Essa pergunta que fiz aí no título do post: “Fugir do Brasil ou Chamar um novo país de casa?”, pode parecer a mesma coisa… mas vai por mim, é completamente diferente.
Sempre que o Brasil dá uma deslizada,recebo um número maior de visitas aqui no blog procurando por alternativas para sair do Brasil… o engraçado é que há uns 5 ou 6 anos quando o Brasil estava no “auge”, vinha muita gente me dizer pra eu voltar, que o Brasil tinha muito mais a oferecer etc e tal… bem típico de pessoas que só pensam no momento atual!!! Mas enfim…
Quase todos os dias recebo comentários de pessoas pedindo dicas sobre imigração (especialmente para o Canadá, óbvio!) e alguns chegam a ser completamente sem noção e simplesmente jogam uma pergunta nesse estilo: “Como faço para ir embora do Brasil?“ … E eu penso: “Como assim? Quem é você? O que você faz? Quantos anos tem? Que país você quer morar? Por que quer ir embora? Eu não sou agente de imigração, viu??” … Mas respondo educadamente: “Pesquise um pouquinho primeiro pra onde quer ir, se for o Canadá, de repente esse link do meu blog te ajudará, se for para Australia, tem esse outro link aqui. Quando tiver algo mais formulado, por favor entre em contato novamente! De nada!”
Então, nesses quase 15 anos de vida no exterior eu confesso que já vi de tudo, e me “divirto” analisando o quanto os altos e baixos da economia Brasileira intereferem diretamente o número de visitas que recebo (risos) e no tipo de comentários que prevalece no mikix… Mas o que eu quero dizer é: Se você está MESMO querendo mudar do Brasil, coloque a mão na consciência e me responda qual das alternativas abaixo mais te representa:
1: Quero ir embora do Brasil pois cansei de ser palhaço e não aguento mais esse país corrupto, essa violência desenfreada, essa falta de perspectiva, esse imposto que pago e não retorna, essa falta de respeito com os cidadãos…
2: Quero ir embora do Brasil pois busco um país com melhor qualidade de vida, que me ofereça maior perspectiva de carreira, onde eu possa andar na rua sem medo de ser assaltado, um país com boas pessoas etc e tal …
Consegue perceber a diferença? No primeiro caso você não necessariamente quer se mudar para outro país, você quer FUGIR DO BRASIl e isso é completamente diferente das pessoas que buscam um novo país para realmente viver uma nova vida – é mais ou menos como querer colocar no mesmo patamar as palavras frustração e perspectiva.
Então, se tenho uma dica pra te dar como imigrante, vai por mim: se você está querendo fugir do Brasil, a imigração provavelmente não será uma boa alternativa, pois quando você chegar lá, vai ficar com saudades de um Brasil que não existe … vai buscar por um país que nunca pesquisou … e quando o Brasil voltar a respirar bons ares de novo (pois isso vai acontecer), você vai ser um dos primeiros a comprar a passagem de volta e aí fica a dúvida, será que todo o esforço e dinheiro investido nessa pseudo-imigração terá realmente valido a pena?
Agora, se você quer imigrar para viver em um novo país, experimentar uma nova cultura, levar uns solavancos nos primeiros anos, conhecer pessoas de outras nacionalidade, trabalhar em um ambiente diferente e tantas outras coisas que a imigração oferece, vai fundo!
* Cortesia da imagem por chanpipat at FreeDigitalPhotos.net
59 Comentários
Não vou mentir: quero fugir desse buraco. Mas eu tive 5 anos de sonhos nos quais inclui legião francesa e talvez um período de experiência em países que pessoalmente só conheci pela tv.
Eu ainda estou na dualidade aqui ou bem longe, mas não tem mais nada que me prenda aqui. Exceto minha preguiça.
Tem algum lugar onde possa realizar meu sonho de ser militar da ativa até depois do 30 (35 talvez) sem ser tão radical quanto legião francesa?
Eu morei nos Estados Unidos por 2 anos estudando e fazendo estágio, e faz 3 anos que estou de volta ao Brasil. Ando muito desanimado, mesmo formado e ganhando razoavelmente bem, acho tudo um absurdo de caro. Trabalha-se anos pra comprar uma carroça pelada com motor 1.0, tem-se que pagar tudo duas vezes e deixar um rim pra conseguir pagar, e equanto isso você vê diaraimente escândalos de políticos e empresários corporativistas se esbaldando enquanto o povo está chafurdando na lama. É um escárnio total, me sinto um escravo e acho que não consegui me adaptar de volta a esse jeito brasileiro.
