Quem nunca sonhou em visitar o Tahiti, hein? Esse pedacinho de paraíso está na minha a lista, mas quem se empirulitou para a Polinésia Francesa ao vivo e a cores foi minha amiga virtual Angie, dona do blog Tudo e Tal e residente do Canadá, assim como eu 🙂
Mas chega de blá blá blá e mergulhe nesse paraíso com a Angie, siga as dicas práticas do Tahiti e comece a reservar a passagem 🙂 .
Razões para visitar para a Polinésia Francesa:
1. Praias perfeitas, muitas quase desertas, ilhas praticamente desertas e lugares que são um verdadeiro cartão postal.
2. Muitas opções de snorkel e mergulho, inclusive mergulho com turbarões e arraias (raias). Em Bora Bora tem passeio de submarino, passeios ecológicos e para alugar barcos.
3. Lagoas de cor turquesa, águas cristalinas e rodeadas de montanhas e morros verdes.
4. Clima bom o ano todo, variando entre seco e úmido. (Melhor época para se visitar é entre maio e outubro, quando é seco)
4. Destino super romântico e ideal para lua de mel e aniversário de casamento
5. Opções de conhecer outras ilhas paradisíacas na mesma area, são 130 ilhas!
Bom saber (antes de chegar ) …
Dicas do Tahiti :
1. Saindo do Canadá, a conexão geralmente acontece em Los Angeles e de lá pega-se a Air Tahiti (8,5 hrs de voo) até Papeete (Tahiti), que é o aeroporto internacional. Chega-se lá a noite, e se você for a Bora Bora ou Moorea, terá que passar a noite em Papeete, o que na minha opinião vale a pena, pois pela manhã você pode fazer compras, já que os preços por lá são melhores.
2. Saindo do Brasil, a conexão é em Santiago (Chile) com uma rápida parada na Ilha de Pascoa (Chile) via Lan Chile. Esse vôo acontece 3 vezes por semana.
3. Mesmo você saindo do Canadá (Air Canada) e fazendo só conexão nos EUA para pegar a Air Tahiti, você terá que pagar Cd25$ por bagagem para a Air Canada. A dica é guardar os comprovantes e depois ligar na Air Canada pedindo o reembolso. O nosso saiu essa semana!
4. A moeda oficial é o Franco Polinésio (XPF), mas em muitos lugares eles aceitam, também, dólar americano e euro. A conversão para nós canadenses, devido a cotação era bem fácil, a gente só ‘cortava’ os últimos dígitos e colocava o ponto ali, por exemplo, uma coca-cola custava XPF 450, ou seja Cd$ 4.50. A ida de taxi do nosso hotel em Papeete até o centro custou XPF$ 3.000, ou seja, Cd$ 30.00. Como atualmente o dolar canadense está na paridade com o dolar americano, para converter para o real, basta fazer os cortes dos dígito e depois converter para o real, para um valor aproximado. Fácil, hein?
5. O idioma é o Francês e a língua local (o taitiano). Praticamente todos os da área que se relacionam a turista falam inglês. Uma coisa legal é que em todos os lugares você vai ouvir o ‘hello’ no taitiano: Ia Orana (fala bem como se escreve mesmo “Iá Oraná” e sempre no final eles agradeciam: maururu (eles tem uma musicalidade na fala e a gente sempre ouvia “maururúúúúú”!) Que saudade lembrar disso!! O pessoal lá é muito muito acolhedor e estão sempre te dando um sorriso, não importa onde você estiver.
6. Canadenses e brasileiros não precisam de visto para quem vai ficar até 3 meses na Polinésia Francesa – sempre consulte o site do consulado da França para eventuais mudanças. Para a gente que mora no Canadá, o Certificado Internacional de Vacina de Febre Amarela não foi exigido, mas geralmente eles exigem dos brasileiros. Dessa forma tome a vacine e tire o certificado internacional antes da viagem para evitar perrengues na imigração.
