A ideia desse post eu roubei lá da Patricia to Turomaquia, que nos contou um pouquinho sobre custo de vida na Espanha e fazendo o mesmo paralelo, eu vou fazer um daqui de Toronto (O super recente comentário do Ernesto de da Daniela, deram uma forcinha para eu terminar de escrever esse post eheheh).
Apesar de ser meio óbvio, eu vou dizer, custo de vida é muito relativo a cada tipo de estilo de vida… masss…….. vamos lá! A Patricia focou sua matéria na vida de estudantes ou de pessoas que vão passar um tempo na Espanha, eu vou concentrar em quem vem como imigrante e de mala e cuia para Toronto.
*** Moradia ***
Aqui em Toronto tudo vai depender da região onde vai morar, quão próximo ao metro e se vai optar por apartamento, townhome (casa germinada) ou casa (detached). Acho que morar em apartamento no começo é mais fácil a não ser que você venha com ideia de morar no suburbio…
Downtown Toronto:
O que eu vejo entre os brasileiros e também levando em consideração lugares que eu acharia “ok” em morar eu recomendaria os seguintes bairros:
– North York (Sheppard & Yonge, Finch & Yonge e Bayview & Sheppard): todos tem acesso ao metro e eu recomendo especialmente a intersecção Sheppard & Yonge, onde eu morei por2 anos e meio. Alem da comodidade do metro (alguns predios tem inclusive caminho subterraneo ao metro – excelente durante o inverno), tem também; supermercado, cinema, restaurantes etc, voce não precisa se preocupar com carro no começo. Para se ter ideia de precos de aluguel, O Prelude é um dos apartamentos disponíveis somente para aluguel e dá para se ter uma idéia de preço ($1100 à $1800 – preço de aluguel aqui no Canada inclui IPTU e alguns outros custos (agua, gas..), verifique isso como Landlord).
– High Park: Essa região também é bem bacana e bem parecida com North Yok em questao de preco e facilidade. Vale a pesquisa…
– Englinton & Yonge: Essa regiao é um pouco mais cara que as duas que eu mencionei acima (acho que 200 a 500 dolares a mais… porém ela é melhor localizada e para quem gosta da noite e de agito, lá é o lugar!
– Harboufront: Muitos gostam dessa regiao pela proximidade do lago e do clima descontraído… a unica coisa que eu nao gosto é a falta de metro.
Tem outras regioes, algumas bem mais caras, outras bem mais baratas… e eu também não conheço muito outros bairros para ficar palpitando.
Uma listagem de todos os bairros de Toronto pode ser encontrado no Toronto Neighbourhoods (em inglês). E meu sonho de consumo seria poder comprar uma townhome em Yorkville ou Annex. Vale olhar esse website com carinho, bem bacana!
Mississauga:
Muitos preferem ir para Mississauga, cidade ao lado oeste de Toronto, devido a quantidade de empresas e fabricas… e também ao custo um pouco menor do aluguel. E a região que as pessoas costumam começar é na Hurontario & Burnhamthorpe, tudo em volta do shopping Square One.
Outras opções:
A Grande Toronto (GTA) é uma cidade de 5 milhões de habitantes, então sugerir onde morar pode ser um tanto quanto complicado… de repente se outras pessoas que moram por aqui, lerem esse blog e puderem palpitar e dar mais sugestões, seria fantastico.
Como eu sou do avesso, eu comecei minha vidinha em uma townhome em Oakville (leia como “tudo” aconteceu há 9 anos: link).
Clique aqui para ver toda grande Toronto (GTA), mapa também do Toronto Neighbourhoods
Obs 1: É normal o landlord (locador) te pedir do momento da assinatura do contrato o pagamento de 2 meses (o primeiro e o ultimo) e normalmente os contratos são feitos por um período minimo de 6 meses ou um ano. Se voce acabou de chegar, pode ser que o landlord exija mais pagamentos em adiantado, no meu caso pediram 6 meses.
Obs 2: Se você conhecer um corretor, ele pode te ajudar a encontrar um imóvel e normalmente isso não tem custo nenhum. Pois quem paga o serviço do corretor é o locatário.
Resumindo: Um casal ao chegar no Canada espere gastar entre $850 – $1600 para um apartamento de um quarto. Townhome não custarão menos de $1400 e custo de manutenção é maior que de um aprtamento.
===x===
Outros custos:
– Supermercado: mínimo $200 por pessoa.
– Transporte: Custo de uma corrida do metro/onibus/streetcar $2.75. Veja aqui a tabela de preços mensais, semanais etc.
– Educação: gratuita para crianças em idade escolar. Porém creche/daycare pode ser bem caro (Leitores que tem filhos… pleeeeeease me ajudem). Update: a Mirela falou sobre o tema nesse comentário.
– Saúde: gratuita (com período de 3 meses de carência) – exceção de dentista (algumas empresas dão isso de beneficio).
– Celular: de $30 `a $50, depende do plano. Ao chegar prefira planos pre-pagos. Empresas: Rogers, Bell, Fido, Koodo (essas duas ultimas costumam ser mais baratas).
– Eletricidade: em apartamento de $20 a $40..
– Internet: $46 / TV a cabo plano simples: $38 – Entre na Rogers para ter mais informações.
– Jantares: em um restaurante legalzinho espere gastar para duas pessoas de $80 – $100. Claro que tem lugares mais baratos e outros infinitamente mais caros…
– Cerveja num pub: de $5 – $7.
>>> Eu acho que para um casal, é preciso de no minimo $3500 (liquido) para ter uma vida legal… sem luxo, mas aproveitando a vida ($1500 aluguel + $500 supermercado + $500 contas em geral + $600 carro/seguro + $400 extra). De novo… em se tratando de custo de vida, tudo é relativo 😉
*** Palpites são bem-vindos na caixa de comentários… dividir experiência é fundamental 🙂 ***
Obs: Fiquem a vontade de fazer perguntinhas também… ajudo no que souber! Eu sei… eu sei… eu sou uma Anja
======================
Momento do Patrocinador 🙂
Estude Inglês no Canadá!
======================
77 Comentários
António Carlos.23 de Outubro 2017.
Olá muito bom o conteúdo de informações que vc promove.
Estou me preparando pra ir pra Toronto. Vc poderia me informar com relação a trabalho na área de segurança eletrônica?
Oi Antonio,
Vou ficar te devendo, não sei nada sobre sua área...
Mas te desejo boa sorte :)
Abs
Olá adorei as informações☺☺
Meu esposo recebeu uma proposta de emprego para trabalhar em Ontário, vc sabe me informar a media de aluguel para esse bairro?
