Em Janeiro de 2015 o Citizenship and Immigration Canada (CIC) lançará o novo sistema eletrônico relativo a imigração para o Canadá, ele afetará o atual programa para vistos de residência permanente, o “green card” Canadense.
Quem acompanha o blog Mikix, sabe que o Canadá precisa de trabalhadores qualificados em determinadas áreas e para atrair essas pessoas, ele tem o processo de imigração aberta. Mas veja bem, não é pra todo mundo, são somente algumas profissões que tem esse “privilégio”, se é que podemos falar assim. Geralmente existe uma lista de profissões, como essa de 2014, que nos avisa quais as profissões em demanda para o programa.
Esse processo também será uma super novidade no setor de imigração, já que se difere muito do atual e que vêm sendo implementado há anos … se vai ser bom? Como vou saber, só o tempo nos dirá. Mas deixo aqui as explicações que o setor de imigracão do governo canadense liberou até o momento:
O programa Express Entry permitirá que o governo recrute, avalie e selecione imigrantes qualificados dentro dos seguintes programas de imigração:
Diz a lenda que províncias e territórios canadenses também poderão recrutar candidatos desde o sistema Express Entry de forma a melhor atender as necessidades locais das regiões. Sob esse novo sistema, diferentemente do anterior, empregadores também terão um papel chave na economia de imigração (finalmente!), já que eles terão acesso ao banco de dados de candidatos da imigração e poderão acelerar o processo para essas pessoas.
O Sistema Express Entry terá duas etapas:
1) O candidado em potencial deverá preencher seu perfil no sistema online do Express Entry (ele ainda não está em vigor, somente em Janeiro/2015).
Nesse perfil deverá constar informações relativas a habilidades, experiência profissional, capacidade de linguagem, educação e outros detalhes. Aqueles que atingirem os critérios de um dos programas de imigração serão colocados no banco de dados de candidatos.
Somente candidatos que tiverem pontuação elevada dentro das regras pré-estabelecidas serão convidados a se aplicar para o processo de residência permanente.
Se o candidato não tiver uma oferta de emprego junto a uma empresa ou a uma das províncias ou territorios canadense, que não é mandatório mas ajuda bastante, as informações ficarão disponibilizadas no banco de dados do Governo Canadense e as empresas e províncias terão acesso a isso.
Quando aplicável, empregadores terão que obter o Labour Market Impact Assessment from Employment (Avaliação do Mercado de Trabalho) and Social Development Canada para confirmar que a oferta de emprego é real, não haverá custo pra esse trâmite.
Não há garantia que o candidato irá receber o convite para se aplicar para residência permanente somente completando o online Express Entry.
2) Citizenship and Immigration Canada convidará alguns candidatos para se aplicarem para a residência permanente
Só receberão o convite para residência permanente os candidatos que atingirem o topo da pontuação baseado em suas habilidades e experiências. Candidatos que tiverem uma oferta de emprego de uma empresa canadense ou forem nomeados por uma província ou território, terão pontuação elevada e obviamente estarão no topo da lista. (Claramente a prioridade do visto será dada para aqueles que já tiverem uma oferta de emprego válida)
Depois de receberem o convite, os candidatos terão até 60 dias para enviar sua aplicação eletrônica para residência permanente através de alguns dos programas abaixo:
– Federal Skilled Worker Program (FSWP);
– Federal Skilled Trades Program (FSTP);
– Canadian Experience Class (CEC); or,
– A portion of the Provincial Nominee Program (PNP)
O departamento de Citizenship and Immigration Canada processará a maioria das aplicações dentro de um período de 6 meses.
Os candidatos que se cadastraram no Express Entry e não receberem o convite dentro de um prazo de 12 meses, poderão se re-aplicar se continuarem tendo as qualificações necessárias que o governo pre-estipulará – ainda não se sabe se a lista de prioridades mudará todo ano como atualmente.
E por fim, o que o governo está acreditando é que esse novo processo Express Entry resultará em um serviço mais rápido e eficiente para os potenciais imigrantes. E para o governo canadense será legal pois eles (teoricamente) serão mais flexíveis para as mudanças do mercado e prioridades do Canadá.
