Update (06/Set/2018): Quando escrevi esse post sobre “Eu confesso! Porque decidimos retornar para o Canadá depois de 3 meses na Australia” em 2008, não tinha ideia de voltaria a viver na Australia por dois anos em 2010 a 2012, e agora de novo, desde Julho/2018, aquela velha dúvida que nunca quer calar: Canadá ou Australia!!!
Isso é para vocês perceberem que a vida não precisa ser exata e que a gente pode mudar de ideia e ser muito feliz cada dia de um jeito! E como sempre digo, o melhor lugar para se viver, é onde se está a fim!
Segue o texto completo, do jeitinho que escrevi na época:
Curte nossas dicas? Então na próxima viagem não deixe de usar nossos links, você não paga nem um centavo a mais por isso e ajuda o blog a se manter!!!
Eu confesso… retorno para o Canadá depois de 3 meses na Australia
Eu confesso que quando estávamos indo para Australia, nossas expectativas eram enormes e nosso objetivo era realmente se estabelecer por lá, os amigos mais próximos e a família já sabiam dessa intenção.
Porém, como já somos “espertinhos” e conhecemos nosso jeito “doido” de ser, não queríamos mudar de mala e cuia sem antes vivenciar um pouco as coisas por lá. E essa foi a melhor opção que fizemos, pois depois de um mês, percebemos que não estávamos no nosso lugar. Foi estranho e meio triste comprovar tudo isso, pois no fundo, acho que já tinhamos essa resposta mesmo antes de embarcarmos nessa aventura.
A Australia é um país incrível, com excelente qualidade de vida e estilo de vida parecido com o Brasil, mas quando começamos a colocar na balança os prós e contras do Canada vs. Australia, optamos em permanecer no Canada.
É difícil explicar as razões, pois elas são muito pessoais e além do mais, já estamos totalmente estabelecidos no Canada, sinceramente, não sei se teríamos essa dúvida se só tivéssemos morado na Australia. Mas chega de lenga-lenga e vamos as principais razões que nos levaram a essa decisão:
1. Custo de vida mais elevado (incluindo preço de casas, eletronicos, automóvel e taxa de juros).
2. Preço de passagem aérea nas alturas. Eu acho que a distância do Brasil e do mundo dá para ser contornada, porém os preços das passagens aéreas não ajudam. Isso inibe também das pessoas próximas virem nos visitar com a mesma frequência que fazem aqui no Canada.
3. No curto prazo, acho que a Australia é mais aberta a imigrantes, mas acredito que no longo prazo o Canada oferece mais benefícios.
Enfim, eu sei que tudo ficou muito simplista, mas ficar escrevendo bíblia não é minha intenção… sem contar, que meu objetivo não é o de convencer ninguém sobre nossa decisão, pois ela é nossa e cada um toma a sua, né?
O ponto negativo do Canada, continua sendo o FRIO… e é com ele que vou continuar lidando por enquanto 🙂
No final, acho que já estou há muito tempo no Congelador e não consigo ficar longe. Todo ano reclamo do inverno, mas é para ele que sempre quero voltar! E a vida continua, estou em casa, como isso é bom!
Agora as dúvidas acabaram… é engraçado ter essa história resolvida!
Se estamos arrependidos de ter ido??? Não mesmo, a gente só se arrepende de coisa que não faz e desse mal, a gente não morre ahahaha… 😉
Leia também:
Qual é a sua: Fugir do Brasil ou Chamar um novo país de casa?
Principais problemas enfrentado pelos imigrantes
O melhor lugar do mundo para viver … é onde você está a fim!
24 Comentários
Interessante. E o proximo destino?
Mirella,
É ótimo escutar (nesse caso ler) de voce que vivia no Canada, foi para Australia e agora voltou para o Canada os motivos desta nova virada.
Quando começamos com a ídéia de imigrarmos as nossas opções eram Canada, Australia e NZ, os motivos de escolhermos o Canada, apesar de nao conhecermos nenhum dos outros foi justamente a distancia e a questão de oportunidades.
Bem vinda de volta e quem sabe não nos encontramos na terra gelada, que no inverno sempre tem uma montanha para esquiar...
Abraços,
Diniz
rio-canada.blogspot.com
Poxa, super interessante vc escrever isso...
Acredito que em um momento ou outro todo mundo acaba pensando na Austrália como possível destino (a gente também teve essa fase) e apesar da sua frustraçãozinha, é legal saber que vc não trocaria definitivamente.
De qualquer froma é muito bom saber que vcs estão se sentindo em casa de novo!
