Quando a gente viaja, sempre descobrimos algumas dicas ou furadas! Pensando em você, depois da nossa viagem, separamos algumas dicas do Japão para te ajudar a elaborar seu roteiro e ser feliz:
Templo Tōdai-ji em Nara
– A cordialidade e gentileza dos japones nos impressionou demais, não sei dizer quantas vezes pedimos informções na rua e eles sairam do seu trajeto, para nos levar ao local indicado (na primeira vez fiquei com medo, mas depois adorei!). O senso de comunidade de povo deveria ser “copiado” em todos os lugares do mundo. (Com excessão do mercado de peixe em Toquio, que é uma doidera mesmo!)
– Sempre que possível entregue papeis, tickets ou qualquer coisa, usando as duas mãos, é sinal de respeito e você perceberá que eles fazem o mesmo.
– No taxi e geralmente em qualquer lugar onde se paga a conta, terá uma bandeijinha onde você coloca o dinheiro, não é costume deles entregar dinheiro entre as mãos, mas para receber o troco é mais relax… Ah sim, não é costume deixar gorjeta, nos restaurantes mais caros, geralmente eles já incluem na conta.
Barco do pirata em Hakone…
– Uma das coisas mais engraçadas de se notar são as musiquinhas que tocam no metro e as vezes piado de passarinhos… Aliás, acho que os japoneses gostariam mesmo é de viver na Disney!
– Depender somente do inglês para ir aos lugares pode ser complicado. Dessa forma, sempre tenha o nome, endereço e e alguns casos o mapa do local que você deseja ir em japones. Antes de sair, marque direitinho no mapa onde quer chegar, se for restaurante, tente encontrar foto da fachada para ficar mais fácil a identificação e lembre-se que o google maps ajuda bastante, mas nem sempre ele está correto. Outra dica, especialmente em Toquio, é verificar em qual andar se localiza o restaurante ou loja, a arquitetura é vertical.
Vista do nosso quarto em Toquio, Hyatt Regency
– Outra dica de mapas é verificar se seu mapa tem nomes de ruas e lugares em japones e lingua ocidental (geralmente inglês), se não tiver, ande com os dois, pois fica mais fácil de comparar e se encontrar caso seja necessário. Muitas informações você só encontrará em japones e dessa forma, evita-se frustações.
Comendo muito…
– Minha impressão, foi que vários restaurantes preferem ter uma clientela local ao invés de turistas, especialmente quando se sai da região turística. Claro que não é regra e tivemos experiências culinarias excelentes por lá, inclusive em restaurantes que não tinham menu em inglês e muito menos alguém que fala-se outra lingua além do japones (risos). A aventura da comunicação é garantida 🙂
– Aquela frase “Eu sou gigante no Japão” meio que é verdade (risos). O Kiko comentou que nunca viu o horizonte tão facilmente, mesmo no meio da multidão… sem contar os assentos que são tão pequenininhos que quase são cabem nossas duas bundinhas juntas e o joelho mais atrapalha que ajuda ehehehe…
Templo Ginkaku-ji em Quioto
– Para quem tem iPhone, o apps gratuito de tradução ingles-japones, Kotoba!, ajuda bastante, foi ele que nos ajudar a encontrar o celular do Kiko, quando nos demos conta que o havíamos esquecido no trem, nos ajudou em vários restaurantes e afins… Como ele não traduz frases, a dica é sempre digitar a palavra chave e rezar para que a comunicação seja passada.
– O JR Pass é uma boa aquisição quando você for viajar bastante entre as cidades, e ele TEM que ser comprado ANTES da sua chegada ao Japão. O melhor website para encontrar os itinerarios de trem em inglês, é o hyperdia.
– Nos trens e metros, sempre que não tiver certeza o quanto se deve pagar nas maquininhas de tickets, compre o de menor valor e depois ajuste o preço na saída nas maquininhas próprias para isso.
Exemplo de passe do metro no Japão
– O sistema publico de transporte é realmente impressionante, nem sempre economico, mas funciona e é muito eficiente e pontual. Em Toquio, há duas empresas que dominam o sistema de transporte via trem e metro, tendo o JR Pass, busque sempre fazer o translado usando esse passe.
– Pra quem não gosta de maionese (como eu), fique esperto, pois o pessoal adora coloca-la em tudo! (Eu odeio maionese, por isso percebi isso kkkk)
– Senti falta de free wifi nos restaurantes, cafés, praças etc… ainda não entendi o motivo pelo qual é tão restrito o acesso a rede no dia-a-dia.
Album de casamento …
– A limpeza das cidades nos impressinou bastante, porém senti falta de latas de lixo de fácil acesso e quantidade razoável, sabe aquelas que geralmente se encontra em cada esquina? Notamos que eles são muito orientados a reciclagem e sempre procurávamos respeitar onde colocar os lixos no lugar certo! Boa aula de turismo sustentável!
– E por fim, ainda não encontrei nenhum viajante que não tenha ido pra lá e retornado pra casa com a vontade de “quero mais”… Arigatô Japão! Sayonara!
