Agora eu entendi de onde começou a surgir o monte de e-mails que recebi hoje com perguntas sobre imigração canadense … a Reportagem da Globo.com: “Brasileiros aproveitam política e viram ‘imigrantes de luxo’ no Canadá” (Obrigada ao Tapioca Congelada por twittar essa informação)…
Segue abaixo algumas frases que peguei do artigo:
“Existe uma semelhança grande entre o Canadá e o Brasil nesse sentido, de mistura, de convivência com imigrantes. É muito mais fácil ser imigrante na América do que na Europa. Na Europa o imigrante não se integra, ele sempre é imigrante. No Canadá é como no Brasil, o imigrante é incorporado, não é mal-visto.”
“Continuamos nos sentindo como estrangeiros”
“A imigração está aberta, mas só para quem tem curso superior, experiência de trabalho e fala pelo menos um dos idiomas do país”, disse Vilar. “O brasileiro que vem normalmente é alguém da classe média, com bom nível de educação, construindo carreira, e o processo de integração dessas pessoas não é tão complicado, pois são pessoas preparadas para enfrentar o processo de imigração.”
Tanto Henriques quanto Duglay citam a violência como o primeiro motivo que os levaram a decidir mudar de país.
“A gente sente falta de falar português, de comer coxinha, pastel, feijoada, e organizamos encontros para matar essa saudade”
E aqui vou eu meter o bedelho no artigo, assim como fiz com a reportagem do Jornal Nacional chamada “Canada – Novo Eldorado I” (Parte II).
Ok… dessa vez devo admitir que o conteúdo é bem mais elaborado e realista, porém o título e a primeira chamada me deu enjoo, pois como sempre, a globo coloca as coisas como sendo fáceis, simples e totalmente liberada (quase um absurdo)… eu sinceramente espero que as pessoas leiam o artigo até o final para terem uma melhor idéia de como é a “vida imigrante” no Canada.
Algo que devo confessar diante da minha vivencia de Canada (9 aninhos):
– Os canadenses são receptíveis receptivos e aceitam bem o fato do país ser “invadido” por imigrantes (de todas as partes do mundo), porém é difícil fazer amizades com eles… a maioria dos meus amigos são brasileiros ou imigrantes. (Tks Manoel pela correção)
– A violência (como citada no artigo) é o principal fator dos brasileiros abandorem o país. Será que o numero de brasileiros se aplicando para o processo seria menor se a violencia fosse menor?
– O processo de imigração federal e do quebec, vem se tornando mais burocratico, restrito e demorado. Na minha época (2000) o processo demorava cerca de 6 meses para ser finalizado, hoje o mesmo demora de 18 a 24 meses.
– Sim, eu acredito que a maioria dos imigrantes brasileiros são originarios da classe media e/ou classe media alta – devido aos pré-requisitos que as pessoas devem ter para dar entrada no processo.
– Mesmo que sua profissão esteja em demanda no Canada… estude com cuidado esse fator para não cair no conto do vigário. Muitas pessoas chegam aqui e demoram mais de 6 meses para arranjar o primeiro emprego, vagas na area administrativa tendem a ser mais difíceis de realocação, algumas profissões exigem regulamentação para que se possa atuar (exemplos) etc etc etc
– Aqui é frio… muuuuuuito frio! (Eu tinha que falar isso, né?! Bem típico do ser humano vos fala 😉 )
– Aprenda que uma coisa é ser classe média no Brasil e outra é ser classe média no Canada… No Brasil a classe média pode se sentir como rei; com direito a empregada domestica, baba, jardineiro etc… Aqui, isso não existe, por outro lado há maior possibilidade de ser ter um carro bem legal, eletronicos bacanérrimos, viagens ao exterior mais barato etc… E aqui, a maioria das pessoas são classe média, dessa forma você não é minoria, como costuma acontecer no Brasil – seu vizinho pode ser taxista, sua faxineira pode morar logo ali na esquina, e seu diretor também mora 2 casas pra baixo da sua… é tudo assim e eu adoro! Mas sim, também há a classe não-privilegiada e os guetos…
– E como todos dizem… plissssss… não venham com a idéia de paraíso!!! Apesar de sermos esses tais “imigrantes de luxo” a vida pode ser um tanto quanto pesada por aqui… O importante é sempre manter o bom senso 😉
>>> E para conhecer mais historias de brazucas no exteriro, visite o blog Entrevistando Expatriados.
