Acho que eu gosto mais de Hong Kong (HK) agora que estou escrevendo do que quando estava lá. Sem duvida a cidade é uma metropole incansavel e apesar de termos passados apenas 6 dias, eu posso afirmar que eles não foram suficientes para ver tudo (o que é normal, pois a maioria das metroples sempre oferecem milhões de coisas para fazer e experimentar)….
*** Hotel ***
HK não é o lugar mais barato do mundo para escolher hotel e os quartos via de regra são pequenos (principalmente os da ilha). Depois de pesquisar aqui e ali as opções que estavam no nosso orçamento, acabamos escolhendo o Cosmopolitan Hotel.
Ele fica do lado do Jockey Club em Happy Valley, fronteira com Wan Chai e Causeway Bay. Claro que eu preferiria ter ficado no bairro Admiralty, mas tudo bem 🙂 . Outra opção seria o trendy Lan Kwai Fong Hotel, mas ele fica na região das baladas… e nós não somos muito da noite (risos!).
A única coisa que eu realmente não gostei foi do paninho que fica no chuveiro, pois o espaço do chuveiro era pequeno e eles poderiam ter colocado um box ao invés do paninho… afinal de contas, é um hotel 4 estrelas, né?! Posso exigir um pouquinho, certo? 😉
Outra questão que fica sempre em voga ao se tartar em hoteis em HK, é decidir entre se hospedar na ilha ou em Kowloon (leia-se: cóulum). Eu recomendo ficar na ilha entre a area Central e Causeway Bay. Kowloon costuma ser um pouco mais barato, porém os quartos são maiores.
*** Transfer aeroporto/hotel ***
Basicamente tem 3 opcoes; taxi (HK650 p/carro), onibus fretado (HK140 p/p) e MTR (o sistema de metro de HK e a mais barata das opções).
Nós experimentamos os dois primeiros e gostamos, para ambos usamos a empresa Vigor. Se você reservar com a Asia Travel, os preços parecem ser melhores do que reservar diretamente com o hotel (soube disso depois… ops!).
Dentro da cidade a melhor opção é usar o MTR para tudo, onibus para quando você for para a região de Repulse Bay e Aberdeen e taxi para quando você estiver de saco cheio de transporte publico ahahah.
Vale relembrar:
– Taxi é barato… mas os taxistas são estranhos. Dessa forma, sempre leve com você um cartão do hotel, mostre para o taxista e veja a reação, se ele começar a gemer e falar em cantones como se reclamando da vida… saia do taxi e procure outro – ou melhor, use e abuse do eficiente transporte publico de HK.
– Conheça os sigmificados das palavras e simbolos para não se confundir. Subway: é uma passagem subterranea. Metro é o simbolozinho vermelho abaixo.
*** Itinerario dos passeios ***
Essa parte é sempre complicada, pois no final as coisas acabam saindo um pouquinho do planejado. Mas foi mais ou menos isso que fizemos:
31/Dec (somente a noite de Reveillon): Causeway Bay + Wai Chan
01/Jan: Admiralty + Victoria Peak + parte do centro + parte do LFC e Soho
02/Jan: Sheung-Wan + Sul da Ilha (Repulse Bay, Stanley e Aberdeen)
03/Jan: Macau
04/Jan: Kowloon + New Territories (iniciamos no Mercado de Flores e fomos descendo ate assistir o show das Luzes na baia)
05/Jan: Lantau Island
Vale Relembrar:
– No aeroporto tem um balcão de informação do “Board of Tourism of Hong Kong”… passa lá, pega todas as coisas que você ver pela frente (risos!), mas não esqueça de pedir para o atendente a brochura chamada “Hong Kong Walks” – lá tem uns walking tours bem bacanas para seguir (Nos centros de informações turisticos da cidade você também pode encontrar). Com exceção de Macau, Lantau e Ilha do Sul, esta tudo lá explicadinho e detalhado.
– O mapa turistico de Macau tambem tem um tourzinho para seguir… (pegue no centro de informação turistica logo que chegar na estação do ferry).
*** Encontrinhos ***
E claro que não posso deixar de comentar sobre nosso encontro com a Tao e o Gareth, amigos de Ottawa que atualmente moram na China (numa cidade ao lado de Hong Kong).