7. Leve ou compre lá sapatilhas de mergulho para nadar. Em Bora Bora tem muitos corais e é fácil se machucar os pés dependendo do local que você vai tomar banho de mar.
8. Não precisa levar snorkel nem nadadeira, porque nos hotéis tem disponíveis para os hóspedes e de graça. Só confirme com eles antes de embarcar.
9. Se pensa em comprar pérolas negras, famosas na região da Polinésia, sugiro que compre no centrinho de Papeete porque você encontra muitas com preço em conta. Se você não for passar um tempo lá, compre então no aeroporto de Papeete, eu achei que em Moorea e Bora Bora as pérolas eram bem mais caras!
Escolhendo o hotel no Tahiti…
A gente usou a Tahiti Legends, pelo website www.tahiti.com para fazer um pacote que tivesse: hotéis, transporte entre ilhas e passeios. Fazendo esse tipo de pacote, percebemos que o preço saia bem mais em conta. Tem gente que prefere fazer tudo por conta e, as vezes, sai mais barato quando você já conhece a área, mas outras vezes, por uma agência você consegue algumas regalias.
Se você decidir contactar hotéis você mesmo, lembre-se que muitos tem promoções do tipo “passar 5 noites e pagar somente 4”. Em Bora Bora, praticamente todos os hotéis tem o bungalow (casinha de palafita) sobre as águas e, sinceramente, se você vai para Bora Bora ou Moorea, mas principalmente Bora Bora e não ficar neles, não faz nem sentido! O preço é um pouco mais caro (em alguns casos, muito mais!) mas vale a pena cada centavo! Não tem experiência melhor!! Ainda mais em águas cristalinas como é em Bora Bora.
Tem bungalows para casal, família inteira, enfim, para acomodar a todos. Hotéis que eu recomendo (pelos reviews e por ouvir gente comentando lá) são: Four Seasons Resort Bora Bora, Intercontinental Bora Bora Resort, St. Regis Bora Bora e o que a gente ficou o Le Meridien Bora Bora.
Sobre o Hotel Le Meridien em Bora Bora e Papeete…
O nosso hotel Le Meridien em Bora Bora é mais antigo e foi reformado, nos quartos dos bungalows tem o chão de vidro mais largo e maior que dos outros quartos dos outros hotéis. Eu ficava sempre deitada na cama vendo os peixes passando e era cada um grande- até vimos um tubarão a noite e nossa vizinha de quarto viu uma arraia… Nosso bungalow era um dos mais distantes da praia!
O hotel é localizado na barreira de corais, então você tem mais lugares para explorar e mais peixinhos na lagoa. No Le Meridien, é onde se localiza o Turtle Center , que é o lugar onde as tartarugas machucadas vão para serem tratadas. Lindas elas!! Os funcionários todos são maravilhosos e te tratam como reis.
Eu achei, a praia no nosso hotel sempre quase deserta, o que foi um sonho! Tanto na areia como na agua quase não tinha ninguém e o hotel estava cheio. Acho que é porque tem tanta atividade de mergulho e passeios ecológicos para fazer em Bora Bora que as pessoas tentam aproveitar ao máximo a estadia delas porque é carinho ficar num hotel lá. A gente aproveitou o máximo que pudemos nos primeiros dias para depois termos tempo de ficar só vegetando naquele praia paradisíaca… #SAUDADE!!
Em Papeete, a gente ficou também no Le Meridien, é um hotel lindo, com a maior piscina de fundo de terra branca da região. Os funcionários são todos excelentes e o serviço é show. Também recomendo. A única parte negativa é que o free wi-fi era só no lobby do hotel, para se conectar no quarto você tinha que pagar. Em Bora Bora não, era free em qualquer lugar do hotel.
>>> Reserve o hotel Le Meridien Bora Bora pelo Booking.com
Alimentação – onde comer no Tahiti…
Tanto em Bora Bora como em Papeete, o nosso pacote incluia café da manhã (e nos dois hotéis tem uma variedade que dá pra você comer e ficar cheio o dia todo 🙂 ).