22 Comentários
Mi,
Concordo com o que vc disse... Além do mais, apesar de todos os pontos positivoas citados vale ressaltar que ninguém comenta do "maravilhoso"sistema de saúde que temos, da qualidade e preço dos dentistas e que aqui se paga tanto imposto quanto no Brasil.. Não to vendo mordomia nenhuma nisso tudo :)
Beijos
Adorei o post Mi!
Uma cosia que o artigo deixou de citar foram os milhares de imigrantes ilegais que veem pra ca (ou vao pro Canada) na "moita".
Aqui na Inglaterra, ao contrario doque o Globo afirmou, a maioria dos imigrantes brasileiros tambem sao classe media pra cima.
Sao filhos de Europeus e portanto tem dupla cidadania (meu caso), veem pra ca estudar Ingles, fazer faculdade ou pos graduacao (na maioria das vezes patrocinados pela familia). Falam ingles (ou estao aprendendo), cultos, com boa educacao.
Porem esses nao sao os unicos. Existem milhares (e poe milhares nisso!) de Brasileiros que todos os anos veem pra cah, caindo nessa ilusao de "vida no exterior", mesmo sem falar uma unica palavra de Ingles, sem visto, sem emprego e sem dinheiro, com aquelas promessas do tio do primo do amigo do conhecido do vizinho que conhece alguem que veio pra Europa, arrumou um emprego ilegal, ganahva em Euro (OH!), juntou a maior grana e depois viajou a Europa toda, e/ou voltou pro Brasil e comprou casa, carro do ano, etc, etc, etc e tal.
Mas e que tal falar a verdade?
Isso nao vende jornal, neh?
Como eh a vida dos imigrantes ilegais, que trabalham e fogem da policia (como o Brasileiro que foi morto no metro de Londres, pois caso fosse parado pela policia seria deportado), moram nos guetos e dividem quarto com outros 5 estranhos, morarm em casa sem aquecimento, sao discriminados nas ruas e nos empregos, passam anos sem sequer falar uma palavra de Ingles, nao tem acesso a educacao, saude, etc.
Ou seja, veem pra ca com a ilusao de vida melhor e acabam tendo uma vida ainda pior, e muitos ficam "presos" aqui justamente por isso, sem poderem voltar pra casa; ou sem querer voltar pra casa e admitir que "fracassaram". E agora com essa crise toda e um bando de imigrantes perdendo emprego, a coisa ficou ainda pior!
Bjs
Dri Miller
Mi,
Estamos fora do Brasil a 4 anos, exatamente hoje estamos completando 1 aninho aqui no Canada!
É verdade que não existe discriminação se vc é ou não imigrante, mas eu sempre vou me sentir um peixe fora d'água aqui. Não acho ainda o Canada a setima maravilha do mundo como cita a Globo, falando que o sistema de saude é um dos melhores do mundo, isso é balela!!! Por que ficar na emergencia de um hospital com filho doente, com febre e vomitando, tendo que esperar 6 horas para ser atendido e depois desse tempo descobrir que na emergencia existe apenas 1 medico para atendimento. Voltamos para casa sem atendimento!! É claro que ele sempre vai dar prioridade ao atendimento aos casos mais graves e vc vai ficando ali esperando vendo cada cena....com duas crianças!! Vai me dizer que isso é o melhor sistema de saude do mundo?
Muita gente vem para cá iludido, com um modelo de pais perfeito onde tudo funciona, onde todas as portas estarão abertas, lêdo engano!!
