Ensino médio no Canadá

Ensino médio no Canadá é chamado de High School, e participar de um intercâmbio desse tipo é, sem dúvida, uma mistura de sonho e aventura para muitos adolescentes e famílias. Os brasileiros geralmente optam por fazer um semestre ou até um ano letivo no Canadá, mas há também aqueles que tem o objetivo de completar o High School no Canadá para pleitear vagas em colleges ou universidades na América do Norte. Independente da sua estratégia, estou aqui para ajudar.

Há vários destinos interessantes e atraentes para se fazer intercâmbio. Mas por experiência, para aqueles que buscam um destino seguro, estruturado e com excelente qualidade de vida, digo que o Canadá é uma escolha certeira para fazer o high school no exterior.

Contudo, para fazer ensino médio do Canadá é preciso se planejar antes de embarcar e para isso estou aqui! Minha consultoria educacional ajuda você e sua família em todo processo, desde dúvidas iniciais até o retorno do estudante para casa.

Somos especializados em ajudar estudantes que vão para o programa completo de high school no Canadá, ou seja, estudo e hospedagem. Mas se você tem família ou amigos no Canadá que podem receber seu filho/a, entre em contato também, pois quase sempre conseguimos ajudar.

Quem sou?

Mirella Mikix Canadá

Antes das dicas, deixa eu me apresentar rapidamente.

Meu nome é Mirella, me formei em pedagogia pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), sou proprietária da agência Mikix Inc. e atuo como agente de intercâmbio especializada em ensino médio e cursos de inglês. Moro no Canadá há mais de 20 anos e já prestei serviços para estudantes de quase todos os estados do Brasil, atualmente estou vivendo entre Toronto e São Carlos (SP – Brasil). Acima disso, eu mesma já fiz alguns intercâmbios ao longa da minha vida e ainda tenho planos de fazer mais alguns!

Adoro viajar, trago na bagagem muita experiência para compartilhar sobre intercâmbio e vida no exterior, sendo assim será um prazer trabalhar com sua família.

Para mais detalhes, valores, matrícula e formas de pagamento, por favor, entre em contato pelo WhatsApp ou email (contato@mikix.com).

Veja nossas avaliações no Google.

Por que fazer fazer High School no Canadá

1- Qualidade de vida e segurança: várias cidades canadenses são eleitas regularmente como os melhores lugares do mundo para se viver. E não é por menos! O Canadá oferece um ambiente onde as pessoas prosperam e vivem em paz, além de proporcionar segurança e senso de comunidade.

2- Ambiente multicultural: o Canadá celebra a multiculturalidade e a diversidade. Assim, estudantes se sentem acolhidos rapidamente. Além disso, há a oportunidade de conhecer pessoas do mundo inteiro durante um intercâmbio de High School.

3- Política zero bulling: as escolas canadenses também têm política de “zero bulling”, ou seja, uma atenção a segurança física e emocional dos estudantes.

4- Currículo bilíngue: a grande maioria dos estudantes de high school no Canadá optam pelo currículo em inglês em regiões de predominância de língua inglesa. Contudo, o Canadá é um país bilíngue e é possível estudar inglês, francês, ou até optar por um currículo com as duas línguas.

5- Ensino reconhecido internacionalmente: o sistema educacional canadense é um dos melhores entre os países de língua inglesa, resultado de um forte investimento em escolaridade pública.

6- Escolas públicas de qualidade: 92% dos estudantes canadenses estudam em escolas públicas. Mas, apesar das escolas serem gratuitas para os canadenses, os intercambistas pagam para estudar no Canadá. Certamente, um investimento que vale a pena.

7– Crescimento pessoal: a oportunidade de viver em outro país gera responsabilidade e consciência em relação a dinheiro, estudo e família. Um feedback constante dos pais de intercambistas é que os filhos retornam para casa mais maduros e seguros.

High School no Canadá - Mikix Intercâmbio
Photo por RODNAE Productions no Pexels

Ensino médio no Canadá – dicas

Intercâmbio no Canadá: muito mais que estudar fora, uma experiência transformadora!!!

Sobre as escolas públicas no Canadá

O ano letivo no Canadá começa em setembro e termina em junho do ano seguinte. Por isso, é comum usar a nomenclatura 2024/2025 ou 2025/2026, por exemplo, para um ano letivo. Sendo assim, as férias prolongadas acontecem durante o verão canadense, ou seja entre julho e agosto. Acima disso, há recesso escolar entre as semanas do Natal e Ano Novo. E também uma semana em março que chamamos de March Break.

