Tem coisas que acontece com a gente, que parece mentira, não é mesmo? Na verdade, essa foi mais uma de minhas “aventuras” como recém imigrantes no Canadá, e por isso vou compartilhar com vocês a história do dia que congelei meu cabelo no Canadá!
Imagine a cena…
Era dezembro do ano 2000, no meu primeiro inverno no Canadá!
Depois de alguns meses em Toronto e já meio “acostumada” com as temperaturas frias da estação, começou a ser noticiado em todos os jornais, radios e televisão que iríamos ter um dia de temperatura bem abaixo do programado: -23°C de temperatura real e -28°C de sensação térmica!!!
Dica 1 sobre o Canadá: Nunca subestime o frio canadense…
Eu estava perambulando de emoção, afinal de contas, são raros os dias de temperaturas tão baixas em Toronto e eu ia ter a chance de vivenciar isso na pele!
PS: Eu sei, imigrante novo tem desses lapsos de loucura! Hoje eu fujo de frio e em dias assim, se possível em nem coloco o a unha para fora de casa! Risos….
Não basta ser imigrante…
Sabe aquela ideia de “preciso engolir o país que adotei como meu a qualquer preço?” Pois é… ainda estava nessa fase! 🙂
Mas enfim, no “grande dia”, acordei cedo, tomei meu banho e coloquei meu agasalho mais forte, junto com todos os apetrechos de inverno que havia trazido do Brasil: cachecol, luva, gorro.
Bela e formosa, sai de cabelo molhado na rua pra ver como era essa coisa do -28°C.
Dica 2: erro básico de todo visitante e/ou recém chegado no Canadá, ninguém sente frio no primeiro minuto no inverno, mas espera 5 minutos do lado de fora e a gente conversa!
E para enfatizar o que sempre digo: Respeite o frio que tudo fica bem 😉
Oh yeah! Cabelo congelado acontece…
Saí na rua e nem achei tão frio, então resolvi continuar a caminhada e pegar carta na caixa de correio que ficava há 1 quarteirão da minha casa (a pé, lógico!).
Fui toda “mulher maravilha”, me achando “A” canadense!!! No caminho comecei a sentir mais frio, mas nada que eu não conseguisse caminhar dois quarteirões, entende?
Quando cheguei em casa e tirei o gorro, SURPRESA!!!!
Reparei que as pontas do meu cabelo estavam literalmente CONGELADAS!!! Comecei a ficar desesperada achando que fosse quebrar, lembro que peguei um pedacinho com muito cuidado e dobrei para ver o que acontecia…
Dica 3: e foi então que aprendi que cabelo congela, mas não quebra!!!
Viu? Frio também é cultura
Curtiram? Pois é… essa é mais uma de minhas histórias no Canadá, um país que amos de paixão e que hoje chamo de casa!
Leia também: Quando “yes or no” não é o suficiente…
41 Comentários
Hahaha aconteceu o mesmo comigo ??? eu nunca tinho visto neve e o frio de rachar que tava em ny (bem menos que ai no canada, ne!) ai eu fiz o ritual de sempre do brasil, tomar aquele banho que te e sair. So que: nao botei gorro e tava tudo certo. Cheguei na esquina e fui mexer no cabelo. DURO DURO DURO, tipo massa de lasagna, aquelas tiras duras. Eu tive ataque de riso e qse choro e pensei: puta merda, meu cabelo va quebrar e eu coi ter q cortar curtinho !!! Mas.... cabelo nao quebra! Entrei no metro e ele ficou normal. Hj moro em chicago que tb nao eh tao frio qto canada mas hj ta -17 com sensacao de -27 ??⛄️ Boa sorte onde quer que vc esteja!!!
Oi Andrea,
Morrendo de ri aqui da sua história ... bom saber que não sou a única doida e sem noção (risos).
Toronto tem um clima bem parecido com Chicago!!!
Bjão e grande abraço
Rindo demais aqui!!!! kkkkk
Vou para o Canadá por volta de setembro estudar na área gastronômica que é minha formação aqui e to na fase de pesquisas e to amando suas postagens!!!
Abraço!
