Hoje estou assim, morrendo de sono, mas esse cansaço todo valeu a pena, pois ontem a noite vimos pela primeira vez a Aurora Boreal aqui em Ottawa.

Embora (ainda) não esteja vivendo no Polo Norte, ás vezes, muito raramente, podemos ver esse fenômeno da natureza aqui pelas bandas do sul!

Tudo começou ontem pela manhã quando recebi um e-mail de uma amiga, dizendo que na madrugada ela havia visto a aurora boreal da janela do quarto dela enquanto estava amamentando! Claro morri de inveja (de forma bem relax), pois desde que cheguei no Canadá, nunca havia acontecido esse fenômeno aqui em Ottawa e a de ontem havia sido a mais forte dos últimos tempos. Mas para minha total alegria, as explosões solares continuaram e acompanhando a previsão da aurora (do space weather do governo canadense), verificamos que naquela noite também seria favorável…. Yupi!!!!!

PS: hoje, em 2024, existe um app super bom para essas coisas, chama “My Aurora Forecast & Alerts”. Em 2004, quando vi aurora boreal pela primeira vez, acho que nem iPhone existia! (risos).

Resumindo, Kiko e eu saímos de carro a procura de lugares escuros para ver a dita cuja e posso dizer que foi uma das coisas mais impressionantes que já vi na vida e até agora estou extasiada. Um fenômeno incrível!!! Ver aquela cortina de luzes coloridas brilhando e dançando no céu, nem preciso dizer que valeu muuuuuito a pena ficar acordada para ver aquilo tudo!


A foto acima foi tirada pelo Ricardo Borba, da janela do casa dele em Kanata.