Bem-vindos!
beijinho
Então vocês estão de muda? O importante nesta vida é tentar e experimentar, beijos
Eu acho o preço de imóveis simplesmente absurdos aqui e a Austrália ainda conseguiu ser mais cara? Pobre povo que tem que trabalhar duro para conseguir comprar um barraquinho, hein?
Que bom que estao de volta!
bjs
Que bom que vocês "se encontraram"! Se sentir em casa é muito bom e um gostinho que não tive por muito tempo, já que meus pais são separados e eu sempre tive duas casas. Ou seja, não me sentia em casa em lugar nenhum. Quando fui morar com o marido, a casa já era dele. Ainda estou tentando me convencer 100% que é minha casa também. Quem sabe no Canadá, né?
Beijo,
K.
Oi linda, quer dizer que vc esta mais perto de mim????
Escuta... preciso te mandar um email... to com planos.. ehehheh
Espero que o próximo destino seja a Espanha!
Bjoks...nada como estar na NOSSA casa, é bom demais!
Eu acho que o grande barato dessa vida são as nossas experiências...Eu as vezes sinto falta disso na minha vida, mas vou levando :)
Um bjão e curta sua casinha :)
Mirella,
você está certíssima em tentar, e também em escolher o que é melhor pra vocês sem precisar ficar justificando nada!! se deu ótimo, se não deu, ótimo também!!!!
e assim vamos indo!
boa volta para o Canadá :-)
beijos
Olá Mirella!
A melhor coisa foi ter tirado a dúvida da cabeça e ter tomado a decisão "com conhecimento de causa"! Não tem nada pior do que aquela sensação "E se...", né?
Bjs
É isso aí, tem que tentar, 'provar' e se gostar melhor ainda, senão, pelo menos vc já sabe o gosto :)
Bjs e seja bem vinda de volta pra casa!
Home sweet home!! Tb acho pior se arrepender daquilo que se deixou de fazer. bjs
Ótimo notícia Mirella, que voltaste. Espero que quando eu for para aí, estejas por perto, para quem sabe a gente tomar um café ou um chocolate quente?! Hein!? Quanto ao frio, quem mora no Sul como eu (em Porto Alegre p/ ser mais exata!), já tá acostumado, e olha que aqui (claro que não é o frio daí!) a gente acaba passando mais frio e trabalho, pq aqui não tem sistema de calefação como aí...
abraços,
Taís Jacques
O que vale é a experiência. Eu gosto de pensar que apos rodar o mundo vcs gostam mesmo é daqui! :)
Q
Welcome Home !
Oi Mirella, deve ter sido uma experiencia e tanto conhecer a Australia e ver com os proprios olhos como e a vida por la. E como voce disse o impotante e se sentir confortavel com o lugar que vc vai morar. bjs,
Mirella, tente encarar o frio como uma QUALIDADE do Canada hehehe... I know, estou forcando muito para vc nao? Hahaha!!! Mas legal que vc foi, viu e experimentou, essa vai ser uma experiencia que vc vai ter sempre com vc e isso eh o que eh conta no final.
E viva o Canada!!!
mas cade o frio daqui? :-(
Mi, que bom que voces tem a oportunidade de experimentar, acho que esse e o grande barato da vida!!!
E que voces continuem sendo felizes, porque no final de tudo, e isso que a gente busca ne??
Um beijao!
Oi Mirella! Conheço um casal de amigos que saíram de Vancouver falando que aqui era muito caro... Foram pra Sydney!!! Rererererere... Esse seu post confirmou a informação deles que a coisa lá é ainda mais dispendiosa.
Sejam bem vindos de volta e sim, Vancouver é cara! Mas pelo visto Oz 'tá batendo.
Abraços!
Que legal, Mi! E legal isso das suas duvidas terem acabado. Se voces nao passassem esse tempo la, nunca saberiam se poderia ser melhor, ne?
Que bom que agora não têm duvidas. E não teriam certeza de que o Canadá é o melhor lugar se não fossem pra Austrália e tivessem tentado.
No mínimo, essa experiência rendeu lindas imagens e ótimas histórias.
bjinhos
Gente, que coincidência!
Eu morei 4 anos em Brisbane (se entendi bem, foi onde vcs moraram também), e em breve vou pra toronto.
Bom saber que vcs preferiram o canadá, pq eu estava numa super dúvida se voltava ou não para a austrália.
Boa sorte aí! Abs,
Martina
[...] já acompanhava o Mikix, deve ter lido esse post aqui, onde relatei alguns dos motivos pelo quais estávamos deixando a Australia lá em Junho/2008. E é [...]
[...] já acompanhava o Mikix, deve ter lido esse post aqui, onde relatei alguns dos motivos pelo quais estávamos deixando a Australia lá em Junho/2008. E é [...]