqui em casa todos falam fluente (o genio do mano tirou 8,5 de 9 no IELTS ) o que lhe rendeu so ali 20 pontos. Aw estou com 35 anos. Tenho tantas duvidas... como decidir? o que devo botar na balanca... Eu tenho varios amigos fora mas nenhum na Aus ou CAn (uma amiga que mora na NZ me diz que fica ate meio revoltada em como o povo se contenta com pouco! So nos brasileiros mesmo!
Oi Ingrid,
Poxa... imagino seu dilema!
Os dois países são incríveis... o Canadá de maneira geral, melhor que a Australia, mas se minha família se mudasse para a Australia, eu seria a pessoa mais feliz do mundo e não teria dúvida pra onde ir :)
Quanto a Australia, pesquise o processo do estado de South Australia, eles tem um processo diferente e se sua profissão estiver na lista, é "mais fácil" de ir: http://www.immi.gov.au/contacts/australia/sa-adelaide.htm
Os dois processos de imigração são bem caros, e tem que investir dinheiro mesmo... foi assim com a gente! A não ser é claro, que alguma empresa te sponsor e você vá com visto de trabalho e depois tenta pegar o de residente permanente que vai mais rápido quando você jea está no país e trabalhando.
Te desejo boa sorte nessa fase de decisão :)
abs
Oi Mirella,
muito bom o seu blog!
Achei o seu blog com as perguntas feitas para o google LOL!
Bom não sei se você pode me ajudar, mas la vai!
Sou residente permanente da Austrália, isso me ajuda em alguma coisa no Canadá em relacão a trabalho?
Ou me ajuda em alguma coisa AT ALL?
Estou indo para Toronto em um mês mais ou menos! =)
ah e como acabei de voltar da Australia, você deve imaginar o estilo de roupa que meu armário está, só coisa de calor, qual seria sua dica de roupas para eu levar para o Canadá???
Obrigada
xoxo
Oi Talitha, Tudo bem?
Você me deixou confusa, que tipo de "ajuda" você gostaria de ter indo para o Canadá? Alieas, vc está indo lá morar, estudar, trablhar... desculpa, mas me cofuni inteira (risos). Você já tem residência ou cidadania australiana?
Quanto ao clima, se você estiver chegando em Junho, jea está pegando o comecinho do verão, e Toronto nessa época é uma delicia... acredito que vai usar muito de suas roupas Aussies, mas sendo Canadá, um agasalho a tira-cola nunca é demais, né?
Vamos no falando e obrigada pela visita!
bjos
Oi Mirella,
gostei bastante do seu blog! Parabéns!
Mirella, é verdade que tem muitas aranhas e baratas na Austrália??
Puxa Dani... eu não posso dizer por Melbourne e Sydney, mas em Brisbane tem muitos bichos ehehe
Além de aranhas e baratas, tem cobra, roedores, lagartos etc etc etc... mas eu não morri com isso, aliás, eu amei cada minuto que passei por lá!
bjão
Mirella, muito obrigado pelo seu comentário e contribuição, tudo de bom e desejo o melhor. Um abraço
Mirella, bom dia, tudo bem? Mirella sou formado em Direito a dois anos sem nunca ter exercido a profissão, sou casado e minha esposa é nutricionista com um horário de serviço de 07:30 ás 13:00 ganha cerca de 1500,00. Sempre tive um vida boa e acabei (2 anos atrás até hoje) por montar uma loja multimarcas da Lacoste, Levis e Hollister em minha cidade, infelizmente por vários erros operacionais passei de uma ótima condição para uma condição ruim. Cheguei a ter uma renda bruta mensal de mais de 160.000,00 reais e hoje infelizmente me encontro em dívidas de mais de 400 mil. Ultimamente tenho pensado muito em arriscar ir para a Australia, não sei se é fácil ou não conseguir permanecer no país e nem sei se é uma boa opção para alguém na minha situação. Não quero fugir de minhas dívidas pelo contrário quero quitá-las mas estou achando muito díficil achar um porta no Brasil que me dê condições para isto. Desculpe o atrevimento, mas gostaria de saber uma opinião sua, justamente por você ter uma grande experiência morando em outros países. Agradeço muito por sua atenção. Um abraço
Oi Alexandre, Tudo bem?
