Há um tempo fiz um post aqui no MiKix, comentando sobre alguns esteriotipos canadenses. Mesclei tudo, o que nós brasileiros pensamos dos canadenses e o que eles normalmente pensam da gente… Claro que tudo muito superficialmente e sem muitas pesquisas…
Mas hoje, quero falar de uma coisa que vem me enchendo a paciência aqui no curso que estou fazendo em Berkeley (Universidade da California), o fato das pessoas (inclusive professores) dizerem que brasileiros não respeitam horário e que damos beijinhos em todo mundo (somos os super hiper socias… argh!!!).
Isso me tira do sério. Como assim não respeitamos horários? Por acaso vocês chegam atrasados em entrevista? Por acaso vocês chegam atrasados em uma reunião de trabalho? Por acaso você vai chegar beijando Deus e o mundo no ambiente de trabalho???? Me poupem…
O que falta no mundo é compreender quem são os brasileiros de verdade. Nós respeitamos horarios, postura e sabemos muito bem sermos bons profissionais… Porém, não me venha me perturbar dizendo que eu não respeito horario, se eu chegar atrasada em um pub numa sexta-feira a noite; uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa… não nos confuda…. mundo informal e mundo profissional, são dois ambientes totalmente diferentes (Graças a Deus!!!).
Ninguem fala nada se um alemão chegar atrasado na classe, mas se for um brasileiro, vem logo a infeliz piadinha…. O Kiko teve a oportunidade de fazer uma apresentação sobre esse tema na aula de “negociação em adm. de empresas”, porem, eu não tive a mesma sorte… mas estou fazendo do meu jeito e fico puta da vida (do jeito “Mirellistico” de ser, é claro!!!) quando me vem com essas gracinhas…
É isso, eu respeito o Suiço quando eles marcam horario de chegar e ir embora da festa, eu respeito os japoneses que não se sentem a vontade de dar beijo/abraço quando nos encontramos socialmente etc… dessa forma, peço que as outras culturas respeitem nosso modo social de ser!!! E que pesquise, leia, se informe, antes de abrir a boca para falar besteira….
17 Comentários
Sabe que aqui em Toronto as pessoas estao mais acostumadas com os beijinhos, qto aos atrazos ninguem fala nada nao, mas que as Beasileiras adquiriram uma fama isso sim!!!
Bjao
Oi Mi, Oh povo enquadrado, fixado nos esteréotipos (oh, palavra morde-língua, hahaha...). Gostei do jeito Mirellístico de dar bronca nos tronchos que implicam c/tudo, seja de que quadrante do globo forem oriundos. Características culturais à parte, Mi,acho que esse povo é meio travado,imagina, desde quando um beijinho e um abraço n ão é uma coisa boa . Continue explicando aí p/os desinformados que o povo brasileiro tem carnaval,samba, orquestras sinfônicas, fábrica de avião, de automóvel,usina nuclear, (só falta a bomba),pesquisa c/células-tronco e em outras a´reas científicas, apesar de todas as dificuldades, enfim gente que luta c/todas as forças p/vencer as adversidades estuturais , sociais-econômicas, e que está se espalhando pelo mundo e levando o seu jeito de ser e m ostrando o seu valor.
Mil beijinhos p/você ainda que distante.
Megy
Oi Mirella tudo bom?
Gostei do desabafo,,ppor aqui tb tem muita coisa sobre brasileiros pra itlaiano entender..
como por exemplo, nem toda brasileira è puta, carnaval è uma festa, nao è um jeito de ser...
e por ai a fora..eles acham que andamos com os peitos de foras 12 meses por ano...
Meire
Oi Mirella!
Casei aqui no Canada, sim! Mas na verdade nos já eramos casados ha muito tempo, hehehe. Foi so assinar papeis, hehehe!
Beijos!
Tem umas coisas chatas com estereotipos, mesmo, mas eu tento nem dar bola pra isso. Nos USA, qdo a gente marcava alguma coisa, eles já perguntavam em tom de brincadeira: "Brazilian time or normal time?".