Em Bora Bora, uma coisa que você tem que ter em mente é que os hotéis são longe da cidade, 10 a 15 minutos de barco!!! Dependendo do hotel, você pode fazer as demais refeições no próprio hotel ou vai para Vaitape (centrinho) e procura um restaurante lá.
A gente experimentou o famoso Bloody Mary’s. Incrível a quantidade de famosos que já passaram por lá. A comida é muito boa, grande e barata. A comida no restaurante do hotel é carinha, típico de restaurante chic (em torno de 150 a 200 dólares), mas no bar não; sandwiches saia por uns 20 dólares. Se você comprar pizza, pode comprar só uma para dividir com o seu namorado/marido porque ela é e-nor-me!
A comida, em geral, é gostosa, é daquele tipo de comida que eu chamo de ‘molhada’ (risos)… muito molho de côco e ensopados, e frutos do mar maravilhosos. Certeza que engordei um monte lá… #oh well…
Em Papeete, a gente se aventurou mais na cidade porque estávamos perto e podíamos experimentar outros restaurantes, principalmente na orla. Se você está em Papeete, eu recomendo fazer isso, principalmente nas barraquinhas na orla, a noite que tem um monte de mesinhas e são super bem frequentados.
Tanto em Bora Bora como em Papeete, tem a opção de jantares temáticos com serviço de buffet, e é uma delícia! É mais caro, claro.. a conta para dois incluindo um copo de vinho e um suco ficava em torno de Cd$ 190… E uma coisa legal é que sempre tinha show de dança típica durante o jantar.
Transporte … Indo e vindo …
No nosso hotel em Bora Bora (vale a pena verificar nos outros), se você tem um passeio marcado com eles (mergulho ou o que for) e se o ponto de saída é na cidade, o transfer do hotel para a cidade é free (grátis), mas se você só quer ir para a cidade por conta própria, tem que pagar $15 dolares por pessoa.
Em Papeete, onde cidade é maior, a gente pegou táxi e ônibus. Se você pegar ônibus, saiba que eles não tem um horário fixo, de acordo com o pessoal “o ônibus passa a cada 30-45 minutos” heheh… e simplesmente pára de correr depois das 17:30! E, para fazer o tour pela ilha alugamos um carro).
Em Moorea a gente alugou carro para conhecer a ilha toda. Tem só uma rua principal que dá a volta na ilha, então não tem erro! E em poucas horas a ilha está visitada 🙂
O transporte entre ilhas pode ser feito de avião ou de barco (você pode alugar barco se você souber navegar). Se for de avião você pode pedir isso no seu pacote ou comprar quando você estiver já em Tahiti e decidir ir. A gente foi para Moorea de barco; uns 40 minutos e a vista é LINDA! Chegando lá você já vê de cara onde se aluga carros, vespinha e buggy.
Passeios e impressões:
Nos hotéis, você pode pegar e marcar os passeios que você quizer fazer e eles te dão toda assistência…
Em PAPEETE, tem passeios ecológicos, para as cachoeiras, praias de areia escura, crateras, etc; você pode marcar com um guia OU alugar um carro com um mapa, para turistar por conta própria. Foi o que a gente fez e eu acho melhor, porque assim você vai no seu próprio passo, é uma rua principal que contorna a ilha, assim você vai seguindo o mapinha e parando nos locais indicados e desfrutando a paisagem!
Não deixem de ir ao belvedere e ver a ilha lá de cima, é um must. Eu achava que Papeete iria ter um ‘quê’ de Búzios, não sei porque achava isso, mas nossa, Búzios é muito muito mais bonita por dentro. Em geral eu achei Papeete descuidada demais… o que é uma pena… No centro tem o mercado municipal, lá é um lugar imperdível porque você pode comprar lembrancinhas para a família, amigos e para você mesmo por preços beeeem baratinhos! É facil chegar lá, o mercado principal e fica no centro, bem na orla.
