Médico de família no Canada? O que é isso?
Médico de família é um clínico geral, e aqui no Canada, todas as pessoas devem escolher um médico para receber acompanhamento nos seus exames periódicos e fazer o famoso check up geral.
Para verificar os médicos de família que estão aceitando novos pacientes, basta ir no walk-in clinic mais perto da sua casa (Clinica de primeiros socorros) e pegar o nome do médico(a) disponível. Eles te darão cerca de 3 fichas para preencher em casa e depois você liga marcando sua primeira consulta para conhecer o médico.
Tudo parece simples, e teoricamente é mesmo… Quando cheguei no Canada lembro que fiquei ligando para os médicos da minha cidade que o site Doctor Search de Ontario anunciava, mas não deu certo, todos estavam lotados. A melhor saída é perguntar para um amigo ou ir diretamente na clinica como sugeri acima.
Fiz tudo isso e na segunda-feira passada fomos (eu e o Kiko) conhecer nosso médico.
Entramos nós dois juntos na salinha e ele foi se apresentando (coisa de 2 minutos): “Meu nome é tal, sou formado por uma universidade do Iraque desde 197x … (glup! Mirella engolindo seco e entendendo o preconceito que médicos brasileiros devem sentir por aqui)… , estou no Canada há muitos anos, fiz todos os exames necessários para minha qualificação no Canada e depois de 5 anos em Newfoundland praticando medicina geral, me mudei para Ontario.”
Conversa vai e conversa vem… (mais 5 minutos)… dissemos que não tinhamos nada sério de saúde, ele disse que faria todos os exames necessários de rotina e pronto!
E então veio a pergunta: “E aí, me aceitam como seu médico de família?”
Eu e o Kiko nos olhamos e aceitamos 🙂 . Será que tínhamos alternativa?
Claro que sim, a gente poderia simplesmente ter dito que não o aceitaríamos… mas como dizer isso se nunca tivemos uma consulta formal, certo? Foram 10 minutos de conversa e pronto… ele nos mandou voltar em 30 dias para começarmos os exames.
Sinceramente não fiquei chocada (risos! ultimamente essas coisas não me tiram o sono!)… já esperava algo desse nível, mas ele bem que podia ter tirado uma pressão ou sei lá, né?! Achei tão “rapido rasteiro”… e como sempre, totalmente impessoal. Eu não gosto disso! Mas aqui é assim, médico não é seu amiguinho, ele é um profissional que esta lá para te atender e não ficar ouvindo historinha…
Porém, confesso que ainda não me acostumei com isso. Quando vou no meu gineco no Brasil, fico lá 30 minutos só no bate papo antes de fazer o exame frango assado (vulgo Papanicolaou) e outros … conversamos sobre várias coisas, ele me explica como funciona isso ou aquilo, discutimos meus planos, tiro algumas dúvidas etc e tal… não é toque de caixa…
Mas enfim… c’est la vie… Daqui um mês eu volto contando como foi a consulta! E como dizem os canadenses: “Wish me luck!” (Desejem me sorte! 😉 )
Vivendo e aprendendo a ser expatriado… as vezes não é bolinho! eheheheh…
Update: no final, nós repensamos e resolvemos mudar de médico mesmo. Eu encontrei uma médica disponível do jeito que eu queria, que continua sendo minha family doctor até hoje (2013) e de várias outras amigas que eu indiquei. E o Kiko também conseguiu outro médico de família bacana… então fica a dica, não teve empatia com o seu médico, procure outro, fale com os amigos, pesquise e no final dá tudo certo. Quando escolhemos um novo país para chamar de casa, temos que nos adaptar e re-adaptar… e essa é a beleza!
29 Comentários
Oi, Mirella!
Estava pesquisando sobre como mudar de médico de família e encontrei teu blog.
Tenho um amigo que mora em Mississauga e está muito insatisfeito com o médico. Ele sente muitas dores nas costas, há muitos anos, e não consegue do médico nem uma requisição para fazer exames, nem um encaminhamento para um reumatologista. O médico diz que não é necessário, mesmo tem histórico na família de doença reumatológica, e meu amigo continua sofrendo dia após dia com essas dores. E isso é só um dos problemas. Estou tentando ajudá-lo a mudar de médico porque ele já está ficando até triste e desestimulado de resolver isso.