Oi Anderson,
Eu entendo essa sua frustração, o Brasil está realmente se degradando e acho que vai patinar por mais alguns anos.
Você já pensou em ir para Australia, aqui você consegue estudar e trabalhar, não é barato, mas de repente, uma possibilidade.
Boa sorte com tudo!
Abs
Ola, meu nome é Walter e tenho comentado com vários amigos que o Brasil não tem solução. Eu não vou mudar o posicionamento das pessoas, mas o que vejo hoje são pessoas sem nenhuma educação, pessoas irritadas no transito, furando fila no restaurante, tentando levar a melhor em diversas situações. Enfim, o problema não é o Brasil geográfico. Não existe governo corrupto e população honesta. O diálogo e o discurso de ódio nas redes sociais é o reflexo de uma população despreparada e desqualificada para saber ouvir e se reinventar.
Oi Walter,
Essa polarização que a política e mídias socais vem causando no Brasil, realmente está uma tristeza.
Tenho muito receio de quem será nosso futuro governante e se isso vai ficar ainda pior.
Vamos torcer pelo melhor.
Abs
Este é um tema bem sério!
Conheço os 2 países e fico analisando o que cada pessoa aí alega nos comentários.
Não vou lançar a confusão... mas...
E sem Portugal ser o melhor país do Mundo, que tal equacionarem viver nele... ?
De notar que muito brasileiro escolhe mesmo ir para lá...
Cada caso é um caso e só o próprio poderá decidir...
Façam a melhor escolha !
Obrigada pelo comentário, Joaquim
Ola Mirella Adro seu Blog, sou muito apegado a minha familia também esperei minha mãe se aposentar para poder viajar e uma viagem dessas fui para o Equador e nunca mais saí de lá, moro 3 anos no Equador e Para aposentado não existe lugar melhor no Planeta quando você se aposentar espero que venha visitar esse País incrivel a minha familia recebe 5.000 reais mês(renda de 3 pessoas+ aluguel ap) sou ricooooooooo aqui no equador minha classe é AAAAAAA.Moro em uma mansão e saio as vezes de Madrugada e a gasolina é R$1,50 o Litro, lhe espero no EQUADOR!!!
http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/turismo/noticia/3795521/equador-melhor-pais-para-passar-aposentadoria-veja-ranking
Que interessante Rodrigo, não tinha ideia que o Equador fosse tão interessante para aposentadoria.
Obrigada por dividir sua experiência comigo.
Abs
Ultimamente ando pesquisando muito sobre imigrar. Curso medicina e estou quase terminando, e estou namorando um canadense já faz dois anos. Nós nos vemos geralmente de 4 em 4 meses e eu estou realmente apaixonada, e na semana passada, ele sugeriu que eu fosse morar com ele assim que me formasse e que até eu passar nas provas de reavaliação de diploma as despesas são todas dele.
Eu sempre quis morar fora, desde novinha. Falo um pouco de espanhol, inglês fluente e francês avançado. Eu me preparei para isso por toda a minha vida. E sempre tive esse pensamento de querer fugir do Brasil aliás a vontade de morar em um lugar novo e viver a cultura.
Até aí ok.
Só que de um ano para cá eu vim amadurecendo e percebendo o quanto sou apegada a minha família. Amo estar por perto, adoro aquelas reuniões bobas, minha mãe e minha irmã são minhas melhores amigas, e mesmo morando há 400km de casa, nos falamos todos os dias e eu vou lá pelo menos uma vez por mês.
E aí eu comecei a pensar sobre isso. Amo o Brasil, adoro estar perto da família e amigos e sei bem como levaria a vida aqui (como passar na residência, onde morar, onde trabalhar, como o sistema de saúde funciona, ter minha família perto....) só que eu amo ele. E eu gosto muito do Canadá. Já estive aí diversas vezes visitando-o e é realmente é um país incrível. Mas eu iria para u lugar onde só conheço ele, não sei como o sistema de saúde funciona, ficaria longe de todos e não é garantia que eu passasse nas provas de revalidacao. E aí seriam 6 anos de faculdade jogados fora.