Eu não sou a melhor pessoa para dar dicas sobre imigração, mas eu aviso que a Australia, assim como o Canadá, não deve ser encarado como lugares para se fazer muito dinheiro... o começo geralmente é muito difícil e o custo de vida é alto para manter a vida lá e acima disso ir pagando dividas no Brasil. E indo sem visto de imigrante, isso pode se agravar ainda mais.
Sei que não ajudei e não quero desanimar... mas de repente, o Brasil pode ter mais a oferecer para quem for criativo, que arriscar tudo em um outro país.
Boa sorte!!! Desejo que essa situação se reverta pra você.
Abs
Mirella, muito obrigado pelo seu comentário e contribuição, tudo de bom e desejo o melhor. Um abraço
Excelente texto....
Mirella onde o Sistema de Saúde é melhor Canadá ou Australia?...ou semelhantes....; para os profissionais com curso superior....quais são mais aproveitados e há mais chance de migrar e mercado de trabalho?
Obrigado um forte abraço
Danilo Ribeirão Preto-sp/Brasil
Oi Danilo,
Acho o programa de saúde do Canadá mais abrangente, porém não há a opção de serviço privado como a Australia... no final, acho os dois parecidos, mas tenho a impressão que você paga mais na Australia pelo mesmo tipo de serviço (risos).
Acho a Australia mais fácil de ingressar, mas acredito que o Canadá tem mais oportunidade de emprego... no final, acho os dois bem semelhantes. A Australia tem uma economia bem localizada e ela é a força motriz da região da Australasia junto com Cingapura, Japão e China. O Canadá tem oportunidades mais globais (eu acho), e acaba levando vantagem de ter os EUA do lado...
Complicado, acho que depende muito da sua profissão também, entende?
Ajudei ou te deixei mais confuso? ;)
Abs
Ahhhh amiga!!! Volta pra Australia,vai...
Tem um monte de gente te esperando e sem contar que o verao esta delicioso. Hoje mesmo, estamos nos 35 graus. :) hehehe
Bjnhos e saudades fofa...
ps: concordo com a parte de ser muito longe e numa emergencia dah uma aflicao danada.
Oi Flor, Tudo bem?
Nem me fala amiga... sofro de saudades!!! Tinha um grupo tão legal de amigos por aí e ainda vou perder seu casamento... snif snif snif
Se eu cansar do frio eu volto correndo, viu?!
Saudades gigantes...
mi
Sempre achei incrivel o fato de vc ter morado/morar no Canada e depois viver um tempo na Austrália. Talvez essa coisa de morar fora tenha uma pequena pitada de sorte ou acaso mas, ás vezes penso em morar na Austrália por causa do clima e com segurança. Só fiquei um pouco receosa quando vc falou de discriminação para não caucasianos. Será que este fato é muito forte como no Brasil e EUA? Espero que não seja escondido e hipócrita como no Brasil. fico preocupada pois meu marido é de um país Africano(Cabo Verde) e eu tb sou afro-descendente.
Ótimo post Mirella. Legal ouvir a opinião sincera que tem já teve a experiência nos dois países!
Vou compartilhar o seu post no meu blog, ok?!
Beijo
http://newhomecanada.blogspot.ca/
Oi Adriane,
Que legal que gostou do post. Obrigada por compartilhar lá no seu blog, já deixei meu recadinho pra você :)
bjos
Mirellita,,
O ser humano é complexo. A primeira coisa que temos a fazer é nos conhecermos. E alem disso tem as fases da vida. Pelo que te acompanho voces sáo muito adaptaveis. Dai acho que náo tem terror. Como voce mesma sempre nos mostra, no Brasil voce vai ficar táo indignada com as questóes sociais que vai sentir saudades do respeito que tinha nesses paises que voces tem a bençao de viver que sáo de 1o mundo com certeza. Estar longe dos familiares pesa mas voces ja estáo nisso ha mais de decada. E nada impede de se encontrarem. Alem de que voces náo tem tempo pra tedio. Vivem viajando.