Agora meus amigos e ver o que realmente vai acontecer!!! Fiquem de olho!
Caso fiquem sabendo de alguma nova informação me avisem e eu farei o mesmo por aqui 🙂
Todo os posts do mikix relacionado a imigração e minha vida no Canadá estão aqui.
20 Comentários
Oi Mi!!
Posso deixar um comentário total off topic?? :)
Acabo de voltar da minha primeira viagem ao Canadá e só to passando por aqui pra agradecer!! O seu blog foi com certeza o responsável por dispertar a vontade de conhecer o Canadá... E isso já deve ter uns 2, 3 anos... Foi mto estudo, planejamento e muita vondade!! Nem sei qtas dicas peguei por aqui! Fizemos a Costa Leste toda, de Niagara a Quebec (nessa ordem, como vc aconselha, e obviamente a melhor ordem!!). Agora eu entendo um tanto os motivos pelos quais vc fala tão bem da sua segunda terrinha! Do seu congelador!! hahahaha
Pegamos o fim do outono, nem tava tão congelador assim, felizmente!! Gostamos muito de tudo, é um país realmente encantador... De tantas misturas e tantas culturas, né? E a partir de Ottawa que tudo muda e chegamos na parte francesa e é tão engraçado... Parecem dois paises distintos!
Queria agradecer um post em especial, que me possibilitou uma experiencia incrível... Conhecer o Parc Omega e alimentar os bichinhos com cenouras!! hahaha
Gente, o que é aquilo??? Eu amei tanto!!! Experiência única e um dos pontos altos da viagem, com certeza!
Eu sempre lembrava daquela sua foto do post e super tenho uma quase igual... hahaha A cara de medo BEM parecida inclusive tb!! hahahha
Com certeza essa foi a primeira vez de muitas... Pensando seriamente em aproveitar a validade do visto pra ir pra parte Oeste (sonho de consumo desde que vi pela primeira vez!) no ano que vem!
Tks por tudo Mirellita...
:)
Beijos!
Marcela sua linda!!!! Que comentário mais gostoso de receber... estou aqui toda prosa :)
Sério!!!! Muito obrigada mesmo pelas palavras e minha maior alegria é saber que gostou do meu congelador!!!
Coloque mesmo a costa oeste nas suas prioridades!!! Um dos lugares mais lindos que já visitei!!!
bjão
Olá, casal!
Primeiramente quero cumprimentá-los pelo blog. O conteúdo está impecável! Parabéns!
Também estou planejando uma mudança de cenário na minha vida e tenho certeza de que vocês são as pessoas CERTAS pra me aconselhar nesse momento.
Tenho 22 anos e quero iniciar estudos fora do Brasil visando imigrar pro país em potencial, pois a partir das minhas pesquisas concluí que é a tática mais certeira (pelo menos no meu caso).
Estou na dúvida cruel entre Canadá e Austrália (novidade, né? haha)
Inicialmente o Canadá me atraiu por causa dos seus Colleges, que segundo alguns imigrantes oferecem boas oportunidades para ingressar rapidamente no mercado de trabalho.
Pensei: 2 anos estudando e trabalhando + 2 anos de visto pós-College e, posteriormente, requerimento de cidadania através do Canadian Experience Class, certo?
Além do mais, li uma coisa aqui no blog que não me saiu mais da cabeça: os canadenses possuem mais facilidades com relação ao governo americano (ou seja, a terra do Tio Sam também pode ser opção algum dia).
Entretanto, a Austrália também me seduz muito (sou do tipo que AMA praia). Acho que o estilo de vida lá combina comigo. Mas tive a impressão de que pra ser reconhecido no mercado lá os TAFES e VETS não contam muito... estou certa? Só graduados têm boas chances?
Além disso, eles são mais rígidos que o Canadá com relação a imigração? Porque eu admito, não quero correr o risco de voltar pro Brasil contra minha vontade.
Gente, desculpa pelo texto enorme... Já pesquisei tudo que vocês possam imaginar, mas é que algumas coisas a gente só consegue esclarecer com quem já viveu, né?
Por favor, me respondam, essa é uma decisão muito importante e difícil a ser tomada... Sei que vocês entendem o que é isso.
Já agradeço!
Beijoooo!
