Hoje é dia de eleição em Ontário. Cidades como Niagara Falls, Toronto e Ottawa, irão decidir o novo líder da província, que o denominamos de Premier.
A eleição esse ano está pegando e para ser sincera, nenhum dos três candidatos me agrada!!! São eles: Katheleen Wynne (Liberals), Doug Ford (PC – Progressive Conservatives) e Andrea Horwath (NDP).
A Wynne é a atual Premier com maioria no parlamento de Ontario, 56 cadeiras de um total de 107. Mas tudo indica que ela vai perder feio e talvez, seu partido (o mesmo do governo federal com Justin Trudeau), nem consiga 8 representantes na assembleia legislativo de Ontario (o mínimo para se ter status de partido na província)!!!
Como é a eleição em Ontario
O Canadá vive em um sistema parlamentarista e a votação difere um pouco do que estamos acostumados no Brasil, com o regime presidencialista.
A primeira grande diferença é que voto no Canadá é optativo, não somos obrigados a votar. Voto é um direito do cidadão e não necessariamente um dever.
A gente nunca vota diretamente para os candidatos a Premier (“governador”), os eleitores votam para o representante de cada partido em sua região (“deputados”) e o partido que tiver maioria, “ganha” automaticamente a cadeira de Premier.
Os candidatos a premier foram escolhidos internamente dentro de cada um dos partidos, para serem os lideres provinciais.
Mas ao mesmo tempo, esses três candidatos, também são representantes de alguma região de Ontario e precisam dos votos dos eleitores da sua região para continuar na assembléia, seja como futuro premier ou como membro do parlamento de Ontario.
Ufa… pode parecer complicado, mas é bem fácil!
Se quiser conhecer um pouco mais de cada candidato e promessas de campanha, recomendo a leitura desse artigo do Globe And Mail: Ontario election guide: What you need to know before you vote
Eu fiz minha lição de casa e já sei para quem votar, e se você pode votar em Ontario, VOTE!!!