OI Leonardo,
Que bom que gostou :)
Abs
e como foi enfrentar o frio no dia a dia? tipo, as rotinas basicas, compras, trabalho, sair, ir pegar as cartas.. kkk
hoje vc nao mora mais no canada certo? antes de mudar chegou a encarar melhor o frio???
OI Patricia,
Eu morei no Canadá por mais de 10 anos ... então a rotina do frio fazia parte do meu dia a dia ... e todo mundo sobrevive (risos).
Eu nunca gostei do frio, mas não pelo frio em si, e sim pelo número de meses que o frio permanecia, entende? Vira e mexe sinto falta da neve no inverno... coisa que na Florida e mesmo em São Francisco é inexistente.
Abs
Ah sim, só mais uma coisinha.... para quem tem crianças acho que o Califórnia Science Center é ÓTIMO!!! Acaba que ficamos um dia todo lá!!!! Além de outros museus excelentes!!!!
Um abraço!
Patrícia
Oi Patricia, Tudo bem?
Obrigada pelas palavras... que legal que está curtindo o blog e mais legal ainda que mora em San Diego, tão pertinho de LA para ir lá curtir e conhecer um montão de coisas que a cidade tem a oferecer.
Ainda não fui a Califórnia Science Center , foi pra minha listinha. Obrigada pela dica :)
Vamos nos falando!
Abs
Olá!!! Estou passando apenas para dizer que o seu blog é demais!!! Achei por acaso procurando pontos turísticos para visitar em Los Angeles. Estou morando em San Diego com minha família. E, passeamos este fds em L.A. Foi meio corrido, ainda mais que tenho 2 meninos, mas as dicas foram ótimas!!!!
Agora, essa estória do cabelo congelar foi ótima!!!! Amei....
Aproveitando este post.... eu não jogaria as flores fora não!!!! (do seu vizinho italiano....)
Um abraço!!!
Menina, essa foto é divertidíssima! Apesar do frio congelante, o Canadá "super" está na minha lista de lugares para conhecer, deve ser lindooooo!
Bj
Pati
Oi Pati,
Essa foto roubartilhei de um blog que escreveu sobre Yukon, quase polo norte ... muito legal, né?
Espero que você venha logo pra cá... o Canadá é muito lindo! Vale gastar pelo menos 1 mês para conhece-lo...
abs
hahahahahahhaha
Faz tanto tempo que eu nao passo por aqui que soh de ler suas historias dah uma saudade gigantesca de ti. :)
bjnhos fofa :)
Oi Amore... que saudades de você também!!!
Manda news... adorei que voltou ao facebook :)
bjos
Hahah Muito Bom !!!!
:) :) :)
Caraca!!!! Essa foto tá irada, amei!!! rsrrs
Imagino a sensação de ter um cabelo congeladp...rsrsrs
Mi, tô amando esses contos :)
bjokas
Quando vi essa foto no google não resisti!!! Peguei e coloquei os creditos... até avisei a menina também :)
Que legal que gosta deles, tem mais alguns no mundo das ideias... em Agosto eu coloco outro.
bjos
"Cabelo congela, mas não quebra", genial! Muita coragem tua de sair de cabelos molhados!
Na época acho que minha fase loira era mais evidente, hoje duvido que sairia de cabelo molhado para testar o frio ahahah...
bjão
Ri muito e alto!!!!! Kkkk E também pensei que pudesse quebrar o cabelo congelado!!!! Kkkk
ahhahaha... sabe que estou achando que se eu tivesse ficados umas 4 horas com cabelo congelado era bem possível que ele quebrasse!!!
bjão
Eu sempre tinha essa dúvida!!! Com certeza faria o teste de propósito!!! heheheh Achei o seu blog hoje e estou adorando! Parabéns!!! Eu e meu noivo estamos programando viagem para Março de 2014 e tenho certeza que todas as suas dicas e relatos nos ajudarão muitoooo!!!!
Oi Vanessa,
Dependendo do lugar que estiver indo em Março, de repente você consegue fazer o teste pessoalmente ahahah.
Precisando de outras dicas, estou a disposição... muita coisa ainda está no mundo das ideias e falta tempo de colocar tudo aqui :)
Abs e obrigada pela visita!
