Houston definitivamente não é aquela cidade que está na lista de viagem de todos os turistas, mas eventualmente, muita gente se pega indo a cidade a trabalho, convenções ou mesmo para uma conexão entre uma cidade e outra, já que muitas empresas de petroleo, da area médica e o hub da United Airlines (antiga Continental) se localiza ali. E para isso, fiz um roteiro supimpa do centro de Houston, que pode te ajudar a gastar metade do seu dia ou o dia inteiro, dependendo da sua velocidade…
Downtown Houston…
Apesar de Houston ser a quarta cidade mais populosa do Estados Unidos, possuir uma infinidade de museus, ser uma das cidade mais ricas do país e nem ter ideia do que foi/é a crise financeira americana, ela ainda tem muito que investir para ser o que Nova York, Los Angeles e Chicago são em questão de turismo… Dito isso, vá com as expectativas corretas, que não haverá frustração 🙂
JPMorgan Chase Tower, predio mais alto do Texas com 75 andares…
Roteiro por Downtown Houston
Comece seu tour pelo novo shopping a céu aberto Houston Pavilions, assim, ele não pode ser considerado um shopping do jeitão que estamos acostumados, pois é uma mistura de escritório de negócios, lojas e restaurantes. Vale para olhar o design “arrojado”, e espiar as lojas BCBG Maxzaria e XXI Forever… quem considerar uma visitinha a noite, vai poder curtir também o famoso House of Blues.
Seu próximo destino será o incrível parque Discovery Green, mas no caminho dê uma passadinha pelo estádio Toyota Center, que é o palco dos jogos de basquete da NBA na cidade e também de vários shows, só porque está no caminho e não porque é imperdível, tá?!
Parque Discovery Green em Houston
O parque Discovery Green, abriu as “portas” para o público em 2008 e realmente é uma dádiva no meio daquele emaranhado de predios em downtown, eu aproveitei o momento para almoçar tranquila, apreciando a vista, usando o free wifi e vendo as pessoas passarem, afinal de contas, sempre que estamos em um ambiente verde, parece que o sorriso das pessoas ficam mais fáceis de serem captados, não é mesmo!? 😉
Monument au Fantome, de Jean Dubuffet (esse estilo de arte, me lembra Barcelona, adorei!) | A mistura do verde do Discovery Green com os arrannhas ceus de Houston
Saindo de lá pela McKinney St, passe pelo The Shops at Houston, um shopping center sem muitos atrativos, mas dependendo do calor que estiver do lado de fora, o ar condicionado pode ser um alívio. Lá, eu me diverti com os souvernirs da lojinha Design by Dorli (no Level 3).
Siga então até a Main St., para curtir um pouquinho desse espaço que está todo revitalizado e agora conta com o MetroRail; um trem de superficie todo moderno que te leva de downtown para o Distrito de Museus, Hermann Park e Reliance Park (para quem quer ir ao rodeio). O grande problema dessa área é a quantidade de mendigos… não gosto de ser preconceituosa, mas é estranho e dá um ar decadente para a cidade! Na minha leiga opinião, eles pareceram inofensivos, só querem conversar com você e bater um papo, mas vindo do Brasil e sempre com receio de tudo e todos, eu preferi ficar na minha…
Aliás, Downtown Houston sofre muito com a quantidade de mendigos nas ruas, em especial, Main St., prefeitura e praça da biblioteca, muitos deles vieram de New Orleans fugindo do furacão Katrina. Estima-se que Houston recebeu mais de 120 mil pessoas depois desse evento tão triste, e 20 mil ainda permanecem da cidade, a maioria de estabeleceu, enquanto outros ficaram pelas ruas…
Main Street em downtown
Então, dê uma passadinha no JPMorgan Chase Building (antigo Gulf Building – Main St x Rusk St), construído em 1929 e ganhando a notoriedade do prédio mais alto de Houston até 1963, na minha opinião, é o mais bonito da cidade em sua vívida arquitetura art deco. Vale uma espiada com cuidado pelo seu interior e exterior.
Aí, é só seguir para os maior prédio de Houston e do Texas, o JPMorgan Chase Tower. Na entrada principal, tem um elevador que te leva para o topo (entrada gratuita) e como a cidade é bem plana, dá pra ver o infinito 🙂
Vista do Sky Lobby no JPMorgan Chase Tower
Acredite se quiser, mas Houston é “premiada” com uma arte de Miró bem frente ao predio da JP Morgan. Quando olhei aquilo, me peguei pensando em Barcelona novamente, e fui correndo verificar de quem era a obra, quando li “Miró”, até chacoalhei a cabeça para ver se não estava lendo errado! Que sorte para o povo da cidade ter uma escultura dessas ao ar livre e exposta para quem quiser admirar!
Saindo de lá, dê uma passadinha no Bayou Place, uma area com restaurantes, música e cinemas, não achei tão agitado quanto a propaganda, mas já que está no caminho, porque não, né? A noite de repente o negócio fica mais animadinho 😉
Agora, você tem que decidir se vai querer conhecer o Downtown Aquarium ou não. Essa atração é paga e eu sinceramente não curti muito, mas como o pessoal do Houston Tourism Board me presenteou com o city pass, eu fui xeretar! Pra pessoas sem filhos como eu, vale para tirar algumas fotos alegres do parque e do skyline da cidade (parte não paga), para o pessoal com criança, o passeio deve ser mais interessante, pois além do aquário, tem outros brinquedinhos para a molecada se divertir e passar o tempo!