Oi Suelen,
Ontário é uma província (estado). Em qual cidade ele recebeu a proposta?
Abs
Para ir para Toronto e necessário ter visto certo ? Como conseguiu tirar o visto e quanto tempo demorou ?
Oi João,
Isso mesmo, precisa de visto.
Segue aqui as dicas de como tirar o visto online: https://www.viajoteca.com/visto-online-para-o-canada/
Abs
Mirella boa noite ! Eu quero me mudar do Brasil, queria tirar algumas dúvidas, você pode me ADC no email para podermos conversar? carolfranca75@gmail.com
Oi Ana,
Infelizmente não repondo emails ... não consigo dar conta.
Se quiser, pergunte aqui e faço o possível para retornar.
Abs
Mirella, bom dia! Tudo bem?
planejo morar no Canadá há, mais ou menos, uns 3 anos. Agora parece que, realmente, vai sair do papel.
Pesquisei bastante, mas, é claro que, a opinião de quem já está aí é muito mais importante.
Qual o melhor plano a seguir? Express Entry? College?
Por qual vc optou?
Eles tem muita restrição para alugar um apartamento para jovens? Estou indo com mais 2 amigos, e estamos, todos, na mesma faixa de idade: 25-27 anos.
Agradeço desde já!
Pedro
Oi Pedro,
Eu me apliquei há mais de 15 anos e o processo mudou muito desde então, na época nós optamos pelo processo da imigracão federal (o atual express entry).
Eu não acho que vocês terão problema em alugar apartamento, mas venham com dinheiro suficiente para deixar um depósito calção, pois como vocês não tem histórico de crédito, pode ser que o dono do imovel peça garantia de mais meses pre-pagos para alugar.
Sobre sua primeira pergunta... hoje, acho que iria com o processo do college, mas o custo é bem alto...
Abs
Ola Mirella,
Devida aos inumeros problemas aqui no Brasil, estou pensando em morar no Canada com minha familia. Pelo que eu pesquisei na internet o mais adequado para nós seria que meu marido ingressa-se em um colege. Assim ele também poderia trabalhar e eu tambem poderia trabalhar e meu filho de 9 anos poderia estudar sem custo. È isto mesmo? E nós conseguiriamos nos manter ai com o nosso salario, pois acredito que iremos trabalhar em sub empregos. Muito Obrigada !!!
Carla
OI CArla,
Se seu seu marido for fazer college em uma das escolas que permitem que a esposa tenha o visto de trabalho, tudo isso que você comentou é assim mesmo.
Com sub-empregos não é fácil ter uma vida com muito luxo, mas é possível sim se manter...
Abs
Ola parabens pelo blog. Muito bom.
Devido a insegurança no Brasil e todas as nossas maluquices ( crise politica, financeira, agua, eletricidade) estou cogitando a possobilidade de migrar para o canada, meu cunhado ta incentivando e vai tentar tb. Queria tua opiniao. Minha situacao eh a seguinte. Sou Servidor publico Concursado no Brasil, recebo bruto R$18.000. Liquido vai para 13.000. Como estamos em campaha salarial agora, deve ir para uns 15 a 16 000 daqui a 3 anos, mas queria usar os valores de hoje. Fiz umcalculo basico e vi que teria aproximadamente 5200 (dolar canadense liquido). Tenho como tentar trabalhar on line, entao nao preciso procurar emprego por ai.
Bem, somos eu, minha esposa e 2 filhos( 8 dias e o outro 2 anos).
Pergunto.comesse valor de 5200 dolar canadense ( 13000 reais da isso mesmo?) Da para manter minha familia com conforto? ( aluguel, carro, etc... para padroes declasse media de verdade? (E nao a classe media do PT)
Ah, esqueci de falar uma coisa. Aqui estou de aluguel e consigo juntar aprox. R$ 4000/mes, o qje daria aprox. 1,600 dolar canadense. Minha esposa eh advogada, hj nao trabalha devido aos filhos, e se for pra ai terei de montar algo pra ela. (Emprego bracal pra ela nao rola)
OI Alessandro,
Entendi... acredito que seria legal pra sua esposa estudar inglês para vocês ficarem tranquilos com o visto, entende? E aos poucos ir vendo como se virar por lá.
Uma cidade com boa qualidade de vida e um custo um pouco mais baixo que Toronto e Vancouver, seria Ottawa e tem gente que gosta de MOntreal.
Abs
Oi Alessandro, Tudo bem?
Eu diria que com essa renda mensal, você consegue sim se manter no Canada com uma vida boa, mas sem grandes luxos, especialmente se escolher cidades maiores para viver. Mas acho que suas contas não estão corretas, pois o dolar canadense compro uns R$3,10.
Mas qual sua intenção? Imigrar ou apenas viver no Canadá... ou nesse meio tempo sua esposa estudaria para ter o visto de estudante e você como marido?
Mas enfim... dá para se virar sim com essa quantia.
Abs
Boa noite Mirela, consegue me ajudar na seguinte dúvida?
Estou me preparando para ir para o Canadá como intercâmbio em Inglês semi intensivo, e estarão me acompanhando meu esposo e meus filhos de 14 e 11 anos...onde eles podem estudar? Somente escolas privadas ou durante a permanência podem frequentar escolas públicas?
Seu filhos não podem frequentar escolas publicas se você for estudar inglês, somente se for fazer college ou faculdade.
Se quiser, eu trabalho como agente de intercâmbio e posso te mandar orçamentos.
Abs
Olá,só mais duas perguntas,kkkk,sem abusar,por favor:
seu corretor pode nos ajudar chegando aí ou ainda estando aquí?
pode ser casa com 2 quartos ou 3 ...veremos as condições ao chegarmos...se for apartamento,se paga condomínio ou é outro tipo de taxa,ou está embutido ?
Se for no subúrbio,é possível ter meio de transporte fácil,porque ficaremos um tempo sem carro???
Obrigada...Um Abraço.
OI LUiza,
O ideal é você já estar em Toronto para o corretor ajudar. A Rosa, uma brasileira tb em Toroto, talvez possa te ajudar com essa parte de aluguel: http://www.rosadasilvarealestate.com/.
No aluguel de casa é geralmente incluido o aluguel e IPTU... e no aluguel do apê geralmente o aluguel, condominio, iptu e agua.. mas no contrato de aluguel estará especificado.
Toronto é uma cidade SUPER espalhada, então tudo vai depender do suburbio que vc for morar... mas geralmente tem transporte publico pra cidade sim... mas veja isso antes de assinar o aluguel etc... pois o communte pode ser cruel!
Abs
Olá..boa tarde.
Gostei do seu blog..e venho aqui humildemente te pedir algumas dicas de imigração.
