Durante meus primeiros anos no Canadá, fiz um pouco de tudo para entender o comportamento e mudança de país, principalmente para entender as coisas ao meu redor e me integrar o mais rápido possível. E uma das atividades que fiz e me marcou muito foi a participação de um grupo multicultural feminino em Ottawa. (Para quem não sabe, morei em Ottawa por quase 5 anos, de 2001 a 2005).
Em todas as reuniões, conversávamos sobre assuntos que de algum modo nos interessariam, como por exemplo; imigração, diferenças culturais, emprego, família, socialização, culinária etc. Era realmente assuntos profundos e a troca era bastante intensa, pois haviam mulheres de vários lugares do mundo. Em uma das reuniões, a moderadora trouxe o tema relacionado aos sintomas físicos, emocionais e de comportamento relacionado a mudança de país… no nosso caso, o Canadá.
Para isso, compartilharam uma tabela super interessante, que foi um estudo preparado por Carmelina S. L. Barwick, do Clarke instituto de psiquiatria, na Universidade de Toronto (1991). Nessa tabela ela divide as fases de imigração em meses e anos, assim como pelos sentimentos e comportamentos associados.
Hoje, quase 20 anos depois de ter participado desse grupo e de ter vivido tantas fases no Canadá, na Austrália e outros países, fiquei feliz de reencontrá-la e resolvi atualizar esse post que originalmente foi escrito em 2005! Fiquei alguns (vários) minutos lendo e tentando relembrar todas essas fases e acho que ela ainda é bastante atual. Eu particularmente achei muito interessante e acredito que todos os imigrantes (não só do Canada, como também de outros países) podem analisar e comparar com a própria experiência. E para aqueles que pretendem imigrar ou sair do país, ela pode ser uma boa fonte de pesquisa.
Eu particularmente me identifiquei bastante, embora algumas coisas nao tenha vivido e experimentado, pois como como sempre digo, cada um passa por esse processo de maneira diferente.
Novamente, clique aqui para ver a tabela (ela não está perfeita pois tive que escanear, então acho que é até melhor imprimi-la). E clique aqui para ver o post que escrevi em Junho/04 sobre as fase do Casal Mikix no Canada.
Espero que gostem!!!
15 Comentários
Oi Mirella,
Morei 6 meses em Toronto e estou querendo entrar com processo de imigração. Amo aquela cidade e nunca pensei que fosse sentir tanta falta de um lugar como sinto de toronto.
Sou psicologa e trabalho no Brasil com Recursos Humanos. Porém, sei que de início no Canadá é quase impossível atuar na minha área. vou correr atrás de qualquer trabalho mas gostaria de atuar com voluntáriado na minha área (psicologia mesmo que não seja em RH). Você comentou que participou de uma comunidade onde ajudavam pessoas, conversavam sobre diversos assunto. Enfim, vc poderia me dar o contato lá ou pelo menos o nome e endereço dessa comunidade porque chegando ae eu corro atrás.
Ou mesmo se você tiver de outros lugares, comunidades, organizações...qualquer coisa ajuda....
Obrigada desde já...
Atenciosamente,
Diana Jermann. :D
Bom Mi!!!
Gostei muito da tabela e muito interessante.
Eu estou pensando em fazer uma pesquisa em relacao ao sentimentos dos imigrantes brasieiros no canada. Seria o meu trabalho final de conclusao de curso em psicologia. Voce tem alguma dicas para me dar ? Eu tbem ja sei que voce sera o meu referencial.
Beijoos querida.
Sil
Oi Mirella, adorei este post e a tabela. Estou passando justamente por isso, só que ao contrário: depois de 3 anos no Canadá tive que voltar ao Brasil contra a minha vontade e não sei quando eu volto...ainda estou no período de adaptação à complicada vida aqui em São Paulo...
beijos,
fernanda
Oi Mirella; Gostei pra caramba dessa tabela e até copiei. bjs,
Oi, Mi!!
Gostei da tabela, do post de hoje e do post antigo!!! Ótimo!!
Depois vou "estudar" melhor a tabela...
;o)
Bjoca
Oie, imprimir e passar para Vanuza. Obrigado pela dica.
Beijo
Todos nós passamos por certas fases... acredito que quem está fora do país de origem tenha outras modalidades de adaptação. É isso? Ou será que falei bobagem... bjoks Mirella
Mi, você já consegui emprego, deve ser muito dificil ficar desembregada aí, pois sei o quanto gastamos em dolares quando estivemos por aí. Aproveiter vá para os parques passear e aproveitar tampa. Um abraço
Fiquei um pouco assustada :( !! HEHEHEH ; )
mas logo passa!
bjs
Muito legal essas informações. Ainda bem que existem esses tipos de serviços, né? Olha, eu não sei se conseguiria viver num país estrangeiro, pois não sei se teria coragem.
Mas é, quando sou afetada pelo tédio, fico que nem você. Hora desito de tudo, noutra quero abraçar o mundo.
Tô procurando a memória... Mas ainda não achei!
Oi Mirella,
que interessante esta tabela! Ela engloba bem as reações e perspectivas. E que legal que existam esses grupos; pra quem está se adaptando deve ser um apoio; é uma forma de acolher. Acho que eu nunca me adaptaria viver em outro país, longe de todos da minha família e daquilo que amo; sou medrosa mesmo e acho que eu entraria em depressão profunda. Admiro quem consegue.
Mirella, vim retribuir a visita e me deparei com um bolg muito, mas muito legal! adorei! O Guilherme e eu temos uma vontade adormecida de mudar de país (ele gostaria de se mudar p/ Portugal) e gostei muito da tabela, das suas histórias, etc. Vou voltar aqui com mais tempo, com certeza.
Bjs!
oi Mirella,
amiguinha num consegui ler naum .. snif. mesmo com óculos de aumento hahaha.
vou ver se acho pelo google :-)
beijosssssssss
Super interessante!! Me identifiquei tambem com algumas coisas!!
Mi, que interessante essa tabela. Me identifiquei com algumas coisas. E vc?
Como estão as coisas por aí?
Beijocas