O encontro foi 10, pena que durou tão pouco!!!
25 Comentários
Oi,
Estou indo pra Hong Kong e vou passar o reveillon também. O que vocês fizeram? Alguma dica de lugar pra onde possa ir com meu noivo?
Obrigada.
Ich... acho que cheguei atrasada pra te responder, né? Mas nesse post conta o que fizemos ... nada muito diferente, pois estavamos mortos de cansados!!! Mas jantamos um Ramem e fomos assistir os fogos ;)
Abs
Oi Mirella,
Estou com 5 guias de Hong Kong e Shenzen, e após pesquisar muito
resolvi reservar em causeway bay, no Rosadale on the park. Caso eu nao goste, troco, pois só fiz a reserva. Achei esse local mais com a
minha cara, pois sou daquelas que nao pode ver um shopping!!
E em Shenzen, reservei no Sunon Holiday villa hotel, lá os preços dos
hotéis sao quase 70% mais baratos.
Vou aguardar teu post sobre macau.
Dica para quem quer dicas sobre compras: O guia : Suzy Gershman"s
born to shop hong kong shangai & beijing
bjs
silvana
Obrigada por repassar as dicas...
Shenzen deve ser realmente mais barato, pois já é na China e não é muito turistico.
O post de Macau esta no forno, mas esta dificil finalizar (risos!)... falata tempo... ai ai ai...
Bjos
Oi Mirella
Quanto ao hotel eu até já comprei no Brazil, e é o Eaton e fica na Nathan Road em Kowloon , pois o meu interesse é viagem gastronomica e sei que por lá rola mais que em outros lugares as street foods. Cansei de ver museus e igrejas no mundo todo. Agora só viajo para comer e me aproximar da cultura local de cada país. Compras nem pensar. Faço no Brazil por um pouco mais e ainda tenho garantias. Deixa pra lá.
Bjs.
Hoje eu pensaria também em ficar em Kowlon, mas tem tantos lugares para se comer bem (barato e caro) em Hong Kong... eheheh
O legal de HK sao as feiras sem fim :)
Valeu Mirella,
Acho que vou pegar um hotel em kowloon, ao contrário de voce
quero estar no meio do agito.
Quanto ao visto para Shenzen, ja me informei e é tranquilo.
Valeu a dica de comprar a ida pra Macau com 1 dia de antecedencia.
Muito obrigada, e quando precisar algo sobre porto alegre....
moro aqui e me coloco ã disposição.
abs
silvana
Oi Silvana,
Acho que hoje consideraria Kowloon sim, os hotels costuma ter um preço melhor e são mais espaçosos... depois me conta qual você ficou e se gostoi, tá?
Estou preparando um post sobre Macau... esta complicado, pois sempre escrevo mais que a boca... mas deve sair nas proximas semanas.
Opa... mais uma amiga de POA? Que bacana... esse ano esta sendo muito legal, pois estou conhecendo muita gente do Sul :)
bjs
Mirela sua viajem já rolou ? Como foi em Shezen ?
Oi Patricia, Essa viagem é antiga, fui em 2010.
Não fui a Shezen... vou ficar te devendo, fica de olho no meu blog de viagem viajoteca, um dos meus sócios está morando em Hong Kong e com certeza vai ter muita novidade da cidade e região por lá.
bjos
Olá Mirella,
Irai à Hong Kong no final do ano. Estou tentando desde já traçar
um roteiro de coisas à fazer, se não perde-se muito tempo.
Queria, umas dicas se possível:
Em todos os lugares aceitam cartao de credito? táxi, feirinhas de rua...?
Macau, dá pra visitar em 1 dia? quanto tempo de hk? vai de metrô?
pelo que pesquisei é uma coisa meio tipo las vegas, não?
Quero também ir a Shenzen, nao sei se voce visitou.Me parece o paraíso para compras.
Mei interesse é visitar os pontos turísticos, claro, mas mais ainda a parte de compras. Alguma dica interessante além dos vários shoppings?
obrigada
silvana
OI Silvana, Tudo bem?
Taxi: confesso que não lembro se eles aceitavam cartão, pois acabei usando mas transporte publico... vou ficar te devendo isso.