No centro, você também vai ver as lojinhas de pérolas. NÃO vá comprar as suas pérolas no museu da pérola, porque senão você ficará sem dinheiro para o resto da sua viagem!!! É um absurdo de caro!!! Ande pelas lojinhas ali no centro e você vai encontrar muitos lugares para comprar pérolas negras. Não se esqueça de pedir o certificado de autencidade.
O passeio para MOOREA a gente decidiu fazer enquanto estávamos em Papeete e se compra a passagem na orla mesmo, perto do lugar de informação a turistas. Você pode ir de manhã para Moorea e voltar no final do dia ou ficar lá alguns dias (claro). Moorea é linda, tudo nela é muito bonitinho, o centrinho dela é uma gracinha e ali tem as águas cristalinas que se vê em Bora Bora.
As atividades de mergulho são mais baratas em Moorea que em Bora Bora. Lá tem o Dolphin CenterSwin no Intercontinental Moorea Resort & Spa. Uma gracinha os golfinhos. A atividade para entrar na água com eles custa Cd$150 por pessoa.
Em Moorea também fomos na na fábrica de suco. Lá eles te dão amostra dos sucos e bebidas alcoolicas. Mas que delícia os sucos!! Se a gente tivesse ficado em Moorea eu tenho certeza que eu iria encher a sacola só com sucos heheeheh . Fomos no belvedere e ficamos estarrecidos com a beleza vista de lá de cima. Moorea é linda!!
De Papeete fomos para BORA BORA de avião (também parte do pacote que reservamos)… eu nunca vou esquecer a chegada, na aterrissagem já dá ver a agua azul bebe do mar. Eu fiquei chocada… acho que eu até parei no meio da escada do aviao e deixei o povo esperando impaciente atrás de mim heheeheh paralisei de tão impressionada!
Achei o máximo o jeito simples que funciona o aeroporto, a coleta de malas e o embarque (eles simplesmente imprimem uma folha com o numero do voo e pregam na parede haha adorei!!). A ida para o hotel é de tirar o fôlego, é estar dentro de um imenso cartão postal.
Andamos de caiaque e de jet-ski no mar, e na lagoa, fizemos snorkeling e nadei com os peixinhos. Eu não quis me aventurar a nadar com tubarões porque não sou uma nadadora muito boa heheheh… Mas fizemos o passeio de submarino e vimos 4 tubarões, dos grandes! 1 deles estava prenha, enorme ela! Achei o máximo porque no submarino cabem 6 pessoas, mas como marcamos em cima da hora e para o último horário, no final no passeio estávamos só eu e o hubby! Ieba, private tour! Eu achei meio caro (quase 300 dolares por pessoa), mas quando e onde eu iria fazer um passeio desses, não é mesmo? Por isso, eu me animei a pagar e recomendo a todos. Ele desce 35 metros e fiquei chocada com a quantidade de peixes!
Se você puder, não perca, o passeio de helicoptero, é caro mas compensa 🙂
Demos uma voltinha no centrinho de Bora Bora, Vaitape e achei simples demais, me lembrava alguns lugares beeeeem do interiorrrr de Minas (eu posso falar porque sou mineira heheheheh…). Mas isso nem de longe tira a magia do local. Lá, a gente comprou num supermercado, alguns snacks para levar para o hotel (vi muita gente fazendo isso).
Fizemos o jeep safari e subimos (chachoalhando na estradinha de chão) o morro, vimos os canhões que os EUA colocaram lá no morro durante a batalha de Pearl Harbor com o Japão. Fizemos a excursão toda (quase 4 horas), foi o máximo mas cansa. Mas a vida lá de cima do morro é de impressionar.
Uma coisa que eu notei nas 3 ilhas foi a quantidade de galos e galinhas soltos! Me lembrou tanto a minha infância em Minas, oh trem bão!