Fotos tiradas no Downtown Aquarium
Depois é curtir o parque “Tranquility Park”, fundado em 1979 em homenagem ao 10° aniversário da primeira vez que homem pisou da lua! O nome veio das primeiras palavras de Neil Amstrong:
“Houston, Tranquillity Base here. The Eagle has landed…”
(Tentativa de tradução: “Houston, falando do Mar da Tranquilidade. o Eagle posou…”Explicação:
Houston: base de controle da NASA na cidade de Houston.
Tranquility Base ou Mar da Tranquilidade em português, foi o nome dado por Neil Amstrong a área que ele pousou a nave na lua.
Eagle: nome da nave espacial
Tranquility Park em Houston
Logo ali do lado você também vai dar de cara com a Prefeitura e o Hermann Square, outra área bem fotogênica da cidade. Lá também de localiza o Centro de Informação Turística de Houston (Aberto de Segunda a Sábado, das 9s as 16h)…
Prefeitura de Houston e Biblioteca Central
E se tiver um tempinho extra e quiser relaxar um pouco em um lugar calmo, histórico e com wifi gratuito, eu recomendo a Biblioteca Central de Houston (Julia Ideson Library) , além de ser um predio lindo, a sala de leitura (no segundo ou terceiro andar) é uma maravilha para esquecer da vida e colocar a vida online em dia depois de toda essa caminhada pela cidade 😉
E foi assim nosso passeio pelo centro de Houston, bem mais interessante que eu tinha imaginado!
Dicas rápidas sobre downtown e a cidade:
1) Eu não recomendo andar sozinho a noite pelo centro de Houston, melhor sempre ir e voltar de carro.
Aliás, conforme disse meu amigo que mora da cidade, “só anda a pé quem está perdido, quem é turista ou mendigo!” (no comments!)
2) Houston, assim como outras cidades no Texas, não tem zoneamento de município, dessa forma, a princípio é estranho entender a lógica da cidade, já que tem areas lindas ao lado de lugares completamente decadente… enfim, tem que abstrair!
Mapa com os locais dos passeios:
Veja o mapa criado pelo blog mikix no mundoHouston downtown tour em tamanho maior
Nota: Agradeço ao Tourism Board de Houston pelo material que me enviou da cidade e também por ter me oferecido gratuitamente o city pass.
Leia também:
Houston – Festa do Peão ou Rodeo Houston (no mikix)
Várias dicas de Houston, no Aprendiz de Viajante
8 Comentários
Querida, fiquei curioso quanto essa mudanca de profissao, pq estou querendo fazer essa mudanca voce pode me contar um pouco da sua experiencia? Obrigado!
Oi Victor, Sobre quais mudanças? Eu já mudei tantas vezes :)
Abs
Mirella,
Estou indo para Vancouver dia 16/06, tenho uma conexão de 13 horas em Houston, pensei em ir para Downtown e fazer uma parte desse seu roteiro.
O que você acha? Dará tempo?
Oi Patricia, com certeza dá tempo... melhor que ficar amargando no aeroporto por tanto tempo ;)
bjos
Olá Mirella estou indo de carro de Miami para Fort Worth, passando por Houston. A intenção é chegar de dia lá, dormir uma noite e retomar a viagem no dia seguinte. Lhe pergunto: dá pra conhecer o essencial de Houston?
Walter Rezende
Abraço.
Oi Walter,
Desculpa a demora em responder.
Eu acho que essa parte de downtown e o parque dá sim para fechar em um dia. Mas vale a pela descer até Houston?
Eu acho que New Orleans é mais negócio... tenho dicas de N.O. no viajoteca:
https://www.viajoteca.com/category/destinos/americas/america-do-norte/estados-unidos/louisina/new-orleans/
Abs
[...] 132. @aprendizviajant | houston: o que fazer na cidade | LINK 133. @aprendizviajant | passeio de outono: fazendas de abóbora no texas e outros estados | LINK 134. @aprendizviajant | dallas: o que fazer na cidade | LINK 135. @aprendizviajant | austin: o que fazer na cidade | LINK 136. @lucianamisura | passeando por austin (1 dia) | LINK 137. @lucianamisura | 1 dia em austin | LINK 138. @lucianamisura | houston: 5 dias na cidade | LINK 139. @lucianamisura | dallas e fort worth em 3 dias | LINK 140. @mikix10 | dallas: passeando pela cidade | LINK 141. @domingaodetwitt | texas: visitando as principais cidades | LINK 142. @1000dias | san antonio em 2 dias | LINK 143. @uolviagem | austin: conheça a excêntrica austin em 36 horas | LINK 144. @bigviagem | dallas: turismo em dallas | LINK 145. @domingaodetwitt | san antonio: um pouco da europa em pleno texas | LINK 146. @sweetestpblog | texas: austin san antonio e outras cidades | LINK 147. @uolviagem | san antonio: a sétima maior cidade dos eua em 36 horas | LINK 148. @tuitesdo7 | austin: um final de semana gastando apenas $100 dólares | LINK 149. @mikix10 | houston: passeio por downtown | LINK [...]
[...] cidade nova Filadélfia III (Philly Cheesesteak) Houston – Festa do Peão ou Rodeo Houston Um passeio por Downtown Houston Memphis – Elvis & Graceland Memphis – Além Elvis Santa Fé (New Mexico) Vermont – e as [...]