Resolvi criar esse post para colocar as dúvidas mais frequentes que aparecem aqui no blog em relação ao Canadá (vida, intercâmbio, viagem e afins)… Se sua pergunta não está aí, manda pra gente nos comentários que eu acrescento aqui caso seja pertinente, do contrário respondo nos comentários mesmo, ok?
Vamos as perguntas – FAQ Canada:
Brasileiro precisa de visto para visitar o Canadá?
Sim, todo brasileiros precisa de visto, inclusive aqueles que vão apenas fazer conexão/escala no país. Mais informações nesse link: O que você precisa saber sobre o visto canadense de turista
Posso visitar os Estados Unidos com meu visto Canadense?
Não, apesar dos países serem vizinhos, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Dessa forma, para visitar os dois países, é preciso ter os dois vistos no passaporte.
Dá pra visitar Vancouver e Toronto na mesma viagem?
Teoricamente dá, especialmente se tiver bastante tempo, do contrário para você ter uma ideia, de Toronto a Vancouver, são quase 5 horas de vôo. Pois é … longe pra caramba!
Dessa forma, nem sempre é uma boa ideia juntar as duas cidade em uma única viagem, especialmente se ela for de apenas 10 dias. Tem muita coisa pra fazer numa viagem para Toronto, que incluiria passar por, Niagara Falls, Ottawa, Montreal e Quebec City, e o mesmo em relação a Vancouver, que incluiria, Montanhas Rochosas, Victoria e até Seattle, se quiser dar um pulinho nos EUA. Os dois lados do, seria para uma viagem de uns 30 dias, eu diria!
Qual a temperatura do Canadá no verão? Pode nevar?
Tirando a parte do pólo norte, eu aviso que sim, faz calor no Canadá… e dependendo da cidade que estamos falando, pode até ter dias de 40C (positivos). Sendo assim eu informi que não vivemos em iglu! 😉
Por exemplo, a media de temperatura em Jlnho em Toronto é de 26C e de Vancouver, 22C. Viu? Não é tão ruim assim 🙂
Mas lembre-se que o Canadá fica no hemisfério norte, dessa forma as estações do ano são contrárias ao do Brasil, fica mais ou menos assim:
Dezembro – Fevereiro: inverno
Março – Maio: primavera
Junho – Agosto: verão
Setembro – Novembro: outouno
PS: mesmo dentro desses meses, a temperatura varia bastante. E mesmo no verão, eu não deixaria de incluir um agasalho na minha mala 🙂
PS: Esse post pode te ajudar a decidir qual a melhor estação do ano para você ir visitar o Canadá
Tem estação de esqui aberta em Julho?
Não 🙂 . As estações de ski geralmente começam a operar de Novembro a Abril. Dependendo do ano, esse período pode ser menor ou maior.
Quais empresas aéreas me levam para o Canadá?
Voos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro para Toronto, somente pela Air Canada. Mas outras opções fazendo conexões tem todas as empresas grandes americanas (American Airlines, Delta e United Airlines). Tem a Copa Airlines fazendo conexão pelo Panamá entre outras…
Brasileiro pode dirigir no Canadá?
Sim, até o momento, a própria carteira de motorista brasileira pode ser usada para dirigir no Canadá, por um período pequeno (geralmente até 3 meses). Cada província tem as suas regras e melhor verificar antes de embarcar.
Tem que usar corrente nas rodas do carro para dirigir no Canadá?
Geralmente não é preciso, eu por exemplo, em 10 anos de Canadá, nunca precisei usar no dia-a-dia da cidade. As correntes são exigidas quando se vai a montanha, lugares remotos e somente no inverno, quando tem neve. Nas cidades e estradas grandes não é preciso. Porém, no inverno é recomendável alugar carro com pneu de inverno, para garantir uma melhor tração.
Tem pedágio no Canada?
Não, na verdade tem somente um na região de Toronto, entre as cidades de Burlington e Pickering, chama-se Hwy 407 ERT. Mas tem rotas alternativas para quem não quer pagar e é o que a maioria das pessoas usam.
…..
Outras respostas podem estar em posts específicos que escrevemos sobre Viagem pelo Canadá ou Vida no Canadá.
20 Comentários
Olá! Me chamo Fabricio Schimidt, parabéns pelo site realmente ajuda muita gente.
