Eu odeio comparações entre os lugares que moro, pois no final das contas, todas as experiências valem muito a pena. Mas é impossível não fazê-las, e depois de alguns meses morando aqui na Florida e muitos outros anos convivendo no bate-e-volta entre o Canadá e os Estados Unidos, chegou a hora da verdade…
Não preciso dizer que o Canadá é um país muito melhor pra se viver que os Estados Unidos, pois todas as listas que classificam os “melhores países do mundo para se viver” inclui o Canadá entre os Top 5 e os Estados Unidos em algum lugar bem antes do Brasil 🙂 . Mas aí você, apaixonado pelas compras megalomaníacas americana não entende, certo? Pois vem comigo que eu explico.
PS: lembre-se que sou satírica e as opiniões obviamente são exclusivamente minhas…
Como eu vejo as pessoas
O canadense tem um problema seríssimo de ser extremamente educado, sim, o mundo tem que estar acabando para os canucks saírem do salto alto, enquanto aqui nos States, qualquer motivo é motivo para se estressar… aliás, as vezes acho que americano nasceu estressado… e na minha região da Flórida então, coisa de louco! Juro que pensei que aqui seria mais como a Australia, mas me enganei, acho que o sol torrou os neurônios ao invés de aumentar o nível de vitamina D 🙂 …
Por outro lado, o fato dos canadenses serem super educados e consequentemente reservados, faz as pessoas serem bem mais fechadas e difícil de fazer amizade, coisa que com os americanos é mais fácil, tanto é que tenho muito mais amigos americanos que canadenses (isso sem contar os imigrantes que são a maioria).
Porém, voltando ao lance dos canadenses educados e somado a um sistema de governo voltado para o social, o resultado é um senso de comunidade muito mais apurado no Canadá que aqui… e eu digo, que isso faz muito diferença!
Pra que armas, hein?
Pronto, se eu preciso de uma única razão para saber que minha vida aqui nos Estados Unidos é temporária, a questão do armamento é a resposta. Tem coisa mais ridícula do que as pessoas terem a liberdade de portar armas? E o pior é que a a desculpa da permissão estar escrita na constituição de 1689 continua sendo usada… Nisso eu não entendo os americanos!
Como pessoas tão inovadores e criativas, conseguem ao mesmo tempo serem tão retrogadas!
PS: Pessoas comuns não podem ser portadores de armas no Canadá… e pois isso o número de crimes com arma de fogo no Canadá é bem menor que nos Estados Unidos…
O mundo das compras…
Taí um item que o Canadá não se compara aos Estados Unidos… os preços, as taxas e as vantagens de se comprar nos States são gritantes e quando colocamos as compras online, aí nem dá para começar a comparar.
O interessante desse fator compras, é que eu acho o americano e as pessoas que moram aqui muito mais consumistas que no Canadá! Uma coisa puxa a outra e aí começa a bola de neve.
Onde se ganha mais dinheiro…
Acho que nenhum país do mundo foi feito pra se ganhar dinheiro como os Estado Unidos, não eu não virei milionária (risos)… mas a maneira que a bola rola por aqui, faz as pessoas mais dinâmicas, empreendedoras e isso resulta no giro rápido da economia.
Obviamente que deve ter regras, do contrário, o capitalismo se auto-destrói, como aconteceu em 2008. Espero que eles tenham aprendido a lição.
Se eu acho isso bom? Veja bem, enquanto aqui em casa somos uma família de dois, eu e o Kiko, não vejo problema não… mas talvez se eu tivesse filho, eu reconsideraria voltar para o Canadá, pois acho que a sociedade lá tem uma visão menos capitalista da coisa, não é perfeita, lógico, mas acho mais saudável.
Pode morrer, mas não me processe!
Umas das coisas mais malucas de se viver aqui é lidar com o fator: “você pode ser processado a qualquer momento (e por qualquer motivo)“… Isso é uma neura tão grande, que você acaba entrando no clima e as vezes você fica mais preocupado com um possível processo, do que pelo real motivo que a pessoa pode vir a te processar.
Veja um exemplo na reunião de condomínio:
Problema: é preciso trocar o equipamento de musculação. Existe duas opcões: um custa U$1800 e o outro U$4000
Decisão: comprar o de U$4000 que tem uma trava protetora para evitar que a pessoa que se machucar não processe o condomínio.
Fiquei pasma: ninguém pensou em comprar o aparelho mais caro com a tal trava de proteção para as pessoas não se machucarem e sim para se livrar de um possível processo. E é sempre assim …. TODAS as decisões são baseadas de acordo com os tais processos … é uma doença isso!
Mas e o clima!
Pois é meus amigos … o clima do Canadá não dá pra mim! AMO com todas as minhas forças meu congelador, mas não sinto falta do inverno em nenhum momento da minha existência… porém, morro de saudades do verão de Toronto, dos amigos e da minha vidinha de lá!
Pensamento do dia: Ah se a Australia não fosse tão longe e o Brasil tão violento ….
22 Comentários
Concordo 101% com o Raphael. Você não raciocinou ao expressar sua opinião sobre a possibilidade de armamento de civis. Usou toda a emoção e zero de razão. Concordo com quase todas as suas opiniões, mas dessa vez você escorregou total.
Cada cabeça sua sentença ...