Eu realmente não sei o que fazer. Eu gosto muito dele, ele é muito especial pra mim, mas eu fico pensando se eu realmente quero isso e se vale a pena correr esse risco. Eu quero me casar com ele e ficar com ele mas não sei se vale a pena arriscar tanto por alguém. O problema não é ele, é a distância. O medo. Não quero me arrepender da minha decisão. Se eu for e der tudo errado eu quero estar convicta de que fiz o que era certo. Mas se eu não for e meu relacionamento acabar eu tenho medo de me arrepender também.
Eu não sei responder a pergunta que você fez aí no começo. E sei que muito provavelmente você não vai saber me ajudar. Mas foi bom desabafar pode falar isso com alguém.
Então é isso.
Bjs e parabéns pelo blog, acompanho há um tempo mas foi a primeira vez que decidi comentar.
Oi Kim, Tudo bem?
Você precisa casar nesse primeiro momento para vir para o Canadá? Porque se não precisar, você pode fazer um testes por um ou dois anos para ver se você se adapta.
Eu também sou muito apegada a minha família, e sinto falta da minha mãe e irmãos todos os dias, mas aprendi a lidar com a saudade de forma saudável. Como você vai chegar no meio do seu namorado, na minha opinião, pode ser ainda mais fácil, pois não é fácil encontrar novos amigos, e isso, teoricamente você já vai ter.
Eu acho que a experiência de morar fora é muito legal, e depois, mais para frente, ele pode morar alguns anos com você no Brasil também ...
Vamos nos falando <3 bjos
Olá
Seu texto é interessante.Eu morei dez anos fora. Os mesmos questionamentos,o Brasil esta bem,porque estão aqui ainda.Voltei por motivos de saúde de minha irmã.Eu por mim não voltaria.Aqui sou aposentada,mas para mim compensa trabalhar lá fora e viver melhor,com qualidade e vida,segurança.Quando encontro pessoas todos querem ir,mas as pessoas nao sabem que quando entramos num voo ,a partir do momento que partimos,temos que ter consciência,que é começar do zero.Temos a mala,que é tudo que temos naquele momento,a força de vontade,a coragem,porque precisa de coragem.Quando descemos em um aeroporto,só a gente ,a mala e os sonhos.A solidão não é facil,a luta diaria não é facil,mas é compensador.Eu imigrei com 50 anos,sem saber se daria certo ou não.As vezes me irrito com algumas perguntar tolas,quanto vc juntou,eu em primeiro lugar nao espalhei para juntar.Nem tudo é dinheiro.logico que não vivemos sem ele.Vi e conheci muita gente que realmente imigrou,ma nao entendeu o espirito de viver la fora.Muitos que vi não aprendeu nada,nao se espelhou,nao procurou conhecimentos.Estou no Brasil no momento.Muitas felicidades para vc,um grande abraço
Oi Cecilia,
Obrigada pelas palavras ... realmente precisa coragem e vontade!
Bjos
EU leio bastante seu blog, Mirella, e sempre passo horas por aqui.
Mas sabe o que é difícil e que nunca vejo em lugar nenhum uma ajudinha?
Por exemplo, eu sonho dia e noite em sair do BR, não pra fugir de alguma coisa ou etc. eu apenas não pertenço ao Brasil, aqui não é meu lugar.. nao sou feliz aqui e amo, sou apaixonada pelo EUA.. pelo estilo de vida, pelas casinhas, pelos americanos.. por tudo!
Se eu fosse espirita, acreditaria que minha alma veio de lá.. mas não acredito nisso. eheh
Porém, não tenho 500K $ pra investir, não tenho idade e nem condições de ser aupair (30 anos, 1 filho de 3),
Não conseguiria ir pra estudar, porque seria necessário trabalhar pra me sustentar com meu filho.
Não consegue visto pra trabalhar, porque pra isso precisa sair do Brasil com emprego certo (serio, quem emprega assim hj em dia?).
Então não há opções.
simplesmente não há! é um beco sem saída, onde só consegue imigrar quem tem marido/esposa americano(a), ou trabalha numa muiltinacional que transfere vc ou é rico e tem 500k pra investir em algo.
