A depressão de inverno no Canadá é um sintoma mais comum que as pessoas imaginam, por isso é importante estar atento e aprender algumas técnicas, super simples, de como evitar que ela ao menos apareça. Sendo assim, nesse post, vou falar daquela tristeza leve, que deixa a gente meio para baixo alguns dias mais cinzas. Qualquer sintoma mais grave, por favor procure um profissional especializado.
Para quem gosta de termos científicos, o a depressão de inverno é chamada em inglês de “Seasonal affective disorder (SAD)” ou Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Eu acho interessante esse termo afetivo, pois o sintoma as vezes está mesmo ligado a solidão, ausência, ou falta de algo que se consola.
Quem mora no Canadá, provavelmente já teve algum momento de desespero em relação ao inverno ou, pelo menos, já conheceu alguém que de uma forma ou de outra, abomina essa época do ano!!! Quem ainda não conhece ninguém, deixo aqui o comunicado que eu sou uma dessas pessoas (risos). Pois vamos combinar, apesar de Toronto estar em uma latitude ainda favorável e não ter um dos invernos mais rigorosos da Canadá, certamente não é fácil conviver com frio e muito menos com a falta de luz do dia.
Mas chega de blá blá blá e vamos aprender algumas receitinhas de como fugir da depressão do inverno no Canadá e ser feliz!. Ah, agradeço as amigas que me ajudaram a fazer essa listinha, então fica aqui meu beijão para Luciana B., Rachel N., Fernanda Maria, Monique F., Karina M. e Silvia F.!
Depressão do inverno no Canadá
1- Faça algo que você gosta (muito) ao menos uma vez por semana
Isso mesmo, muitas vezes nos vemos tão envolvidos com tarefas de casa e do trabalho, que nem nos damos conta que se passou uma semana inteira e não fizemos uma coisa que (realmente) gostamos. Porém, no inverno, essa distração não pode acontecer! Dedique algumas horas da sua semana para fazer algo que te faça sorrir e ser feliz.
Inclua, por exemplo, alguma atividade física, um café ou jantar com amigos, uma ida ao shopping. Enfim, pensa aí, e coloque esse plano em ação.
2- Dedique tempo para encontrinho com amigos:
Sem dúvida esse sempre foi meu programa favorito de inverno, ou seja, reunir a galera em casa ou em algum lugar e ficar batendo papo sem hora para acabar. E claro, se puder ser acompanhado de um bom vinho, ainda melhor. Aliás, essa dica do vinho foi minha comadre Karina que sugeriu, nem preciso dizer o porque a amo tanto, né?! kkkk.
Amigos é um santo remédio para qualquer inverno!!! Amigos iluminam a alma e aquecem o coração …
3- Vitamina D, mais importante que você imagina
Foi constatado em um estudo desenvolvido pelas pesquisadoras Teresa Janz e Caryn Pearson, publicado em 2015 no Statistic Canada, que 32% dos canadenses tem deficiência de vitamina D no sangue durante o inverno, sendo que esse índice é ainda maior entre as crianças.
Isso é muito sério, pois estamos falando em 1/3 da população!!! É muita gente…
Não vou ficar aqui dando aula sobre o assunto, pois não é minha especialidade, mas fiquem atentos, peça um exame de sangue para seu médico de família e veja se há necessidade de tomar suplementos. Eu sempre tenho vitamina D para tomar nos dias de sem luminosidade, ou até nos dias muito frios que fico agasalhada demais e com preguiça de sair de casa.
Além da vitamina que vende em qualquer farmácia no Canadá, fique atento aos alimentos com vitamina D, isso também ajuda!
>> Dica de presentes brasileiros para estrangeiros
>> Tradução Juramentada – dica de onde pedir
4- Participe de eventos durante o inverno
Eu sempre falo que só fica em casa durante o inverno quem quer, especialmente em Toronto. Sendo assim, coloque seu agasalho, veja o que está acontecendo na cidade durante essa época e saia de casa.
Escrevi um post no Viajoteca, meu blog de viagem, sobre o que fazer em Toronto no inverno, passa lá para conferir.
5- Faça atividades de inverno outdoor
Não deixe de curtir essa época do ano para aproveitar os esportes ou aventuras de inverno. Vai por mim, é pura diversão brincar na neve!
Se não gosta de esquiar, tem snowboard, snowshoeing, dogsledding etc. Resumindo, não tem desculpa do tipo: “puts, eu não tenho jeito para coisa, Mirellita!“, porque eu vou te responder o seguinte; “Não precisa ter jeito para sentar em uma boia e descer a ladeira! Vai de tobogã que vai ser sucesso!” ahahaha…
Eu sei, tudo isso tem um custo e nem sempre temos $$$ a disposição. Mas, não deixe isso desanimar, pois tem dicas do que fazer de graça em Toronto ou em qualquer lugar do Canadá.