Oi Mirella, tudo bom??
Entre os próximos meses tenho planos de fazer um intercâmbio e o Canadá é uma grande opção. Moro no Brasil e tenho nacionalidade portuguesa de família. Vc acha que me ajuda em algum tramite usar minha outra nacionalidade? É verdade q não é mais possivel estudante de escolas de inglês trabalharem no Canadá?
Obrigado pelo blog, estou devorando ele rs
Bjs
Eu achei que para o Express Entry não teria essa lista de profissões em demanda... achei que era para qualquer profissão.
beijos;
Catherine
otimo saber, Mi. Obrigada por postar.
vou ficar de olho em janeiro!
Oi Mirella, que bom que encontrei seu blog!!!
Primeiramente, parabéns pela iniciativa e prestação de serviços para todos os interessados em imigrar para outro país.
Tenho 33 anos e meu marido 36 anos e queremos imigrar para o Canadá com nossas filhas (4 e 9 anos).
Temos um impasse quanto ao inglês, pois acredito que para o processo federal, não conseguiríamos a pontuação mínima no IELTS.
Pensamos em uma segunda opção que seria aplicar o visto para "study & work" para estudar em nossa área e adquirir um melhor conhecimento em inglês.
Duvidas:
1) Com o visto "study & work" nossas filhas teriam direito ao sistema público de ensino e todos nós ao sistema de saúde?
2) Pretendo fazer um college, como não tenho o inglês necessário para entrada, eu conseguiria a carta de aceitação da escola para cursar inglês no próprio college até atingir o nível ideal e posteriormente cursar o programa propriamente dito? Caso positivo, essa carta de inglês primeiro e depois o curso em si seria aceita no processo do visto?
3) Quando penso no Canadá, imediatamente me vem a cabeça Toronto, gosto do movimento da cidade grande, porém, lendo muito a respeito das cidades, vi que Calgary tem sido uma ótima opção pela economia forte, embora seja uma cidade com mais cara de "interior" e muito frio.
Sou dá área adm/financeira e meu marido da TI, com sua experiência no país, qual das cidades vc nos indicaria, levando em consideração a criação de filhos, segurança, ofertas e trabalho e menos frio?
Mirella, mais vez muito obrigada por todos seus posts que tem nos ajudado bastante.
Abraços, Cristiane
Olá, tudo bem? eu me chamo Lucas e gostei muito do blog, eu gostaria de saber como eu posso fazer para ir estudar no Canadá e levar meu pai, minha vó e a namorada do meu pai, no caso eu gostaria de ir pra lá já com trabalho pro meu pai, pois meu pai etá com dificuldades de arrumar trabalho aqui no Brasil, porém ele é um excelente inspetor de qualidade, ele meche com essas coisas de iso 9000 e um mais um monte de coisas interessantes, não sei se há algum jeito de ele chegar no Canadá e arrumar um trabalho, eu preciso de alguém que me guie pra mim conseguir isso, já eu quero estudar inglês e desenho no Canadá e terminar a escola por que já estou no segundo ano, eu tenho 16 anos, preciso saber como faço pra ter acesso a essas coisas pois minha situação financeira não é nada boa, se é que me entende. A namorada do meu pai quer ir para trabalhar de baba, já a minha vó, quero que ela vá apenas para morar com a gente, ela sempre cuidou mais de mim do que minha mãe, e eu sou deficiente físico, o Brasil não está ajudando tanto quando o assunto é "acessibilidade", quero ir pro Canadá fazer minha nova vida com minha família e se possível com um custo baixo (se não puder ser de graça), se puderem me ajudar, com a experiencia que tem nisso, acho que poderei ter um futuro agradável, por que na situação que estou e o rumo que o Brasil ta tomando em todas as questões, eu não terei a chance de ter um futuro promissor em nada que eu tente fazer.
Oi Lucas,
Sinceramente não tenho a menor ideia de como vocês poderiam fazer para ir dessa maneira para o Canadá..
Vou ficar devendo ... me desculpa.
Abs
Ola Mirella,
Seu blog eh demais, uma delicia de ler!!! Parabens pelo trabalho, pelas dicas e por nos esclarecer inumeras duvidas que surgem quando pensamos em nos mudar ao Canada!