Mi,
vc sabe que eu sou fan do seu blog.... li isso e tb fico puta da vida... no meu trabalho (Le Chateau em Fredericton) eu sou a unica pessoa a chegar quinze minutos antes da minha shift comecar e gerealmente sou a ultima a sair... as vezes vou trabalhar caindo de doente, mas estou lah.... sorrindo e servindo every single customer...
olha soh... na minha loja, trabalha eu (brasileira, uma inglesa, uma americana e varios canadenses... e tenho certeza que eu sou a unica lah que veste a camisa da empresa e tenho muito orgulho de dizer que traalho my ass off every single day... isso sim eh ser brasileira de verdade....
beijos
Paula
Verdade, as pessoas deveriam respeitar mais a forma de ser de cada um de respeitar esse jeito carolento dos brasileiros de serem.
Beijão
É isso aí Mirella, que povo chato!
Eu fico p da vida tbém quando dizem que carioca não trabalha, só ficam na praia! E vivem de que? Brisa do mar??
É a mesma coisa que dizer que todo americano é burro, pois elegeram o Bush novamente!
bjkas
Oi Mirella,
eu acho que esteriotipos existem para qq cultura, nao e' exclusividade nossa...
As pessoas sim sao diferentes e isso sempre "deveria" ser respeitado... :)
Bjs,
Ana.
Opa eu vou beber no sábado, será que não dá para congelar o dia????
BOm sobre esteriotipos, aqui em SP vc tem isso com os outros de outras regiões, é a mesma coisa.
Bom não gosto de me atrasar e nem que as pessoas atrasem isso sim é chato, mas não é os 100% dos Brasileiros que se atrasam né???
Aqui tambem eles perguntam coisas que nao tem nada haver, ou pelo menos nao e realmente a forma como se vive no Brasil.Nao e somente ai.
Achei legal o post, nos da uma ideia de como o brasileiro e visto ai. Quando der coloque outros.
uma boa noite.
Anna
Esse negocio de horario eh meio complicado...E eu concordo com os gringos nesse aspecto. Fama nao se cria do nada. Eu acho que chegar no horario certo no trabalho ou entrevistas eh obrigacao, jah em bares, pubs, ou na casa de amigos eh educacao. Eu nao gosto de ficar esperando alguem em mesa de bar e nem gosto de deixar ninguem esperando por mim. Jah isso de carnaval, da uma raiva mesmo, parece todo mundo fica um mes sem trabalhar...
Beijos!
Hummm...está aí uma óptima desculpa para ir tomar um copo hoje...hehehehe.
Em relação ao que o povo pensa do brasileiro, pelo menos não pensam que toda brasileira é puta ou fácil, como acontece com alguns aqui em Portugal.
Um beijinho!
Infelizmente esteriótipos assim que as vezes ferram mesmo a nossa imagem no exterior... uma pena... bjoks dona Mirella
Brasileiro9 bom de smaba, futebol, só quer saber de praia. Alemão bebedor de cerveja e salsicha. Inglês polido e frio... Mi, são estereótipos que temos de aguentar. Ninguém está livre deles, até pq a sociedade em geral não deixa!!! Essa de dar beijinho já matei uns e outros de raiva; "È gosto sim, não tenho medo de contato físico, vc tem que seu marido/esposa me contou". Claro que depois de três resposta como essa fui abrigada a saudar a todos auma distancia de 5 metros
Oi Mirella; Eu também fico "p" da vida com essa coisa de nos rotularem. Outro dia no curso a profa. colocou a gente em grupos para falar sobre comportamento de trabalho nas diferentes culturas. Me vem um "zé mané" perguntar como é o comportamento de trabalho no Carnaval, com ar sarcástico. Fiquei como vc... Feliz St. Patricks Day para vc também ! bjs,
É isso aí, Mi!!
Estou com vc nesse protesto...
Bjo
Luly :)
Comments are closed.