Se eu soubesse que a coisa se complicaria mais e mais ao longo dos anos, eu teria feito isso desde que tinha 12, quando fui ao EUA.
Mas a gente tá sempre esperando o momento certo.. e aí agora, me vejo sem saída!
Porque ir ilegal não é uma opção pra mim.
Quero ir com tudo certo, quero q meu filho estude e tenha uma vida legal.. melhor que a minha! e se quando crescer, optar por voltar ao BR, é uma opção dele. mas gostaria que ele tivesse essa opção, entende?
Apenas não vejo saída!
E como fica o sonho? enterrado né?
:(
Tem alguma luz? algo que possa me ajudar?
bjos
Oi Natália, Tudo bem?
Entendo sua frustração, e sei que realmente há momentos que a gente fica meio com o pé na lama sem saber por onde ir.
Você é formada? Se for, de repente o Canadá pode ser uma opção, você já pesquisou sobre o sistema de imigração?
Comece a buscar por isso, de repente. pode ser aquela luz que estava procurando :)
Abs
Oi Mirella, tudo bom?!
Você saberia indicar algum caminho para imigração para Europa?
Estou aprendendo alemão e tenho interesse em ir para Áustria, Alemanha, Suiça ou Liechtenstein. Precisava de ajuda para procurar emprego e entender melhor este universo da imigração, porém o que eu mais encontro são empresas que trabalham com Imigração para o Canadá e para a Austrália.
Muito Obrigada,
Oi Mayara,
Vou ficar te devendo essa informação. Não sei como você poderia fazer isso.
Abs
Boa noite. Primeira vez que acesso seu blog. Não sei se vão responder, mas vale tentar. Gostaria de uma opinião. Tenho 36 anos. Sou militar e me aposento daqui a 10 anos. Ano passado iniciei o processo de imigração para o Canadá. Fiz IELTS e TEF. Fui bem em ambos. Traduzi documentos. Enfim, resolvi partir. Suspendi tudo após pedido de minha esposa (que é médica também com 36 anos) para eu aguardar até estar aposentado para ir embora com alguma coisa. Suspendi o processo. Mas confesso que estou angustiado e insatisfeito pois realmente não é aqui que quero ficar e tenho receio de esperar os 10 anos e ser considerado velho demais. Na sua opinião, se estivesse em meu lugar, conhecendo o Brasil e o Canadá e as perspectivas de ambos, o que você faria? Aguardaria para jogar um jogo seguro ou se arriscaria a ir para um outro lugar sem família e sem conhecidos em busca de um lugar mais digno e com outras perspectivas?
Oi Luc, Tudo bem?
Eu e meu marido somos meio maluquinhos e não perdemos oportunidades, pois achamos que experiências valem muito na nossa vida.
Então, essa ee uma decisão que vocês tem que tomar, vocês não precisam ir com a intenção de ficar para sempre... de repente, fiquem por 6 meses, se for acontecendo de forma que imaginavam, vcs vão ficando, do contrário, voltem ao Brasil e pronto.
Sendo militar vc não consegue lincença de alguns meses?
Abs
Oi Mirella,
Eu e meu noivo estamos pensando em ir para o Canada para começar do zero mesmo. Eu sempre pensei em tentar algo fora, desde que conheci meu noivo falava com ele sobre isso mas ele nunca teve vontade sempre disse que o Brasil era o melhor lugar para viver, amigos e famílias estão aqui. Porem desde que nos formamos na faculdade e começamos a viver a vida de "gente grande" ele vem mudando a opinião dele sobre o Brasil. Nos dois fizemos Engenharia Civil e desde que as coisas começaram a ficar enroladas no Brasil foi um ramo muito afetado. Meu noivo ficou desempregado no final do ano passado e eu agora em janeiro. Com isso voltei a conversar sobre tentar algo fora do Brasil e ele amadureceu a ideia, como estamos sem perspectivas e se estivéssemos no mercado de trabalho, provavelmente não largaríamos tudo para tentar algo assim, talvez essa seja uma chance unica.
Ja andei pesquisando bastante e não conseguiríamos entrar na nossa área de trabalho facilmente. Então estávamos pensando em fazer um College em engenharia civil e ver as oportunidades que podem surgir. Sabemos que pode dar tudo errado e que podemos odiar e querer voltar para o Brasil logo, mas somos novos e não temos filhos, parece o momento certo para tentar algo assim.
