Jah esta quase tudo certo que iremos ficar ateh final de marco no Brasil. O Christian vai participar de um projeto de 4 meses no Rio de Janeiro, comecando em dezembro e se sobrar um espacinho, eu tambem vou!
A primeira coisa que pensamos foi: ‘Ai que legal…. vou fugir do frio, ficar mais perto da familia, curtir a praia etc..’. Porem, devo confessar que estou um pouco desconfortavel… pode parecer exagero, mas eh nisso que estou pensando agora. Tenho tanto medo que alguma coisa nos aconteca… pois aqui esta tudo tao tranquilo, tao perfeito, tudo em paz….
Voces podem me achar maluca, mas o principal ponto que nos fez mudar de pais foi a violencia desenfreada… a gente ateh suporta a corrupcao, mas viver no medo, me desculpem, mas isso eu nao quero mais para mim…. lembro que quando moravamos em Sao Paulo, ficava desesperada quando o Kiko chegava mais tarde em casa, sempre pensava no pior e ficava inquieta sempre que o celular ficava fora de area….e o Rio de Janeiro nao serah nada diferente, somente a paisagem mais agradavel…
Minha experiencia em S㯠Paulo foi curta (10 meses), adorava os restaurantes, barzinhos, shoppings etc… mas a ‘sindrome da proxima vitima’ era essima… morei a vida toda em Sao Carlos, interior de Sao Paulo, que eh bem tranquilo, embora as vezes aconteca alguns ‘agitinhos’, mas eh mais aceitavel… porem para muitos (assim como para nos, morar no interior nao eh uma opcao, o mercado de trabalho eh menor e os salarios tambem).
Atualmente, nao penso mais em mudar… quer dizer… eu sei que voces sabem, que mudo de ideia a cada dois minutos, mas eu sei que para onde quer que eu vah eu quero a paz e a tranquilidade que encontrei aqui… onde muros sao feitos para dar privacidade, janela eh colocada para entrar luz e portao usado para ir e vir… violencia existe, mas para voces terem uma ideia, aqui em Ottawa (1milhao de habitantes) desde de Janeiro, seh tivemos 7 assassinatos…
Esse eh um tema um tanto quanto complicado de se desenvolver e explicar, pois assim como me acostumei com essa calmaria, as pessoas se acostumam com o medo… e nao me sinto bem falando mal de um pais que mesmo com suas complicacoess, eu amo de paixao..
Contradicoess: Escrevi esse post, ouvindo um CD maravilhoso e altamente recomendavel, chamado ‘Obrigado Brazil’ de Yo-Yo Ma… um dos melhores celistas do mundo… uma selecao de musicas brasileiras divinas…
Me explica, como deixamos nosso pais chegar nesse caos??? Ai… acho que nem quero pensar sobre isso…sempre acabo me revoltando!!!
(Faltam 12 dias)
12 Comentários
Nós da Usp estamos fazendo um documentário sobre o medo da violência, achamos interessante o seu relato e gostaríamos de entrevista-la. Seria possível? Obrigada pela atenção. Waleska
Oi Mirella,
Não tenho como contestar o que vc está dizendo, o Rio é lindo, mas está realmente perigoso. Por isso, atenção redobrada para quem já não está mais acostumada com tudo isso.
Mas, fica fria, pensamento positivo: vc vai rever sua família e amigos, vamos nos encontrar no Rio e tenho certeza que vc voltará sã e salva para o Canada.
Bjs.
Puxa vida... se você realmente ficar esses quatro meses no Rio, vou tentar dar um jeito de fazer a viagem que quero pra lá, há um tempão.
Menina, a minha avó nasceu em São Carlos. Passei por lá ppequena, mas não lembro muito. Moro em São Paulo desde que me conheço por gente e sou neurótica com essa questão de segurança. Ao mesmo tempo, sou muito presa à minha família e amigos, e isso até agora nos segurou por aqui. E, também, porque no último ano descobrimos algumas compensações a essa paranóia que é aqui...
Beijocas!!!!!!
pois é... entendo vcs.. por aqui a coisa anda feia, e não vejo sinais de melhora a curto praz... enfim, espero que vocês se dêem bem por aqui.. beijos!