Continue lendo os posts da nossa viagem ao Japão:
Nossa declaração de amor ao Japão
39 Comentários
oi Mirella, estamos indo dia 06 para Japão… li todos seus posts, serão úteis, depois conto aqui… obrigado!
Opa, boa viagem! Vou ficar aguardando o relato da viaje de vocês :)
abs
Ola Mirella, estou na australia fazendo intercambio e estou pensando em ir pro japao e depois pra tailandia. Como sou estudante, vc sabe qe a grana e curta ne. Estava pensando em passar uma semana no japao e duas semanas na tailandia. Queria umas dicas sobre hoteis baratos e quanto qe vc acha qe eu gastaria em media em cada pais. Nao tenho a pretensao de conhecer o japao inteiro nao, so queria ver um pouco da cultura japonesa, coisas como templos, coisas diferentes qe nao vemos em qualquer lugar. Estou indo com meu namorado, mas nao estamos ligando de durmir em backpacker, ou hotel capsula nao, estamos e qerendo curtir.
Oi Livea,
Poxa... não tenho experiência de ficar em hotel bem baratinho no Japão, lá mesmo os backpackers costuma ser mais caros, mas acho que conseguem coisa legal entre 30 -50 dolares... Veja bem direitinho o preço, pois as vezes um quarto de hotel de 100 dolares encaixa melhor pra vocês que o preço individual do backpacker. Se querem ficar só na historia no Japão, aproveite Quioto, Hiroshima e a região de Takayama. Eu gostei de Tokyo, mas não amei... lá é mais cidade que o resto das coisas... eheheh
Na Tailanda, não vai ter erro... lá é super economico!
Ajudei?
Abs
Quando eu estava planejando minha viagem esse site foi um verdadeiro guia pra mim. Essa questão da cordialidade foi o que mais me impressionou mesmo. Por outro lado eu tinha a impressão de que lá o acesso a internet era uma coisa generalizada e percebi o contrário. De qualquer maneira é um lugar incrível! Fiz um vídeo da minha viagem, espero que goste:
http://vimeo.com/58066730
Abraços!
Oi Olga,
Que legal que usou o mikix para essa viagem, estou super contente que tenha curtido sua fase do outro lado do mundo... é incrivel, né? Vicia...
Adorei seu video... super bacana! Obrigada por dividir...
Se um dia sentir vontade de escrever o que vivenciou e as dicas, o mikix está a disposição pra você, viu? :)
Bjos e volte sempre
Olá Mirella! Estamos pensando em visitar o Japão, vocÊ tem alguma dica de hotel por lá? Beijos!
Oi Tânia, Tudo bem?
Esses foram os hoteis que ficamos durante nossa estadia no Japão:
Quioto: Citadines Karasuma-Gojo, excelente custo x benefício
Takayama: Oyado Koto no Yume, um hotel estilo japones (ryokan), bem adequado ao estilo ocidental e nós adoramos... diferente!
Tokyo: Hyatt Regency, esquema hotelzão... eu só fiquei lá, pois tinha duas estadias gratuitas e porque queria ter a vista para o Mt. Fuji (não é todos os quartos que tem essa opção). Não gosto de hoteis gigantes, mas ele cumpriu o que se propos :) ... da proxima vez, vou tentar olhar hoteis na região do triângulo: Harajuku, Omotesando e Shybuya.
Espero que te ajude :)
Abs
Essa história deles sairem do seu trajeto pra te levar até onde vc precisa chegar aconteceu comigo no primeiro dia que chegamos pra morar lá, isso coisa de 20 anos, então dá pra perceber que isso é uma prática muito comum entre eles, e não é de hoje.
E vc achou muito caro? Todas as vezes que eu fui, eu fiz uma viagem modesta, sem grandes compras, sem jantares em restaurantes da moda e por conta disso sempre achei um país totalemte viável pra se viajar, diferente do que muita gente diz ...
E em relação a China, vc achou melhor, pior ou na média?
Oi Marcia,
Pois é, lembro de vc comentando dessa historia deles sairem do trajeto para nos ajudar com as direções. Muito legal! O duro é ir se comunicando com eles no caminho, né? Mas foi muito legal...
Quanto aos preços, eu deveria ter incluido essa parte no post, né? Sinceramente achei que tem Japão para todos os bolsos... claro que para a turma dos mochileiros, talvez albergues e alimentação sejam um relativamente mais caro quando comprado ao restante do sudeste asiatico, mas para a gente que viaja com um orçamento um pouco maior, dá para curtir numa boa... tem vários restaurantes legais, com um preço super camarada e as vezes dá para esbanjar um pouquinho, encontrei hoteis legais entre 100-150 dolares. E convenhamos, com o preços da Australia e Brasil, o Japão está ali... o mesmo patamar... não tem do que reclamar :)
Agora entre a China e o Japão! Deveria ser proibido fazer essa pergunta por escrito, né? eheheh... mas com aperto no coração, digo que a China me impressionou mais. Pela história, pela geografia e pela grandeza. O Japão, me surpreendou com a educação do povo (coisa que na China assusta ahaha), com o silencio, com o senso de comunidade... dificil, hein?!