Li nos comentários a cima que você tem cursos ou convênios? Poderia me dar alguma informação sobre eles ou alguma sugestão para o meu caso?
Obrigada.
Oi Sophia,
Realmente vir para o Canada com a ideia de fazer college é uma ideia interessante, tem um alto custo envolvido, mas muito gente esta fazendo isso e esta dando certo.
Os cursos que tenho nao dao na area de engenharia civil e nao dao acesso a imigracao depois de concluido.
Interessa mesmo assin?
Oiii Mirella, são tantas perguntas que nem sei por onde começar. Bom primeiro te parabenizar pelo blog.. que tira tantas dúvidas e ajuda pessoas que assim como eu estão à procura de uma vida melhor.
Bom vamos lá, sou recém formada em Biomedicina, tenho 23 anos e agora final do ano vou me casar. E eu e meu noivo andamos conversando sobre a possibilidade de irmos embora do Brasil, ele trabalha em uma empresa privada a 7 anos, mas as coisas aqui no Brasil estão difíceis. Não temos filhos, e estamos buscando uma qualidade de vida melhor, mais conforto, e sabemos que uma mudança assim não é fácil. Pensamos de ir pros EUA, mas pra ficar ilegal não dá. Gostaria de saber como funciona no Canadá, questão de visto, trabalho, custo de vida e outros. Bom fico no aguardo. Desde já obrigada!
Oi Bruna,
Puxa... sua pergunta é super generalista e poderia ficar aqui escrveendo uma bíblia (risos).
Minha recomendação é começar a procurar informações no website do governo canadense: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/index.asp
E aos poucos ir se integrando do assunto e apliando.. é muita coisa para a cabeça, mas devagar dá para ir entendendo.
Boa sorte.
E pra quem nunca gostou do Brasil, nem nas épocas que estava "bom"?
Ich Mats ... aí complica mesmo :)
Mirella, eu decidi com o meu marido que vamos para o Canadá porque muita gente, como você aqui no blog, dizem que o país é maravilhoso e não tem os problemas graves que temos no Brasil. Eu já tinha isso na cabeça há mais ou menos 1 ano (antes disso, sempre quis fazer intercâmbio, mas não tinha dinheiro). Porque não queria ter medo de sair na rua, ter mais qualidade de vida, trabalhar e ter retorno disso, e agora, com a crise, só veio a acrescentar mais motivos pra mim. Junto ao fato de eu ter 29 anos, sem filhos, e o momento de arriscar ser agora (com o meu marido, que também tem essa vontade). Então, eu junto os 2 tópicos que você menciona nesse post.
Eu sou dessas pessoas que não aguenta mais corrupção, violência, impostos absurdos sem retorno, sem perspectivas, com o fato de eu querer mais qualidade de vida, melhorar o inglês, conhecer novas culturas, pagar impostos e ter retorno disso - mesmo que no início haja dificuldades. Acho que a dificuldade que enfrentamos hoje no Brasil (e que os economistas dizem que não vai terminar tão cedo), não é humano.
Eu pedi demissão porque a empresa (uma agência de comunicação) estava se aproveitando da crise, além de demitir 1 pessoa por semana. Eu estava bem nela e dando excelentes resultados, mas os chefes pediram pra eu trabalhar por 3 pessoas, fazer hora extra, sem ganhar nada por isso. E eu já ganhava mal. Isso tudo me deixou desanimada com a vida. E estou tentando sair desse desânimo até agora. Quando convenci (ontem) meu marido que devemos tentar algo fora, eu já me animei e tenho uma meta de vida (juntar dinheiro e economizar pra cumprirmos isso, pois nenhuma de nossas famílias tem condições de ajudar. E depois, juntar dinheiro no Canadá pra tornarmos nossas vidas melhores, que não conseguimos aqui no Brasil).
Enfim, meu marido é programador de jogos e apps, e só de abrir a boca com um amigo no Canadá, já conseguiu alguns contatos de empresas interessadas. Acho que se a pessoa está infeliz, tem mesmo é que arriscar. No máximo que irá acontecer, é continuar infeliz, mas arrisca-se pela felicidade. Isso é válido!