Aprenda sobre as pérolas …
As pérolas tem tamanho entre 8 a 16 mm, são chamadas de pérolas negras mas na verdade, não são só as negras, tem uma cor principal enriquecida de uma ou muitas tonalidades (tem a preta, cinza, azul, douradas, prateadas, entre outras, todas liiindas!).
São classificadas por A, B, C e D dependendo da qualidade, imperfeições (risco ou pregas), brilho e do reflexo delas. As de qualidade A são as superiores. De novo, não se esqueça de perguntar pelo certificado de autencidade quando for comprá-las.
Conclusão… do paraíso…
Bora Bora é o lugar mais lindo que eu já fui na vida, pela combinação de águas cristalinas e montanhas, é meio inacreditável que exista um lugar assim, na verdade. O pessoal local é extremamente acolhedor e de cara você já se sente parte daquele paraíso.
É uma viagem cara mas vale a pena cada centavo!
——-
Valeu Angie!!! Se faltava algum motivo para as pessoas incluirem Tahiti na bucket list, agora acabou 🙂
>>> Gostou? Tem mais dicas da Polinésia Francesa lá no Viajoteca nesse link. Ou, leia todos os posts do mikix sobre Paraísos Tropicais (Incluindo Maldivas, Vanuatu, Australia, Fiji … e agora, Tahiti Uhlala!!!)
30 Comentários
Prezada Mirella
Boa Noite
Eu li todas as informações que você postou, estou planejando uma viagem para o Tahiti mas com um objetivo um pouco diferente.
Sou remador de canoa havaiana e gostaria de saber se você tem alguma informação sobre escolas ou clubes ou alguma coisa relacionada a canoa havaiana que eu pudesse contactar para fazer um "intercambio" gostaria de fazer essa viagem focada no esporte, pra aprimorar a minha técnica, vivenciar um pouco a cultura, o modo de vida não necessariamente uma viagem de turismo qualquer.
Ficaria muito grato se puder me responder
Cordialmente
Paulo Serra
Oi Paulo,
Puxa.. sinceramente não tenho a menor idéia, mas achei sua ideia brilhante!
Talvez se procurar em inglês, você tenha mais sorte.
Abs
Olá, eu e minha esposa fomos para Bora Bora em lua de mel em setembro. Suas dicas foram bem úteis!
Estamos começando nosso próprio blog agora. Se tiver dicas para nos ajudar, será de grande valia! :)
Opa!!! Que bom que o post os ajudaram ...
Vou passar lá nos eu blog :)
bjos
Ameeei suas dicas!
Estou indo de Lua de mel em março do ano que vem, gostaria de saber o que vc achou da tahiti.com?
estou orçando com eles e esta saindo bem mais barato que fechar por conta propria, é confiavel?
Mirelle, preciso de uma ajuda. Vou para a Polinesia Francesa em maio do ano que vem com um grupo de amigos Já comprei as passagens do Brasil para Papeete e, de lá, para Bora Bora. Antes de embarcarmos para Bora Bora, ficaremos alguns dias em Moorea.
Nosso voo de Papeete para Bora Bora sai às 10h40 da manhã. Para não perdermos o voo, é melhor voltarmos um dia antes de Papeete ou podemos sair cedo de Moorea, que dá tempo de pegarmos o voo para Bora Bora?
Como é o transporte de Moorea para Papeete? É fácil?
Obrigado, Vicente.
Oi Vicente,
Quem fez essa viagem foi a Angie, você poderia colocar essa pergunta nesse post do Viajoteca: http://www.viajoteca.com/2014/06/14/dicas-polinesia-francesa-tahiti-moorea/ . O Oscar foir pra lá também e acredito que possa te ajudar com isso.
Abs
Achei simplesmente PERFEITO! Gostaria de saber um detalhezinhos a mais... quanto ficou tudo isso? Estava querendo me casar lá, e passar uns 8 dias.... tem alguma idéia?