A educação no Canadá é administrada pelas províncias, isto é os estados canadenses. E apesar do sistema educacional ser similar entre elas, cada uma tem suas próprias regras.

Grande parte dos estudantes internacionais de high school no Canadá optam por fazer o programa semestral (5 meses) ou anual (10 meses), mas há também possibilidade de concluir o ensino médio no Canadá, desde que haja qualificações e tempo suficiente para isso. As aulas no Canadá começam no início de setembro (na maioria das províncias), contudo muitas escolas permitem que os estudos semestrais também iniciem em fevereiro, no segundo semestre.

O sistema público de ensino canadense também usa a nomenclatura K-12, isto é, ensino do Kindergarten (pré-escola) até a grade 12 (12º ano), com exceção da província do Quebec.

Os estudantes canadenses geralmente se formam no ano em que completam 18 anos.

As secretarias de educação – ou school boards, em inglês – são responsáveis por um grupo de escolas de determinada região. Essas secretarias de ensino podem ser de cunho católico ou laico, dependendo de cada uma das províncias.

Notas e créditos do High School no Canadá

  • As notas seguem a escala A, B, C, D, E e F, sendo assim se as notas ficarem abaixo de D, significa que o aluno não atingiu a meta. Além disso, tarefas, lições de casa, trabalho voluntário e participação em sala de aula, também contam pontos para a avaliação.
  • O boletim escolar no Canadá é chamado de report card.
  • Para terminar o ensino médio no Canadá o estudante precisa completar um número de créditos definido pelo sistema educacional de cada província. Em Ontário, por exemplo, o estudante precisa de 30 créditos, ou seja, 18 disciplinas mandatórias e outras 12 eletivas, mas cada província funciona de um jeito.
  • Um aluno brasileiro pode se formar no ensino médio desde que complete os créditos necessários para obter o diploma. Geralmente, se exige o mínimo de dois anos de estudo no high school no Canadá (público) para um estudante internacional obter o certificado, mas cada caso é um caso.

Escolas particulares no Canadá

Assim como no Brasil, no Canadá há escolas públicas e particulares. Contudo, estudantes internacionais sempre pagam para estudar, independente do tipo de escola. Enquanto algumas escolas particulares têm um preço semelhante ao das escolas públicas, outras escolas custam muito mais.

A escolha por uma escola particular no Canadá pode estar atrelada a vários fatores, como: alumni, infraestrutura diferenciada, apoio para conclusão do high school no Canadá, aprendizado em módulos, apoio a estudantes com habilidades especiais, entre outros.

Mas a decisão vai sempre depender das circunstâncias familiares, das necessidades individuais do seu filho e, é claro, do orçamento disponível para investir no intercâmbio

Idade escolar no Canadá

O ensino obrigatório no Canadá tem início quando a criança faz 4 anos.

Veja abaixo uma tabela com a idade associada ao ano escolar, do berçário ao High School no Canadá:

Starting ageCanada
0+Nursery (berçario)
3-4Preschool
4-5Junior kindergarten
5-6Senior kindergarten
6-7Grade 1
7-8Grade 2
8-9Grade 3
9-10Grade 4
10-11Grade 5
11-12Grade 6
12-13Grade 7
13-14Grade 8
14-15Grade 9
15-16Grade 10
16-17Grade 11
17-18Grade 12

Casa de família no Canadá

A maioria dos estudantes de High School no Canadá se hospeda em casas de família – homestay ou host family, em inglês. Nesse ambiente, o estudante fica instalado em com quarto só para ele/a e com três refeições diárias incluídas. Enquanto isso, o restante da casa é compartilhado com os outros membros da família, o que também é ótimo para a convivência e o desenvolvimento da fluência na língua.

Cada school board trabalha com as casas de família de maneira diferente. Alguns são responsáveis pelo recrutamento dos homestays, enquanto outros trabalham com empresas terceirizadas para fazer a alocação do estudante.

Durante o processo da decisão do school board, da escola e dos detalhes do intercâmbio, certamente teremos a oportunidade de conversar sobre o que esperar das casas de família, entre outras dúvidas. Entre em contato!

>> Dicas realistas sobre casa de família

Equivalência – Ensino Médio no exterior

Os estudantes internacionais que vão passar um período no Canadá precisam fazer equivalência de diploma quando retornarem às aulas no Brasil. Isso é necessário para que eles não percam um semestre ou um ano.

Mas são situações diferentes para os estudantes brasileiros de escolas particulares e públicas.

