Depois de contar sua experiência de como foi estudar na VEC em Vancouver, a Mariana nos conta algumas dicas para intercâmbio no exterior. Ela já teve duas experiências de intercâmbio, uma estudando no Canadá e outra trabalhando nos Estados Unidos… vale a pena conferir, pra investir seu dinheiro e tempo de maneira correta!
PS: Eu, Mirella, fui incluindo alguns adendos no texto da Mariana, só como dica extra de agente de intercâmbio 😉
Dicas Gerais de Intercâmbio no Exterior
1. Não saia do Brasil sem um seguro saúde e preste atenção a sua cobertura e locais para recorrer em caso de emergência. É tranquilidade para você e seus familiares!
PS – Mirella: Fique atento também em como proceder caso aconteça uma emergância, na maioria dos seguros para estudantes, é necessário ligar para a empresa antes de ir para o hospital ou emergência. Veja isso com sua agência de intercâmbio ou seguradora de seguro.
2. Tente morar próximo a sua escola ou trabalho. Prefira lugares próximos a metros ou que você possa ir a pé. Eu morei próximo tanto quando fui para trabalhar (nos Estados Unidos) e para estudar (no Canadá, Vancouver), ia ou voltava a pé quase sempre (as vezes conseguia uma carona), mesmo no inverno. Porém, tem de ser perto mesmo, especialmente se você for para uma cidade de inverno rigoroso.
3. Em Vancouver a maioria das escolas fica em downtown, se você for ficar em homestay saiba que eles são mais difíceis de encontrar no centro da cidade, mas tente ficar próximo às estações de metro, como a Canada Line isso te garantirá uma ótima mobilidade pela cidade. Se você quiser mais liberdade ou for em com mais alguém (tipo em casal) aconselho alugar um lugar temporário (foi o que eu fiz!) na maioria das vezes sai mais barato que hotel e tem ótimas opções de lugares no centro.
4. Pense e pesquise qual o tipo de acomodação que atende melhor seu perfil. O homestay (hospedagem em casa de família) proporciona contato direto com famílias que vivem no local, muitas vezes auxiliando com informações sobre o dia-a-dia e passeios, é mais indicada para quem quer imersão na cultura diária [leia mais detalhes sobre homestay aqui]. As residências estudantis ou apartamentos compartilhados oferecem uma integração com estudantes de outras nacionalidades. Alugar um Studio ou flat garante a você flexibilidade de horários e independência.
5. Explore ao redor da sua casa antes mesmo de viajar. Tenha noção de que bairro é, quão distante fica dos lugares que você irá frequentar, quais os meios de transporte disponíveis. Assim que chegar percorra a área e pegue um mapa.
6. Leve lembrancinhas. Mesmo que sejam poucas semanas. Me arrependi de não ter levado, confesso.
PS – Mirella: é bacana presentar o/a professor(aO), deixar um pedacinho do Brasil com algum amigo etc. Não precisa ser nada caro, mas algo que lembre o Brasil. Pode ser chaveiros, fitinhas do Senhor do Bonfim, canecas, imãs, canagas, caneta, coisinhas da natura ou boticario. Nesse website tem algumas ideias.
7. Leve impresso passagens, cópias do passaporte e vistos, reserva de hotel, apartamento e endereço de homestay e tudo o mais de documento que achar relevante.
PS – Mirella: Além da cópia impressa, recomendo também ter copia online de todos esses documentos, em especial do passaporte e do “locator number” da sua passagem aerea. Mas para funcionar, você precisa ter essa cópia em e-mail que seja de acesso geral como gmail, hotmail, yahoo etc. Assim, caso você perder ou tiver os documentos roubados, facilmente você consegue recuperar o número e detalhes através de qualquer computador e internet.
