É o seguinte, se existe algum lugar do mundo onde Chinatown é limpa e organizada, esse lugar é Cingapura. Sem contar os inúmeros restaurantes, bares, templos, mesquistas, camelôs, gente na rua e tudo mais… vida é o que não falta nesse pedacinho “Ching Ling Ding“.
Eu acredito que o melhor é começar o passeio pela Pagoda St e ir desvendando as ruas, as lojinhas e as atividades que se tem para fazer… Como eu adoro uma muamba e gente andando na rua, adorei ficar olhando de um lado para o outro… uma delícia.
Aproveite e entre no museu “Chinatown Heritage Centre“, é muito interessante conhecer um pouco da história da imigração Chinesa em Cingapura; o museu é bem didático e ilustrativo, foge um pouco da regra convencional e agrada os visitantes – ganhamos o ticket de entrada no pacote que compramos para Sentosa Island (free!!!). Uma coisa que notei nesse museu é a dedicação e a vontade que os imigrantes tem em vencer, ou por opção ou pela falta dela… acho que todo imigrante é um lutador e naquela época, a vida deveria ser muito mais difícil se comparada aos que os expatriados vivem hoje… acho que muitos dos nossos antepassados passaram por algo semelhando quando decidiram imigrar para o Brasil.
Terminando a Pagoda St. continue rodando pelas ruas Temple, Smith e outras… repare que em Chinatown existem também Templos Hindus e Mesquistas… uma mistura linda!
O ponto alto da minha visita a Chinatown, foi o novo templo “Buddha Tooth Relic” (???)… uma obra de arte dedicada ao “Maitreya Buddha”, o futuro Buddha. Tivemos a oportunidade de conhecer um casal local, que nos levaram e nos apresentaram todo o templo. São 5 andares; suba de elevador até o quarto andar e vá de escada para teto, lá, apreciei a roda da oração e as orquideas… depois vá descendo de escada andar por andar e se impressione com tudo o que esse templo tem a oferecer, repare nos detalhes, perca-se no museu e admire o andar térreo com o Buda de ouro e sua decoração avermelhada… é simplesmente imperdível!
Shorts e blusinha de alça não são permitidos, no templo você pode pegar emprestado xales e saias para se cobrir (eles são mais restritos com as mulheres… mas muito simpáticos!).
O casal que conhecemos foi de uma generosidade impressionante, nos explicaram tudo sobre o budismo, sobre o templo e ainda nos levaram para um “banquete a la Cingapura“. Fomos aos Maxwell Hawker (Food Centre) experimentar o famoso “Frango com Arroz” (chicken rice) do Tian Tian (stand 10) e também experimentamos outras especialidades locais. (Obs: Hawker centre é uma espécie de feira coberta com vários stands de comidas, tipo uma praça de alimentação aberta, muito comum em Cingapura e na Malasia).
Outro local para experimentar comidas locais, é no “Chinatown Food Centre” (foto acima) – reparem que gastronomia é um dos assuntos favoritos de quem vai e quem mora em Cingapura… e assim como a gente, saia do usual e faça seu banquete da seguinte forma:
De entrada, peça uma Salada Rojak, frutas com um molho adocicado e diferente, coberto com farofa amendoin. Como prato principal, Hainese Chicken Rice (Arroz e frango com pedacinhos de pepino), podendo ser acompanho de limonada, garapa ou outros sucos naturais.
E para somebresa, vá de Kachang ice, uma especie de raspadinha de vários sabores… o interessante é que milho e feijão fazem parte do doce… nem me perguntem o que era aquele negócio verde… eheheh!
E para terminar esse post que já esta se prolongando demais, fica aqui a dica da Club St. para a noitada (muitos bares e boates) e rua Telok Ayer para curtir mais um templo Budista (lindíssimo) e duas outras mesquistas…
E esse foi o casal local que comentei com vocês, Maggie & Ernest
Leia também:
Cingapura Overview
Cingapura II – Nosso roteiro
Cingapura III – Orchard Rd. & Emerald St.
Cingapura IV – Distrito Colonial
Cingapura V – Raffles Hotel
9 Comentários
Eu achei legal mas ñ tem o que eu queria achar mas eu goste muito.... Eu queria as receitas de comida tipica do canadá!
De tudo, eu dispensava a sobremesa. Não consigo ver o feijão como um doce....argh!!
Mas as frutas com farofa de amendoim em cima parecem ótimas.
Lindo o lugar.
bjinho
deby’s last blog post..Página 161
Ai, que gostoso estar por lugares tão exóticos.
Singapura parece ser uma festa permanente não???
Além do que se conseguiu criar por lá, educação, disciplina, direitos...
Um lugar literalmente de 1º mundo, pelo que vejo..
Mirella, espero que voce realize esse seu sonho de viajar 6 meses e até mais???
Estou aguardando ansiosa pois sei que pelos seus olhos as coisas ficam muito mais bonitas, rsrsrs..!!!
BJS
Mi querida, adorei sua viagem. Lindas as fotos. Estou sem net. Estou aproveitando uma visita na minha irma pra mandar um alo. Bj
celia’s last blog post..CONTINUO SEM NET.
Mirella, engraçado que eu acabei de ler um post sobre Cingapura em um outro blog, você conhece o blog da Marjorie e do Caio que moram em Vancouver e estão fazendo uma viagem pelo mundo em 6 meses? O endereço: http://marjorielopes.blogspot.com/ Beijos,
Estou indo lá dar uma olhadinha :)
Sou doida para fazer uma viagem dessa!!!
bjks
Muito interessante...Sabe que outro dia eu vi uma nota sobre um restaurante temático em Taiwan e logo me lembrei de vc do seu post sobre o Bar Clinic. Esse restaurante tem o tema Banheiro, imagine então como é servido o sorvete de chocolate nesse local...Juro...
Ai Japita.... tema banheiro é pior que hospital... imagina todo mudo sentado nas privadas batendo um papo e tomando um drink e depois com o sorvetinho de chocolate de sobremesa... yek!!! ehehehe... bjks
Mi, lendo teu post fui a Cingapura...me imaginei no Buddha Tooth Relic.
voces sao muito simpaticos, deve ter sido muito gosotso este contato com este casal.
Um beijo
Meire
Meire’s last blog post..PWN! Uma maneira simples para baixar videos do Youtube.
Mirella, eu adorei essa sua viagem de Cingapura...li todos esses posts mesmo sem comentar e me deu tanta vontade de ir...pena que tem que ser numa viagem mega planejada pra Ásia...quem sabe um dia...
Beijos
Oi Carla,
essa foi nossa sorte com Cingapura, estavamos na Australia e aproveitamos a oportunidade que tivemos de passar 4 dias por lá... mas te digo que deu vontade de quero mais, estou doida para conhecer o sudeste Asiatico :)...
que lugar fantástico!!!! que casal simpático!!!! adorei