Queremos nos mudar com dois filhos,ela com 15 e ele com 12 anos...estamos sem expectativas de bom futuro ficando no Brasil,e não temos muita grana pra morarmos em bairros caros.
Se meu marido for como estudante de alguma universidade,eu poderei com os filhos acompanhá-los?
vc. sabe me dizer se após o término do curso dele é possível continuarmos aí?
Como eu arrumaria emprego..em birros de portugueses,ou onde há mais brasileiros?
vc. sabe a carência deles em profissionais?quais seriam?
Sou Advogada,professora,e amo culinária e também posso abrir um salão de beleza ou uma doceria...sabe me informar qual órgão do governo devo procurar pra mim informar?seria a prefeitura do bairro..ou outro local?
Muito Obrigada.Um Abraço.
OI Luiza, Tudo bem?
Se seu marido for como estudante, vocês podem sim acompanha-lo... mas é preciso ver certinho a questão do visto com uma pessoa especializada para não ter erro. Eu também tentaria ver se você como esposa pode ter o visto de trabalho para não ter problema em trabalhar ilegal.
A comunidade portuguesa em Toronto é bem grande e os brasileiros se misturam com eles, então pode ser que você realmente consiga alo por lá.
Sobre carência de emprego, o pessoal precisa de tudo (risos). Para empregos rapidinho, eu sei que o pessoal procura bastante por manicure, tem gente que faz comida pra fora etc ... tem até uma comunidade no facebook chamada Brasileiras em Toronto que você pode vender seu trabalho e pegar dicas extras.
Abs
oi mi
é a primeira vez que estou lendo o seu ppost e adorei.
bem queria fazer umas perguntinhas se não a encomodar muito.
prmeiro sou luso canadiana, mas nunca fui ao canada, tenho 3 filhos 9, 8 e 3 aninhos e meu marido ja é reformado.
estou acabando de tirar um curso de apoio psicossocial (uma especie de assintente social),e depois de o acabar (para o ano que vem)quero ir viver para os aredores de Toronto, meu marido esta recebendo uma reforma iquida de + - 1200 $ can, e meus filhos +- 200$ can. voce acha que com o trabalho que posso fazer na minha area e com o budget que tenho será muito complicado viver nos aredores de toronto.
obrigada
Joana
Oi Joana, Tudo bem?
Obrigada pela visita e comentário aqui no blog.
Os 200 dolares dos filhos é pra cada um ou no total?
Pra ser sincera, Toronto é uma cidade ralativamente cara de se morar, uma aluguel simples no suburbio pode facilmente custar uns 1500 dolares... e ser quiser algo mais sofisticado, isso aumenta relativamente.
E depois disso tem os custos com alimentação, transporte etc ... eu acho que vai ser complicado, pois não sei exatamente de quanto você vai ganhar para adicionar nesse montante... e é nisso que você tem que pensar para tomar a decisão.
Abs
Oi MIrella
Parabéns pelo post. Muito bom e honesto ;)
Eu e meu marido queremos ir para o Canadá. Nossa área é de design gráfico, então talvez Toronto seja a melhor cidade em oferta de emprego. No entanto, temos dois filhos, 10 e 7 anos. Esse post considerou o casal sem filhos. Como seria com os meninos em termos de tamanho do imóvel? Um imóvel de 2 quartos é suficiente? (aqui no Rio, Brasil, eles compartilham o quarto).
Felicidades e sucesso para vcs.
Bjs
OI Deborah,
Eu acho que pra começar um apê de 2 quartos acomodariam muito bem vocês... e depois a maioria das famílias acabam indo pra casa no suburbio se preferem ter mais espaço.
O custo com filhos aumenta um pouco, pois são 4 numa casa, mas não se paga escola e essas coisas que acresentaria bastante no orçamento.
Boa sorte e vamos nos falando!
Abs
Parabéns pelo post, mas sempre que se fala em gastos vem a estória de que tudo é relativo,entao sugiro que se faça uma pesquisa do mínimo pra se viver(em situaçao de aperto) e da média geral de uma classe media, pois o maximo nem adianta. Porque acho que se falar do minimo e medio nao e relativo.
Eu acho que você poderia fazer essa pesquisa e mandar aqui pra gente :)
Abs
Oi, Mirella!
Estou em contato com um corretor da Century 21 (Heritage Group), me pareceram sérios. Você conhece essa imobiliária? Abs
Oi Daisy,
No Canada as vezes á mais importante que seu corretor seja bom que a empresa. Mas a Century 21 é conhecida sim :)
Meu corretor é o Herminio e gosto muito dele: http://herminiorodrigues.com/
Abs
Mirella te mandei umas perguntas mas nao apareceram no blog.
Vc recebeu?
Tks
Priscila
Mirella td bem?
Venho acompanhando seus posts ha alguns meses e estou com algumas duvidas, veja se pode me ajudar:
Sou cidadã canadense pois morei en toronto qndo eu era adolescente por 8 anos!!!
Agora sou casada e tenho 2 filhos: um de 3 anos e o outro de 1 ano e 2 meses!
Estávamos pensando em mudar para Toronto no final de 2016, la meus filhos terao 3 anos e 2 meses e o outro 4 anos e 9 meses. Vc sabe me dizer algo sobre a escola para eles? Ouço que o governo tem um programa de fee subsidy que paga 100% pelo daycare deles. Esse programa existe? Para mim que sou canadense é facil de ser aceita nele?
A principio não temos emprego fixo aí e estamos pensando em trabalhar em qquer coisa mesmo fora da nossa área ate que a gente consiga algo em nossa area. Vc acha q conseguimos algum trabalho por ai para sustentar uma família de 4 pessoas em toronto?
Pensamos em levar uma reserva com a gente caso a gente nao consiga trabalho nos primeiros meses. Quanto vc acha que gastaríamos por mes ai? A princípio com 1 carro para a familia, mais aluguel, supermercado, escola, etc...?
Pode me ajudar????
Seremos todos legais e teremos o SIN number para trabalhar. Soh o meu marido e filhos que nao falam muito bem o inglês mas estão em aula intensiva já. Vc acha q as crianças se adaptam bem ai?
obrigada pela ajuda!!!!
Bjss
Priscila
Oi Mirella! Como vários leitores do seu blog, eu também tenho a impressão de já conhecê-la, pois após mudarmos nosso destino de Vancouver (antes acompanhava a Ana, do Colorida Vida) para Toronto, seus posts passaram a ser nosso "livro de cabeceira", rs.
Chegaremos em TO em Janeiro de 2014 (marido e filha de 3 aninhos) e pesquisando bairros para morar, gostamos de North York, chegando a reservar um apartamento no Prelude, seguindo sua dica. Nosso budget para o apartamento ( 2 Bed + Den) seria em torno de$2200.