8. Leve dinheiro em espécie e se atente a moeda correta do país que esta visitando na hora de comprar.
9. Leve trocas de roupas na sua mala de mão, sempre.
10. Prepare-se para imprevistos no aeroporto. Em minha primeira viagem ao EUA (indo para o work and travel) me deram um cartão de embarque sem assento. Embora a atendente no Brasil tenha me assegurado que eu estava no voo e era só pedir para alguém marcar pra mim quando chegasse no próximo aeroporto, isso não aconteceu. Resultado, eu sozinha (estava em um grupo), por 12 horas no aeroporto de Chicago, próximo ao natal, com vários voos sendo cancelados por conta de nevascas e o próximo destino nem era o meu ultimo. Mas foi bom, aprendi muito com essa experiência e ela já me ajudou em outras situações, por isso caso passe por algo assim fique calmo e procure alguém para te ajudar. Tente contatar sua agencia o mais rápido possível, mas dá pra se virar sozinho também, por mais que sua agencia seja excelente em um momento como esse você acaba resolvendo as coisas mais rapidamente.
11. Misture-se! Mesmo que você prefira ficar com brasileiros se esforce pra falar em inglês, afinal de conta é pra isso que você esta lá!
12. Aceite o desafio gastronômico! Muito provavelmente você ficará em uma família de nacionalidade diferente no homestay que vai cozinhar coisas diferentes, experimente. Mesmo para que quem viaja para ficar em hotel ou apê alugado, se divirta com as refeições e alimentos diferentes do local.
13. Lembre-se que você pode reservar coisas separadamente do pacote da agência, ela deve ser contratada para te dar segurança. Pesquise sobre as agencias, peça opiniões a clientes. Quando você mesmo reserva, você é quem assume a responsabilidade se algo der errado e é também você quem vai ter de correr atrás para concertar.
PS – Mirella: Prefira agentes que já fizeram intercâmbio ou que conheçam bem a região que vai estudar. O agente de intercâmbio deve ser muito mais que um simples vendedor, ele deve te dar dicas de onde vai estudar, como evitar roubadas, que tipo de escola combina com você, o que acontecerá no aeroporto etc etc etc … Antes de fechar o intercâmbio, sinta confiança no agente, e tenha a certeza que ele estará lá por você antes e durante seu intercâmbio, é muito comum as agências te esquecerem depois que o cheque foi assinado!
Dicas de Estudo
1. Se atente a quando inicia o curso. Muitas escolas tem cursos cíclicos de 4 semanas por módulo, muitas vezes mais de um módulo no curso todo. Se você tem disponibilidade de data e pretende fazer o curso completo isso é essencial para você não chegar no meio do processo. Mesmo que você consiga apenas fazer um modulo é sempre mais legal começar do inicio (?! Esquisito falar isso).
Durante meu intercâmbio conheci algumas pessoas que não foram informadas disso e chegaram na ultima semana de curso, que era de prova, além de não poder aproveitar, é uma semana de investimento no lixo.
2. Fique esperto com a relação lição X hora aula. Nem sempre a lição é equivalente a 1 hora aula. Isso aconteceu com meu marido. Ele pegou um curso de 30 lessons por semana, curso intensivo, quando chegou na escola cada lesson era de 45 minutos. Nada contra, mas ele poderia ter sido informado antes, ao invés de pegar um curso intensivo ele teria pego um Power Intensivo, com mais lições.
3. Pessoas com inglês avançado recomendo que vocês optem por uma aula como ielts ou toefl, pois vocês poderão aperfeiçoar as quatro frentes (writing, reading, speaking e listening) em um curso apenas.
Dicas de Trabalho
1. Caso você opte por fazer work and travel nunca, jamais contrate os serviços da agência sem o trabalho garantido. A única exceção a essa regra é se você for retornar pela segunda, terceira ou enésima vez para o mesmo local onde já trabalhou, já tem contato lá e está tudo acertado para sua volta.
2. Abra uma conta em um banco próximo. Procure por bancos que não cobram taxas de abertura de contas e que seja de fácil acesso a você.
3. Se você pensa em juntar grana pra viajar depois de trabalhar ou até mesmo para trazer de volta, busque trabalhos e lugares que te possibilitem hora extra ou até mesmo um segundo trabalho. Eu fui para trabalhar em um parque aquático de salva-vidas (sim!! E foi o máximo!) e lá, por minha conta, arranjei meu segundo emprego de caixa e atendente de drive thru.
