Como são os canadenses

Recebi um comentário aqui no blog Mikix, perguntando como são os canadenses. Eu sempre comento aqui sobre minha vida no Canadá, inclusive até escrevi um post “diferente” sobre o país mais tedioso do mundo!

Bom, vou falar da minha experiência, dessa forma, fica bem claro que é uma opinião pessoal e não generalista. Escrevi esse post pela primeira vez em 2004 e agora, em 2025, estou revendo para republicar e atualizar meu ponto de vista.

Chip de celular no Canadá

Como são os canadenses?

Desde que cheguei no Canadá, em agosto do ano 2000, sempre fui bem recebida. Ou seja, nunca me senti discriminada ou um peixe fora d’água. Claro que hoje, tenho uma visão mais realista sobre o assunto, até porque sou branca e com carinha européia, o que facilitam muito as coisas. Pois é, apesar do Canadá ter uma política forte de multiculturalidade, de uns anos para cá (2025), vejo com mais frequência comportamentos e falas racistas nas mídias sociais e até comentários aleatórios do dia a dia. O assunto “imigração” voltou a ser pauta nos noticiários e política. Sinto, inclusive, pelos meus amigos indianos, que é a nacionalidade que mais vem sofrendo com isso, pelo menos em Toronto, cidade que resido e que tenho mais contato, e onde a comunidade indiana é bem grande.

Os canadenses em si são pessoas interessantes e prestativas, eles querem provar que tem cultura própria e que não são iguais a seus vizinhos americanos. Por isso meus amigos, primeira dica para se dar bem com o canadenses é não falar que os dois países são parecidos (risos). Na minha opinião, bem lá no fundo, as duas culturas são parecidas, mas existe um diferencial fundamental entre os dois países que você repara depois de algum tempo de convivência: os canadenses são mais educados! Nossa, MUUUUUUUUUUITO mais educados mesmo.

Procurando um pouquinho sobre os canadenses por aí, facilmente você vai encontrar algo do tipo: “Sorry, I am Canadian”. Para explicar melhor, o vídeo abaixo reflete muito o espírito canadense (em forma de comédia).

Outra coisa que também acho interessante é o modo os canadenses encaram a sociedade, ou seja todo mundo deve ser igual e ter os mesmos direitos, mas apesar de não ser bem assim a realidade, claramente o Canadá preza e investe muito em benefícios sociais para seus cidadão. Logo, é um país com menos discrepância social e violência urbana, já que educação e saúde são para todos! (A saúde canadense está bem ruim, devo confessar, e essa é uma discussão que está na boca do povo, pois precisa melhorar!).

Definitivamente, é muito difícil definir e rotular pessoas por elas pertencerem a determinado lugar, pois obviamente existem particularidades de uma pessoa para outra. Em todos os países do mundo você encontra pessoas boas e ruins, amigas e falsas, abertas e fechadas, e o como você lida com tudo isso, depende mais de sua personalidade e do seu jogo de cintura, do que qualquer outra coisa.

Ah, assim como os muitos brasileiros, os canadenses tem certeza que vivem no melhor país do mundo eh!eh!eh!

Leia também:

Casal MiKix – Nossa trajetória semi-nômade

Estereótipos Canadenses | Será que tudo é verdade?

Costumes canadenses que eu adquiri

Como é trabalhar com canadenses

Dicas de produtos legais do/sobre o Canadá:

Maple SyrupLivro sobre o CanadáAlmofada bandeira Canadá