Acabou de ser publicado o novo Census Australiano 2011, e tem vários dados legais para analisarmos, em relação a como imigrantes estão definindo a “nova” Australia.
O Census revelou que ¼ da população nasceu fora do solo australiano.
Os números atuais baseado em gerações, ficou mais ou menos assim:
➡ 27% primeira geração (5.3 milhões de habitantes) – pessoas que vivem na na Australia, mas nasceram em outros países; essas pessoas podem já ser australianas, residentes permanentes e residentes temporários de longo termo.
➡ 20% segunda geração (4.1 milhões de habitantes) – australianos que nasceram e vivem na Australia, com pelo menos um dos pais de origem estrangeira.
➡ 53% Terceira geração + (10.6 milhões) – australianos que nasceram e vivem na Australia, sendo que os pais também são nascidos no país. Nessa população também se inclui os aborígenes (povo nativo).
A Australia é um país que precisa crescer, e os imigrantes são a chave para isso acontecer. Veja no gráfico abaixo, o crescimento populacional da Australia dos últimos 100 anos:
Fonte: Census Australia
Agora, compare o crescimento das províncias e repare em Queensland e Western Australia, o quanto elas disparam em crescimento nas últimas décadas:
Fonte: Census Australia
Outro fator que achei interessante na análise do Senso, é que historicamente a maioria dos imigrantes eram de origem européia (já ouviram falar do incentivo do governo e da população para favorecer a política de uma “Australia Branca”? Isso prevaleceu como lei até 1949 e um dia eu conto mais detalhes!).
Mas aos poucos, isso está mudando, e a população de imigrantes nascida na Asia e outros países está crescendo, e com isso, cria-se uma maior diversidade no país. Eu não sei até que ponto os australianos realmente gostam dessa miscigenação, mas eu acho encantador!
Gostou e quer saber mais detalhes? Acesse o website abs.gov.au
Leia também:
Dicas para alugar imóvel na Australia
Hello Australia … estamos de novo em Brisbane! (Julho/2018)
4 Comentários
E isso e bom pro pais.
E a vida segue...
Oi Cesar,
Aos meus olhos, eu digo que sim... a multiculturalidade traz consigo a tolerância e aceitação!
Abs
Oiii,
Muito interessante, mas o que o povo australiano acha disso?
Uma coisa é a realidade, outra é a opiniáo da populaçáo náo é? Talvez eu esteja
falando besteira mas como isso é visto pelo nativo? Digo isso porque pasme, os japoneses falam muito mal dos dekasseguis, sabia? Classificam esses trabalhadores imigrantes como pessoas inferiores que se sujeitam a pegar no pesado, e que aceitam serviço sujo. :?
Incrivel ne?
BJS
Oi Livia,
Boa pergunta essa sua (risos)... eu acho que apesar deles acharem bacana os imigrantes, eu não acham que são muito favoraveis a imigrantes não brancos (chineses, indianos e afins)... acredito que eles sofram um certo preconceito.
Eu nunca senti absolutamente nada, só uma vez em 2008, quando fui a uma entrevista, eles disseram que meu sotaque canadense não ajudaria... mas foi só!
Mas com certeza, aqui não é o Canada, onde existe um orgulho pelo multiculturalismo, aqui eles aceitam. Mas por outro lado, acho mais fácil os imigrantes conseguirem o primeiro emprego aqui, quando comparado ao Canadá (que eles falam tanto da "experiência canadense")... complicado fazer essa analise, viu!?
Quanto ao Japão, eu sabia sim do preconceito deles em relação aos degasakis e fiquei chocada. É interessante notar a diferença de um Japão para turistas e para residentes estrangeiros. Se bem, que em alguns restaurantes, eles não gostam nem de receber turistas... o Japão com certeza tem duas faces, e admito, que prefiro a face que eu vi ... :)
bjos