Hoje, o Statistics Canada, publicou o primeiro resultado do census 2016. A coleta de dados foi feita em maio do ano passado e um dos dados que a pesquisa revela é que a população do Canada atual conta com mais de 35 milhões de pessoas vivendo no país, um número 10 vezes maior que em 1871, o ano que o primeiro census foi feito depois da confederação (1967).
A imagem abaixo mostra o número do crescimento por províncias e territórios, e abaixo vou falar um pouquinho desses números, incluindo meu ponto de vista sobre o tema:
Pontos importantes – População do Canada
1- Imigração
Não há dúvida que um dos principais fatores para a população do Canada continuar crescendo, se deve a imigração. A influência do número de imigrantes varia de acordo com a região e cada vez mais, a presença de imigrantes na sociedade canadense causa influência em sua economia, cultura e composição linguística.
O interessante é notar que nesses 150 anos de Canadá, a imigração sempre foi um fator que alavancou o crescimento populacional, mas esse crescimento nunca foi constante; exemplo: as épocas de maior crescimento se deu entre 1901 a 1911, depois da segunda guerra mundial, e depois no final da década de 1990.
2- Vivendo próximo a fronteira
2/3 da população do Canada vive próximo a fronteira americana, isso significa de 66% da população fica ali “disputando” uma área de 4% do território nacional!!! Obviamente, na minha opinião, o clima e oportunidade de negócios influência essa realidade.
3- Rumo ao oeste e o boom do meio oeste (Prairies)
Vendo os números, logo se percebe que a população do Canada está se mudando para o oeste. Nota-se um aumento de habitantes especialmente nas províncias de Manitoba (+5.8%), Saskatchewan (+6.3%), Alberta (11.6%) e British Columbia (+5.6%), mas vale lembrar que B.C., província onde fica a cidade de Vancouver, ainda é a maior delas, contando com 13.2% do total da população canadense.
Manitoba e Saskatchewan, bateram recorde de crescimento, especialmente com a chegada de imigrantes internacionais. Enquanto o crescimento de Alberta, se deu a nível de migração interna.
Um fato que será interessante notar no próximo census, é se a população de Alberta vai diminuir (principais cidades: Calgary e Edmonton), pois esse crescimento deu-se ao boom econômico da indústria de oil & gas, que essa sofreu uma queda nos últimos anos. Vamos ver como vai ficar… tudo indica que vai voltar a crescer…
4- A região do Atlântico sofre
Não é novidade entre os canadenses, que as províncias do atlântico canadense (Prince Edward Island, Newfoundland and Labrador, Nova Scotia e New Brunswick), está sofrendo um forte impacto quando o assunto é crescimento e retenção da população.
Obviamente, quando o Canada foi fundado, essas províncias cresciam e prosperavam, pois eram o ponto de entrada do país, época que imigração e exportação se chegava de barco. Porém, conforme a economia foi migrando para o lado oeste, especialmente devido as commodities, elas foram perdendo a influência e deixando de ser atrativa.
A retenção da população jovem, talvez seja a maior preocupação da região do atlântico, pois após a faculdade, eles vão buscar por locais com mais oportunidades de emprego e crescimento.
5- Quebec e Ontário
Essas duas províncias, onde ficam as cidades de Toronto, Ottawa, Montreal e Quebec City, continuam tendo o maior índice populacional do Canada, com 61.5%.
Ontário, que é a província com maior a maior população do Canadá, 38.3%, sofreu uma pequena queda desde o último censo de 2006, devido ao setor automobilístico que sofreu um grande impacto especialmente de 2005 a 2010. Hoje o crescimento continua normal, e Toronto continua a porta de entrada para a maioria dos imigrantes canadenses e o crescimento na área de serviços, é o grande atrativo da cidade.
6- As grandes cidades
1/3 da população do Canada chama Toronto, Montreal ou Vancouver de casa! Calgary, depois de 15 anos de crescimento constante, passou Ottawa, e hoje é a quarta maior cidade canadense.
E as cidades que mais crescem a nível populacional nos últimos 5 anos foram: Calgary (+14.6%), Edmonton (+13.9%), Saskatoon (+12.5%), Regina (+11.8%) and Lethbridge (+10.8%), todas localizadas no meio-oeste canadense, as Prairies.
Eu adoro ler sobre o census e por isso escrevi esse post, alguns dados eu peguei da reportagem publicada hoje pelo Statistics Canada e uns pareceres, eu fui acrescentando da minha vivência canadense.
Leia também:
O novo imigrante precisa se valorizar
Imigrar para o Canadá não deve ser sonho