Minha preocupação no momento é se lá teria casais com crianças. Sei que vocês não tem filhos e talvez seja difícil me responder, mas se puder me ajudar ou me colocar em contato com alguém que possa me dar dicas de prédio com crianças, ficaria muitíssimo agradecida.
Bjs
Oi Daisy, Tudo bem?
Que legal que está gostando das dicas aqui do blog, e vindo da Ana do Colorido Vida, fico ainda mais contente.
Então... o bairro de North York é bem familiar, a região da Yonge entre as três estações de metrô é cheia de predios e obviamente tem menos famílias, mas atravessando a rua são somente casas e um ambiente tranquilo, você vai ver.
Tive alguns amigos que moraram nessa região com filhos quando chegaram no Canadá, então acho que não terá problema em se adaptar. Obviamente todos mudaram para o suburbio depois do primeiro ou segundo ano ...
Ajudei?
Vamos nos falando.
Abs
Estou querendo estudar no Cannadá por um período de 6 messes,curso sistemas de informação mas estou no começo de minha graduação e meu inglês é ruim. Gostaria de saber como é o aprendizado da Língua Inglesa , por precisarmos dela no cotidiano se torna mais fácil sua comprrensão ?
Quanto tempo é necessario para conseguir se comunicar fluentemente ? os curso de inglês ofertado pelo governo é bem acessível ? Quanto iria gastar para passar esses 6 meses como estudante ? Qual a média salárial de um estagiário ?
Olá Anderson, Tudo bem?
Acho que primeiro você tem que pensar em um curso de inglês, geralmente em 6 meses a pessoa ganha uma boa fluência em inglês e consegue se comunicar e virar no dia-a-dia, mas o aprendizado é muito pessoal e cada um tem seu ritmo.
Se quiser posso te passar informações de curso de inglês no Canadá.
Abs,
Mirella
Olá.. Gostaria de saber se o mercado de beleza é grande por ai? Sabe se existem brasileiros que trabalham em salaoes ? Ou se existem salões brasileiros? Obrigada
Oi Carol,
Tem sim... tem brasileiros somente de brasileiros, tem brasileiros que trabalham em salões, tem gente que trabalha de casa.. igual ao Brasil.
Por exemplo: Brazilian Hair Studio em Toronto.
Abs
Olá Mirella tudo bem? Adorei seu blog...
Me ajuda please... Trabalho atualmente em São Paulo e quero fazer uma loucura estudar no Canadá pretendo ir para uma cidade mais barata, mas quando li sobre Toronto me interessei... Como vou como estudante vc poderia me dar dicas? Pretendo ficar 1 anos, será que compensa fechar com agencia de intercambio aqui? ou tem outras formas? Para trabalhar como estudante consigo algo ? Obrigada.. bjs
Oi Adriana, o programa trabalho e estudo no Canadá é bem restrito, mas funciona bem legal.
Para ir com esse visto que permite trabalho, você tem que fechar com alguma escola, pelo menos pelos 6 primeiros meses, que dariam 3 meses de estudos e 3 meses de trabalho.
Eu trabalho com intercâmbio em Toronto, se quiser posso te mandar um orçamento para vc ter ideia de preço :)
Me avisa.
Abs
Olá! Estava vasculhando a internet e gostei das dicas. Estou querendo imigrar para o Canada. Eu e meu companheiro.
Estamos querendo ir no máximo em Março ou Abril é uma boa época?
E vamos começar a vida ai, vivemos em São Paulo que é uma cidade muito cara e hoje esta ficando cada dia que passa mais difícil de se viver.
Você teria uma lnk ou nome de algumas Universidade em Toronto. Pois estamos querendo morar lá.
Obrigado!
OI Alex, Tudo bem?
Acredito que abril é melhor que março para chegar... e depois terão o verão inteiro para ir curtindo e aos poucos irem se adaptando ao friozinho daqui :)
Tem muitas opções de universidades e colleges por aqui. A melhor forma é digitar no google "Toronto universities" e aí vem a listinha completa. As principais são: University of Toronto, York University, Ryerson, Seneca, George Brown, Humber etc
Aqui tb tem alguma coisa: http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Universities_and_colleges_in_Toronto
Abs e boa sorte
Olá Mirella, minha primeira visita no seu blog e adorei. Vou mudar para Toronto em jan de 2014 para um doutorado sanduiche do meu marido e eu e minhas filhas de 7 e 10 anos vamos juntos já que o período de estudo é de um ano.
Minha pergunta é a seguinte, com o visto de estudante de doutorado na área médica conseguimos matricular nossas filhas em escola pública ou somente em escolas particulares?
aproveitando vai outra pergunta... Chegaremos no auge do inverno, qual sua opinião sobre o frio? Leio de tudo, pessoas dizendo que quase morreram e outras sobre não ser tão drástico assim, pontuando que somos cariocas e que frio pra nós são 18 graus, kkkkk.
vou te acompanhar a partir de agora, super obrigada!
Renata
Oi Renata,
Eu acho que não tem problema não, seus filhos estudarem, acabei de pesquisar no site da University of Toronto e parece que está tudo ok, basta você registrar as crianças e provar que está enrolled em algum programa da universidade: siga esse link: http://www.familycare.utoronto.ca/student_parents/isf.html, veja o tópico "Enrolling Your Child in School" e lá tem um documento que explica como proceder :)
Quanto ao frio... well... é frio mesmo, mas ninguém morre se souber se agasalhar e respeitar o freezer ahaha... eu não gosto do frio, sempre tento fugir, mas se vivo numa boa com ele. O baque para vcs vai ser um pouquinho maior, pois não vão ir se preparando para o frio com o Outono, mas nem esquenta... embrace e enjoy!!!
Vamos nos falando, né?
Abs
Claro, já estou te seguindo e adorando seus posts. Super obrigada e até a próxima pergunta, kkkk.
Bjk
:) :) :)
Oi Mirella, muito bom seu post.
Mas gostaria de saber se os apartamentos para alugar são mobilhados, pois estou querendo ir para Toronto por 3 meses, eu e meus dois filhos um com 9 e o outro com 12 anos. Quero ir para estudar inglês e colocar meus filhos para estudar também. Eu morei em Miami por 5 anos e foi uma experiência fantástica. Eu quero que meus filhos possam viver isso também. Estou no processo de tirar o visto. Quero tirar o visto familiar e gostaria de saber se com esse visto eu posso estudar, trabalhar e alugar um apartamento.
Obrigada pela atenção
Abraço.
Oi Janaina, Tudo bem?