Eu acredito que voltar para Brasil vai ser dificil. Essa é uma questáo que sempre me chama a atençao quando vejo seus posts, suas viagens sabia? O importante é voce viver onde tem segurança e respeito e isso é muito dificil aqui no Brasil. Vai ano vem ano as coisas sáo sempre iguais. Isso sim é mesmice e das piores. Dizem que melhorou muito, Grande mentira. É tudo muito precário.
Pra mim a vida precisa ser bem vivida, com direitos e respeito. E isso voce tem nesses lugares que voces tem estado. Aqui eu náo acredito muito nisso. Falta muito ainda pra se alcançar o basico. Fico feliz com
seu estilo de vida pois acho que voces usufruem do que existe de melhor em termos de qualidade de vida.
Beijos
Oi Livia,
Você conhece bem nosso estilo, né? Já acompanha a gente há tanto tempo por aqui...
Vamos ver o que o Canadá nos reserva e melhor não deixar nada muito certinho e ir conforme o vento :)
bjão
Brigaduuu... bjin RT @NerdsViajantes Imigrar para Australia ou Canada? http://t.co/fZoWQAG2 … via @mikix10
Oi Mirella!
Estou pensando em morar no Canadá com meu namorado, mas estamos inseguros de fazer o processo de imigração sozinho. Você conhece alguma empresa que possa nos ajudar com isso? Ou acha que é bobagem e que devemos fazer sozinhos mesmo? Somos engenheiros (produção e computação) e temos menos de 30 anos...acha que isso facilita alguma coisa para imigrarmos?
Obrigada pela ajuda e pelo blog tão bem detalhado!!! =D
Virei fã!
Bjs
Oi Fernanda,
Que bom que gostou do blog, volte sempre e nos deixe comentários... a gente adora :)
Nós fizemos tudo sozinho, mas isso foi no ano 2000 e desde então muitas coisas aconteceram e o processo mudou bastante, inclusive agora no começo de 2013 sai os novos parametros e é bacana estar ligado para se preparar e saber como agir.
Eu recomendo fazer sozinho, mas você pode entrar em contato com a Maria João para ela fazer analise pra vocês: http://www.mjconsultoria.com.br/.
A profissão vai ajudar dependendo da lista de prioridade que eles lançarem. Fique de olho no website do governo: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/index.asp e a província de quebec também tem um processo independente: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/index.html
Vamos nos falando!
Abs
O principal: nenhum lugar é perfeito! :-) O Gabe teve uma possibilidade de ir pra Austrália há alguns anos, mas decidimos contra porque achamos muito isolado de tudo. Ainda quero muito visitar o país, mas pra morar só se fosse por pouco tempo!
Eu moraria por mais tempo na Australia fácil fácil, risos... quem sabe a gente se anima e volte por mais alguns anos (risos), acho que depois de um inverno por aqui, eu já estarei pronta para arrumar as malas e partir novamente ;)
A Australia é linda e merece bastante tempo, incluindo os lugares realmente diferentes daqueles que temos no Brasil... faltou muita coisa pra gente e eu já tenho um roteiro na cabeça pra uma próxima viagem pra lá... vou sair de Darwin e ir até Perth de carro, sonho com esse dia :)
bjos
Imigrar para Australia ou Canada? http://t.co/Y9Qkegbn via @mikix10
Ei Mirella,
Ótimo post. Fiquei um mês em Montreal fazendo curso de Francês e adorei morar por lá, mesmo que só por um tempo. Porém estive lá em Julho, acho que o inverno seria bem difícil para mim. :)
Já tive muita vontade de imigrar, porém sempre acabo desistindo por causa da família. Agora que sou funcionária pública, acho ainda mais difícil arriscar uma mudança. Admiro muito quem consegue dividir bem essas coisas!