Obrigada pelas palavras Vivian, se esse é o sonho de vocês... corra atrás!
Boa sorte :)
bjos
Eu evito falar ( pois sou muito mal interpretada ou até xingada as vezes) mas meu desejo e me estabelecer e chamar de lar outro país.
Morei no Japão 4 anos e mesmo com toda diferença cultural ( não me xinguem!!!) nunca senti saudades do Brasil, sentia saudades de pessoas, algumas amigas e só...Do Brasil mesmo nunca senti, depois que voltei ao Brasil entrei até em depressão não consegui me adaptar novamente e até hoje me sinto deslocada. Não gosto de Carnaval, samba, praia, muvuca em geral, aqui só tenho marido e filhos, tias só distantes que eu nem conheço pessoalmente, agora vejo meus filhos indo para escola e crianças saindo do 4 ano do fundamental semi alfabetizadas, moro na quinta cidade mais violenta de São Paulo( ontem teve 3 assaltos aqui perto de casa) e penso que futuro poderei dar aos meus filhos aqui? Estou trabalhando para sair do pais novamente, Japão não posso voltar pois não sou descendente meu ex marido que é... Porém meu desejo é dar qualidade de vida aos meus filhos segurança... Me mudar tirar fazer faculdade, me naturalizar comprar casa etc....
Aqui não me sinto em casa...
Realmente um ótimo texto e eu escolho a alternativa 2, quero oferecer um futuro digno para minha filha vê-la crescer com qualidade de vida.
Boa sorte Val!!!
Grande abraço
Oi Mirella! Estou meio perdida a tanto caos deste país aqui! Estou muito triste. Sou empresária no ramo imobiliário fazem 6 anos. Mas e as vendas despencaram depois de anunciarem a tal "crise".
Estava com muita vontade de deixar o Brasil, vender o que temos aqui, comprar um imóvel no Canada, mas acho que minha idade avançada pode dificultar em achar um emprego, já tenho 41 anos, com 2 filhas uma de 17 e outra de 10.
Ah! Um detalhe, meu marido é gerente de uma boa empresa e tem uma pequena empresa também(ambas afetadas pela crise) e tem 44 anos, ele é contra minha vontade, acha que estamos velhos pra recomeçar e que temos que aguentar firmes que vai passar.
Minha dúvida é exatamente esta! Você acha que conseguiríamos trabalho o suficiente pra mantermos nossa família?
Oi Glamourosis,
Sinceramente eu acho que nunca é tarde ... e vocês não estão velhos, né? 41 e 44 anos? Imagina...
Eu acho que a vontade de mudar tem que ser de vocês, o começo com certeza não será fácil, especialmente se tiverem que mudar de área, mas é uma opção.
Há muitas coisas para se levar em consideração quando já se tem uma vida estável no Brasil... e muita gente não está disposto a trocar essa vida já "certa" por algo completamente novo. Recomendo a leitura desse post: https://www.mikix.com/o-que-voce-precisa-saber-antes-de-imigrar-para-o-canada/
Abs
Oi Mirella
Estou em dúvida sobre qual museu visitar em Toronto.
ROM ou AGO??
Só terei tempo de fazer um.
Bjs.,
Ana
OI Ana,
Eles são bem diferentes um do outro.
O ROM é aquele tipo de museu clássico, o AGO é mais focado em arte moderna, tem uma sessão de arte canadense bem bacana, caso não conheça nada.
Então depende bastante do seu estilo.
Abs
Vc está certa Mirella. Tem um certo tempo que eu e meu marido pensamos em nos mudar do Brasil definitivamente. Tenho 25 anos e ele 26. Ele fala inglês fluente, eu apenas o básico (básico mesmo, de verdade). O que tem me motivado muito ultimamente a sair daqui é o fato de que não fiz uma boa escolha na área profissional. Me formei em novembro do ano passado no curso de direito, passei na oab, mas não tenho perfil de advogada, então só me restam os concursos. Confesso que sempre me encantei com a área da saúde e vejo no Canadá uma possibilidade de recomeçar, de aprender, de crescer. O meu marido é funcionário público, por isso temos uma vida relativamente boa no Brasil, não posso negar, mas mesmo assim ele também é totalmente infeliz na vida profissional dele, é frustrante. Pra mim seria mais difícil do que pra ele, já que ele é formado em administração e, apesar de não ser uma área onde os empregos sobram, o curso dele pode ser reaproveitado no Canadá com mais facilidade, o que não acontece com o meu. Enfim, estou um pouco perdida em relação a minha decisão. Largo tudo e vou tentar o sonho na área da saúde ou continuo lutando por uma vaga em um concurso público? É uma decisão difícil, até porque o Brasil entrou em crise e os concursos estão escassos e acredito que assim permanecerão nos próximos dois anos. Não quero fugir daqui, mas quero um pouco, entende? Qual é a sua opinião sobre tudo o que eu disse? Obrigada!