Eu não sei qual seu orçamento para o aluguel do apartamento. Para apartamento de luxo eu recomendo duas empresas: Minto Suites (fale com a Sarah) ou o que estou usando no momento www.CorporateStays.com (fale com a Tara). Em ambos os casos, pode dizer que eu (Mirella Matthiesen - mikix.com) que indicou, não, eu não ganho nada com isso ;)
Agora se 3000 - 4500 dolares for muito alto pro seu orçamento, o ideal é procurar por "furnished apartments - short term rental" no Kijii.
Quanto ao visto, eu acredito que esse visto não te dá direito a trabalhar, o ideal é conversar com a empresa de intercâmbio que vai fazer seu processo.
Abs
Olá,
Gostaria de saber qual o salário médio de um profissional na área de TI, sendo que a pessoa já trabalhou por 5 anosa na área aqui no Brasil.
Se souber responder, desde já o meu obrigado!
Um abraço!
Oi Gabriel, Tudo bem?
Puxa, a area de IT é tão grande, que fica complicado te dizer uma media salarial, mas eu diria que pode girar em torno de 50K a 180K (+bonus) por ano dependendo da empresa, posição, area etc...
Eu sempre uso o http://www.glassdoor.com/index.htm para pesquisar media salarial na america do norte.
Espero que te ajude.
abs
DESCULPE PELOS ERROS ! ESTAVA IRRITADO E ANCIOSO E NEM OS REVI! ABRAÇOSSSSSSSS ! E DESCULPA O DESABAFO , MAS É A REALIDADE E VC´S SABEM DISSO! VALEUUUUUUUUUUUU!
BOM , VEJO QUE VC QUERIA UMA NAÇÃO PERFEITA !, MAS ISSO NÃO EXISTE EM NENHUM LIGAR DO MUNDO ! SE VC ESTÁ RECLAMANDO DAS COISAS DO CANADÁ , VEM PARA O BRASIL ,AI VAI SENTIR SAUDADES! ENGRAÇADOS ,NÓS BRASILEIROS ( SOMOS MIMADOS ) E QUREMOS TUDO MAIS FÁCIL! SÓ QUE NO CANADÁ , PARA TERMOS UMA EMPREGADA DOMÉSTICA , NÃO É QUE NINGUÉM AQUI ,QUE PAGAMOS UMA MISÉRIA PARA ELAS! QUER TER ?? ENTÃO VAI PAGAR BEM ! E ESTÃO CERTOS ELES! TEM QUE SER ASSIM MESMO! A DESIGUALDADE FICA MENOR ! SÓ ESTOU DIZENDO ISSO , PORQUE MUITOS BRASILEIROS FICAM RECLAMANDO DO CANADÁ ! iPOR CAUSA DO FRIO , DO IMPOSTO , DPS PREÇOS! ORA BOLAS MAIS IMPOSTO QUE SE PAGA NO BRASIL ??? E NÃO VEMOS NADA EM TROCA! ENFIM......... JÁ ESTIVE NO CANADÁ E CLARO HÁ PROBLEMAS EM QUALQUER PARTE DO MUNDO! MAS OS MIMADOS DA CLASSE MÉSDIA ALTA BRASILEIRA NÃO ESTÃO SATISFEITOS COM NADA! MESMO DA CLASSE MÉDIA , RECLAMAM! SÓ QUE AI NÃO TEM MOLEZA NÃO! TEM QUE SE VIRAR ! É ISSO AI ............ SE ESTÁ TÃO RUIM AI , VOLTA PARA O BRASIL ..... AIAI VIU! DEUS ABENÇÕE Á TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ótimas dicas Mirella,
acho que vou procurar um ape na Ossington (onde o Gean morou) os preços por lá estão entre $500 à $1000 e fica pertinho de tudo que eu preciso (até da Bloor St West, onde posso fazer o NOW). Gostei muito dos bairros que você indicou(ainda pretendo morar em um deles), mas não estou pronto para pagar um aluguel acima de $1000 assim de cara, pois é, nem todos podem ter esse LUXO como você :mrgreen: heheheh
Ainda pretendo morar em Mississauga, tem jobs in my field, e os preços com transporte coletivo são incomparavelmente menores, mas Toronto é meu ponto de partida.
CYA
Oi mirella.
Eu estou muito interessado em lhe fazer algumas perguntas, pois, estou muito interessado em me mudar para o Canada.
Eu morei 20 anos nos EUA e sentia muita saudade do Brasil e resolvi voltar para o Brasil. Passaram-se 2 anos e hoje estou completamente arrependido da burrada que fiz.
Ola Luiz, nao fique arrependido, pois no fundo, todo mundo sempre pensa em voltar ao Brasil... melhor ter ido e percebido o erro, do que sempre ficar lamentando :)
Eu tenho carteira de motorista americana só que já venceu. É fácil tirar a carteira aí mesmo sem documento e se a carteira americana ajudaria em alguma coisa.
Se vc tem a carteira americana por mais de 2 anos, em Ontario vc pega a carteira direto (nao sei como funciona em outras provincias). Porem, o lance dela ter vencido eu nao sei como funciona.
É fácil tirar o seguro social sem está legalizado no país e, se é fácil conseguir emprego sem documento.
Não sei informar e nao recomendo a imigracao ilegal.
É fácil conseguir se legalizar, e qual o melhor meio para isso.
Se aplicar no processo de imigracao. Leia esse post para comecar suas pesquisas: https://www.mikix.com/?page_id=686
Meu filho faz 4 anos em abril. É fácil conseguir escola pública para ele,e saúde realmente é boa e gratuita.
Sim, no momento que vc chega em Ontario, seu filho tem direito a escola (no bairro que vcs forem morar). A saude é gratuita para imigrantes e cidadaos e funciona, porém nao é perfeita.
Para terminar eu gostaria de saber o que preciso fazer para montar um negócio e os custos, e, se negocios brasileiros dão resultado aí, se a comunidade brasileira apoia, pois nos EUA é muito bom. Eu gostaria de montar uma padaria, já existem muitas aí? Também eu corto cabelo, poderia montar um salão ( eu sei que não tem, nada a ver uma coisa com a outra). Qual a melhor opção para mim em lucro e menor despesa de legalização e o melhor lugar para montar o comércio.
Nao tenho a menor ideia de como isso funciona por aqui. Se vc quiser abrir negocio voltado aos brasileiros, tente olha na regiao portuguesa.
Obrigado pela atenção e desculpe o excersso de perguntas e espero que você me responda o mais rápido possível.
Beijos,
Luiz.