Oi Mirella, tudo bom? :D
Desculpa fazer a pergunta aqui, mas não consegui encontrar um post relacionado à minha dúvida... Eu passarei cerca de 4 meses em intercâmbio na Université de Sherbrooke (em Sherbrooke - Quebec rs) e neste momento final de preparo para a viagem me deparei com a necessidade de contratar um seguro viagem/saúde. A universidade que me acolherá já me informou que eles possuem um "assurance maladie" obrigatório para todos os alunos internacionais inscritos, porém somente poderei pagar por ele quando eu chegar lá e meu "cartão" só me será entregue em outubro, mesmo que, de acordo com a universidade, o seguro já me cubra a partir do dia 15/agosto.
Você saberia se existe algum problema eu não estar com esse cartão (ou comprovante de que eu tenho/terei um seguro saúde) em mãos no momento em que eu chegar no Canadá (no momento da imigração, eu quero dizer)?
Obrigada pela atenção e desculpe novamente pelo transtorno...
Abs!
OI Dominique,
Então, geralmente, quando meus intercambistas compram seguro saúde comigo ou com a escola, existe um recibo que comprova que você comprou e aí não terá problema com a imigração, pois você deve saber que é obrigatório o seguro saúde quando você vai estudar por lá.
Veja com sua escola se eles podem fornecer algum comprovante... e outra coisa, porque eles só te darão o cartão em Outubro? Isso não faz sentido... meus alunos que compram com a escola, recebem o cartão no primeiro dia de aula.
Abs,
mirella
Hahaha, rolando de rir. Nunca me aconteceu essa pois me meteram tanto medo que o cabelo ia quebrar que nunca arrisquei. :-)
Fala sério, né? Cada uma que nós imigrantes passamos... ;)
bjos
Gente!! Eu ficaria apavorada, com medo de quebrar. E o frio na cabeça depois disso??
ahahah... nem ficou frio na cabeça, pois estava de gorro, só as pontinhas congelaram mesmo, e como entrei na casa quentinho, tudo ficou perfeitinho e feliz ahahaha...
bjos
Mi, acho que você pode escrever um livro só com esses causos, viu? De cabelo congelados a bichos peçonhentos na varanda. rsrs
Beijos!
Já pensou Camila? Vontade não me falta... mas cadê a coragem eheheh
bjos
Nossa, não quebra mesmo??? Eu já fui pra vários lugares no frio e nunca congelei meu cabelo pq sempre tomei cuidado de não sair com ele molhado na rua, mas quando fiz intercâmbio na Suécia, a minha "irmã" de lá jurou que já tinha quebrado o cabelo por causa disso!!
Olha Fernanda, eu nem pensei nesse negócio de congelar o cabelo quando sai com ele molhado (coisa de ex-loira, né?) eheheh...
O meu não congelou e sinceramente não sei se dá pra congelar, a não ser que você fique por horas com ele congelado... sei lá :)
ahahah
hehehehe… comédia!!!! Adorei!
:) :) :)
[…] Recomendo incluir uma visita as piscinas minerais Takhini Hot Pools, 20 minutos de Whitehorse, para ver a aurora boreal “cozinhando” em uma piscina de água quente, e caso a temperatura estiver abaixo de -20C, brinque de congelar o cabelo!!! […]
[…] [Contos de Imigrante] O dia que congelei meu cabelo… […]
[…] Leia também outros contos: – Quando “yes or no” não é o suficiente… – O dia que congelei meu cabelo… […]
[…] Pra vocês terem uma idéia do que quero dizer; em Toronto já peguei temperaturas insuportavelmente quentes acima de 40°C no verão, mas já vi cair pra 15°C também … e no inverno? … veja bem, no inverno já vi de tudo, mas o pior é sempre o que os canadenses chamam de “wind chill”, o que significa que o termômetro pode estar marcando -10°C, mas a sensação térmica pode chegar facilmente a -15°C, -20°C e até 30°C (meu recorde em Toronto foi -28°C e foi o dia que conngelei meu cabelo!) […]
[…] “yes or no” não é o suficiente… O dia que congelei meu cabelo… O vizinho morre e eu que ganho flores! O dia que quase fiz minha amiga perder o […]
[...] de congelar o cabelo, enfeitar a casa com flores de um funeral, hoje é dia de contar um novo causo da minha vida [...]