Eu e meu marido estamos comecando a buscar oportunidades e alguns links que voce apresentou sao muito bacanas e acredito que nos ajudarao bastante!!
Fico imensamente feliz de ver uma pessoa que de alguma forma tambem tem uma vida remota em Sao Carlos esteja se dando bem por ai neste mundao enorme! Fiz faculdade la e tenho esse mesmo carinho com a cidade! =)
Obrigada!!
Abs,
Debora
OI Debora,
Eita ... mais uma São Carlense de coração aparecendo daqui no blog... coisa boa!!!!
Obrigada pelas palavras e precisando de alguma coisa, estou a disposição, no que souber ajudar :)
abs
Oi Mirela, parabens pelo blog e orientaçoes.
meu ilho tem 3 anos e estudou Ingles em toronto em 2010 e quer ir agora fazer um college na area de Tarining Chef na George Brown, de 1 ano, o que segundo lemos, permite trabalhar por 20 hs durante os estudos e full time por ate um ano quando finalizaa-lo e, com o tempo de experiencia de trabalho canadense comprovado, tentar migrar pelo experience class. Entretanto,observei que nao tem nada na area de gastronomia na lista, nem chefe, cozinheiro....seria elhor ele ver outro curso, ja que tambrm possui em MBA em Comunicaçao e Novas Midias e graduado em Licenciatura em Artes Visuais? O investimento financeiro torna-se muito alto para investir em algo com pouca chance de obter o PR. O que aconselharia?
Oi Dalva, tudo bem?
Sinceramente prefiro nao comentar, pois nao sou especilista no assunto imigracao via college, entende?
Vou ficar te devendo.
Abs
Mirella, tudo bom?
Eu tenho 22 anos e vou concluir minha graduação no curso de economia ano que vem, sempre sonhei em morar fora do país e lendo e pesquisando, creio que o Canadá seja o país para mim, a minha dúvida neste caso é a seguinte, assim que me graduar eu pretendo fazer um mestrado, eu devo fazer o mestrado primeiro pra depois tentar migrar, ou já posso começar o processo de migração assim que terminar a minha graduação?
Eu tenho mais chances sendo solteiro ou casado?
Experiência profissional conta muito?
Oi Henrique,
Para ser sincera, estou bem por fora do que está acontecendo nessa área de imigração. Você pode fazer as duas coisas, pós primeiro no Canadá e depois se aplicar (acho esse o caminho mais fácil) ou se aplicar depois da graduação no Brasil.
Tanto faz ir solteiro ou casado ...
Experiência profissional conta muito, então tente sempre estágios ou emprego em multinacionais de renome.
Abs
OI Mirella, tudo bom??
Participei de uma palestra na minha cidade sobre imigração para o Canadá, é uma empresa chamada CEBRUSA, ela oferece curso de francês e da suporte para que o candidato que deseja imigrar pelo Express Entry. Eles fizeram uma ótima propaganda e fez parecer que chegar no Canadá e conseguir um emprego na minha area de formação é fácil, eu sou contador e gostaria de saber sua opinião. Como realmente são as coisas no Canadá? Eu vou ser discriminado e terei que trabalhar no MCdonald's? Ou existe uma boa chance de conseguir um emprego na minha área?
Oi Lucas, Tudo bem?
Os primeiros meses de Canadá não é fácil, especialmente se seu inglês ou francês não for fluente ... sem fluencia na lingua, fica muito complicado conseguir emprego na sua area no começo. Alguns se desesperam e vão para os sub-empregos, mas se for com planejamento e dinheiro, a coisa fica mais fácil para superar esses primeiros meses de adaptacão.
Boa sorte.
[…] todo mundo achou que só teríamos novidades em 2015 com o novo programa Express Entry, eis que surge essa notícia maravilhosa! [Fonte: Preparing for the launch of “Express […]
[…] a abertura do novo processo federal de imigração para o Canadá – Express Entry, muita gente está me escrevendo e perguntando sobre a aplicação, a pontuação, o test do IELTS […]
[…] de eu sempre refletir sobre a questão da imigração de forma independente, a verdade é que a maioria das pessoas que mudam de país vão devido ao trabalho, seja […]