Eu entrei no site do Health Care Connect, já li algumas coisas, mas queria saber se você tem alguma dica, ou se foi fácil pra você mudar de médico, como foi que conseguiu fazer. Se puder nos ajudar, fico muito grata!
Oi Bianca,
Vocêpode trocar de médico de família no Canadá a qualquer momento... se não está satisfeito, ou quer trocar, você é livre para fazer isso.
Procure os médicos de famílias da região que estejam aceitando novos paciência e marque uma consulta para conhecê-lo, se não gostar, você não precisar ficar.
Eu acho que seu amigo deveria fazer isso, até para ter uma segunda opinião do caso dele.
Abs
Oi Mirella
To lendo seu blog de cabo a rabo :)
Esse médico é "de graça" pq vc já paga o valor mensal de "saude publica" né?
Oi Cibele,
A saúde publica do Canadá é praticamente toda de graça, tem algumas exceções, lógico, mas via de regra é gratuito para todos os cidadãos.
Abs
Esse médico da família é de graça?
Oi Juliana,
Para cidadãos canadenses, imigrantes, refugiados e alguns estudantes o médico de família é d graça sim...
Ajudei?
Abs
Oi ,tudo bem,gostaria de saber as oportunidades de trabalho e media salarial no canada e australia,somos eu dentista periodontista e minha esposa pediatra .Meu email alenga4000@yahoo.com.br Grande abraço Paulo
Oi Mirella..
Sempre leio seu blog mas nunca comentei..
Tenho 3 amigas que tiveram filhos com parteiras e 2 delas em casa.. experiencias maravilhosas, consultas de 1 hora, e crianças saudáveis.. Se vc não tiver problemas de saúde vale muito a pena..e midwife só pode aceitar 3 pacientes de cada vez..
Eu não tenho problemas com sistema de saúde por aqui.. mas tb não fico doente.. hehehe
Beijão
Noss,a adorei seu blog!! Encontrei lá no mundo pequeno e vou lhe dizer que achei super interessante e que você está de parabéns!!! Espero que tudo continue dando certo para você!!!! ^^
Aqui tb é assim, mas os médicos aqui sao muito secos, sérios, nao tem aquela cordialidade que os médicos brasileiros têm, aquele calor humano, o cuidado. E olha que mudei de médico de familia e nao adiantou, só pego porcaria. Saudade do atendimento médico do Brasil(o particular, claro)
Bjoks
Vamos ver se vai....rs
Mi, eu dei mais sorte. Chegando aqui meu marido jah me inscreveu no seu medico de familia, é um casal, clinico geral e ele tb é cardio e ela geriatra. Meu medico é ela (aqui nao tem feminino ou masculino medico para os dois), mas quem me atende é ele, porque ele é BRASILEIRO, sim, pais italianos, ele nasceu em Sao Paulo e la viveua teh os 15 qdo a familia se transferiu, entao pra tudo ficou mais facil. Graças a primeira visita e a todos os exames pedidos, ele descobriu q minha tireoide era preguiçosa. Ele me encaminha para os especialistas mas faz questao de ver todos os exames que estes pedem.
Mas qdo vou ao meu gineco aqui que é particular, ele nem me olha na cara, muito diferente dos nossos.
Beijos
juro q comentei e cade? rs
Mirella: Meiroca... você tinha ido parar na caixinha de spam eheheh
Ainda bem que eu te achei :)
bjks
Realmente é frio demais...Aqui meus médicos adoram um papo, daí eu entendo pq demora tanto qdo estou fora da sala- rsrsrsrsr
E eu tbm adoro um papo, então já viu-rsrsrrs
Bjokas
Oi Mi.
Fiz um outro post h;a agum tempo sobre family doctor:
http://lesinvasionsbarbares.blogspot.com/2008/08/family-doctor-ii.html
O meu, além de ser super seco tem uma cara de quem comeu e não gostou. Praticamente não faz pergunta.
Se eu chegar lá e disser que estou com dor de barriga ele vai dizer: "Mais alguma coisa? Não?", e me entrega o papel com a prescrição.
Depois começa a anotar umas coisas em uns papéis encardidos e quando vê que estou ali ainda esperando, achando que ele vai me dizer alguma coisa, ele olha pra mim e diz: "OK, pode ir."
Uma simpatia, não acha?
