É incrível o que 8 anos de má administração pode fazer com um país…
Atire a primeira pedra quem nunca:
– sonhou em vencer nos EUA?
– sonhou em estudar em umas das universidades renomadas americanas?
– pensou que seu país deveria ser como os EUA?
– os admirou por ser uma país democrata?
– os admirou pela politica externa e interna?
Enfim, os EUA sempre foi modelo de país… mas há 8 anos essa fama foi jogada na lata do lixo, quando uma política individualista, sem responsabilidade, interesseira, sem escrupulo e sem dignidade entrou no poder…
O Bush, uma marionete no Dick Cheney… despedaçou o país da esperança, do futuro, do “go get it” e assim vai… Juro que pensei que os americanos não fossem capaz de mudar de opinião, de engolir sua aristocracia e preconceito e eleger Obama! Até agora estou pasma, mas muito contente… vejo uma luz no fim do tunel para os EUA… e vejo que há chance de um futuro melhor para eles e para o mundo.
Ainda não sei se o Obama seria a melhor opção para a economia Canadense, já que ele pretende revisitar o NAFTA e outras politicas externas que favorecem o Canada como exportador de recursos, profissionais etc… Sim, pode ser que isso venha a ser um problema, já que o principal cliente canadense é os EUA.
Mas eu não quero pensar nisso, pois sei que tudo será resolvido e de repente isso seja uma boa hora do Canada focar em outros mercados como Europa e Asia, por exemplo… mas isso a gente discute em um outro momento.
Sempre torci pelo Obama e quero sinceramente que seu governo, mesmo com os cofres falidos, seja um sucesso e que traga de volta o modelo Americano que sempre nos referíamos…
Adorei o discurso do Obama em Chicago, e fiquei admirada com o discurso do McCain também.
Update: Legal os comentários (foram 7 até agora)… só queria lembrar que a idéia desse post é fazer você voltar 8 anos no tempo… tente engolir 8 anos de era Bush e ver como as coisas eram antes…
Não existe país perfeito, óbvio! Mas eu acho incrível a capacidade que a era Bush teve em destruir a imagem de um país em tão pouco tempo, mesmos as pessoas do mundo começaram a odiar qualquer americano (vi isso no tempo que passei em Amsterdã e na Australia), e o pior, os americanos (menos iletrados e mais FOX news) não tinham a menor noção disso. Uma judiação!
Vamos ver se esse quadro muda! Amém!
9 Comentários
Então eu acho que sou um ponto fora da curva... Nunca nutri muita admiração pelos EUA (a ponto de sonhar em estudar em universidades americanas ou "vencer" na América como vc colocou). Na verdade pra mim tanto faz como tanto fez, mesmo sabendo que eles são, de fato, os donos da bola já que o mundo todo abaixa a cabeça pra tudo o que vem dos EUA.
Eu espero que vc esteja certa e que a gente esteja presenciando um momento importante na história maaaasss.... com alguns anos de politicagem brasuca na bagagem sou meio descrente em "esse sim vai fazer diferença" ou "esse é o homem que vai fazer o X (coloque aqui o nome do país) sair do buraco/ ter uma economia melhor/se desenvolver".
Yeah, no hope at all.
Oi Mirella,
Na verdade, o discurso do McCain não surpreende que já o conhecia de antes de ser candidato. Ele sempre foi um cara do bem. Se durante a campanha as coisas mostraram alguém diferente disso (aqui do sul do mundo não pude acompanhar muito de perto a campanha) acredito que tenha sido a máquina republicana que engole qualquer um.
Como senador republicano, nas inúmeras entrevistas que deu para talks shows, como o Daily Show do Jon Stewart, muito antes de ser candidato (no tempo em que eu morava em Toronto) sempre foi um cara legal. Por isso, o seu concession speech não me surpreendeu.
abraço!
Ops...
"... não surpreende quem..."
:-)
marcelo
Confesso que também me admirei pelos discursos. Estava doida para ler "O Deus de Barack Obama", mas infelizmente ainda não tive oportunidade.
Estimamos melhoras à nação.
Beijocas
Oi Mirella!
Olha gostei muito da vitória do Obama. Claro que não haverá mudanças do dia pra noite nos aspectos políticos que estamos vivenciando nesse últimos 8 anos da era Bush, mas o fato do Obama ser eleito já é um grande passo.
Com relação aos pontos que vc colocou no início do post, eu não me encaixo em nenhum deles. Sinceramente os EUA nunca me encantaram e acredito que muito dessa fama de exemplo vem da idealizaçao que a mídia faz ao mostrar somente o lado positivo desse país.
Abraços,
Isabela.
Mi, acho que posso atirar a primeira pedra...os Estados Unidos nunca esteve nos meus sonhos, mas reconheço a potencia que é.
Agora nos resta cruzar os dedinhos e esperar que tudo corra bem.
Beijos
meire
Hummm.... talvez passear e conhecer New York e Flórida, mas viver nos EUA, não!!
Prefiro o Canadá ou a França.....rsrs
Mas torço pra que tudo se ajeite. Também torci pelo Obama. Os americanos nos deram um show de democracia e política (mesmo tendo processos eleitorais diferentes).
Dois homens dignos que concorreram o maior cargo do mundo, mas que não deixaram de respeitar um ao outro e ao povo americano. Me emocionei com os dois discursos tb.
Vamos ver o que vem por aí.
bjinhos, Mi
Olha, confesso que dou mão a palmatória.. Não entendo muito da politica americana mas.. Pessoal não adianta negar, tudo vem dos EUA. Em tudo se vê um dedo americano.
Não tem como. Pelo menos em tudo é o que tenho visto. A expectativa agora é grande. Obama enfrentará uma fase complicada. Por muitas vezes apesar de não concordar, tive que entender que Bush não poderia agir de outra forma. Talvez não tenha tido tato, nem habilidade com a situação. Mas o que fariam outros? Seu pais ser atacado do jeito que foi? Foi uma sucessão de acontecimentos que levou o pais ao que foi. Dependemos muito deles não adianta negar. Vamos orar por enquanto. Sinto que o momento é de cautela. Tudo por lá está muito visado. E o procedimento do novo presidente mais ainda. Vamos aguardar pelo melhor.! O futuro a Deus pertence. A preocupação é grande.
E Mi, eu tb ainda nao to acreditando. Acho q ele era a melhor opcao sim, principalmente pq o McCain parece ser um cara de guerra, e q eu quero mais e paz. Muita paz. :D Vamos ver o q acontece agora!!