Eu queria sua ajuda pra me decidir o que fazer, tenho 17 anos, vou termina o ensino médio esse ano, vou fazer curso de Inglês e depois pretendo ir para um intercambio no Canadá aprimorar o Inglês. Depois quero fazer medicina no Canadá, o que você me recomenda ? College ou Universidade ? e depois que eu termina, e mais fácil conseguir morar lá e trabalhar ? tendo feito o College ou a Universidade lá ? Quero sugestões sua, se tiver mas alguma coisa que possa acrescentar você pode dizer.
Obrigado, Abraços.
Oi Fabricio,
Eu acho que medicina tem somente em university (não sei), e a McGill em Montreal é uma das melhores nessa area.
Eu não sei se o fato de fazer faculdade e imigração se combinam, com certeza deve ter vantagens, mas sinceramente vou ficar te devendo essa...
Abs
Opa Fabricio, tudo bem? =)
Quando você estuda no Canadá e atende aos requisitos do site http://www.cic.gc.ca/english/study/work-postgrad-who.asp, você recebe uma permissão de trabalho após os estudos. O tempo varia de acordo com a duração do curso (mínimo de 8 meses), por exemplo: se fez um college de 1 ano, terá 1 ano de permissão de trabalho após a conclusão do college. Assim por diante, com máximo de 3 anos, ou seja, se o curso tiver 4 anos, poderá trabalhar somente 3 anos após o término dos estudos.
Como a Mirella disse, acho que medicina é só em University mesmo.
Comece o mais rápido possível o "pé de meia", pois o valor é bem mais alto para estudantes estrangeiros!
Agora vem a grande questão: é mais fácil morar lá estudando lá? Sim! =)
Com os estudos, você pode trabalhar depois de se formar e quando atingir pelo menos 1 ano de experiência full-time (pelo menos 30 horas semanais) em cargos NOC 0, A ou B (http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/cec/apply-who.asp), você pode aplicar para o processo Canadian Experience Class e tentar sua mudança permanente.
obs.: a partir do ano que vem entrará em vigor o novo processo de imigração canadense, o Express Entry. Então fique de olho! =)
Obrigada pela resposta Jean.
Só um adendo, agora estudantes internacionais de college e university full time, podem trabalhar 20 hrs por semana durante as aulas e 40hrs nas ferias. Essa mudanca está sendo providencial para muitos estudantes.
Vale pesquisar sobre isso também.
Abs
Não sabia dessas correntes nos carros, no inverno. Só sabia dos pneus especiais ...
abraço;
Catherine
meetyoutherecanada.blogspot.com.br
Viu... Mirellita tb é cultura :)
Mirella,
Achei muito bomo seu Blog e muito útil também.
Sou enfermeira e tenho uma irmã morando em Dartmouth , no canadá.
Não falo inglês fluentemente e tenho um filho de 11 anos .
Visitei ela no mês passado por 40 dias e voltei ao Brasil decidida a imigrar para lá.
Tenho lido tud o que posso sobre o canadá e agora pesquiso um bom curso de inglês para fazer enquanto tento a imigração.
O problema é que não sei como começar e gostaria muito de uma orientaçao sua , ou por aqui ou por email.
Tenho pesquisado alguma forma de ir com meu filho pois não gostaria de deixa-lo no Brasil.
O que você pensa sobre isso? Como eu poderia começar?
help me , please !!! :)
Oi Tarsila, Tudo bem?
Já pensou em pesquisar sobre o programa de imigração? Na lista de 2014 eles pedem por enfermeiras: https://www.mikix.com/imigracao-para-o-canada-processo-federal-2014/
Acredito que essa seja a melhor forma de ir e levar seu filho com você. Mas nesse meio tempo que estudar muito inglês, do contrário, vai ser difícil vc chegar lá.
Outra forma é o programa caregiver (http://www.cic.gc.ca/EnGlish/work/caregiver/index.asp), mas aí seu filho não pode ir junto nos primeiros anos.
Ajudei?
Olá Mirella, tudo bem? =)
Há poucos meses atrás eu e minha esposa decidimos nos mudar para o "Congelador". Afinal precisamos nos conservar, né? E nada melhor que nos por na geladeira para isso! rsrs
Bem, como essa mudança não é um objetivo a curto prazo (por falta de grana e inglês), começamos os preparativos com bastante tempo, pois pensamos em aplicar no ano de 2016 ou no melhor caso em 2015.
Já validei meu diploma + histórico no WES, estamos estudando inglês e juntando o máximo possível de dinheiro.
Inicialmente estamos pensando em utilizar minha profissão (Analista de sistemas) para emigrar.
