Essa semana, o IRCC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada) publicou a notícia que o Governo canadense introduziu um limite no número de visto de estudante (permissões de estudo temporário). Segundo a informação, esse impacto se dará dentro de um período de 2 anos, quando, então, o governo irá revisar a decisão e verificar como prosseguir.
O que você precisa saber?
Aqui estão as atualizações mais importantes que você precisa saber sobre essa novidade:
- O número de autorizações de estudo aprovadas em 2024 será de cerca de 360.000, ou seja, uma redução de 35% das permissões de estudo aprovadas.
- Alunos de mestrado, doutorado e ensino fundamental e médio (K-12) não serão incluídos nesse limite.
- Estudantes que já tem permissão de estudo não serão afetados.
- Pessoas que tem intenção de extender o status do visto de estudante não serão afetados.
- As autorizações de estudo serão alocadas com base na população de cada província.
- Com efeito imediato, os alunos que vão se aplicarem ao visto de estudo (Study Permit), devem fornecer uma carta de atestado provincial como parte do pedido de autorização de estudo.
- Nas próximas semanas, será implementado a restrição de estudantes de college e graduação a não terem mais o benefício de trazer o/a cônjuge com permissão de trabalho.
- A partir de 1º de setembro, os estudantes que frequentam instituições de parceria público-privada não terão mais acesso ao PGWP.
A principal fonte de consulta deve ser SEMPRE o próprio website do governo canadense, veja aqui a release que foi feita no dia 22/Janeiro/2024. Ainda, segundo a nota, essa medida está sendo feita para aliviar as pressões devido a falta de habitação, saúde e outros serviços essenciais do Canadá
Isso certamente é um banho de água fria para muitos aplicantes, certamente muitos sonhos foram desfeitos do dia para a noite. E apesar dessa conversa já estar rolando os noticiários há algum tempo, e eu tenho dúvida se isso vai ser apenas um efeito band-aid, pois no fundo, o sistema educacional gira muito a economia canadense e financia estudantes locais. E na minha opinião, o problema está bem mais embaixo e envolve todos os níveis do governo: federal, provincial e municipal.
Enfim… agora é esperar para ver.
Note: Photo by Enrique Hoyos on Pexels.