Feirinhas: eu nao aconselho usar cartão de credito nesses lugares em nenhum lugar do mundo... prefira dinheiro. Guarde cartão para shoopings, hoteis e restaurantes ... mas lembre do IOF, ok? :)
Fizemos Macau em um dia e foi ótimo. Você pega o jet boat e compre o ingresso com pelo menos um dia de antecedência.
Macau é uma mistura de Portugal, Vegas e China... imperdivel!!!!
Compras eu vou ficar te devendo... fui para HK somente com a intenção de passeios. Quanto a Shenzen pesquise sobre o visto da China, não sei se é preciso tirar antes ou se na hora eles dão... então pesquisa isso.
Ajudei? Vamos nos falando!
Abs
Oi Mirela,
Tudo bem?
Adorei as suas dicas de Hong Kong!
Estou na maior dúvida quanto aos hotéis... Pensei em ficar em um que fica próximo do Victoria Park e da Causeway Bay. Vc acha que a localização é boa?
Obrigada!! Bjs, Anna
Ola Anna,
Também fiquei super em duvida onde ficar... nós ficamos na fronteira de Wan Chai e Causeway Bay e gostamos muito.
Acho que o bom é estar perto de algum metro e beleza!
:)
Ans
Oi Mirella!
Obrigada pela dica!!
Acabei de decidir o hotel! Agora é torcer para chegar logo a viagem!
Bjs, anna
Ueba!!! Precisando de alguma coisa, é só gritar!!!
bjo
Até agora estou aqui navegando! hahahaha Belas dicas de Hong Kong, estava justamente no booking.com na dúvida de onde hospedar! Vou ficar mesmo pertinho do caseway, eram os que eu estava gostando e vc acabou de me deixar mais segura! Vamos ficar só 4 dias, vou tentar condensar seu roteiro! ;)
Bjs
Fê, s
Se você coneguir um hotel em Kowlon pertinho da agua, acho que é legal também... apesar de eu ter dito no post para ficar na ilha.
Fica aí a dica :)
bjs
Olá Mirella e Christian!
Muito bom o vosso blog. Tantos lugares novos e experiªencias diferentes para contar, chega a dar inveja!!
Gostava de vos fazer uma proposta em nome de minube. Por favor entrem em contacto comigo, catarina@minube.com!
Obrigada,
Catarina
Te mandei um e-mail
abs
Oi Mirella!!
Ando sumida né... desculpe, é que o trabalho tem feito eu navegar pouco ultimamente... mas eu estou gostando da sua viagem a HK. As dicas estão ótimas, e assim como você acho essencial que todo turista use e abuse dos centro de informações nos aeroportos... Eu tenho milhoes de guias de cidade em casa, e pasme não consigo me desfazer de nenhum dele (risos). Adoro
Beijos
Que delícia amiga, tô adorando acompanhar estes posts:)
Bjokas
Em nenhuma grande cidade é possível descobrir todas as suas belezas em uma única viagem. Oportunidades não faltarão para conhecer Hong Kong.
E a vida segue...
Acho que a questão "quartos pequenos" deve ser quase regrea na Asia, porque no Japão também é assim. Só uma vez fiquei num hotel onde o quarto era bem grande e tinha até sacada, porque nas outras vezes o tamamnho beira o ridículo hehehehe.
Agora uma coisa que pra todo mundo pode parecer bobagem, mas eu curto de montão, são os produtos de toaletes que tem no banheiro. No Japão - especialmente no hotel de Sapporo - era um absurdo a quantidade de coisas que eles deixavam como mimo ( até esponja de banho - uma pra cada dia, pra cada um -) que eles colocam no quarto.
Em Chicago por exemplo, quase fiquei sem sabonete pro banho do último dia, tamanha a miguelagem, hahaha! E também era um hotel 4 estrelas!
Bjs
[...] Kong: dicas práticas e rápidas Hong Kong: Hotel, transfer aeroporto, roteiro Macau: Bate e volta desde Hong Kong Pequim, Xian e Xangai: dicas práticas e rápidas Pequim, [...]
[...] Exaustos de tanto caminhar, pegamos um taxi e rapidinho chegamos no ferry para nosso retorno a Hong Kong!!! [...]