Veja algumas das gostosuras que comemos e bebemos e das travessuras que fizemos com nosso paladar em Budapeste (Já estão percebendo o clima de Halloween?! Adoro!):
No aconchegante Café Central (Centrál Kávéház)… saboreando minha torta favorita “Eszterhazy” acompanhada do vinho hungaro “Tokaji aszú”, uma especie de vinho liquoroso bem famoso no país, uma combinação perfeita!!!
Budapeste esta para o Goulash, assim como Feijoada esta para o Brasil … uma “sopa” de carne e vegetais, com aquele gostinho final de paprika (tempero básico da Hungria) … Dilicia!
A cozinha húngara tem uma posição de destaque na cultura da Hungria, com tradicionais pratos como o goulash, difundido por todo o mundo e uma das bases da culinária húngara. A batata é usada em diversos pratos, e as sopas e os guisados são componentes da culinária dos húngaros.
Os pratos são geralmente temperados com páprica, cebola e pimenta preta…
Existe ainda, uma influência de outros povos na culinária, como elementos da cozinha turca e a presença de doces e bolos, fruto da influência alemã. Mas durante a existência da Áustria-Hungria, alguns pratos, como o goulash, foram passados aos austríacos e tchecos.
Fonte: Hungria Bonita
Palacsinta… outra maravilha Hungara!!! Uma especie de panqueca gordinha com recheio diversos… Socorooooooooro to passando mal só de lembrar!!! (A Marcie já havia me falado que eu engordaria em Vienna… mas a festinha começou logo cedo em Budapeste… Agora só me basta rezar para a “Santa dos Tira Quilos”!)
E para quem não conhece, esse é o famoso digestivo hungaro, o Unicum. Uma bebida composta por cerca de 40 ervas e especiarias (segundo a lenda), mas a receita continua secreta, somente dividida entre os membros da familia Zwack. Dizem que essa bebida te cura de todos males… vai ver que é por isso que tem um gosto amargo de xarope 🙂 . Porém o Unicum é muito apreciado pelos locais e muitos turistas/visitantes acabam apreciando o sabor… leia mais (em ingles)
Egészségedre!
Obs: Os post da Hungria sao em homangem a minha comadre Karina!
14 Comentários
Oi!!
Sou doida para conhecer a Hungria!!! E agora fiquei ainda com mais vontade de ver vc falar da Palacsinta! Parece mesmo uma delícia!!! ai ai ai! :)
E os preparativos para a viagem da Ásia, como estão?
Bjos!!
Oi Fe,
A viagem esta um pouquinho parada posi peguei um trabalho que esta me sufucando eheheh...
Mas na semana que vem (30/Nov), tudo volta com pique total.
Vi que vc esta indo para a Jordania... muito legal!!! Vc vai AMAR Petra :)
bjs,
Mi
Que comidinhas deliciosas.
Fiquei com água na boca.
Bjs.
Elvira
Esse post deu fome.... humm!!!!
Ai, sem comentários aquela torta!! Parabéns pelo niver de casamento! Felicidades pra vcs!
E Happy Halloween!! xo
Mi querida, estou aqui babando com essa comilanca. Que deliciosas, elas pareceram. A Goulash sopa nós fazemos muito aqui. Acho uma delicia. Lindas as fotos. Bj
Mi, esse post da fome!!!! rsrsrs
Mi, temos uns amigos Hungaros e comemos cada coisa deliciosa.
A Gulaschsuppe é maravilhosa e eu por mais que siga a receita deles nao consigo fazer igual.
Que belo passeio...
Bjus
Mi, que delícia, fico c/ água na boca só de pensar nessas comidas húngaras. Te avisei que eram boas, né? Várias lembranças da minha infância remetem aos doces da minha avó. Infelizmente ninguém na família conseguiu aprender a fazer os doces de massa folhada (strudel/rétes) que ela fazia. Sopa de goulash não é meu prato favorito, mas comi muita! A tradição em casa era ter pão fresquinho pra molhar na sopa (e fazer aquela meleca!). Um dia ainda vou lá, conhecer a terra dos meus antepassados e enfiar o pé na jaca na comilança. :)
Bjs!
Oi Ka,
Tinha esquecido dos retes... o mais tipico (pelo que entendi) é o de queijo, um creminho meio doce meio salgado no meio da massa folhada e com acucar refinado em cima... um pecado! :)
Lembrei tanto de você em Budapeste... um dia a gente pode ir junto, ne?!
Saudades do ceis!
ai meu Deus, engordei só de olhar, rs. Está tudo uma delícia, as fotos, e as comidinhas.
Abraços
Aff, sempre que venho aqui da vontade de sair correndo pra arrumar uma mala e sair pelo mundo!! rs
Adoro as viagens de vcs!!
Beijos, Dani
nossa, aquele doce tava com uma cara ótima hein....
beijocas
Quanta coisa boa de ver e comer. Hummmmmmmm!!!
E a vida segue...
Amiga que delícia de fotos e deu água na boca esse que parece um crepe bemmmmm recheado :)
Vcs merecem :)
[…] também: > Budapeste, Viena e Bratislava … Introdução > Budapeste e suas delícias > Caminhando por Budapeste… (I – Bairro Judeu) > Caminhando por BUDApeste… (II – […]