Nesse caso, quanto de dinheiro, na sua opinião, devemos levar? Vi que vocês levaram R$ 30.000,00 mais R$ 20.000,00 para caso quisessem voltar. Esse valor ainda se mantêm em 2014? Além dos $14,720 é claro.
Outra ideia que temos seria a de eu ir para estudar em um College para depois ter a experiência canadense e emigrar.
Como o Canadá enxerga um profissional querendo trocar, totalmente, de área de atuação?
Para constar, tenho 27 anos e desde 2010 trabalho com TI.
Parabén pelo blog!! =)
Ele ajuda muitas pessoas a planejarem com os pés no chão e mesmo assim continuarem motivadas!
Abraço.
obs.: depois dê uma passada no meu recém-criado blog. =)
Oi Jean, Tudo bem?
Muito legal saber que estão pensando em ir ao Canadá e seguindo o step-by-step para não se arrepender no meio do caminho.
A questão da grana é bem relativa, eu não moro no Brasil há mais de 14 anos, e acho que os preços aí suburam absurdamente, coisa que antes eu comprar um apê legal por 150 mil em São Paulo (Brooklyn), hoje nem a casinha do cachorro eu consigo por esse valor :) . Então esses 20.000 vocês devem avaliar se daria para vcs voltarem e se segurem por uns 6 meses...
Sobre os 30.000 dolares iniciais, eu acho que dá para vcs dois sim se virarem pelos primeiros meses, desde que não entrem na loucura da gastação e assumam que esse o que sobrar dessa grana pode ser uma entrada para comprar um imovel, ou sei lá... assim, tem mais motivação de não gastar atoa até arranjarem emprego e entrarem na rotina.
Porque vc quer mudar de area? IT é uma boa opção... ou vc não gosta? Ao inves do college, porque não faz uma pós-graduação ou um curso de especialização na sua area, assim vc não troca de area, mas aperfeiçoa o que já sabe.
Ajudei? OU falei falei e não falei nada...
Vamos no falando!
Abs
Muito obrigado pela resposta, Mirella! =)
Ajudou sim, mto!
Realmente imóveis por aqui estão bem superfaturados! Na verdade quase tudo, infelizmente!
Os R$ 30.000,00 estariam fora dos $14,720? A propósito, para o governo canadense, essa quantia em dólar serviria para nos manter inicialmente, é isso mesmo?
Apesar de atualmente IT ser o meu sustento, já não é de hoje que penso em mudar completamente de área. rsrs
Sinto que isso não para mim, mas se não tiver outro jeito continuo por mais um tempo.
O grande problema é sempre ouvir que tem muito emprego aí, pagam relativamente bem, etc, etc. hahahahahah
E é a verdade! rs
Você já trabalhou ou trabalha com IT? Seu marido sim, né?
Abraço e novamente muito obrigado! =)
OI Jean,
Os 14K que o governo pede, deve ser comprovado no momento do pedido para imigração, eu não lembro se alguém pediu para compravarmos algo quando chegamos no Canadá... mas vc vai ter que ter alguma coisa, né? :)
Emprego tem em todo lugar, mas tem que saber se o emprego que está procurando, é o que tem disponível. A area de IT costuma ser uma das mais fáceis para arranjar emprego, porém, nem todas as areas de IT estão em demanda. Procure nos sites de emprego e terá uma base melhor (aqui: https://www.mikix.com/site-de-emprego-no-canada/ ).
A relação do salário é a mesma coisa... dependendo do que vc faz, seu salario será mais alto ou mais baixo, é difícil saber exatamente.
Eu saiu da area de IT, mas sinto que logo ela voltará, parece yo-yo :) - mas atualmente trabalho como agente de intercâmbio e amo!!!. E o Kiko continua na area firme e forte :)
abs
Mirella, anotei todas as dicas! =)
Atualmente trabalho como Analista Desenvolvedor JAVA em Belo Horizonte.
Além de IT, que outras áreas possuem boa demanda por aí?
Se não for te incomodar, gostaria de saber mais a respeito de sua mudança de IT para turismo. Chegou a fazer algum curso nessa última área? É "tranquilo" mudar de área no Canadá?
Prometo que são as últimas dúvidas! rsrs
Abraço! Mande um para o Kiko também.
Até! =)
Oi Jean,
Puxa, não saberia te dizer quias outras areas são interessantes ... mas o importante para se conseguir um emprego mais rápido é ter experiência, trabalhar em empresas de renome internacional e ser especialista, geralmente os generalistas sofrem ou arranjam emprego que paga bem pouco.