Quer mais dicas de intercâmbio? Clique aqui
Pensa em fazer intercâmbio? Fale conosco… contato@mikixintercambio.com
25 Comentários
Bom dia,
tenho o mesmo interesse do cometário acima citado, mas a diferença é a idade do meu filho que completará (5 anos). se puder ajudar com dicas de lugares á alugar, escolas para estudar e trabalho... desde já muito obrigado!
Abraço.
Oi jéssica,
Infelzimente eu só tenho programa para criancas acima de 7 ano no momento ...
Vou ficar te devendo.
Abs
Olá! Passei por aqui e me interessei pelo seu blog.
Eu e meu esposo planejamos um curso de inglês de 3 semanas em julho de 2017, em Toronto, mas gostaríamos de incluir nossas filhas (que terão 9 e 6 anos na data da viagem).
Você conhece (e indica) escolas em Toronto que possa nos atender?
Obrigada!
Oies ... já te respondi por email e já está tudo acertado para Julho, né? :)
Bjão
Oi Mirella,
Parabens pelo blog, comecei a acompanhar recentemente e estou gostando bastante.
Mudei para o Canda no final de 2015, e ainda nao vejo grandes evolucoes no meu ingles.
Meu nivel eh "upper intermediate", me inscrevi numa turma de business aqui em Toronto mas nao achei muito produtivo.
Voce tem alguma indicacao de professores particulares? Ou algum curso mais efetivo para quem ja tem uma boa nocao, mas precisa aperfeicoar, principalmente speaking?
Obrigada!
Eu diria que seria legal você fazer um curso profissionalizante, pois aí você não fica mais nas aulinhas de inglês, entende?
Se tiver interesse, entre em contato: contato@mikixintercambio.com
Abs
Oi Mirella,
Eu e minha esposa queremos um curso de até dois anos em Vancouver com opção de Co-op, pois estamos pensando no express entry após este período. Temos 2 filhos 5 e 11 anos, ambos americanos. Temos proficiência no inglês pois moramos 12 anos nos USA(Boston). Minha esposa iria estudar e eu trabalhar.
Quais opções vc tem ?
Oi Alexandre,
Eu só tenho opções de cursos técnicos que não necessariamente lidam para a imigração.
Se tiver interesse, entre em contato.
contato@mikixintercambio.com
Abs
Olá, gostaríamos eu e meu marido de fazer um curso intensivo de inglês de 1 mês, com uma carga horária maior que 15 horas semana, mas temos uma filha de 5 anos que queremos levar junto. Existe alguma opção para ela ? Desde já agradeço.
Já nos falamos por e-mail, né? :)
bjos
Olá, tudo bem? Gostaria de saber se para quem já tem um inglês intermediário avançado (segundo a prova do FCE) duas semanas já é suficiente para melhorar o inglês e francês em Montreal. Estou em dúvida por causa do preço. A diferença é gritante! O dobro do preço para quatro semanas.
Obrigada,
Laís.
OI Lala,
Vou ser sincera... eu acho que duas semanas é muito pouco, quando você começa a desenrolar a lingua, já vai ter que ir embora.
Eu acho que o mínimo de 4 semanas é o mínimo, e geralmente as escolas, começam os preços promocinais com 4 semanas.
Por exemplo, hoje eu tenho um pacote em Vancouver com material, curso, acomodação e taxas por C$1750. É um bom preço pela qualidade da escola.
Abs
Mirella tudo Bom?
Tive lendo seu blog, que é mt bom por sinal :), e vi uma pergunta semelhante a minha, enfim quero fazer um intercâmbio de 2 semanas e levar meu pequeno de 1 ano e meio, seria eu minha irmã de 16 e meu pequeno, para vancouver. Vc conhece escola que oferece creche e curso ´para adolescentes? Poderia me dar umas dicas?
Obrigada.
Abç
Bruna Silva
OI Bruna, Tudo bem?
Já estamos nos falando por e-mail, né?
Com essa idade do seu filho eu não tenho nenhuma escola para oferecer ... vou ficar te devendo :)
abs
Olá Mirella!
Minha filha está inscrita em um programa de Mobilidade Cultural (cursa Comunicação Visual na UFF- Universidade Federal Fluminense/Niterói).
