Agora vou falar um pouquinho da Holanda, estou meio com preguica de fazer cidade por cidade, entao vou tentar ser mais suscinta….
Enfim, Holanda eh a terra dos moinhos, tulipas, tamancos de madeira (klonpen), biciletas, porcelanas azuis, vaquinhas etc, e tambem da minha sobremesa ou meu cafe da manha preferido, “Poffertjes”, umas mini-panquecas estufadas deliciosas que me dao agua na boca seh de lembrar… Lah, visitamos algumas cidades como: Amsterdan, Delf, Den Haag e Maastrich.
Comecamos do pelo avesso da Holanda e nos deparamos com Amsterdan… Isso mesmo, quando voce chega na cidade, voce chega no burburinho; mocada na rua, infinitas bicicletas e o cheirinho da erva eheheh! Sem duvida nenhuma, eh uma cidade cosmopolita e liberal, e apesar dos pesares, ela tem uma personalidade inegualavel e soh estando lah para entender o quero tentar expressar.
Em Amsterdan, voce poderah conferir varios museus (Van Gogh, Rembrant, Ana Frank etc), tem muitos barzinhos pela rua, tem o distrito da luz vermelha com as meninas nas vitrines (chega a ser comico, se nao fosse triste), tem a praca Dam, as infinitas pontes e canais que deixam a cidade mais especial , tem a rua das flores (cheia de bulbos de tulipas, pois agora no outono que eh epoca de planta-las e tambem tinha umas sementinhas de canabis para vender… olha a fotinho ai do lado eheheh!) etc etc etc
Eu nao sei quanto a outras pessoas, mas eu e o Kiko nao gostamos muito da cidade… adoramos ter passado por la, mas nao sei se voltariamos… as vezes acho que essa decepcao foi culpa nossa, pois idealizamos tanto Amsterdan, que quando chegamos lah levamos um susto… mas, no fundinho do coracao, e sem querer magoar os apaixonados por Amsterdan, achei a cidade sujinha e baguncada… (aceito criticas e dicas para, quem sabe, uma proxima vez).
Ao lado de Amsterdan, tem uma cidadezinha chamada Zaanse Schan, simplesmente fofa :0). Eu a considero um museu da cultura holandesa a ceu aberto. Alem das tipicas casinhas verdes e dos moinhos (2 em funcionamento), lah tambem tem uma fabriquinha de tamancos de madeiras, olha eu ai do lado, com “alguns” tamanquinhos rs …sem duvida um local imperdivel!!!
Note: a regiao ao redor do rio Zans, foi a provavelmente a primeira zona industrial do mundo. (A primeira foto dos moinhos desse post, tambem foi tirada nesse local).
Amanha eu continuo com o restante do post… pois isso comecou a ficar muito grande.
12 Comentários
Oi Mirella, ótimo o seu post sobre a Holanda; e quanto à Amsterdam, eu acho uma cidade bonita, mas eu não gostaria de morar lá; preferimos (eu e o Peter) viver na tranquilidade de Leidschendam. Apesar de morar "pertinho" (30min de trem), fui lá pouquíssimas vezes nesses quase 4 anos em que estou aqui.Beijos, Lidu
Mi, quando voce anda pela cidade, vc acaba ficando "mais leve"?
:)
Beijo,
Gean
Realmente a Holanda é mto linda. Infelizmente ainda nao tive oportunidade de conhecê-la.
Mirella, sou amigo virtual da Ana Lúcia (do ARTE). Morei em Amsterdam em 1998, mas foi por pouco tempo. A cidade que conheci era muito bonita (não havia a sujeira a que você se refere - as coisas devem ter mudado...), mas eu não gostei muito da cidade não. Para passear, deve ser bom, mas para morar... só de lembrar sinto arrepios.
OI, Mirella, eu tenho uma vontade enorme de conhecer a Holanda, principalmente qdo as tulipas estiverem florindo. Deve ser lindo mesmo.
E diz aí, vc comprou algum tamanquinho?
Oi Mi,
Sabe o que eu acho muito estranho: esses tamanquinhos de madeira. São muito pesados! Vc bota eles no pé e não sai do chão direito. São lindinhos, mas pesados de dar dó!
Bjs.
Mirella, Amsterdam tem um encanto peculiar, não lembro de ter visto sujeira quando lá estive, apenas umas ruas do centro meio desarranjadas, mas nada que chocasse (essas tais ruas me lembram até umas ruas do centro do Recife, a Mauritzstadt,com suas lojas e seus tabuleiros c/as
mercadorias expostas, algo assim em desacordo com ea estética européia, limpa e ordeira, mas até certo ponto simpático, na medida em que quebra um pouco a rigidez do perfeito, do arrumado...).Os museus são ótimos, as pontes e os canais mais uma vez me remete ao Recife, guardadas as proporções,evidente...As ruelas e vielas encantadoras, foram feitas para longas caminhadas. Enfim Amsterdam é única e desperta emoções diferentes em cada pessoa que a visita.
Abraços,
Megy
Oi Mi,
Já estive aqui ontem, mas meu comentário sumiu! Achei uma pena Amsterdan deixar um pouco a desejar.... E Canabis, trouxe algum pacotinho, heheheh
Beijão pra você!
ps. não demora com os outros post não, heimmm..
O dia que eu conseguir fazer um roteiro desses, sempre tive o sonho de conhecer a Holanda... Me parece algo mágico o que sempre desde criança vejo em livros, revistas, etc.., Mais recentemente adorei outra paixão: Finlândia... Quem sabe Papai do Céu ainda me deixa realizar essas delícias... bjoks Mirella
Oi Mirella, nada melhor do que um Otima viagem, ne?
Curtir novos lugares, conhecer os costumes de outros paises, isso eh sensacional!
Bjs,
Ana
Ahhhhhhh... eu adorei Amsterdan!!!! Mas, cada um cada um.. hehehehhe.... muito legal sua viagem. Beijos!
[...] a gente já tenha vindo à Amsterdam a passeio (leia aqui), dessa vez as coisas estão sendo bem diferentes… principalmente pela mudança de foco da [...]