OI Ana,
Se seu marido é consursado e você no momento não está trabalhando... porque vocês não vão para alguns meses para o Canadá para fazer um test driver e ver se ee isso mesmo. Ele pode tirar uma licença de algumas meses e ir.
Eu tenho um curso que ele pode fazer de hospitality que permite que ele estude e trabalhe... o que talvez seja mais bacana pra ele... e você pode fazer um curso de inglês.
Sei lá ... se você stem uma vida estável, talvez a mudança pode ser um choque... e a area adminsitrativa, confesso que não ee assim tão fácil de se re-alocar, pois assim como tem muitas vagas, tem também muita oferta.
Sei lá ... fica a sugestão.
Abs
Oie! É a Ana de novo. Ainda estamos aqui no Brasil, mas confesso que cada dia que passa a vontade de ir embora aumenta. Definitivamente gostaria de entrar em uma nova carreira, diferente da advocacia. Meu marido continua infeliz no emprego, mas sabe como é o salário entra todo mês, né? Estamos totalmente acomodados e isso me traz desespero, confesso. O mais engraçado é que eu estava aqui refletindo sobre a possibilidade de ir prai e imediatamente recebi um email, de uma reportagem aqui. Achei curioso, quem sabe um sinal! Hehehe.
Oi Ana,
Eu super acredito em sinais... :)
Vamos no falando.
bjks
Adorei este post. Eu morei 14 anos na Itália
Ha 3 meses voltei para o Brasil mas infelizmente percebi que aqui não aquele lugar que eu imagina como alguem já postou Brasil é uma baderna.... Agora eu estou querendo ir morar noa EUA mas não saberia como fazer gostaria de levar minha irma. Qual seria a melhor forma para eu poder imigrar?
Oi Alan, Tudo bem?
Imagino que deva estar mesmo re-aprendendo a viver no Brasil e a volta pra casa as vezes pode ser mais difícil que a mudança de país.
Boa sorte nas suas buscas de imigração para os Estados Unidos, sinceramente não sei como você poderia fazer.
Abs
Mirella, gostei muito do seu blog e de seu posts, como este.
Aproveitando, gostaria de saber qual seria a melhor forma de ir morar / trabalhar na Austrália junto com meu esposo. Ele é de TI há mais de 6 anos e eu já atuei na mesma área, porém hoje atuo na Educação.
Oi Leide, Tudo bem?
O ideal, na minha opinião é pelo processo de imigração federal ou dde alguns estados que estão aceitando imigrantes.
Você pode começar suas pesquisas por esse link: https://www.mikix.com/imigrar-para-australia-como-trabalhador-qualificado/
Abs
Gostei muito do seu artigo... eu tava pensando em fugir rs... agora mudei meu ponto de vista com relação a isso, obrigado.
Que bom que ajudei Henrique ... esse lance de fugir ou realmente abraçar um outro país é um tema bem importante para os que estão pensando em imigrar.
Abs
Mirella, que excelente o seu blog, viu? Muito muito bom MESMO! Muito coerente, aponta algumas coisas de forma muito lúcida e é muito informativo. Parabéns!!!! :)
Eu acabei chegando aqui porque estava procurando textos sobre o lado negativo do Canadá (já li o post das 8 razões). Já vi que tem muita coisa boa no blog pra eu ler e que podem me ajudar na minha decisão. Então, vou continuar navegando por aqui. ;)
Abraço!
Oi Andrea,
Seja bem vinda nesse meu espacinho virtual.
Obrigada pelas palavras sobre o blog e espero te ver sempre aqui.
