Ontem, lendo meus e-mails me deparei com o e-mail da Ligia, minha sogrinha…
PS: Antes de colocar o que ela escreveu vou situa-los na história. A Ligia tem um plano de vida nos convencer de voltar ao Brasil! Coisa de mae, né?! A gente entende. (PS: Espero que ela não me mate por eu ter colocado o e-mail dela aqui, mas ela eh minha mãezinha de coração. então acho que não vai se importar, certo?!).
Então vamos lá…
Dicas de produtos legais do/sobre o Canadá:
Canadá, o país mais tedioso do mundo!
PS: resolvi deixar essa resposta pública, pois as vezes as pessoas querem saber minha opinião sobre o Canadá e dessa forma já resolvo dois ” problemas” de uma vez só.
Email da Ligia (sogra):
“Não sei se vocês já ouviram falar de um cineasta canadense de nome Denys Arcand, indicado para o Oscar este ano pelo filme “As Invasões Bárbaras“( não sei o nome que levou aí).
Pois bem, olhe o que ele respondeu quando foi perguntado pelo reporter: “O senhor se sente bem vivendo no Canadá!”
Arcand responde: “Me sinto bem, o que não deixa de ser terrível. O Canada é um país incrivelmente confortável, e isto é tudo o que ele é, vivemos com tanto conforto que ainda vamos acabar morrendo disso. Veja, por exemplo, o debate sobre a separação de Quebec do resto do Canadá que durou tantos anos. No final, todos os argumentos giravam em torno de nosso conforto: vamos perder nossa aposentadoria… – neste momento, a temperatura aqui está em 20 graus negativos – e a chatice. Somos o pais mais tedioso do mundo.”
Estou esperando a opinião de vcs a respeito dos comentários do senhor Arcand. Acham mesmo que aí é o país mais tedioso do mundo?”
Mirellita responde
Depois de quase 4 anos no Canadá (Fev-2004), eu tenho algumas opiniões sobre esse país. Na verdade, não é fácil definir um país em poucas palavras, mas acho que a melhor comparação entre o Brasil e o Canadá foi a que minha amiga Eidemara fez; “O Canadá é aquele homem super extra gentleman, que faz tudo o que você quer e mais um pouco, mas na hora do vamos ver ele não é caliente, falta um pouquinho de fogo. Por outro lado, o Brasil é aquele homem extremamente sensual e maravilhoso, mas que na hora do vamos ver é um tremendo cafajeste e te bate em casa.”
Sei que é meio forte a comparação que ela fez, até porque generalizar homens também é completamente sem noção. Contudo, acho que consigo traduzir da seguinte maneira: o Canada é aquela comida linda, mas na hora de provar é sem sal e sem açucar, enquanto o Brasil é aquela comida açucarada demais. Dá para entender????
Acho que foi isso que o Arcand quis dizer, pois tudo aqui é tão perfeito, tudo caminha numa ordem tão grande, que as pessoas acabam se acomodando, pois eles não tem problemas grandes a serem resolvido. E para pessoas que gostam de emoção e um pouco de tempero na vida, o Canadá acaba se tornando um pouco tedioso, mas para aqueles que buscam paz de espírito, tranquilidade, certeza de um futuro melhor para os filhos, certeza de uma aposentadoria decente no final da vida, o Canada é o país a se considerar! Para ser sincera, a coisa mais chata do Canada é o clima e isso é talvez um ponto que me faça pensar a não ficar aqui para sempre!
Agora o Brasil é quente (o que é muito bom para mim), mas eu não consigo mais conviver com violência urbana, pobreza e miséria. Eu não consigo conviver com extremos de riqueza e pobreza, eu não consigo viver indo a um restaurante onde a conta é de R$100,00 e o garçon tem um salário de R$300,00, onde eu compro um carro importado e quando ando pelas ruas passo por favelas. Sabe, essas coisas eu não consigo mais olhar e não enxergar…
Hoje eu vivo no Canada e amo esse país, mas daí a dizer que é o melhor pais do mundo… uhhh… não posso dizer isso, primeiro porque tenho apenas 26 anos e ainda tenho muito a viver. Quero viajar, descobrir outros lugares e fazer muitas coisas, daqui há uns 5 anos, talvez eu possa ter outra opinião, mas agora, sinceramente, eu não estou interessada em responder perguntas. Certamente, \ estou mais interessada em viver. Perguntas de certo ou errado vão surgir a vida toda, saber se voce esta fazendo a coisa certa, ninguém nunca vai saber…
Provavelmente daqui ha um ano e meio não estarei mais aqui, estarei em outro local descobrindo outras coisas. E se por acaso eu decidir comprar um cachorro, podem desconfiar que eu e o Kiko encontramos um lugar “perfeito” para morarmos e termos nossos filhotinhos…
Escrevi demais…. Fui…
Imagem da capa: Andre Furtado
Continue lendo aqui no Mikix:
3 Comentários
Vá para a Austrália, lá é um Canadá quente. :)
Não necessariamente ... eu acredito que a Australia seja um Brasil sem os problemas de corrupção e violência exacerbada.
[…] já falei um pouquinho sobre o que eu acho do Canadá no post sobre o país mais tedioso do mundo (lembram?), e agora, veio essa pergunta que me deixou intrigada e meus miolos estão a todo vapor […]