TEXTO: da Cybele Myer retirado desse post aqui.

Só quem tem na família uma pessoa com o Mal de Alzheimer é que avalia o quanto isso é penoso tanto para o doente quanto para todos que o rodeiam.

A doença chega devagar sem que as pessoas se deem conta que estão adoecendo. Começam a esquecer onde colocaram as chaves do carro, depois começam a esquecer o significado de algumas placas até que esquecem o caminho de volta.

Em 2005 (se não me falha a memória rsss) o Mal de Alzheimer foi abordado na novela Senhora do Destino por Gloria Menezes que interpretava a Baronesa Laura. A novela é sempre um excelente veículo para abordar assuntos importantes. O público poder vivenciar os pequenos esquecimentos da baronesa foi um grande alerta para o tratamento no início da doença.

O Mal de Alzheimer ainda não tem cura, porém quando detectado no início pode promover uma qualidade de vida melhor tanto para o doente quanto para a família que sofre junto com o declínio do ente querido.

A HBO juntamente com o National Institutes of Health, a The Alzheimer’s Association, o Fidelity Charitable Gift Fund e a Geoffrey Beene Gives Back Alzheimer’s Initiative apresentarão um documentário em quatro episódios onde abordará o tema Mal de Alzheimer em diferentes focos. Haverá relatos de jovens de 6 a 15 anos que convivem com pessoa amadas e que sofrem da doença. Também haverá abordagem científica onde médicos viabilizam a entrada do expectador em seus laboratórios para melhorar a identificação e o diagnóstico precoce da doença tentando adiar ao máximo a perda da memória possibilitando um envelhecimento digno.

Se você quer saber mais detalhes sobre o Documentário, como dias em que serão exibidos bem com os dias e horários das reprises basta acessar o Educar Já! que você encontrará todas estas informações.

Se quiser conhecer o site do Projeto Alzheimer é só clicar nas figuras e navegar. Ele é todo em português.

Visite também a comunidade do ORKUT onde você encontrará mais informações e poderá trocar relatos.

E não deixe de acessar também o Facebook.

Lembre-se que a informação é o melhor caminho.

—x—

Minha vó tem Alzheimer e é realmente triste ver o que acontece com ela e com meu pais. A família acaba sofrendo por dois motivos: de ve-la se degradando e por não entender como lidar com ela e a doença.
O melhor é sempre se informar… fiquem ligados na HBO e HOB2 esse mês para assistir os documentários – são quatro e os dias e horários podem ser encontrados nesse link: http://www.hbo.com.br/alzheimer/documentales.asp, clique nas figuras para ver os horários disponíveis.

—-x—-

PAI…. Feliz Dia dos Pais!!! Amo muuuuuuuuito você 🙂