A vida é dura em qualquer lugar, nada é facil e nunca será!
Como diz a minha sogra "Não existe picnic sem formiga..."
E vamos lá vamos nós continuar aqui com nossa luta diaria resolvendo os porens que encontramso em nossos caminhos.
Beijos,
Franci.
Mi
Amei o post, e sua visão é exatamente como a minha.
BJs
Mirela,
Excelente análise! Eu conheço alguns amigos que foram tentar a vida no Canadá e ralaram muito para conseguir emprego e se estabilizar, mesmo em áreas onde a demanda de emprego é alta.
Essas reportagens são sempre sensacionalistas e tentam passar uma visão deturpada, pois normalmente o jornalista só analisa dados crus sem nunca ter vivido a experiência ou entrevistado alguém que já tenha.
Abraços,
Alessandro
Como sempre vc mandou super bem neste post explicando a REAL situação de quem REALMENTE mora e vive no país.
Infelizmente nosso país não anda bem e ninguém ver uma luz de melhora neste túnel, mas tbm não dá pra sair daqui pensando que o mundo é cor de rosa de bolinhas brancas.
Obrigada por mais esse amiga :)
Bjokas
Oi Mi,
Gostei muito do seu post!
Acho sim que muita gente vem pra ca' por causa da violencia. Esse foi o meu caso. Se nao tivesse violencia, nao teria saido do Brasil, pois tinha uma excelente carreira com viagens a trabalho no exterior.
Realmente nao existe paraiso. Canada nao e' paraiso nenhum! Acho ridiculo a Globo ficar fantasiando... Amizade com os canadenses? eu tenho alguns amigos canadenses sim, mas nao da' pra convidar canadense com brasileiro: tentei no passado e nao deu muito certo.
...Mais uma coisa te falo: voce leu a reportagem hoje sobre a morte do Gatti? Um dos amigos dele falou que ele assinou a sentenca de morte dele quando se casou com uma brasileira.
Ja' ouvi canadenses falarem que os brasileiros que ele conhecia se encontravam e ficavam so' contando vantagens uns para os outros. Sera'?
Beijos e parabens pelo post!
De
Minha irmã está quase a caminho...partem dia 10 daqui! Suas dicas estão ajudando muitão!!! Bjsss
acho que esse tipo de reportagem serve pra desinformar mais do que informar. não existe lugar perfeito e nos 5 meses que passei em Quebec percebi isso... tem tanta coisa a ser levada em conta que a descisão acaba sendo muito pessoal e intransferivel.
Mirella,
Estou no meu terceiro pais desde 2000. EUA, Inglaterra e agora Canada, sempre por convite da minha empresa, e cada vez que leio uma materia que fala do "paraiso" de morar fora do Brasil, tenho vontade de escrever um livro a respeito do que realmente passamos. Nao estou falando das centenas de milhares de imigrantes ilegais nos diversos paises do mundo, pois nao tive que passar por esta fase, mas a realidade e muito diferente do que todos imaginam. Melhor fora do Brasil? Vivo me perguntando. Seu post e muito interessante e mostra muitos pontos que eu sempre aproveito para comentar com amigos. Tem que ter muito cuidado com este papo de "imigrante de luxo", pois ate hoje, nao conheci nenhum.
E bom morar no Canada? Sim, como tambem e morar no Brasil. So depende de voce. Cada pais tem suas coisas boas e problematicas, nos temos que saber como conviver com isto.
Abracos
Joao Ricciarelli
Excelente post.
Chegaremos em Setembro. Apesar de estarmos realizando um sonho, um choque de realidade sempre é bom.
abcs,
Carlos
Mirella.
Infelizmente na tv eles mostram como tudo sendo maravilhoso mas se a pessoa nã se esforçar, trabalhar e não se adaptar aos costumes e cultura do outro país as coisas ficam bem mais difíceis.
Bjs.
Elvira
ah, então tem muita verdade, sim, na reportagem...
