Quem não gosta de guardar um dinheiro extra, não é? E pensando nisso, o tema desse mês do projeto Vida em TO, foi dicas de como economizar morando em Toronto! Parece quase piada falar em economia na vida em Toronto, já que a cidade está se tornando mais cara a cada ano que passa, mas sabendo rebolar e usar algumas técnicas, é possível sim salvar seu rico dinheirinho!
Abaixo mando 10 dicas que uso, espero que ajude, e caso você tenha outras para compartilhar, não esqueça de nos deixar um comentário 🙂
Como economizar morando em Toronto
1- Cinema de terça-feira
A maioria dos cinemas oferece promoção nos ingressos às terças-feiras, isso significa que é uma ótima opção de economia! Eu sempre tento ir nesse dia 🙂 .
Infelizmente, alguns cinemas não estão mais oferecendo o desconto para as grandes estréias, então fica de olho!
2- Aprenda a comprar nas épocas das promoções
Especialmente no assunto roupas, comprar quase no final de cada estação, pode ser uma excelente forma de economizar, já que as lojas querem se livrar do estoque e você quer encher seu guarda-roupa (risos).
A revista Today’s Parenting também enfatiza que alguns produtos de casa, costumam entrar em promoção sempre na mesma época, exemplo: roupa de cama e banho geralmente tem desconto em janeiro, comidas congeladas em março e produtos de limpeza em abril. Agosto as lojas adoram colocar em promoção eletro-domésticos, e em outubro tem uma tendência de jeans, brinquedos e jogos ter preço mais baixo. Visite essa página do MrsJanuary.com para ter a lista completa dos itens em promoção mês a mês.
3- Dicas baratinhas para curtir o verão em Toronto
Como estamos praticamente no verão, não deixe de aproveitar os festivais, praias, músicas e tudo o que Toronto tem a oferecer nessa época do ano, que é MUITO! Eu sempre me impressiono com a quantidades de coisas para fazer do verão, e definitivamente, só fica em casa quem quer!
E sim, muitas desse balangandã é gratuito, aqui escrevi várias dicas de como curtir o verão, que você não pode perder!
4- Coma bem, pagando menos!
A dica da vez é sempre optar pelos almoços nos restaurantes mais caros que você sempre sonhou em provar, como por exemplo; Canoe, Momofuku Daisho, 360 at CN Tower, Cluny entre outros… o menu do almoço costuma ser sempre mais barato que o menu do jantar!!!
No verão e no inverno, tem também dois festivais maravilhosos para os fãs da culinária, não deixem de ficar de olho no Summerlicious e Winterlicious, que promovem menu degustação com desconto! Eu sempre aproveito esses eventos para provar restaurantes que estavam na minha listinha, especialmente os mais caros 🙂 .
5- Use cupons de desconto
Eu odeio cupons, com todas as minhas forças, especialmente das pessoas que estão na minha frente na fila do supermercado, da farmácia ou de onde quer que seja (risos)… mas não posso negar que tem sempre promoções legais rolando via cupons.
Eu acho que o app mais interessante no Canadá para esse tipo de economia é o Flipp, ele combina todos as promoções que a gente recebe na caixa de correio em um só lugar, super prático. Outra coisa interessante é que a maioria de supermercados e lojas no Canadá tem a política de “match price”, isso significa que se você encontrar uma coisa mais barata nas promoções de outro lugar, e a loja que você está cobre o valor!
6- Descontos para viagem
Vocês sabem que eu amo viajar, né? E eu considero viagem, até os passeios que faço dentro e arredores de Toronto (risos). Dessa forma, estou sempre de olho nas promoções para pegar um restaurante mais barato, um desconto em museus, ou o que quer que seja. Nesse setor, eu particularmente estou sempre de olho nas ofertas do Travelzoo.
7- Compre coisas usadas no Kijiji ou dos amigos
No Brasil a gente tem uma cultura um pouco diferente da cultura canadense ao se tratar de coisas usadas. Mas se você deixar o nojinho de lado e saber procurar coisas usadas, você vai se surpreender com a economia que pode fazer. Isso vai desde de roupas em brechós, até móveis usados em comunidades de facebook, grupo de amigos ou online, e o site mais famoso no Canadá para compra e venda é o kijiji.ca.
Claro que é preciso ter bom senso e antena ligada para entrar em furada, pois tem muita gente espertinha que quer te passar a perna (inclusive no Canadá!). Então se a oferta parecer muito boa, desconfie mesmo!
8- Procure nos fundos das lojas de roupa
Um dica para quem quer economizar nas lojas de roupas em Toronto e praticamente em todo Canadá, é seguir direto para os cabideiros nos fundos das lojas, geralmente é lá que ficam as melhores promoções. Mas fique de olho, pois as vezes essas promoções são “final sale”, o que significa que não pode trocar ou devolver!
9- Biblioteca … muito mais que livros
Sempre que eu posso eu faço propagandas das bibliotecas em Toronto, além de poder emprestar livros, usar internet, alugar DVD, participar de atividades com crianças, clubes de leitura etc … existe um programa de museu gratuito para membros, chama-se Sun Life Financial Museum + Arts Passe e funciona mais ou menos como um ingresso anual que é compartilhado entre os membros interessados – todas informações do MAP pass estão aqui e você não pode ficar fora dessa!
10 – Ajuste o termostato da sua casa
A variação de temperatura durante o ano em Toronto muda como efeito ninja, dessa forma, deixar o termostato feito uma múmia, pode te custar uns bons dolares a mais no final de alguns meses. Tem uns termostatos com timer, que você pode programar a temperatura para mais ou menos (dependendo da época do ano) nos horários que não estiver em casa e quando estiver dormindo, as vezes 1 ou 2 graus já faz uma baita diferença.
E não esqueça de trocar os filtros de ar condicionado com frequência, não somente para economizar, como para melhor a qualidade do ar da sua casa!
4 Comentários
Olá! Esta dica do termostato é ótima: fazemos aqui em casa sempre hehehe. A de ir para o fundo das lojas procurar por promoções tbem, sigo sempre! O site travelzoo eu não conhecia, vou dar uma olhada! E o do cinema eu infelizmente não consigo aproveitar, mas a dica é ótima mesmo (acho que no Brasil o dia mais barato é quarta). Beijos
Oi Gaby,
Adorei suas dicas também ... tem sempre muita coisa para aproveitar e as vezes a gente esquece de fazer, né?
BJks
Nunca testei o Travelzoo mas agora fiquei curiosíssima.
Ri alto quando você falou dos cupons. Eu usava demais quando cheguei aqui porque precisava economizar. Agora acabo usando mesmo só o cash back. Acho mais prático. Beijos
Não conheço esse cash back, preciso me inteirar :)
E vai lá no Travelzoo, eu curto muito.
bjks