Obrigada
Oi Karina,
Eu não fiz essa viagem e não sei se a Angie vai ver sua perguntas ... do contrário, passa lá no meu outro blog Viajoteca e pergunta para o Oscar... Tahiti é bem caro, como as Maldivas. Esse é o post: http://viajoteca.com/2014/06/14/dicas-polinesia-francesa-tahiti-moorea/
Abs
Na parte sobre o certificado de vacinação contra febre amarela. Não foi exigido de vocês por serem brasileiros que moram no Canadá? e o Canadá não ser um país que necessita deste certificado de febre amarela para entrar no Haiti?
Obrigada.
*Tahiti
Oi Karen,
Não nos foi exigido o certificado, pois na época morávamos na Australia e como estávamaos a mais de uma semana longe de países com incidência de febre amarela, eles não nos pediram.
Ajudei?
Ótimo comentários e super válidos!! Parabéns.
Fui para a Polinésia em 2012, fiquei 10 dias pelas ilhas (Papeete, Morea e Bora Bora). Agora eu posso dizer "JÁ FUI AO PARAISO". Viajei para o Caribe onde não chega nem perto daquelas águas cristalinas.
Façam o passeio de nadar com raias e tubarões. Dá aquele "medo" de inicio, mas só de estar naquelas águas com a natureza, não tem nada melhor.
Um dos meus sonhos foi realizado! Lugar igual ao Polinésia não existe, indescritivel.
Beijos Mari
Que legal Mari... você agora tem que conhecer as Maldivas :)
Show de bola!!! Abs
Valeu as dicas!
Estarei a caminho de Sydinei, e pretendo fazer conexão no Tahiti. Dizem quem conhece não esqueçe!
Adorei suas orientações.
Viviane Nomura
Que delicia... Sydney e Tahiti... viagem dos sonhos :)
Salve, Mirella.
Gratíssimo pela dicas e bom humor que você passa generosamente na sua história do Tahiti.
Estou planejando um passeio por lá com a esposinha.
Tudo de bom.
Vocês vão amar... esse texto da Angie também me deixou com vontade de ir pra lá!
Abs
Dindinha Angie arrasou!!!! Esse lugar é fantástico, essas cores...OMG!!!!
Bjokas
Viu só Vi... a Angie realmente arrasou :)
Quem sabe um dia vc se anima em escrever aqui pra gente, né?
bjo
Genteeeeeeeeeeee que lugar MARAVILHOSO!!!!!!! O post é COMPLETÍSSIMO ... amei! Nossa ... é um ótimo guia/roteiro de viagem ... lendo o post eu me imaginei estar vivendo tudo o que está descrito lá, devido à riqueza de detalhes. PARABÉNS!!!!!! Já coloquei na minha listinha de desejos: viagem ao Tahiti!!! Beijinhos!
Não é verdade Geysa :) ... vamos todas para o Tahiti :)
Amei!!! O post e o lugar hehe Motivo é o que não falta para ir para lá e repitindo: vale a pena cada centavo!!
Bjos!!!!
Poxa Angie, eu que agradeço sua colaboração em criar um post tão caprichado pra gente!
Já estou esperando os próximos posts :)
bjão e obrigada de novo
ah, essa cor de mar! ....
Nem me fala Mari... imagina eu editando o texto... fiquei babando total.
[…] Deixar-se levar pelo transporte pelo mar é uma experiência única. Você vai ver vistas incríveis da lagoa e da paisagem. Para mais dicas de viagem, veja aqui. […]
[...] quer curtir a beleza tranquilamente é o lugar perfeito por ser pouco frequentado. A gente achou esse guia massa pra quem quer incluir Tahiti na lista de destinos pro verão, e aqui tem dicas de onde ir por [...]
[...] quer curtir a beleza tranquilamente é o lugar perfeito por ser pouco frequentado. A gente achou esse guia massa pra quem quer incluir Tahiti na lista de destinos pro verão, e aqui tem dicas de onde ir por [...]
[...] Dicas práticas do Tahiti … o paraíso ficou perto!!! (relato da Angie) [...]