Vocês por acaso conhecem alguma coisa sobre armamento nos EUA? Sabia que qualquer pessoa pode entrar na loja e sair com uma arma? Isso mesmo, não precisa ter porte de arma e nem ser uma pessoa de consciência sã... se vocês acham isso normal, ok?! Mas para mim, isso é inaceitável.
Achou sua opiniao sobre armas no lixo, nao é?Se o desarmamento fosse bom, o Brasil seria o pais com menos homicidios do mundo(os numeros provam o contrario, quase 60.000 homicidios anualmente no Brasil, que possui aproximadamente 17milhoes de armas legalmente adquiridas, contra 15.000 homicidios/ano nos EUA, que possui 300milhoes de armas legalmente adquiridas(e la os homicidios continuam diminuindo ao longo dos anos enquanto aqui no Brasil so cresce).Antes de soltar besteiras, pesquise.Mais razao e menos emocao.
Raphael,
Como você não tem a menor noção do que está falando ... nem vou responder para não perder meu tempo.
Conheça mais do mundo e aí a gente conversa sobre armamento de civis, ok?
Fomos ao Estado da Flórida, voltamos chorando de sdds daquele lugar... Espero voltarmos mais vezes. :)
Esperam que retornem :)
Abs
Carla meu sonho e de minha esposa é morar nos EUA
Excelente comparação. Já tivemos oportunidade de ir morar nos States, mas os aspectos negativos que você citou, sobretudo o armamento e a questão social são um grande no way. Moro em Montreal há 6 anos. Por sorte, aprendi a gostar do inverno fazendo atividades esportivas e cortando a friaca com uma viagem de 1 ou 2 semanas em algum lugar do Caribe e ou algum outro país quentinho. Este ano não passamos sequer um dia do mês de fevereiro aqui, então, o record -40C não me afetou em nada - estávamos curtindo o calor vietnamita.
Boa sorte pra vocês aí.
Carla Pancha
Oi Carla,
Essa é A DICA para curtir ainda mais o Canadá, fugir um pouquinho do inverno! Eu também tinha essa estratégia quando morava lá :)
bjão e volte sempre aqui no blog!
Oi Mirela! ótimo post! Desculpa fugir um pouco do assunto mas você poderia me ajudar com o seguinte:
Tenho amigos que estão de mudança para tampa e precisam locar um apartamento. Como eles não sabem nada da região, e não podem gastar muito (um casal e um bebê, que viverão da bolsa de doutorado que ele fará na USF) está difícil conseguir um apartamento. Você indicaria algum bairro específico que não fosse muito longe da Universidade? Grata! Giovana
Respondi pra você no outro post também ... mas então... já tem muito tempo que sai de Tampa, vou ficar devendo.
Abs
Oie Mi,
Adorei as comparacoes, super realista.
Realmente nao existe lugar perfeito mas eu concordo com vc q o frio do Canada e para poucos.
Bjs
Mas a qualidade de vida e befícios sociais do Canadá é para muitos... e isso que me deixa saudosista :)
bjão amiga querida
Bacana o relato, já tinha ouvido falar dessa paranóia de processos por lá.
Penso, um dia, de morar fora do Brasil e me encanta o Canadá, mas me assusta o clima hehehe, tô fora de frio!
ahahah... o frio canadense não é mole não!
Mas quem disse que se pode ter tudo nessa vida, né?
:)
Adorei esse post, concordo e muito com voce!
Morando em Coral Gables, as vezes me pergunto se estou mesmo nos Estados Unidos: as pessoas sao doidas no transito, quase impossivel que alguem cumpra um horario marcado e muita gente que nao leva o trabalho a serio.
Eu nao morria de amores pelo Canada, mas sinto falta da sensacao de estar em um pais de primeiro mundo que tinha por la. Mas c'est la vie, c'est la vie!
Temos que combinar alguma coisa uma hora dessas, neh? :)
Bom saber que não sou a única que penso assim dos Floridians :)
Monique, precisamos nos encontrar sim... quero muito chama-los pra vis aqui em casa pra um churrasquinho, mas minha piscina não fica pronta nunca, acho que essa semana sai :)
bjos!
gostei, Mi! to adorando essa nova abordagem do blog com suas vivencias pessoais de expatriada.
Oba!!! Que bom que está gostando... estou voltando as origens :)
bjos
Você sabe que eu sempre digo que Toronto é a New York que deu certo, né? ;-)
Nas suas comparações você esqueceu, na minha opinião, de mencionar o quanto os americanos são alarmistas: precisa ter cuidado pra tudo, cuidado com a chuva, cuidado com a neve, cuidado com o buraco na esquina que vai aparecer daqui a exatos 45 horas...uffa!!!
Nossa Marcie, verdade... tinha esquecido dessa parte do "alarmismo"...
Quero só ver como vai ser minha temporada de furação aqui na Florida, se ficar vendo muita CNN vou praticamente me mudar daqui ahahahah
bjão
[…] Eu sei que para o pessoal do Brasil entender essas lamúrias chega a ser quase piada, já que a Florida é realmente melhor que o Brasil em inúmeras coisas, especialmente a questão da violência. Mas quando a gente compara a Florida com o Canadá, a disprepância é inimaginável… já comentei sobre algumas coisas que não gosto dos Estados Unidos aqui nesse post. […]