Eu fiz um curso de turismo sim, e como acabei sendo a melhor aluna da minha turma, eu arranjei estagio que virou emprego logo assim que terminei o curso, foi uma experiência bacana, mas a grana não compensava, entende?
Estando no Canadá eu acho tranquilo mudar de area sim, muitas pessoas fazem isso, mas tem que estar disposto a recomeçar e essa parte que é complicada, digo por experiência propria.
Pode ir perguntando... no que souber, eu ajudo :)
Abs
Oi Mirella, tudo bem?
Acabei chegando a seu blog através do blog: Gaby no Canadá. Obrigada por todas as dicas, que estão sendo de grande ajuda para nós, eu e meu marido. Se possível gostaria de uma opinião sua. Eu e marido estamos nos planejando para se aplicar agora em 2016, estamos juntando grana e estudando inglês, mas ainda temos muitas dúvidas. Eu sou química, tenho 40 anos, fiz mestrado, doutorado, pós-doc e atualmente trabalho como pesquisadora em um Instituto de Pesquisa muito bom, meu marido, tem 37 anos é da área de TI, trabalhar em uma empresa boa como coordenador na área de redes e infraestrutura. Temos um filho de 3 anos. Sei que na lógica, você me pregunta, porque imigrar se vocês tem uma vida boa e estável? A verdade é que sempre pensamos na possibilidade de viver uma nova cultura, um outro país, e principalmente agora, que temos nosso filho, pensamos muuiiittto no futuro que ele poderá ter. Sem mais blá blá blá, a minha questão é se ainda temos idade para imigrar e se nossa idade poderá ser um fator limitante? Já pensamos várias formas de ir, eu como química, buscar um pós-doc, mas para isso eu teria que ir primeiro, deixar meu filho e talvez eu não esteja preparada para isso. Já pensamos em ir meu marido primeiro e tentar com a profissão dele. Enfim, estamos um pouco perdidos....estamos lendo bastante, vários blogs....pedindo ajuda...mas confesso que não estamos tendo muita...
Mais uma vez obrigada e desculpa pelo post imenso, mas agradeço muito se puder deixar sua opinião sobre nosso caso.
Abs
Cris
Oi Cris, Tudo bem?
Obrigada pela visita ... legal que chegou aqui pelo blog da Gaby, adoro o espacinho dela :)
Então ... infelizmente a idade vem sendo um limitante na questão do novo processo de imigração federal (o express entry), depois dos 30 anos, o pessoal pontua menos.
Eu acho assim, se vocês querem muito essa experiência, eu acho super válido. Eu acredito, que se você for como pós-doc, seu marido ganha o direito de trabalhar durante o período do seus estudos, dessa forma, vocês vão em família e pode ser uma ótima oportunidade de testar o país sem se comprometer demais, entende?
Do contrário, comece a pesquisar sobre os processos de imigração federal e provinciais, eu acho o meio mais lógico de imigrar... mas as mudanças estão dificultando bastante ... e isso é bem chato.
Boa sorte e qualquer coisa estou por aqui.
Abs
Olá, tenho 18 anos e estou planejando ir migrar com meu namorado, mas ainda irei fazer faculdade e ele também. você recomenda fazer um intercâmbio no Canadá e depois se mudar, ou estudar aqui mesmo e se mudar em seguida?.
Meu SONHO é ser perita criminal (e meu namorado está faznd TI), você acha que eu conseguiria ser uma policial forense ai mesmo sendo imigrante? ou só seria possível depois do green card? OBRIGADA AMO SUAS POSTAGENS ❤
Oi Dien,
Se vocês puderem gastar o dinheiro com intercâmbio antes de vir morar no Canadá, eu acho super válido, não somente para treinar o inglês, como também conhecer o lugar que pretende viver e investir muito dinheiro para o processo.
Ajudei?
Abs
[…] O que você precisa saber antes de chegar Intercâmbio no Canadá: Ir no inverno ou no verão? Perguntas mais feitas sobre intercâmbio e viagem para o Canadá Intercâmbio e homestay: O que você precisa saber para não criar falsas […]
[…] você precisa saber antes de chegar – Intercâmbio no Canadá: Ir no inverno ou no verão? – Perguntas mais feitas sobre intercâmbio e viagem para o Canadá – Intercâmbio e homestay: O que você precisa saber para não criar falsas ilusões – Dicas […]