Existem conversas que te fazem ficar pensando, né?
Imagina que sábado passado fui cortar as pontinhas do meu cabelo em um salão aqui em Irvine… A pessoa que cortou meu cabelo foi uma Koreana toda simpática.
Conversa vai… conversa vem… ela me perguntou sobre meu sotaque… Expliquei que morava no Canada, mas que nasci e cresci no Brasil…
Ela olhou bem pra mim e disse; “Nossa, eu tinha uma visão diferente de brasileiros? Pensei que a grande maioria fossem negros ou mulatos?” (Essa é uma reação comum que as pessoas tem, então nem choquei…)
Porém, como eu havia lido uma reportagem sobre o senso dias atrás (por coincidência), a adverti que cerca de 50% da população Brasileira era branca ou caucasiana, como o povo diz aqui…
Adivinha agora o que ela me respondeu???
“Que sorte a sua ter nascido branca, hein?!”… depois disso fiquei muda, não sabia exatamente o que responder… Tudo o que pensava em responder, eu achava extremamente preconceituoso, racista ou sei lá…
É interessante se colocar numa posição como essa… pois querendo ou não, todos têm consciência que a população negra é marginalizada (seja em maior ou menor proporção)… e quando pensamos nos Japoneses do Brasil, quantas vezes os apelidamos de “Japa”, será que isso é certo? Será que essa não é uma forma de preconceito?
Com isso, veio os pensamentos baseados no meu lado imigrante, me classificando como caucasiana ou branca…
Será que o fato de eu ter a face européia é que eu sou tão bem aceita aqui na América do Norte??? Digo isso, pois nunca ninguém adivinhou minha nacionalidade… Já vim da Russia, Hungria, Suécia, Alemanha, França etc etc etc mas nunca do Brasil eheheheheh!!! É meio estranho pensar nisso… pois fazendo um paralelo com minha amigas chinesas de Ottawa, elas nunca tiveram a mesma impressão que eu tenho sobre o Canada… será que elas sentem algum tipo de preconceito no Canada? Será que essa minha cabeleireira Koreana tem razão ao dizer que sou “sortuda” em ter nascido branca? Será que eu sou tão ingênua ou easy-going que nunca percebi preconceito a minha pessoa?
Ainda estou digerindo essa conversa “banal” de salão de beleza…
Diga aí sua opinião?
23 Comentários
De fato, o Brasil é um país muito preconceituoso, talvez menos, talvez mais se comparado com outros países. A questão é que o preconceito aqui é praticado de forma velada, discreta, nas entrelinhas... Como é possível observar nos comentários e mesmo no post da Mirella, chamar alguém de Buiú, Alemão, Portuga, Japa, Japoronga, etc. não deixam de ser em absoluto uma forma de preconceito e de racismo... Mas parece que no Brasil racismo só se aplica ao negro e ao índio, pois o resto é apenas "brincadeira", apelido, não é "nada de mais".... Vá numa delegacia e diga ao delegado que alguém te chamou de "preto ou macaco" e vá e diga ao delegado-escrivão que alguém o chamou de "Japa xing-ling" e veja a reação de cada situação. É óbvio que o boletim de ocorrência tipificando "racismo" será lavrado para o negro e negado para o outro "portuga, alemão, japa, etc.". Essa é a realidade brasileira: um povo muito festivo, alegre, mas também muito sarrista (talvez porque faça parte da cultura brasileira), além de muitos terem a visão do jeitinho brasileiro, da "lei de Gerson"...que me deixa com os nervos à flor da pele....bem enfim. É isso. Muito bom o seu post Mirella e Kiko. Continuem sempre esse bom trabalho. Abraços e beijos a todos!
Concordo com cada palavra que você disse Rodrigo.
O problema do brasileiro é que ele é preconceituoso e não sabe! Se acha super amigável ... triste isso!
Abs e obrigada pelo comentário!
Assunto delicado esse, mas ja passei pelo mesmo. Mas como aqui no CA eles tem muito tato ao falar sobre cor, me perguntaram por que eu sendo do BR seria tao palida ? Dei minha explicao...
Mas mesmo sendo da cor braca, somos considerados latinos. bjs,
Preconceito racial é uma coisa horrível mas que existe no mundo todo e sinceramente não acredito que algum dia vá deixar de existir.
No Brasil mesmo existe muito preconceito racial e não é só com os negros e índios. Exemplo disso é a descriminação que existe contra os portugueses, e que esta fortemente enraizada na cultura brasileira. Português é burro, ignorante, etc.…
Eu falo por experiência própria, porque sou filho de pai Português e de mãe brasileira, vivi no Brasil até aos 19 anos e depois imigrei para Portugal, e posso garantir que fui sempre muito mais descriminado no Brasil por ser “Português” do que em Portugal por ser brasileiro. Em Portugal eu nunca fui descriminado por ser brasileiro, muito pelo contrário fui sempre bem tratado justamente por ser brasileiro.
