Há um tempo fiz um post aqui no MiKix, comentando sobre alguns esteriotipos canadenses. Mesclei tudo, o que nós brasileiros pensamos dos canadenses e o que eles normalmente pensam da gente… Claro que tudo muito superficialmente e sem muitas pesquisas…

Mas hoje, quero falar de uma coisa que vem me enchendo a paciência aqui no curso que estou fazendo em Berkeley (Universidade da California), o fato das pessoas (inclusive professores) dizerem que brasileiros não respeitam horário e que damos beijinhos em todo mundo (somos os super hiper socias… argh!!!).

Isso me tira do sério. Como assim não respeitamos horários? Por acaso vocês chegam atrasados em entrevista? Por acaso vocês chegam atrasados em uma reunião de trabalho? Por acaso você vai chegar beijando Deus e o mundo no ambiente de trabalho???? Me poupem…

O que falta no mundo é compreender quem são os brasileiros de verdade. Nós respeitamos horarios, postura e sabemos muito bem sermos bons profissionais… Porém, não me venha me perturbar dizendo que eu não respeito horario, se eu chegar atrasada em um pub numa sexta-feira a noite; uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa… não nos confuda…. mundo informal e mundo profissional, são dois ambientes totalmente diferentes (Graças a Deus!!!).

Ninguem fala nada se um alemão chegar atrasado na classe, mas se for um brasileiro, vem logo a infeliz piadinha…. O Kiko teve a oportunidade de fazer uma apresentação sobre esse tema na aula de “negociação em adm. de empresas”, porem, eu não tive a mesma sorte… mas estou fazendo do meu jeito e fico puta da vida (do jeito “Mirellistico” de ser, é claro!!!) quando me vem com essas gracinhas…

É isso, eu respeito o Suiço quando eles marcam horario de chegar e ir embora da festa, eu respeito os japoneses que não se sentem a vontade de dar beijo/abraço quando nos encontramos socialmente etc… dessa forma, peço que as outras culturas respeitem nosso modo social de ser!!! E que pesquise, leia, se informe, antes de abrir a boca para falar besteira….