No caso das particulares, recomendo que conversem com a escola antes de se matricularem no intercâmbio no exterior. A ideia é se certificar de que o período de estudos no Canadá serão convalidados. Dito isso, vale lembrar que cada escola tem suas exigências, ou seja, algumas são muito flexíveis, enquanto outras são mais rígidas. É bastante comum exigir que o estudante conclua matérias específicas ou até que faça provas de algumas matérias no retorno ao Brasil.

Por outro lado, estudantes de escolas públicas precisarão do boletim canadense apostilado e depois traduzidos. Mas recomendo que converse com a secretária de ensino de sua cidade e verifique os documentos e exigências para não ter surpresa no retorno.

A recomendação do MEC (que não é obrigatória) é que o intercambista estude pelo menos uma matéria dos seguintes grupos:

a) Matemática: Álgebra, geometria ou cálculo
b) Ciências: Química, física ou biologia
c) Ciências sociais: História, Geografia, ciência política
d) Línguas: Pode ser a língua nativa do país ou qualquer língua estrangeira, incluindo literatura

O Ensino Médio no Canadá é diferente do Brasil, desde a dinâmica dos estudantes na escola, até a maneira como as aulas são ministradas. Por isso, minha recomendação é encarar esse intercâmbio como uma experiência holística e multicultural, que vai muito além da experiência acadêmica.

Depoimento de uma mãe

Muitos pais ficam apreensivos e ansiosos de mandarem os filhos para um intercâmbio no Canadá ou qualquer lugar do mundo. Por isso é sempre bom saber a opinião de quem já passou pela experiência.

A Rosana contou, em uma live, um pouco sobre o intercâmbio do filho. O Jorge, filho dela, fez high school em Kelowna por 6 meses e ficou em casa de família quando tinha 14 anos. Eles foram um de meus clientes!

Porque escolher Mikix Intercâmbio

Nossa agência de intercâmbio tem como missão te apresentar o Canadá e facilitar sua comunicação com o School District escolhido. Nosso serviço de consultoria vai além da venda de intercâmbios, pois nosso real objetivo é que os pais e alunos participem de todo o processo e não somente assistam de camarote.

Trabalhamos de forma transparente e estamos sempre abertos para conversar com pais e estudantes. E eu farei tudo que estiver ao meu alcance para que esse intercâmbio seja muito bem sucedido. Mas sempre ressalto a importância do estudante querer essa experiência e saber que existirão desafios.

Vamos de mãos dadas passar por todas as etapas!

Entre em contato para conversarmos melhor sobre tudo isso.

Qual o preço do High School no Canadá

A grande maioria dos estudantes de High School no Canadá vai para estudar por um semestre ou um ano letivo. Mas há também estudantes e famílias que se programam para finalizar o ensino médio no Canadá.

Podemos ajudar qualquer tipo de demanda, incluindo estudantes que já têm lugar para ficar – em casas de parentes ou amigos (desde que sejam maiores de idade, canadenses ou residentes permanentes).

Mas é possível dar uma ideia de valores para escolas públicas no Canadá, em dólares canadenses: um semestre custa entre C$10,500 a C$21,000 (escola + acomodação + seguro saúde), enquanto um ano letivo custa entre C$21,000 a C$37,000 (escola + acomodação + seguro saúde).

A diferença de preço varia de acordo com a localização, tipo de acomodação e atividades que serão realizadas. Para estudantes que já têm lugar para ficar, o valor sai praticamente pela metade ou até menos.

Custos extras de um intercâmbio seria: passagem aérea, visto/eTA e custos do dia a dia.

Escolas públicas no Canadá que recomendo

Como já mencionei, as escolas públicas do Canadá pertencem a secretarias de ensino de determinadas regiões chamadas de “School Boards”. No caso da Mikix Intercâmbio, trabalhamos com School Boards públicos de todas as províncias, com exceção de Quebec.

Caso você ou seu filho/a esteja vindo para o Canadá para ficar na casa de parentes ou amigos, também podemos te ajudar somente com a parte da escola.

Abaixo deixo algumas regiões no Canadá que recomendo e estou à disposição para ajudar a organizar o melhor intercâmbio e a melhor experiência possível no país.

PS: Para escolas particulares também tenho uma gama de opções. Podemos conversar pelo WhatsApp ou email (contato@mikix.com) para que eu possa indicar as que melhor atendem aos seus objetivos.

High School no Canadá (2025/2026)

No momento estamos aceitando matrículas para o segundo semestre de 2024/2025 (início em fev/2025) e o ano letivo ou semestres de 2025/2026.