Bjs
Estava interessado em saber mais sobre o canada, porém seu blog não permite acesso. Se possível gostaria de ler sobre o que escreveste sobre a saúde publica lá. obrigado
Ola Ibrahim,
Só tenho um post do blog que tem acesso restrito, o restante são todos abertos.
Sobre o Canadá, tem essa página com alguns links que talvez te interesse: https://mikix.com/mikix-vida-expatriada/vida-no-canada/
não tenho muita coisa sobre saude publica, mas precisando de alguma coisa, deixe comentários e eu respondo :)
abs
Oi Mi. Parece que está contratando um advogado...rsrsrs! Estranho mesmo!
Mas como saúde é coisa séria, melhor mesmo é se prevenir, afinal se somos o que comemos precisamos de alimentos que sirvam como ótima matéria prima para cada pedacinho de nós. Não sou muito chegada em médicos...aqui em casa fazemos consultas semestrais com uma medica homeopata, fazemos exames de rotina mais aprofundados todo ano.
Agora estou querendo achar um médico da linha Ayurveda...
Oi, Mi!
A gente teve uma experiência muito bacana com essa história de médico de família. Conseguimos uma super rápido e ela é um amor! O marido tem pressão alta e visita a "dotôra" mais do que eu e ela sempre é muito atenciosa. Na primeira vez que eu fui ela ficou toda encantada por a gente ter vindo do Brasil e falar português, blá, blá, blá.... E eu até já fiz o exame do frango assado aqui (muito bom esse apelido! rsrsrs) e ela foi super bacana pra me deixar à vontade.
Acho que aqui nas maritimes tem menos gente pra encher os consultórios, sei lá....
Logo que eu consegui minha médica eu escrevi um post aqui (http://www.sustenido.mus.br/blog/2007/10/23/sistema-publico-de-saude/)
Bjs e boa sorte na sua consulta
Oi Mirella, o sistema ai, é igual aqui tb na Suecia. Se escolhe um medico pra ser o seu médico. Qdo cheguei aqui há 20 anos, o meu medico, era uma sueca que falava portugues muito bem. Ela havia morado no Brasil um longo tempo. Era maravilhosa. Depois ela se aposentou e ganhei um novo medico bem jovem. Com ele tb me dei bem. Atencioso...interessado. Mas a maioria nao é assim.
Achei q seu médico foi bom, pois vcs falaram q nao tinham problema de saude. Foram lá pra conhece-lo. Ele no entanto, já marcou uma consulta dentro de 30 dias pra comecar a examina-los. Se fosse aqui, ele só falariam com vcs, qdo vcs ligassem e falassem q estavam querendo encontra-lo.
Desejo-lhes boa sorte. Bj
Oi Mi, tudo joia?
Eu tb usei o site Doctor Search de Ontario, mas nunca esta atualizado. A melhor coisa a fazer e ligar para o hospital da cidade e pedir uma lista dos medicos que estao aceitando pacientes. Esta lista do hospital tb nao e 100% atualizada, mas melhor que o site Doctor Search. Eu ate liguei para um medico deste site e a secretaria me disse que ja fazia 4 meses que ela pedia para tirar o nome do medico da lista! Nosso novo medico de familia e canadense, mas do mesmo estilo, piscou e ja terminou a consulta! Beijos.
Oi Rachel,
Foi a mesma coisa comigo... por isso recomendo ir na clinica e pedir o nome do médico... dá mais certo :)
bjs
Oi Mi! Muito parecido com o que acontece aqui tb. Nada de amiguinho, ele é muito sério e profissional, dificilmente conversa contigo. Se bem que estou com a impressão de que tem mudado um pouco, já pego alguns médicos de vez em quando que batem o maior papo... Hehehehe... Eu nunca me acostumo com essa frieza.
Bjão
É, soube mesmo que a parte médica no Canadá é precária.
Tem funcionários brasileiros de algumas empresas que deixam pra se tratar no Brasil, inclusive tratamento dentário. Disseram que não são bons. Achei super estranho.
Entendo que o sistema transforma as pessoas.
Só que hj pelo mundo, se discute uma coisa chamada medicina psicossomática onde os médicos dão mão a palmatória aceitando que muitos problemas são de origem psicologica. Com isso as coisas deverão mudar muito. Pois a atenção no atendimento, os cuidados e a forma como se explica cada problema farão a diferença nas curas e nos procedimentos.