Oii.eu sou um novato no seu blog. e ja gostaria de deixar uma pergunta ,eu estou pretendendo terminar meu ultimo ano ai e começar um curso de artes os valores são iguais para pessoas solteiras (ou 1 só)obrigado desde ja
Oi Daniel,
Esses preços que coloquei foram baseados p/ um casal que precisa de um minimo de infraestrutura :)
A vida de estudante pode sair muito mais em conta... sem duvida! Mas os preços a cima já dá para dar uma ideia dos custos gerais...
Desculpa não poder ajudar muito, mas nunca vive como estudante aqui no Canada.
Abs
OI maravilhoso os comentarios eh bem isso mesmo sem tirar e nem por, eu moro aqui em Toronto tambem bem no centro tenho um gasto bem elevado de custo de vida, bom minha pergunta eh um pouco estranha mas se puder me ajudar ficarei muito grata...
Eu moro aqui em toronto mas estou indo para Amsterdam, vi que vc ja foi pra la em um dos seus comentaris, bom, queria saber sobre a diferenca de custo de vida de la pra ca qual que eh mais barato, fala isso sem converter moeda tipo elas por elas, 5 mil dollares sendo a mesma coisa que 5 mil euros, o que vc acha?queria saber se com 5 mil por mes euros la em amsterdam eu consigo ter uma vida tipo a que eu tenho aqui, um bom carro moro em uma boa casa no centro saio sempre para comer fora..se la eu conseguiria isso e juntar um dinheirinho..
Quem souber me reponder por favor me ajudem,
Obrigada
Ola Paula,
Se comparado no 1CAD=1EUR acho que dah na mesma, mas vc deve considerar que a qualidade de vida muda... uns acham que para melhor, outros acham que para pior.
Aluguel no centro de Amsterdam eh caro, mais que aqui, porem vc nao precisa de carro, jah que a bicicleta faz o trabalho e o transporte publico te leva para todo lugar. Pelo meons era isso que faziamos, quando precisavamos do carro, alugavamos e beleza. Ah... conseguir vaga para estacionar permanente tb. eh dificil, a nao ser que a pessoa que vc alugar te arranje isso.
Se vc topar morar mais distante do centro (o que nao eh nada muuuuito longe, jah que a cidade eh pequena - 700 mil habitantes - o preco cai consideravelmente.
Eu achei o supermercado mais caro tambem.
Enfim... eu adorei a experiencia de morar na Europa e faria novamente... se gasta mais, mas ao mesmo tempo vc esta perto de muitas coisas e lugares... isso nao tem preco.
Vamos nos falando!!!
abs
Oi Mi, não comento muito por aqui, mas sou leitora assídua! Queria dizer muito obrigada por este post! Super realista! Pelo menos parecido com o que pensamos, nosso estilo de vida (adorei os $400 extras!). Estamos chegando em Vancouver daqui a 8 dias e queremos morar num lugar legal, com conforto, para amenizar as faltas que vamos ter e que vão doer bastante no início. Para nós é importante ter uma casinha gostosa que dê vontade de voltar depois do fim dia. Carro por enquanto não, mas pensamos em entrar para uma "comunidade de carros" (como chamaria isso?) - http://www.cooperativeauto.net/ - para ter um carrinho disponível sempre que precisarmos. Vc já viu isso funcionando bem? Conhece esse sistema de cooperativa?
Beijos e tudo de bom para vcs!
Mari
Oi Mari,
Tudo bem?
Quel legal que comentou, eu sempre gosto de saber quem passa por esse cantinho :)
Olha... eu já ouvi falar desse esquema de cooperativa, mas não conheço ninguém que participa para eu te informar se é uma boa ou não... e melhor, se funciona direitinho ou não.
Meus amigos que não tem carro optam por lugar carro nos finais de semana que eles precisam...
Bom, acho que nem ajudei, né?
Mas de qualquer forma... boa sorte com a mudança!!!
Abs,
Quando a minha filha for morar aí, de acordo com nossos planos, vou consultar este post. Obrigada, bjsss
Nao, nao foi chata nao, mas acho que me entendeu mal. Nao pretendemos morar no suburbio e ir de bicicleta para o centro. Isso seria um pouco irrealista. Além disso nem combina com o subúrbio, né? Subúrbio é jardim bem cuidado e carro na garagem, rsrsrs. Só nao digo "dessa água nao beberei", pois sei que esse é o único jeito de se ter um jardim no Canadá (aliás, aqui também). Só queria mesmo saber se nao corro o risco de ser atropelada por ir de bicicleta buscar o meu paozinho na esquina. Pelo menos no Brasil eu corria esse risco... Pedestre e ciclista nao eram gente.
A bicicleta é também uma questao de liberdade para nós. Nao precisamos abdicar do alcóol se saímos com os amigos e curtimos o bom tempo quando ele resolve dar o ar de sua graca, mas no inverno elas ficam bem guardadinhas no porao.
Bjs,
Aline
Oi Aline,
Na verdade, mesmo em downtown eh preciso melhorar em se tratando de bicicleta. Correr o risco de ser atropelada vc corre, pois nao sao em todas as ruas que tem faixa dedicada (como normalmente acontece na Europa)... mas diferentemente do Brasil, os motoristas tendem a ser mais cuidadosos, o que ajuda bastante :)
Tem bastante gente que mora em downtown e usa bike pra cima e pra baixo... mas mesmo assim, eh diferente da Europa, a mentalidade Norte America eh diferente.
Bjks
hehe... E eu disse que tinha só UMA perguntinha... ;-)
Olá Mi,
adorei o post. Sao informacoes muito importantes. Já tinha dito que pensávamos em ir para Vancouver por causa do clima, mas parece que acabaremos indo para Toronto... Isso nao seria má idía já que temos parentes lá (para ser mais precisa, em Mississauga). No entanto isso vai demorar um pouquinho. Pelas informacoes sobre o custo dos móveis, dado pela Silvia Faian, acho melhor a gente alugar um container e levar os nossos. Assim também podemos levar as nossas bicicletas e as centenas de livros e cds que nós temos...
Eu tenho uma perguntinha... O carro é realmente indispensável no Canadá? É que nós estamos acostumados a usar o sistema de transporte público, que pelo menos aqui em Hamburgo é perfeito. Andar de metro é muito cômodo aqui, tanto que eu vivo enrolando para tirar a minha carta de motorista. Na verdade a gente só tem um carro porque o meu sogro é mestre-mecânico (existe essa palavra em português?) e seria uma vergonha para ele se nao tivessemos um carro.
Há ciclovias na cidade? Dá para chegar a todos os lugares de bike?
Ah e outra coisa... O Canadá e´220 ou 110 volts? Gostaria muito de levar a minha máquina de lavar...