Beijos,
Lillian.
Oi Lilian
Pois é, eu entendo essa sua insegurança de deixar a família e sinceramente, esse foi o único fator que realmente pesou na nossa decisão de retornar ou não para o Canadá, pois eu ADORAVA morar na Australia, apesar do custo de vida alta... O Canadá é muito mais prático, pois se alguma coisa acontecer, em uma noite eu chego no Brasil e estou lá para ajudar no que for preciso, mas na Australia, algo desse tipo seria impossível!!!
Apesar de termos vindo para o Canadá em 2000 com o visto de residente permanente, nossa intenção era ficar apenas 6 meses ou no máximo 1 ano para aperfeiçoar o inglês e o Kiko ter experiência profissional internacional... mas acabou que estamos há 12 anos longe e nem sei se um dia eu volto de mala e cuia :)
No final a gente aprende a viver longe e conviver com a saudade diária!!!
bjão
Mi,
adorei o post.. muito sincero!!! Eu já quase fui parar nos dois países - Canadá e Austrália e acabei ficando aqui pelos EUA, que gosto muito... mas, como nem tudo são flores, estou de saco cheio do frio... mas, isso aqui até dá pra resolver indo pro Sul, dificil é arrastar marido e sogra junto, já que amam o frio.
Ah.. e concordo com a CNN... hehehe
Oi Claudinha, Tudo bem?
Não sabia que você já tinha pensando no Canadá e Australia também? Bacana...
Entendo seu problema com o frio, é o mesmo que o meu aqui em Toronto... quem sabe um dia a gente não vai parar lá na Florida todo mundo, né? ahahah
O pessoal aqui do Canadá também adora as 4 estações, e sabe que depois de dois anos na Australia, eu é quem estava com saudades dessas mudanças? Mas prefiro o calorzinho, confesso!
Bjão
"Porém, nem tudo são flores, as vezes a falta de personalidade e o esqueminha sem sal e sem açucar me cansa um pouco, tudo aqui é sempre tão perfeitinho que as vezes falta emoção..." Isso é uma verdade!!! Sempre converso sobre isso com os amigos brasileiros, porque parece que falta algo às vezes. Amo o Canadá e morar aqui, mas é tudo tão certinho hahahhaha... Até qdo vc vai pros EUA vc nota a diferença... Lá é mais "real" que aqui, sei lá hahah...
Bom saber que não sou a única maluca que pensa que tudo certinho as vezes cansa (risos)... meu amigos também comentam sobre o esqueminha sem sal e sem açucar. Uma coisa é certa, apesar disso, é bom morar aqui! Nos EUA para se viver bem é preciso bloquear a CNN, do contrário, você acha que o mundo vai acabar amanhã (aquilo é pior que Nostradamus), lembro que estava em Tampa na época do furacão Katrina e tinha certeza que eu e minha casa sairíamos pelos areas a qualquer momento, e o furação foi parar em New Orleans! E esse foi só um exemplo :)
Mas não há reposta, né? Melhor país do mundo não existe!!!
Abs e obrigada pelo comentário
Apesar do post ser antigo queria dizer que gosto muito da forma "brasileira" que você escreve. :) Sinceramente pensei que só eu achava que a CNN era de arrepiar. Enfim, também estava na dúvida sobre Canadá ou Austrália, mas como sou certinho e tradicional como uma pessoa de 80 anos creio que vou me adaptar melhor no Canadá. Abraços e parabéns pelo blog.
Oi Carlos, Tudo bem?
Obrigada pelas palavras sobre o blog!!! Me incentiva a escrever ainda mais :)
Abs
Imigrar para Australia ou Canada? http://t.co/YuiqscLk #viagem #novopost
[…] Leia também: Canadá x Australia, para onde ir? […]
[...] 4: Minha opiniões sobre Canada vs. Australia, estão aqui e aqui. Concordando ou discordando, as opiniões continuam sendo [...]
[...] que me deixam na eterna dúvida! (Já falei sobre esse assunto em dois posts no passado: aqui e [...]