Mi, q papo profundo no salao de beleza!!! Nem sei mto bem como opinar... concordo q vc deve sofrer bem menos preconceito por ser branca!!
Bom, mudando prum assunto menos profundo... q delicia o passeio em Venice beach hein?!!? Deve ser um lugar delicioso pra passar o dia a toa!!!
E vcs, tao curtindo o Canada??
Beijos, Dani
Pq sera q ninguem acha q a Fabi e brasileira??? ;-) eu tb ja ouvi esse lance dos negros..... e a discriminacao existe em todo lugar, mesmo sem a gente perceber... bjos!
Acho que o brasileiro não tem uma cara muito típica, né?! Somos uma grande misturada que deu um povo bonito, mas sem uma aparencia típica.
Querendo ou não os negros são mesmo discriminados, talvez mais que qualquer outra raça por questões históricas, mas chamar o Japonês de Japa, o Português de portuga (e burro) e coisas do gênero também são formas de discriminação.
Não sei se foi a sua cor que te ajudou a não ser discriminada aí, não sou loira mas também quase nunca sou discriminada aqui em Portugal (mesmo eles discriminando qualquer brasileira - loira, morena, negra - desde que tenha sotaque) mas talvez porque nossas atitudes contem também nessa hora... Bom, escrevi demais e acho que nem disse nada, esse assunto rende muita discussão, né?!
Bjinhos
Oi Mi! Eu também não tenho cara de brasuca! Sou das Filippinas, do Japão, da Coréia, etc...Toda loja estrangeira que entrava em Portugal falavam comigo em inglês...Não era de se estranhar né?
Quanto ao Japa, eu adotei de forma carinhosa. Antigamente quando tiravam sarro da minha descendência no colégio eu não gostava...Hoje em dia eu assumo e em divirto muito com isso!
Nossa, esse papo dá pano para manga - rs
Não sei se vc teve sorte, mas com certeza não passa por situações constrangedoras que eu - mais moreninha e com cabelos cacheados =D - passaria! rs.
De fato, todo o mundo - e não só o povo aí de cima, "primeiro mundo" - acaba julgando pela aparência e tem lá seus pré-conceitos em relação a tudo e a todos, até aí nenhum problema. O problema é qnd esse pré-conceito ultrapassa o limite de ser apenas um conceito anterior ao conhecimento real da pessoa e passa a ser preconceito e discriminação...e aí, nas pequenas coisas vc encontra isso.
Acho q estou falando mt, enfim...
a pergunta era se vc não sofre esse preconceito pelo seu fenétipo, talvez sim por este motivo de primeiro nota-se vc e depois observam q vc tem as capacidades...já se vc tivesse outro fenótipo talvez as portas estivessem um pouco "entraabertas" e vc teria q provar sua capacidade para abri-las =D espero que entenda minha comparação e não me leve a mal... rs
e tb concordo com a Meiroca, o preconceito está nas pequena scoisas... o tema é bom pano para a manga - rs bjk ja falei mt
Mi o preconceito esta escondido em muito de situaçoes.
Precoceito de se é "sudamericano", preconceito se baixo, gordo magro. Aqui acontece o mesmo comigo, pra eles sou de algum pais do norte, nunca do Brasil. Eu sempre digo.
Tem presente os Estados Unidos? Sabem qtas raças tem là?
O Brasil é a mesma coisa, nos somos uma msitura de todas as raças, somos brancos vermelhos, amarelos e negros.
E por isso somos alegres, felizes e tambem o povo mais bonito do mundo.
bjs
Infelizmente, é assim. Seria hipocrisia dizer que pessoas de todas as raças são tratadas da mesma forma em qualquer lugar do mundo. Há perconceito de todos os lados e onde quer que a gente vá. É triste, mas o preconceito é algo intrínseco ao ser humano. Pode ser trabalhado e melhorado, sem dúvidas, mas sempre vai existir de alguma forma, seja contra imigrantes (de qualquer cor, raça ou credo), seja contra asiáticos, seja contra negros, seja contra pobres.
Rotulação é uma droga!!
E acho q todos nós passamos por isso ou fazemos isso. Quer imigrantes, negros, mestiços, latinos, orientais, pobres, mulheres, patricinhas e cdfs....hehehe
Se descobrir que é menos discriminada por ser branca, me avisa, tá? Muito da boa concepção que tenho do Canadá, vem da sua impressão daí....rsrs
bjinhos, querida
A descriminação ou racismo é horrivel é das piores coisas que existe, todos somos iguais de maneiras diferentes.
Só para teres uma ideia, à um ano atras encontrei me com 2 casais portugueses mas vivem em Toronto à muitos anos e são eles que me vão ajudar quando chegar ao Canada. Eles disseram me com um ar mto tranquilo que sempre que havia um problema em Toronto ou um roubo etc etc que eles achavam logo que tinha sido um brasileiro. Eu fiquei a olhar para eles e perguntei "Porquê?? Os brasileiros são maus?" eles disseram que os brasileiros acham que vão para o canada e podem andar a fazer o que fazem no Brasil...