Hahaha gostei da sua honestidade e baseada nela, isso só reforçou o meu pensamento que eu não devo ir á China :)
bjs e quero ouvir muito mais as suas impressões
Olha, continuando na minha honestidade (risos), acho uma judiação não conhecer a China, ela é LINDA!!!! Eu gostei muuuuuito :)
bjks
Oi, Mi. Tudo bem?
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Beijos,
Bóia
Eita Bóia Paulista... que maravilha!!!!
Super obrigada!!!!!!
bjos
Mirella,
Já estive uma vez no Japão, mas só em Tokio. Quero ver mais... Quero voltar com calma e curtir o interior. Seus posts estão ótimos!!!!
Beijo
Claudia
Tem que voltar mesmo, eu particularmente gostei mais do interior que as maiores cidades :)
Também quero voltar... eheheh
bjo
Mi,
Adorei as dicas! Aguardo mais posts!
Bjs
Oi Lu,
Estou tentando escrever, mas a correria do trabalho está me atrapalhando ahahah... já estou com tantos posts atrasados das outras viagens... nem me lembra!
mas vou tentar!
bjos
Mi,
Nem me fale em post atrasado :oops:
:) :) :)
Mi, adorei! Post para guardar pro futuro! :D
Hey Lu, obrigada!!!!! bjo
Adorei as dicas, sonho em ir para o Japao!
Espero que um dia essa viagem aconteça para você!!!
Eu gostei muito e recomendo :)
Abs
Oi Mirella,
Tudo bem?
Sensacional seu post!
Como morei no Japão, acho que muitas das coisas que você comentou acabam passando desapercebidas - já as considero absoluatemente normais - de qualquer maneira assino embaixo de tudo que você disse.
Abraços,
Mari Vidigal
Ideiasnamala.wordpress.com
Oi Mari,
Vindo um elogio desse de uma "ex-local", eu fico muito lisonjeada! Obrigada!!!!
Eu entendo esse lance de as vezes não notarmos as coisas diferentes, com o Canadá e agora com a Australia, sinto a mesma coisa :)
Abs
Adorei as dicas, devidamente anotadas...
Quando vvossa mãe irá a Australia??? assim saberemos se gostou do porta guardanapos, pintado por mim...
abs,
Oi Francy querida,
Minha mãe está chegando em agosto... eu também estou super ansiosa para ver meu presente e quando você comentou que foi pintado por você, poxa, achei ains mais legal!!!
Daqui a pouco chega :)
bjos
Ai Mirella,
minha vontade só aumenta pra visitar o Japão, deve ser o máximo a experiência. Não vejo a hora de ler mais sobre sua aventura. Ótimas dicas :D
abraços
Oi Raquel,
O Japão é mesmo bem legal... eu gostei muito.
Estou tentando escrever o mais que posso, mas o trabalho atrapalha um pouco (risos).
bjos
É isto ai! Este país deixa saudade...
E como deixa ... e com gostinho de quero mais (incluindo conhecer novas cidades, né? eheheh).
bjo
Mais um poster nota 1000. Valeu por tanta informação legal e interessante.
E a vida segue...
Oi Cesar,
Que bacana que gstou do post :)
Valeu!
Oi Mirella,
Por favor, sabe me dizer quanto tempo leva para chegar o Japan Rail Pass aqui em Ribeirão Preto/SP, usando Fedex? Viajo dia 9/12.
Outra perguntinha: vale a pena, acordando em Nagoya, ir passar o dia em Kyoto para dormir em
Tóquio ou neste caso é melhor nem ir a Kyoto? Ou seja, voltar direto a Tóquio.
Parabéns!
José Eduardo
Oi José Eduardo, Tudo bem?
Eu comprei minha passagem em Brisbane (na Australia) e pelo que vi aí no Brasil, somente agências de São Paulo representam o JR Pass, o ideal seria ligar para uma delas e comprar, sendo no Brasil, o sedex deve chegar em Ribs em 1 dia, né? Você chegou a ler esse post que escrevi sobre a compra do JR Pass: https://www.mikix.com/jr-rail-pass/ ? Lá explico como tudo funciona e com seu roteiro você pode verificiar se vale ou não a pena compra-lo.
Eu acho que Quioto merece no mínimo (bem mínimo mesmo) 1 dia inteiro, acho que vai ser perda de tempo você fazer esse trajeto e muito cansativo. Se sua base for Toquio, de repente vale o bate-e-volta pra Nikko, eu não fui, mas pelo que li, deve oferecer um pouquinho de Quioto.
Vamos nos falando.
Abs
Muito obrigado, Mirella.
Abs,
[…] >> Dicas rápidas e práticas sobre o Japão […]
[...] Dicas rápidas e práticas do Japão [...]