Bjs,
Aline
ehehehe... vc quer comparar o sistema de transporte publico da Alemanha com o Canada?! Parou aí... aqui é muuuuuuuuuito pior que aí, pelo menos de acordo com a experiência que eu tive em Amsterdam e Munique.
Entonces... dependendo de onde vc for morar (se for proximo ao metro) vc se vira bem somente com o transporte publico... e não tem erro. Mas se optar por morar em Mississauga, eu acho complicado viver sem carro (tem que ter pelo menos um). A America do Norte foi construida baseada em carro como transporte... e apesar de Toronto ter transporte publico bom se comparado a outras cidades... eu ainda acho muito inferior ao que encontramos na Europa.
Quanto as bikes... o que eu vejo é que a prefeitura esta tentando implementar algo mais "bike friendly", mas ainda esta longe de ser totalmente eficiente, mas dá para encarar, ainda mais se vcs forem do esquema "eu quero ser green"... ai todo sacrificio vale ;)
Estou sendo chata?! Desculpa...
Quanto a voltagem, é 110.
Abs,
*"apesar de ja' morar no Canada' ", pra frase fazer mais sentido.
Obrigada pelo post! Apesar de morar no Canada' talvez eu esteja indo parar em Toronto ano que vem (me formo em Abril), e' sempre legal saber que lugares da cidade sao bons e a media dos alugueis.
So' vou adicionar algo bem rapido `a sua lista: tenho celular com a Virgin (plano mensal C$ 30,00) desde o ano passado, estou gostando bastante. A recepcao e' boa aqui em Sudbury, nao testei em outras cidades ainda. Eles oferecem uns planos bem interessantes (baratos), acho que ficariam na mesma categoria da Koodoo e da Fido.
Oi Silvia,
Bem Vinda!
Se vc já mora no Canada de repente vc vai vir com a ideia de comprar alguma coisa... se precisar de dicas sobre o suburbio é só gritar :)
Abs
Você ainda mora em Sudbury? Tem ideia do custo médio, para um casal de estudantes? Estamos pensando em passar seis meses nessa cidade. Depois temos planos para imigrar.
Att.
Jefferson e Monik
Mirella ! Thanks a lot ! Nos ajudou bastante. Sim, nós estamos buscando outras fontes, mas acho que a sua informação é bastante válida, uma vez que mora aí. Uma coisa é ler na teoria, outra coisa é na prática, por isso que estamos gostando de ler seus blogs !!
Nós temos interesse de ir para o Canadá sim, mas por outro lado estamos planejando ter um filhinho. Aí tem que pensar em outras coisas, né? Uma curiosidade, vocês não pensam em ter um baby, hein?!?! rsrsrs
bjs
eheheh... baby eheheh
A baby esta nos planos há alguns anos, mas sempre deixamos para o ano que vem.
Quem sabe um dia eu me anime :)
bjks
Ótimo post novamente. Obrigado pelas infos partilhadas.
Oi Mirella, eu queria te pedir uma dica. Com quem voce normalmente compra passagens pro Brasil? Os precos na alta estacao estao pessimos, e a gente queria ver se e mais em conta sair de Toronto, que e pertinho, so falta resolver a logistica de onde deixar o carro, mas se os tickets forem mais baratos que aqui, ja ta valendo a pena.
Obrigada,
Carla
Carla’s last blog post..O que eu ando estudando
Oi Carla,
Como agora eu estou dando uma de travel agent, eu compro na agencia que trabalho. Antes eu comprava com a Corinne 1-800-294-1663 ramal 307, corinne@peerlesstravel.com.
Mas o que vc esta pensando em fazer? Não entendi para onde vc quer ir saindo de Toronto.
Uma coisa eu digo... passagens para o Canada se comparada aos EUA são mais caras... meu irmão esta pagando caro para vir pra cá agora em Agosto... a alta temporada mata.
Qualquer coisa me escreva: mi_matthiesen@ retireisso yahoo.ca
bjks
Oi Mirella!
Leio sempre seu blog mas nunca comento... Entao resolvi fazer meu debut hoje!
Eu, meu marido e nossa filhinha de 4 anos completaremos 1 ano de Canada dia 27 de julho. Nossa principal preocupacao antes de vir era encontrar uma escola para ela, mas tambem precisavamos de uma escola que nos atendesse pelo dia todo. A nossa unica saida (pelo menos depois de visitarmos mais de 6 escolas e day cares) foi coloca-la em uma escola particular. De todas as escolas particulares que visitamos, acabamos gostando muito da escola montessori onde ela estah hoje. Para matricula-la, tivemos que deixar 10 cheques pre datados com vencimento no dia 1 de cada mes, sendo que de "entrada" pagamos a mensalidade numero 1 e numero 12. O valor pra idade dela sai $1,200 por mes, ficando das 7 da manha ateh as 6 da tarde. E nas epocas de ferias/feriado, eles oferecem day care only a uma media de $50/dia. Meio salgado, mas no nosso caso, como nos dois trabalhamos, eh otimo ter essa opcao.
Uma coisa que muita gente pergunta: ah, mas agora ela jah estah em idade de ir pra escola publica, voces nao vao muda-la? Nos mesmos nos perguntamos isso com frequencia e fizemos as contas: se dermos sorte de achar uma escola publica com day care no local, precisamos pagar o day care, uma media de $800 para ficar no before e after school care. Se nao tiver, teremos que pagar transporte alem do day care (e eu como mae nao gosto muito da ideia da minha filha indo de um lugar pro outro sem mim), entao eh melhor mantermos ela na escola onde estah, pois o preco sai praticamente o mesmo e ela estah em um ambiente estavel, sem vai e vem e com os amiguinhos que ela conhece e gosta. Isso foi o que definiu a nossa escolha pela escola paga.
Com relacao ao aluguel de apartamento na chegada, conseguimos alugar um condo de 2 quartos na Yonge X Finch a $1,700/mes + seguro $40 por mes (exigido pelo landlord) pagando o primeiro e ultimo meses no momento da assinatura. Na epoca, soh conseguimos pois meu marido e eu tinhamos employment letter; sem isso nao teriamos conseguido alugar. Claro, tambem chegamos em uma epoca super concorrida no mercado imobiliario, segundo nos falaram.
Espero ter contribuido!
Beijos,
Monique
Oi Monique,
Obrigada pela contribuição... muito valida!
E seja bem-vinda no Mikix... apareça sempre!!!!
Vc mora pertinho do apartamento que eu morava em North York... pena que não nos falamos antes... :)
Abs
Ótimo post, Mi.
Será q com o salário de uma analista de sistemas e um físico, passaríamos fome aí?.....hehehe
bjocas
deby’s last blog post..Meus amigos
O pessoal de IT normalmente ganha bem :)
Mas a area é vasta... e os salarios sofrem diferenca...
