Ai gente, deixa eu desabafar um pouquinho aqui no blog sobre o Furacão Matthew que vai passar em algum momento na quinta ou sexta pela Flórida. Ontem ele passou com categoria 4 pelo Haiti e na pontinha de Cuba, deixando rastros de destruição, e logo estará perto da nossa casa na South Florida.
É tão estranho passar por esse sentimento de furacão novamente, pois em 2005, quando estávamos em Tampa, passamos pelo desespero do furacão Katrina, que no final desviou a rota e atingiu em cheio New Orleans. Sem contar, que estávamos em Brisbane, na Australia, quando teve a enchente de 2011.
Essa ansiedade das horas antes do impacto é meio apavorante, especialmente porque dessa vez, a chance de chegar perto da gente é ainda mais eminente: o governo da Flórida já declarou estado de emergência, o condomínio onde moramos também mandou uma nota de como devemos nos preparar, as escola públicas ficarão sem aulas por pelo menos dois dias, alguns amigos já estão indo para o outro lado da costa e além de toda essa maluquice de informações, somos bombardeados com os noticiários de TV , que durante 24 horas por dia ficam nos aterrorizando e de certa forma, criando um fantasma ainda mais amedrontador … não é fácil!
Segundo o NHC (National Hurricane Center), a rota do furacão Matthew agora, 10am, está assim:
E no app iHurricane, que uma das minhas amigas recomendou, a rota está assim:
Minha maior preocupação é que a casa fique segura mesmo sem a gente. Logo que a compramos, instalamos as janelas com impacto anti-furacão, uma espécie de vidro blindado, um custo alto, mas que que nos dá um certo alívio em momentos como esse. Essa manhã, a empresa da piscina já foi jogar alguns químicos extra na água para evitar muito desequilibrio de Ph, pois se chover ou tiver alagamento, ela estará um pouco mais protegida, meu único receio é que eles não recomendaram esvaziar parte da água da piscina (medo!). E por fim, agora só falta o nosso handyman ir em casa, e tirar os móveis do lado de fora e colocar tudo dentro da garagem.
Enquanto isso, a gente fica aqui naquela angustia e acompanhando cada movimento do furação Matthew, que ainda pode mudar a rota e estamos todos torcendo para ele desviar para o oceano atlântico! Rezem com a gente, plisssss 🙂 .
Estou achando bacana ver a mobilização e apoio do meu grupo de amigas uma com as outras, temos um grupinho no whatsapp e a todo momento nos atualizamos. Mas por outro lado, elas estão relatando que o pessoal nas filas do supermercado e nos postos de gasolina estão começando a perder o controle e as vezes ficam um pouco agressivos.
Aliás, a Si, mandou essa listinha de como nos prepararmos em caso de furacão que achei super útil, e repasso aqui:
Serviço de Utilidade Publica‼️ HURRICANE (Furacão) PROVIDÊNCIAS;
2 Comentários
Ui que horror! Minha irmã agora mora na Florida e tbem está passando pelo mesmo desespero. Espero que as previsões não se concretizem. Beijos
Ainda bem que só passou raspando ... foi um susto, mesmo eu estando longe!
bjão