Grande abraço
Perfeito esse texto amiga :) Imagino a enxurrada de e-mails que vc deve receber de pessoas loucas para "fugir" dessa loucura que vivemos, mas assim comovc acreditoque "fugir" não é a melhor opção e acredito que no primeiro aperto fora, o cara vai querer voltar para o BR ou vai falar mal do seu país atual...Afe! tem que ter paciência com esse povo - rsrsrsr
Bjokas
É complicado ... kkkkk
bjos
Muito bom o texto, Mirella! Tenho reparado a mesma coisa no meu blog em relação ao Canadá a cada notícia ruim que sai sobre o Brasil. As pessoas querem de qualquer jeito vir morar aqui porque não aguentam mais o Brasil, mas sem ter a menor noção de como são as coisas no Canadá e sem querer arriscar nada nem baixar o padrão de vida nos primeiros anos. Complicado né, as chances de decepção nesses casos são enormes.
Disse tudo Thaís ... falta de preparo é a pior receita para imigração.
BJos
Mirella, o seu texto veio a acalhar a situação que o próprio texto já descreve. Ao mesmo tempo eu fico pensando nestas pessoas que acham que vão revolver o problema delas ao sair do Brasil. E claro que não, pois o Brasil jamais sairá delas, uma vez no exterior,
.
Eu sai do Brasil em 1986, na época o Brasil vivia um caos. Mas a minha viagem já vinha sendo programada ha bastante tempo e aconteceu que deixei o país no iníco do plano Cruzado. Todos sabem o que aconteceu depois...
Acontece que de tempos em tempo eu voltei lá e a cada viagem era um tal de fica joão, aqui é seu país. Num me comovi com aquelas palavras, pois conhecia o Brasil e conheço o país onde eu vivo. Nunca me arrenpedi de não ter voltado a morar no Brasil e, hoje, essas mesmas pessoas tem me visitado nos últiimos tempos e ficam encantadas com os EUA e falam... não volte, aquilo lá não têm jeito e aqui é o seu lugar. Não volte.
São 29 anos fora do Brasil, mais tempo de vida aqui, do lá. Esse é o meu país, porque eu o escolhi e nunca levaria meus filhos para viver naquela baderna(BRASIL)!
OI João,
Obrigada pelas palavras aqui no blog ... entendo muito bem seu ponto de vista.
Eu até penso em voltar para o Brasil por algum tempo, mas só depois que me aposentar e não precisar trabalhar ou deixar meu dinheiro lá, pois eu não tenho coragem de pagar imposto pra um país que não respeita seus cidadãos... como vc bem disse, aquilo é uma baderna.
Grande abraço
Otimo Texto Mirella. Acontece comigo a mesma coisa: depois da reeleição da Dilma recebi vaaaaarios emails perguntando como sair do Brasil, pois a situação estava complicada, etc. Eu não sei a formula de sair do Brasil e acho que antes de querer isso as pessoas tem, como vc disse, rever os motivos para esta escolha. Beijos
Exatamente Gabi ... o povo faz um drama que as vezes me cansa.
E quando vem com aquele papo... preciso sair do Brasil urgente... como se fosse assim, né?
:)
bjos
[…] Imigrar para o Canadá não deve ser sonho Qual a hora certa de imigrar para o Canadá? Agora… Qual é a sua: Fugir do Brasil ou Chamar um novo país de casa? Principais problemas enfrentado pelos imigrantes O melhor lugar do mundo para viver … é onde […]
[…] necessária, depois de alguns meses morando fora, você começa a perceber que a sua decisão de sair do Brasil e morar em outro país, não era exatamente o que você esperava. Neste momento começa a nascer em […]
[…] Aí vem minha indagação, mas por que é preciso “sacanear” o outro país que te acolheu (seja ele um país estrageiro ou o próprio Brasil)? Todo mundo sabe (ou deveria saber) que não existe país perfeito… sendo assim, precisa mesmo falar sobre os pontos negativos do outro país? Somente razões positivas pra voltar ou ficar não seriam suficientes pra basear a escolha? [Já comentei sobre a questão do fugir de um país ou adotar um novo aqui nesse link]. […]
[…] dia (28 dias x 2,3 = US$ 64,40) * Transfer de chegada C$110 a C$150 dependendo da escola. * Visto [ver detalhes] * Passagem aerea * Passeios, transporte público e custo de vida na […]