Fugir do BrasilEssa pergunta que fiz aí no título do post: “Fugir do Brasil ou Chamar um novo país de casa?”, pode parecer a mesma coisa… mas vai por mim, é completamente diferente.

Sempre que o Brasil dá uma deslizada,recebo um número maior de visitas aqui no blog procurando por alternativas para sair do Brasil… o engraçado é que há uns 5 ou 6 anos quando o Brasil estava no “auge”, vinha muita gente me dizer pra eu voltar, que o Brasil tinha muito mais a oferecer etc e tal… bem típico de pessoas que só pensam no momento atual!!! Mas enfim…

Quase todos os dias recebo comentários de pessoas pedindo dicas sobre imigração (especialmente para o Canadá, óbvio!) e alguns chegam a ser completamente sem noção e simplesmente jogam uma pergunta nesse estilo: Como faço para ir embora do Brasil? … E eu penso: “Como assim? Quem é você? O que você faz? Quantos anos tem? Que país você quer morar? Por que quer ir embora? Eu não sou agente de imigração, viu??” … Mas respondo educadamente: “Pesquise um pouquinho primeiro pra onde quer ir, se for o Canadá, de repente esse link do meu blog te ajudará, se for para Australia, tem esse outro link aqui. Quando tiver algo mais formulado, por favor entre em contato novamente! De nada!” 

Então, nesses quase 15 anos de vida no exterior eu confesso que já vi de tudo, e me “divirto” analisando o quanto os altos e baixos da economia Brasileira intereferem diretamente o número de visitas que recebo (risos) e no tipo de comentários que prevalece no mikix… Mas o que eu quero dizer é: Se você está MESMO querendo mudar do Brasil, coloque a mão na consciência e me responda qual das alternativas abaixo mais te representa:

1: Quero ir embora do Brasil pois cansei de ser palhaço e não aguento mais esse país corrupto, essa violência desenfreada, essa falta de perspectiva, esse imposto que pago e não retorna, essa falta de respeito com os cidadãos…

2: Quero ir embora do Brasil pois busco um país com melhor qualidade de vida, que me ofereça maior perspectiva de carreira, onde eu possa andar na rua sem medo de ser assaltado, um país com boas pessoas etc e tal …

Consegue perceber a diferença? No primeiro caso você não necessariamente quer se mudar para outro país, você quer FUGIR DO BRASIl e isso é completamente diferente das pessoas que buscam um novo país para realmente viver uma nova vida – é mais ou menos como querer colocar no mesmo patamar as palavras frustração e perspectiva. 

Então, se tenho uma dica pra te dar como imigrante, vai por mim: se você está querendo fugir do Brasil, a imigração provavelmente não será uma boa alternativa, pois quando você chegar lá, vai ficar com saudades de um Brasil que não existe … vai buscar por um país que nunca pesquisou …  e quando o Brasil voltar a respirar bons ares de novo (pois isso vai acontecer), você vai ser um dos primeiros a comprar a passagem de volta e aí fica a dúvida, será que todo o esforço e dinheiro investido nessa pseudo-imigração terá realmente valido a pena?

Agora, se você quer imigrar para viver em um novo país, experimentar uma nova cultura, levar uns solavancos nos primeiros anos, conhecer pessoas de outras nacionalidade, trabalhar em um ambiente diferente e tantas outras coisas que a imigração oferece, vai fundo!

 

* Cortesia da imagem por chanpipat at FreeDigitalPhotos.net