Desculpa estar a dizer isto mas é a realidade, aqui em Portugal fazem o mesmo com os brasileiros. Eu sempre digo pode ser um brasileiro como também pode ser um portugues. Isto é muito feio e a cor da pessoa não define o que ela é, tenho alguns amigos brasileiros e são pessoas maravilhosas...
Um abraço
Só sei que um amigo meu - moreno, alto e barbudo - já comeu o pão que o diabo amassou na França por ser "árabe". Sei lá, preconceito é horrível de qualquer forma e em qualquer lugar...
Sei la...acho que branco , preto, mulato, sendo estrangeiro nunca e bem recebido
Mi, acredito que ela tenha se sentido totalmente confortável ao fazer esse comentário tão infeliz porque a gente está "acostumado" a ver essa segregação racial descarada nos EUA, e não me refiro só aos negros, mas ao "chicanos", "cucarachas"e tantos outros imigrantes. Posso estar errada, mas parece que nos EUA os brancos não têm problema algum em expor abertamente seu preconceito. Aqui no Brasil a coisa é disfarçada e hipócrita. As pessoas dizem que não são preconceituosas mas não admitem terem netos negros.
Bom, essa é uma parte da visão que tenho e talvez não seja a correta.
O mais triste de tudo é que eu já vi negro que não gostava de ter amigos também negros. Pode?????
Eu tambem nunca notei preconceito aqui em Toronto ou quando morei na Europa, mas meu cunhado (casado com a minha irma), eh negro e mora nos EUA e sempre comenta comigo casos onde ele sofre todo tipo de preconceito, sendo que ela nunca sentiu nada por ser loirinha..
E no Brasil, ate mesmo dentro da minha familia, a gente escuta comentarios de pessoas que tentan fingir nao ser preconceituosas mas acabam falando pelos cotovelos. Sempre comecam a frase assim: "Nao que eu seja racista, mas..." Aih nem quero ouvir o resto..
Bjs!!
;)
Mirella, verdade que uma simples ida ao pode virar um assunto complicado, pelo menos quando se é obrigada a ouvir esse tipo de comentário. ;)
Eu entendo quando vc se questiona por ser ingênua, pois várias vezes já me peguei pensando a mesma coisa...
Eu nem sei o que eu teria feito, pois racismo é algo que me tira do sério mesmo. E concordo que o Brasil é ainda um país muito preconceituoso.
Uma coisa que eu tb detesto é essa mania de colocarem esse apelidos com base na descendencia da pessoa. Meu marido era o "Alemão" da classe, uma conhecida é a Patrícia "Japa" e por aí vai...
Minha impressão é que nos EUA esse negócio de rotular as pessoas é quase obrigatório. Minha irmã foi intercambista por um ano na Carolina do Sul e depois de uns dias uma das meninas do ônibus escolar disse que não era pra sentar em "qualquer lugar no ônibus", mas tinha que escolher. Podia sentar com os latinos (por ser brasileira) OU com os brancos (por ser morena clara, ou seja, mestiça) OU com os negros (idem)... Isso no mesmo país da sra. Rosa Parks. Não dá pra entender!
Mi
Acho que ela poderia ter guardado o comentário para ela.. Apesar de ter colocado para pensar ela jamais deveria ter rotulado as pessoas, mesmo por que ela não conhece seus amigos e mto menos o Kiko, já pensou se ele não fosse "branquelo", como ficaria a história??
Beijos!
Ah, tb já vieram me dizer que eu não tenho "cara" de brasileira...
E, Mirella, com certeza a visão das suas amigas chinesas é diferente da sua. Existe preconceito aqui, sim, não só com chineses. Um dia eu conto o que já vi e já escutei por aqui.
bjs!
Acho que ela foi infeliz no comentário.
Afinal os negros têm uma série de vantagens físicas (dentes e pele mais resistentes, aparentam menos idade, menos probabilidade de celulites e estrias, etc, etc) em relação aos brancos. Por isso acho o "sortuda" preconceituoso ou racista.
Se ela queria dizer que você era bonita, poderia ter usado outros comentários. Pena que você foi pega de surpresa e não pode dar uma resposta para deixá-la meditando sobre o tema. Talvez por ser na Califórnia é que o comportamento dela tenha sido assim tão explícito.
No Brasil estamos tão misturados que um comentário desses é até engraçado.
Boa Sorte aí em Irvine.
Sempre leio seus posts, apenas hoje deixei comentário eu acho...
;-)
Sandra
É amiga infelizmente essa é a nossa realidade para o mundo...Do mesmo modo que a koreana pensou assim, muitos outros pensam.
Em Paris achei hiper engraçado os gringos nos olhando, pq eu negra e ele branco :)
Bjokas
[...] o post the ontem… com certeza o assunto é polêmico e dá muito “pano pra manga”… então ,a gente vai [...]