Vem pra cá ;)
bjs
Oi Mirella,
Excelente post! Minha contribuição fica com o seguro do carro, que para quem chega é sempre uma surpresa, pois comparado com o Brasil é muito alto. Para um imigrante ele custa em média 3 mil por ano. O tempo de carta aqui no Canada e a carta de motorista G ajudam a reduzir a apólice, e as multas de velocidade a aumentar o valor do seguro. Beijos, Carol
Obrigada Carol...
Realmente a mafia das empresas de seguros são um horro para os recem chegados.
Um amigo conseguiu uma boa rate no RBC, mas eu lembro que teve umas gambiarras e muito choro (risos!).
bjks
Oi Mirella !!
Agradecemos pela resposta ! vapt-vupt, hein !! rsrs
Aqui é a Dani, esposa do Ernesto. Na realidade a minha vontade era de morar nos States, pois já morei lá e gostei bastante. Morei no estado de New Hampshire durante um ano (intercâmbio). Este estado faz divisa com o Canadá, logo, peguei um inverno lá bastante rigoroso também. Mas não sei, apesar de todos falarem do frio, eu não me lembro de ter passado tanto frio assim.... todo lugar tinha "heat", no ônibus, na escola, na casa, no shopping, supermercado, carro, etc etc. Acho que passo mais frio aqui no Brasil quando as temperaturas chegam a uns 10° e não podemos contar com o sistema de calefação.... rsrs....
Bom, anyway.... os States não está bom para imigrantes mais, pois muitos brasileiros estão voltando para o Brasil. Então a opção que nos sobra é Canadá ou Austrália, que são dois países que estão solicitando imigrantes para preencher as vagas de trabalho. Andei pesquisando sobre a Austrália e já vi que é bem burocrático. Uma conhecida minha está indo para o Canadá com a família e disse que hoje é possível conseguir o resident card em um ano. É isso mesmo?
Na época que me apliquei eu consegui em 6 meses (em 2000), mas atualmente, pelo que ando lendo nos blogs, o pessoal tem falado que o processo esta demorando cerca de 2 anos...
Agora a minha pergunta é: Posso me aplicar para o Resident Card sem ter nada em vista ainda?
Sim... ter trabalho e RC não se misturam, as vezes se vc tiver proposta de emprego pode ir mais rapido... mas isso é relativo e não se aplica em todos os casos.
Outra coisa que andamos pesquisando é sobre os salários dos canadenses. Em média são bons, mas o governo toma uns 40% - 45% de IR (somando imposto federal e imposto provincial). É isso mesmo?
É mais ou menos isso (leia amis aqui: http://www.cra-arc.gc.ca/tx/ndvdls/fq/txrts-eng.html#federal)... por outro lado educação e saude são gratuitos... o imposto federal e provincial é em cima dos produtos, por exemplo quando vc compra uma camiseta nova. No supermercado essas taxas são variaveis dependendo do produto... mas vc se acostuma :)
Bom, nós sabemos que o imposto no Canadá é revertido para a população, etc, mas um casal então precisaria receber mais os menos uns C$ 80.000,00 bruto por ano para se ter no final uns C$ 45.000,00, ou seja = C$ 3.500,00/ mês. Agora outra pergunta: É fácil para um imigrante conseguir um salário de C$ 40.000,00 bruto anual?
40K é uma salário médio e dependendo da sua profissão facilmente você consegue essa quantia. Porém... muitos continuam ganhando uma media de 25K-30K anual... tudo depende da sua profissão e senioridade.
Veja aqui algumas estatisticas: http://www40.statcan.ca/l01/cst01/famil21a-eng.htm
Nossa, já escrevi uma carta... rsrs... tá vendo, por que você foi falar que era uma ANJA.... agora tô eu aqui querendo uma luz !!! hahaha....
bjs
eheheh... sem problemas... ajudo no que for possivel!
Mas sempre tente consultar outras fontes, pois não sou "expert" no assunto.
Abs
Mirella, vou contribuir com a mobília:
Dois adultos e duas crianças, compramos no final de Maio.
Simples da IKEA (sofá, rack, mesa peq., cômoda, bicama e 2 colchões): $ 2,300.00
Cama casal e TV 37": $ 1,700
Cada um tem um gosto e um "budget", mas é por aí mesmo!!
A partir daí começa as comprinhas sem fim para cozinha, banheiro, cama, mesa, banho, etc.... até hoje estão faltando coisas!!!
Beijos,
Oi Mi
Muito bom seu post, bem explicadinho e esclarecedor para os que estão vindo!
Sobre as escolas, a criança tem direito assim que completa 4 anos de idade e ela é paga pelo governo (porém somente 2 horas e meia até a fase do Grade 1, que ficam o dia todo na escola)
Me parece que em 2010, o JR e Senior Kindergarden serão o dia todo tbem,, mas não tenho certeza, uns dizem que sim, outros dizem que não..vamos esperar para ver
Então, antes dos 4 anos, se os pais trabalham e precisam deixar a criança na creche/daycare, ficará em torno de seus $800.00 a $1200.00 por mês (depende da idade do baby, se usa fralda ou não)
Beijos, espero ter contribuido no tópico acima
Mirela’s last blog post..Curtindo o verão canadense
Oi Mi,
Super ajudou... já dei um update lá em cima para o pessoal ler seu comentário :)
Obrigada!
bjks
E existe aquela questão de só ser gratuito o elementar para canadenses e residentes permanentes? Queria ir para estudar, tenho uma filha, e li algo sobre ter que pagar a escola nesse caso.
OI Nayara,
É gratuito para canadenses, residentes (como visto de imigrante) ou para estudantes de graduação, college ou pós-graduação.
Mas cada província tem nuances diferentes em relação a isso... tem que ficar de olho.
Ajudei?
Ola,
Excelente post !
Como você mesmo disse, o custo de vida aqui depende muito do seu estilo de vida.
Por coincidencia, vi agora pouco post abaixo em outro site e assim faço a minha contribuição a este assunto.
http://www.sairdobrasil.com/2008/11/16/custo-de-vida-no-canada/
[]s
Jean
Familia Andreadis’s last blog post..Great Wolf Lodge
otimo post, Mi. super bem detalhado...
pelas minhas contas aqui o custo de vida em Toronto é bem parecido com o de Montreal, né?
leticia’s last blog post..Responda o que te faz feliz e ganhe uma MOMIJI!!!
Oi Le,
Eu acredito que sim... de repente Vancouver seja o custo de vida mais alto do Canada, seguido por Toronto e Montreal.
Bjks