Pois é, Mirella, eu fico indignada com certas coisas.
Essa tiazinha do link que estou te mandando diz que o mercado de trabalho canadense está cheio de oportunidade para os imigrantes e que nosso sistema de saúde é ótimo!
Não é à toa que quem está de fora pensa que aqui é a Terra Prometida!
Bjs
http://www.metacafe.com/watch/2225551/immigration_to_canada_why_immigrate_to_canada/
Esse é um diferencial que eu daqui já percebi: o classe media brasileiro chega aqui e nao se percebe classe media. Ai... comecam os conflitos!
Muito bom seu post.
Eu tenho um sonho de conhecer o Canadá (férias, curso, morar....qq coisa).
Se a oportunidade for de morar e trabalhar, sei que não será fácil.
Muito do q sei aprendi no seu blog e nos outros que moram aí.
Obrigada por sempre nos informar da realidade desse país encantador, mas que não é perfeito.
bjinhos
Mirella,
Sinceramente acho que ser imigrante não é fácil em nenhum lugar do mundo. No começo é difícil pra todos, independente de onde estejam. O problema é que as pessoas tendem a pensar que sempre vão ser "dar melhor" em um país extranjeiro do que na própria terra local (brasilis por ex.).
O mais incrível, é que já vi gente se sujeitar a fazer trabalhos que nunca fariam se estivessem morando em seu próprio país. Trabalhar dia e noite, em qualquer coisa. Acho sim que todos tem sonhos e chances no exterior, mas tenho a certeza (experiência propria) que não é assim um mar de rosas.
Alguns países tendem a ser mais fáceis (pode ser o caso do Canadá), mas sempre tem burocracias e impecílios. Afinal, se fosse assim, todo mundo tinha se bandeado pra lá....
beijos
Adorei o post.
Pra mim essa é mais uma das matérias com patrocínio do Ministerio de Imigração do Canadá. ( sim, eles tem patrocinado matérias na mídia brasileira)
Bjs,
Isabela.
Ser imigrante,sendo de luxo ou não, realmente não é fácil. Vale a pena sim, mas como vc disse, tem que ter muito bom senso, senão a casa cai.
Ps: Moramos bem pertinho de Oakville, em Missi. Temos que nos encontrar qualquer hora dessas.
Bjs
Vamos combinar sim... alias, teremos que pensar em muitas atividades para passar o inverno feliz!!! eheheh... seria otimo conhece-la! Abs
Nem me fale em inverno feliz. To morrendo de medo do danado, que logo, logo dá as caras.
Aqui em Missi tem mto brasileiro e acho que a programaçao "invernal" deve ser intensa. Vamos unir a galera!
Beijos
Eu morei 10 anos no Canadá. Fiz três cursos superior em Toronto. Fiz disciplinas isoladas em muitas instituições superior de ontário. Quando você arruma o tão sonhado emprego o salário é de latrina. Você estuda mais e mais e depois dizem que você é super qualificado. Com o tempo a gente passa a ver a socieade com outros olhos e então se vê violência e crime em todos os lados. Um dia vi dois policiais branco massacrando um negro algemado sobre o asfalto. Isso foi a gota d´agua. Voltei para o Brasil. Arrumei um bom emprego e 5 anos depois tenho casa, carro, chácara e digo para a minha esposa que ainda vou ter uma pequena fazendo em pouco tempo. Trabalho e sou respeitado no Brasil. Do Canadá so sinto falta do inverno.
Ola Antonio, obrigada por sua visão realista do Canada.
Com certeza o país não é só flores e as vezes é necessario pastar muito para se chegar onde quer.
Na minha opinião a violência encontrada no Brasil não que equipara nem de longe com a do Canadá... isso você não pode negar.
O Canadá é muito tranquilo... e são casos particulares de violência que acontecem, diferentemente do Brasil.
Ao contrário do você, a única coisa que eu não sinto falta do canada é o frio...