Umas das experiências mais diferentes e interessante que vivenciamos em Israel, foi o batismo no Rio Jordão.
Batismos acontecendo no Rio Jordão
Existem alguns locais ao longo do Rio Jordão onde acontecem os batismos, a grande disputa é definir qual dedeles realmente ocorreu o batismo “real” de Jesus, os mais famosos são Yardenit (lado de Israel) e Qasr Al-Yahud (lado da Cisjordania), e atualmente administrado pelo Israel Nature and Parks Authority ) . Segundo estudiosos, o segundo local é o “verdadeiro”, mas como saber ao certo, não é mesmo?.
Yardenit
Na época (2007), nós visitamos o Yardenit, pois o Qasr Al-Yahud era mais complicado logisticamente de chegar, não era aberto todos os dias e não nos sentimos confortáveis em visitar o lado da Cisjordania por conta própria. Desde 12 de Julho de 2011, Qasr Al-Yahud abre diariamente. Para mais informações ph: 02 650-4844 / fax: 02-650-4843 /ou/ email ssark@npa.org.il .
Yardenit
Para aqueles que guardam um pouquinho (ou muito) de religão no coração e vão para Israel com a intenção de curtir um pouco disso; nossa dica é não se concentrar nesses detalhes de localização insignificantes que as facções das igrejas católicas adoram enfatizar, deixe-se levar pela história, entre de cabeça na emoção de possívelmente estar pisando e tocando as mesmas coisas de Jesus e aproveite o momento mágico de estar em Israel, pois Israel, é simplesmente inesquecível, para quem curte ou não religião…
Levando pra casa um pouquinho da água do Rio Jordão… dei pra minha mãe 🙂
Yardenit é um local calmo, aconchegante e totalmente preparado para receber os pelegrinos… Como não tinhamos a intenção de nos rebatizarmos, tivemos sorte de pegar um grupo que estava se entregando as aguas do Rio Jordão. Difícil explicar o que vimos e sentimos ao observar aquelas pessoas, fica então algumas fotos (acima) e um video para dividir com vocês esse momento:
E aí? Já colocou Israel na sua listinha de países a se visitar? Precisa de mais motivos?
Veja outros posts que escrevemos sobre o país:
– Deserto Negev (a caminho de Eilat/Petra)
– Day trip em Petra, na Jordania
– Masada
– Mar Morto – salinidade a flor da pele!
– Batismo no Rio Jordão
– Norte de Israel… um dia na Galileia
9 Comentários
ah muito legal! com certeza um dia visitarei! deve ser uma linda experiencia mesmo!
Eu gostei bastante!!! Não tive coragem de me re-batizar, mas para que é mais religioso ou coisa do tipo, deve ser muito bacana mesmo :)
Só a visita já vale a pena :)
Abs
Está na minha listinha tbém. O dificil é priorizar a minha listona.
Nem me fala em priorizar, estou pensando em escrever todos os lugares da minha listinha em papelzinho, colocar dentro de um pote e ir pegando aleatoriamente, pois priorizar esta ficando complicado eheheh...
bjos
Estive em Israel o ano passado, e conto os dias para poder voltar a este país maravilhoso! Não tem palavras que expressem a emoção de estar ali, em especial em Yardenit. Desejo que todos possam visitar este país e poder compartilhar da mesma felicidade que tenho em meu coração. Viagem a Israel..não tem preço!!!
Bj à todos
Super verdade... Israel é um país maravilhoso!
Sem dúvida um dos mais interessantes e fascinantes que já visitei!
Um dia eu volto... com certeza.
bjos e obrigada pelo comentário
Israel é a viagem da vida para mim. O Rio Jordão é um só, logo, pra que se preocupar em qual lado aconteceu Essa Maravilha do Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Bem, como Cristã Católica que sou, relembro que para nós esse momento pode ser entendido como uma renovação, relembrar nosso Batismo, pois não existe um rebatizar. Batiza-se apenas uma vez. E como em tantas Santas Missas podemos reviver esse momento, imagino a áurea de Graça que tem esse lugar. Lendo todos os seus posts e me imaginando nesta Terra Santa. Aguenta coração. Paz ao mundo!
Oi mirella
Sabe como faço para chegar ao Rio Jordão por conta própria?
E as colinas de Golan?
Obrigado pela atenção
Att
Thiago
Oi Thiago,
Eu fui para o Rio Jordão do lado de Israel pela estrada mesmo, o nome do local que eu visitei está no post e você pode procurar no google maps.
Não foi as colinas de golan.
Abs