---- x ----
Na verdade estou torcendo para que não de certo e eu só vá para o Brasil curtir a parte boa; Sanca City, família, amigos e algumas viagens longe de Sampa e Rio :0)
Bjs
Tenha calma, os dias de Brasil terão mais coisas boas que ruins!
---- x ----
Eu adoro ir para o Brasil, sempre fico contando os dias para rever o pessoal... mas ir para trabalhar... esse é o porblema, entende?!
Atualmente, Brasil para mim tem cara de férias e colo de mãe, não de escritório :0).
Bjs e obrigada pelas palavras
Oi, Mirella, relaxa um pouco, pq qto mais se pensa, mais se sofre! E vc acha que eu não me preocupo com minha família ali, meus irmãos, meus amigos... Vai dar tudo certo e vcs vão se divertir! A violência está ali, mas mantenha os olhos abertos e a fé em Deus! E que os anjos da guarda estejam sempre do lado de vcs!
um grande beijo!
--- x ----
Com certeza... os anjinhos da guarda vão estar do meu lado o tempo todo... mantendo meu corpo fechado :0).
Calma mesmo! Quem sofre por antecipação, sofre duas vezes!!! É claro que não dá pra ficar dando sopa para o azar, mas procure pensar em outras coisas boas daqui. E verdade mesmo a gente se acostuma com tudo nesta vida, até com o medo e a violência, credo!!!
--- x ----
Minhas idas para o Brasil são sempre muuuuuuito legais.... eu adoro ir passear e curtir family, friends e afins!!!! Mas não gosoto muito da idéia de voltar a trabalhar.
Vai dar tudo certo você vair ver.
Mi, adoro esse cd do YoYo Ma ! é inspirador.
Vc é de Sao Carlos !
Meu pai tem uma Fazenda perto dali, em Rincao, conhece ?
amo aquela terra vermelha que gruda no pé !
por falar nisso, pra vc falta 12 dias, pra mim 11.
Pq 6 meses de inverno definitivamente é chicotada com rabo de tatú !
boa sorte no rio !
beijos
erza
---- x ---
Eu também amo minha terrinha :0)... vc vai sempre para Rincão?
Quanto ao CD do YO-Yo Ma... lindo de morrer :0)
Oi Mirella,
Te entendo pois vim para Toronto pelo mesmo motivo. Eu andava na rua feito doida, olhando para todos os lados.
Mas tente não pensar nisso, veja o lado bom:
- Sol
- Água de coco
- Falar portugues
- Rever os amigos
- Passear
- Usar camisa, saia e short
- Natal com a família
- etc, etc ....
bjs,
x -
É só nisso que quero pensar :0).
Mas primeiro vamos ver se o negócio realmente dá certo...
Bjs
Calma mulé!!!!!!
Quando chegar aqui me avise viu.
Bjs
---- x ----
Aviso, já estamos marcando um encontrinho básico, espero que possa ir :0)
Well Mi... Eu não tenho medo de SP e muito menos do Rio. Mas tudo depende muito do bairro aonde a pessoa mora. Já que vai ficar 4 meses no Rio porque não escolhe ficar no Leblon que é perto de tudo e é calminho? Garanto que vc ficando no Leblon, nem de carro não vai precisar ficar dependendo.
Eu sou uma paulistana que tem ótimas impressões do Rio! Se um dia quiser trocar uma idéia sobre a cidade maravilhosa, estamos aí!
Beijão
---- x ----
Oi Sol,
Obrigadinha pelas palavras... minha prima disse as coisas boas superam as coisas ruins do Rio... vamos ver!!!!
Pensamos em ficar no Leblon ou Ipanema... mas primeiro temos que acertar o contrato e deixar tudo certinho... mas eu ainda prefiro ir para o Rio somente como turista e por poucos dias :0).
Bjs
Oi Mirella. Concordo 100% sobre sua sensação do síndrome da próxima vítima. Ainda não recuperei dos 29 anos de São Paulo mas já estou ficando menos estressado. Quanto ao Rio, não se preocupe pois vocês terão mais histórias para contar quando voltarem. Beijo.
Comments are closed.