6- Sad light therapy lamp (Lâmpada de luz do dia)
Para ser sincera, nem sabia da existência dessa lâmpada até eu pedir ajuda aos universitários para escrever esse post, inclusive, foi a Monique que sugeriu esse item. E eu achei fantástico, pois apesar da lâmpada ter sido criada para ajudar pessoas com depressão do inverno (SAD), pessoas que não curtem dias cinzentos, certamente pode usar para ajudar a levantar o humor.
Segue o vídeo abaixo que explica um pouco como usar e o que é essa lâmpada (em inglês). E aqui um link da Amazon para você comprar uma dessa no Brasil.
7- Inveje (com toda força) os amigos que adoram o inverno!
Se você pertence a minha turma anti-inverno, por favor me apoie (risos). Simplesmente não dá para ser amigo de gente que diz que adora o inverno e fica contando os dias para ele chegar!!! Sim, existe gente desse tipo! ahahahha…
Mas há também aqueles amigos “que dançam conforme a música” (como bem disse a Luciana), que basicamente não se importam muito com o inverno e vão levando numa boa!!! Povo iluminado, devo confessar, mas certamente é a maneira mais certeira de encarar o inverno e ser feliz!
8- Se nada disso te ajudar: FUJA do INVERNO!!!
Se eu puder dar somente uma dica, ela seria: FUJA do INVERNO!!! Pode rir, mas isso é exatamente isso que eu faço e sempre fiz! Tente pelo menos uma vez durante o inverno canadenses ir para algum lugar de clima mais ameno, seja para visitar a família e amigos no Brasil ou para o Caribe ou para qualquer lugar com mais dias ensolarados e quentes.
E caso nada disso ajude, talvez o Canadá não seja para você! Desculpa ser franca, mas não dá para escapar de inverno morando no Canadá!
Conclusão sobre depressão de inverno no Canadá
Vai na fé, o inverno é mais legal que você imagina! Basta dar esse passo de querer aproveita-lo que você vai se surpreender!
E como diz meus amigos Heitor e Rachel: “Can’t escape the winter, then embrace it.””Não pode fugir do inverno, então abrace-o!”
11 Comentários
Eu achei que todos os canadenses tomassem vitamina d.
Comecei a tomar este ano, porque fui na endocrinologista por um problema de queda de cabelo e, entre os exames que ela mandou fazer, estava a vit d. Meu resultado 30,8. Ela disse que para mim, estava bom, mas fiquei com uma pulquinha atrás da orelha e fui atrás de info. Até que achei videos do DR. Lair Ribeiro no youtube. A vit d é tão importante que eu nem imaginava, até ajuda a evitar certas doenças, tipo câncer.
Beijos
Oi Catherine,
Não é todo canadense que toma não, mesmo no inverno, se a gente se organizar, tem muito sol para tomar :)
Bjo
Eu também sou da turma que precisa fugir. Juro que eu tento aproveitar e ir levando mas preciso de uma pausa pra recarregar a bateria. Beijos
Te entendo perfeitamente :)
bjos
AMEI o post. Você escreveu com um super bom humor que foi divertido de ler Mirella. Escreve mais aqui vai? Adoro seus posts. Beijos
Ah, meu marido é desses "chatos" que adora inverno e fica contando os dias para cair neve. heheheh
Oi Gaby,
Tinha que ter um tom de humor esse post, né? Do contrário, o povo fica deprimido só de ler kkkkkk ...
Amei seu comentário, estou toda prosa aqui que gosta dos meus posts, eu adoro os seus também! Aliás, preciso mesmo me esforçar e escrever mais...
E fica dito que vou reconsiderar a amizade com seu marido, tá? ;)
Bjão
Adorei as dicas, espero poder usá-las o mais rápido possível...
Estamos começando a pontuar a possibilidade de irmos morar fora, e Toronto é um lugar que nos chama muita a atenção.
Confesso que adoramos o frio e a neve, mas sabemos tbm que uma coisa é passar férias na neve outra é morar... rsrs.
Super beijo parabéns pelo blog e espero nos encontrar por ai...
Oi Valquiria,
Tudo bem?
Que legal saber que está pensando em se mudar para Toronto, eu acho uma cidade incrível para se viver ... mas sou muito suspeita, né?
Espero vê-la por aqui mais vezes.
bjks
Boas dicas como sempre!
Oi Monique,
Obrigada por ajudar com dicas desse post ...
Bjão
[…] Depressão do inverno no Canadá, como driblar! […]