Na prática: É um programa de intercâmbio. Ela colocou como 1ª opção a Universidade de Concórdia, em Montreal. A UFF somente propicia a vaga na Universidade . Sem auxílio monetário.
O resultado sairá após janeiro/2015.
Neste meio tempo surgiu uma possibilidade de mudança de apto (locação), que eu venho procurando desde o ano passado, o que acarretará em aumento de despesas, e com prazo para decisão: novembro.
Você acha possível fazer uma previsão de quanto ela precisará, mensalmente, já que não poderá trabalhar durante o período em que estiver lá (serão 6 meses, renováveis por mais 6).
Um dado concreto que já tenho: a colega de curso de minha filha, foi selecionada para o período 2014/15, está pagando de moradia $500,00 dólares canadenses.
Os alunos selecionados, começam as aulas em setembro. A maioria vai em agosto para uma adaptação.
Obrigada.
Ana Silvia
Mas pro onde ela está indo? Canadá?
Eu sempre digo que 1000 dolares por mês, mas já vi gente se virando com menos que isso.
Mas veja direitinho se ela não consegue permissão de trabalho com a universidade, o Canadá está se tornando mais flexivel nesse sentido... de repente, ela consegue fazer alguma coisinha e te ajuda a pagar os custos, né?
Ah... se ela precisar de seguro saúde, eu trabalho com uma empresa bem bacana que cobra USD2,20 por dia. Qualquer coisa me escreva : contato@mikixintercambio.com
Abs
Olá Mirella!!!
Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo blog !!! Eu adoroooooo !!!!
Gostaria de saber se vc pode me ajudar !!! Estou pensando em ir fazer um college no Canadá !!!! Sou advogada e na minha área seria difícil arrumar algum trabalho !!!! Pensei em áreas que fossem amplas e que me permitissem circular depois ... como por exemplo : arrumar emprego em províncias canadenses e até em outros países!!!! Pensei basicamente em IT E ADMINISTRAÇÃO !!! A última pelo que pesquisei tb me oferece a oportunidade de trabalhar com comércio exterior !!! O que vc acha das áreas no Canadá ??? E se futuramente eu quiser me mudar ... seriam áreas boas para eu circular ???
Aguardo ansiosa sua resposta ...
OI Roberta, Tudo bem?
Que elgal que está gostando do blog :)
Acho que IT é legal, mas administração muito genérica, se a intenção é comercio exterior, já faça algo nessa area e se especialize.
Eu acho boas areas, especialmente IT que ainda falam a mesma linguagem em qualquer lugar do mundo ... mas tem que gostar.
Abs
Oi Mirella, tudo bem?
Primeiro parabéns pelo blog, estou adorando ler!
Você tem dicas para intercambio com filhos? Eu e meu marido temos vontade de ficar um tempo fora estudando (no máximo 1 ano) e teríamos que levar nosso filho pequeno ( 2 anos). Não faço ideía de como seria levá-lo e se tem muita burocracia. Qual seria o melhor lugar: Canada ou Estados Unidos?
Obrigada
Oi Rafaella,
Que legal que está gostando do blog :)
Se ainda tiver interesse, eu tenho uma escola em Vancouver que oferece esse tipo de serviço. Enquanto vocês vão a escola de inglês, seu filho/a fica no daycare ali do ladinho da escola... vocês podem almoçar juntos etc ...
Me avisa e conversamos :)
Olá Myrella,
Gostaria de receber informações sobre esta escola no Canadá. Eu e meu marido estamos planejando uma viagem de estudos, e precisamos levar nosso filho que fara um ano em maio. A viagem será em 2016.
Obrigada
OI Natalie,
Me manda um e-mail e nos falamos sobre opções para intercâmbio em família: contato@mikixintercambio.com
Abs
Bom dia Mirella!
Mandei um e-mail pra vc sobre esse assunto.
Muito obrigada novamente!
Um abraço!
Oi Luana,
Te respondi por e-mail :)
Abs
[…] Canadá – Intercâmbio e homestay: O que você precisa saber para não criar falsas ilusões – Dicas para intercâmbio no exterior (por Mariana […]