Bjs
Mirella: Oi Livia, não é precária, é diferente.
Como aqui o sistema de saúde é publico e gratuito... o esquema muda um pouquinho.
Mas o Canada esta mais desenvolvido no setor de novas tecnologias, pesquisas na área da saúde que o Brasil...
É estranho falar sobre isso, pois nnao tenho gabarito e nem pesquisei muito sobre o assunto.
Mas aqui as coisas são nota 10 no quesito pesquisa, invenções etc.
Bjs
Eu acho que tive sorte pois tanto a medica que tive em Montreal como a que tenho aqui em Toronto sao otimas, super atenciosas e nunca me apressam e fazem MIL perguntas. A de Montreal me atendia com uma calma e atencao que parecia que eu era a unica paciente que ela tinha. A consulta soh acabava quando eu nao tinha mais nada mesmo pra falar.
Mas eu nunca bati papo sobre coisas que nao tinham a ver com a minha saude ou bem-estar geral. Mas tambem nunca fiz isso no Brasil. Pra mim o medico tah ali pra me tratar, orientar, e responder duvidas sobre problemas relacionados com a minha saude. Talvez por isso nao tenha notado muita diferenca.
Mirella: Oi Alex, o bate-papo que comentei é na maioria das vezes sobre minha saúde.
Talvez, por eu ser do interior e meio que todo mundo conhece todo mundo, existe algo mais "humano" na coisa... não sei.
Afinal de contas, ele conhece todos na minha família e vice-versa.
Eu ainda não fui atendida de verdade pelo meu médico... vamos ver daqui um mês como as coisas acontecem.
Abs
Oiee Alexandra Tudo Bem ?? meu filho esta em toronto , vc teria uma indicação de um clinico p atende- lo .
Obrigada!
Oi Mi
O meu obstetra aqui tbem não era de muitas conversas, mas super profissional e sentia confiança, então neste caso nem me importei em comparar como era no Brasil.
Bjs
Mi, Se um dia eu tomar coragem de ter um baby, eu vou pedir o nome do seu obstetra...
Só espero que ele aceite pacientes de Oakville :)
Mas na verdade, eu penso em ter uma parteira, quando disse isso para o Kiko ele quase morreu, mas estou analisando!
bjks
Em Espanha é igual, dependendo da região aonde você mora, tem um centro desigando e um médico de família. Você não pode ir diretamente a um especialista, se teu médico de família não entende que seja necessário!
Eu ainda não fui no meu, porque ainda tenho um plano de saúde privado, mais no próximo ano vou encarar o sistema público, daí te conto jejejeje
Beijos
Mirella: O duro é que aqui a gente não tem opção de privado ...
bjs
Ah, eu tb prefiro um médico mais atencioso. Mesmo porque acho que a saúde é um todo... não só um pedacinho. Rsrsrs
Hahaha, Mi. A minha medica e' Canadense (a mesma da minha sogra), mas o atendimento e' o mesmo. A unica coisa e' que como eu sei um pouquinho ela sempre me da o medicamento ou passa o exame que eu quero. Ela so' prolonga o papo qdo e' sobre viagens e Brasil, pq ela ja foi la tb.
No Brasil estava tb acostumada a ir ao medico, ganhar um grande abraco e ficar conversando bobeiras. Mas la tinha plano de saude, e aqui nao podemos esquecer que os medicos sao funcionarios do governo e nao ganham o suficiente p/ a quantidade de pacientes que tem. Afinal, com mais 20,000 pacientes/ ano e um salario medio de $135,000, nao vale a pena perder tempo batendo papo e dar um atendimento special a cada um.
Ah, ela tem um estilo todo especial - hence the nickname " bozo the clown"!!
Se precisar de um bom dentista, o meu esta aceitando pacientes agora, mas ele e' a Queen com Logan.
Beijos.
Mirella: Oi Mel,
Pois é... acho que o que eu ouvi sobre meedico ganharem 400K por ano é balela, né?!
Ou será que isso é para os especialistas???
Sinto falta de um atendimento mais pessoal... mas é assim mesmo, "Em Roma, faça como os Romanos!".
[...] no Canada estão com uma carga de trabalho enorme e não são pagos adequadamente. Mirella diz: o sistema de saúde gratuito canadense tem suas mazelas… e as vezes, para quem estava costumado com o sistema privado brasileiro, [...]