Quanto custa fazer o ensino médio no Canadá é uma das perguntas que mais recebo, então, para te dar uma ideia de valores um semestre de estudos no Canadá pode custar entre C$10,500 a C$21,000 (escola + acomodação + seguro saúde), enquanto um ano letivo custa entre C$21,000 a C$37,000 (escola + acomodação + seguro saúde).

Kamloops-Thompson | Kamloops, BC

Kamloops é uma cidade com cerca de 90.000 pessoas no interior da província de British Columbia (BC). Apesar de pequena, ela possui uma população diversificada, segura e autêntica, o que proporciona uma incrível experiência canadense. Além, é claro, de oferecer oportunidades de recreação em todas as estações do ano.

O programa de high school de Kamloops oferece educação canadense de qualidade em um ambiente tolerante e sem discriminação. Por isso é um dos schools boards mais requisitados do Canadá. E Kamloops tem bom custo benefício e uma ótima infraestrutura para os estudantes internacionais.

Coquitlam, BC (Região de Vancouver)

Para quem prefere ficar em cidades grandes, recomendo sempre pensar nos subúrbios, que são ambientes mais familiares. Sendo assim, Coquitlam é uma ótima cidade da grande Vancouver. Famosa por ser amigável, arborizada e muito segura, logo uma boa opção para aproveitar um ambiente tranquilo durante os dias da semana. E, aos finais de semana, ter Vancouver aos seus pés.

Kingston, ON

School Board Católico de Kinsgton

Kingston fica entre Toronto e Montreal, ou seja, uma ótima localização para quem busca por um destino que tenha voos diretos de São Paulo (Guarulhos) sem precisar fazer conexão. A cidade é considerada de médio porte com 150.000 habitantes, e além disso, Kingston abriga uma das melhores universidades do Canadá, a Queen’s University. Possui também vários prédios históricos do século XIX, pois foi a primeira capital federal do país.

Em Kinsgton, a MiKix Intercâmbio tem parceria com dois school boards: o católico e o público.

Windsor – ON

Apenas um rio separa Windsor de Detroit. Isso mesmo, a cidade americana fica na fronteira entre os EUA e o Canadá. Na minha opinião, uma das grandes vantagens de Windsor é seu clima ameno e a tranquilidade de uma cidade de médio porte, com pouco mais de 230.000 habitantes.

A cidade é um destino criativo e vibrante, que incentiva a expressão artística e celebra a diversidade cultural. E o School Board católico de Windsor possui 8 escolas de ensino médio em toda região. Ademais, um dos grande diferenciais de Windsor é que existe a opção de boarding school, ou seja, hospedagem em residência estudantil monitorada pela própria School Board e com estudantes apenas de ensino médio.

Niagara Falls, ON

Ensino médio no Canadá

Niagara Falls é uma bela região do Canadá, exatamente onde ficam as famosas cataratas. Tem clima ameno e está a apenas 1h30 de Toronto.

E quando falamos em acolhimento aos estudantes internacionais, o Niagara Catholic District School Board é referência na região, com 8 escolas secundárias.

Red Deer, AB

Vídeo de turismo de Red Deer

Red Deer é uma cidade de médio porte com aproximadamente 100.000 habitantes, bastante limpa e bem localizada na província de Alberta, entre as cidades de Calgary e Edmonton. Os alunos desfrutam de fácil acesso a atividades recreativas durante todas as estações do ano.

O povo da província de Alberta são conhecidos por sua hospitalidade e Red Deer não é diferente. 

Outras escolas e School Districts no Canadá

Além dessas escolas que mencionei acima, tenho parceria com várias outras instituições de ensino. Meu trabalho é agir como facilitadora e mediadora entre você e as escolas. Certamente posso te ajudar nesse processo de intercâmbio para o ensino médio no país.

Entre em contato para mais detalhes, valores e dúvidas.

Conclusão sobre o ensino médio no Canadá

O ensino médio no Canadá é uma escolha certeira para ganhar fluência no inglês, vivenciar uma nova cultura e ter uma experiência para se levar para o resto da vida. E estou à disposição para conversar sobre High School no Canadá com você e sua família.

Como já mencionei aqui e em outros posts e artigos do Mikix, meu nome é Mirella, já morei no Canadá por mais de 20 anos e será um prazer facilitar sua jornada antes e durante esse intercâmbio no país.

Entre em contato:

Email: contato@mikix.com

Whatsapp: clique aqui

Leia também:

Chip pré pago no Canadá – para férias ou intercâmbio!

Curso online de inglês (professores no Canadá)