Assim como eu, acredito que muita gente tem curiosidade de saber como funciona a quarentena em hotel na Austrália, que é obrigatória para todas pessoas que chegam de vôos internacionais e subsidiado pelo governo.
Um casal de amigos australianos que moravam em Toronto (Canadá), decidiram retornar para a Austrália e chegaram em Brisbane durante a pandêmia. Abaixo, compartilho algumas imagens, pensamentos e detalhes dos momentos que eles passaram durante o vôo e estadia.
Havia colocado algumas dessas fotos no stories do meu perfil do instagram (@mikix10) e algumas pessoas pediram para mais informações e mais detalhes, então, resolvi fazer esse post para deixar registrado. 🙂
.
.
Leia também: Lugar que gostaria de visitar na Austrália depois do COVID-19 e Nossa vida expatriada desde o ano 2000.
.
.
Austrália – Quarentena no hotel
.
A fronteira internacional da Austrália está praticamente fechada de 20 de março/2020, somente pessoas previamente autorizadas podem desembarcar no país e ao chegarem precisam ficar em quarentena no hotel por 14 dias, em acomodações designadas pelo governo.
Toda a estadia e alimentação é financiado pelo governo australiano, o que na minha opinião foi uma ótima maneira de controlar propagação do vírus, já que a maioria dos contágios na Austrália, durante o pico do covid-19, aconteceu de pessoas que chegavam de outros países (quase 63% dos casos). A auto-quarentena do início da pandemia não estava sendo cumprida adequadamente por todos e a doença continua a se espalhar localmente. [mais informações sobre a situação atual da Austrália do covid-19: clicar aqui]
Por uma mistura de sorte e estratégia do governo, a Austrália hoje está com o coronavírus controlado, obteve números baixíssimos e a vida aos poucos a vida está voltando ao normal, estado por estado, já que cada estado tem autonomia para fechar fronteiras e decidir o que fazer, claro que com apoio e direcionamento do governo federal.
Mas vamos as fotos para ilustrar como é a quarentena no hotel.
.
.
Antes e durante o vôo
.
Atenção: Todas as fotos desse posts foram tiradas pelos meus amigos, eles liberaram o uso, mas preferiram não se identificar.
O vôo que meus amigos pegaram foi de Toronto para Doha com a Air Canada e depois, de Doha para Brisbane com a Qatar Airways.
.
Em Toronto:
Abaixo o aeroporto de Toronto (YYZ – Pearson Airport) completamente vazio, eu fiquei chocada, nunca o vi dessa maneira.
Sacolinha com produtos básicos para auto-proteção: luva, máscara, álcool em gel etc…
E uma fotinho de Toronto lá de cima para a gente ficar com saudades dessa cidade linda que ainda chamo de casa!
.
Em Doha:
Antes de embarcar, do vôo de Doha para Brisbane, eles viram os comissários de bordo da Qatar Airways passando com o uniforme tradicional, ficaram aliviados, pois haviam lido que dentro do avião eles se vestiam de forma bem diferente…
Aeroporto de Doha completamente vazio… (walking dead feelings)
E quando eles chegaram no avião… olha como estavam os comissários de bordo estava vestido! Sinceramente, fiquei chocada com essa foto, deve dar um medo se ver em uma situação dessa, mas no fundo é para o bem e proteção de todos.
.
.
Para quem está na onda da culinária, segue algumas das minhas receitas:
Receita Tabule – salada árabe, light e deliciosa!
Nhoque de batata da Nona Stella
Receita de Brownie Canadense: “Two Bites Brownie”
.
.
Quarentena no hotel na Austrália
.
Depois de desembarcar e finalmente chegar na Austrália, os passageiros são levados ao hotel designado da quarentena. Quem decide isso é o governo e você não tem opção de pagar mais ou menos para escolher sua acomodação.
Alguns hoteis oferecem um serviço melhor que o outro e vai de sorte, no sentido de você pegar um lugar que seja mais acolhedor e tenha opção de banho de sol, por exemplo.
Abaixo deixo as fotos do Novotel de Brisbane, um dos hoteis designados da quarentena.
.
Check-in e o quarto
Ônibus que os levou do aeroporto ao hotel
Sala do check-in, todos tinha que estar de máscara o tempo todo e respeitando a distância de 1.5m um do outro.
E finalmente o quarto designado para meu casal de amigos ficarem na quarentena em hotel na Austrália, bem espaçoso e limpo.
Mas pensa ficar aí dentro por 14 dias! Não é fácil… crises ansiedade, depressão e síndrome do pânico, podem ser bem mais frequentes em ambientes assim.
No quarto eles também receberam um “passatempo” oferecido pela Cruz Vermelha da Austrália, um espécie de diário para relatar o dia a dia da quarentena, uma forma de relaxar, para quem gosta. Eu sempre digo que são os pequenos gestos que faz o dia ficar mais feliz!
.
Refeições
No caso do Novotel, a cada 3 dias eles recebiam um cardápio com algumas opções de café da manhã, almoço e jantar. Eles tinham um horário para responder o que iriam querer e qual horário a ser servido.
Tudo isso era opcional e baseado em disponibilidade de alimento e horário.
Exemplo de um dos menus:
Primeiro café da manhã…not bad!
Muitos hotéis estão fazendo um serviço bem legal e outros estão deixando os hóspedes malucos devido a falta de atenção e empatia. Teve casos de pessoas ficarem mais de 12 horas sem comer, mas sempre foram exceções.
Eles disseram que não podem reclamar do Novotel, mas as vezes a comida não dava apetite! 🙂
Sempre importante lembrar que os hotéis estão oferecendo o que conseguem com o valor que o governo oferece, então, apesar de muitos hotéis serem 4 ou 5 estrelas, o serviço não corresponde com o que eles oferecem regularmente, fora dessa época maluca da pandemia.
Vale lembrar também que os “hóspedes” podem pedir comida e bebida delivery, ou receber encomendas de família e amigos, uma grande alegria para quem pode pagar ou tem essa rede de apoio, mas para quem não pode, se vira com o que é oferecido.
.
Banho de sol
No caso do Novotel, eles podiam marcar um horário todos dos dias para sair do quarto e tomar um banho de sol por alguns minutos, 10 a 30 minutos. Tudo isso acompanhando de um oficial do governo.
E a foto abaixo retrata meus amigos com a cara na janela do quarto, enquanto uns amigos foram dar um “oizinho” do lado de fora! Tudo muito surreal…
Agora pensa no coitado desse militar tendo que ficar o dia inteiro sentado… dureza pra todo mundo!
.
Mensagens do governo durante a quarentena
Um dos recados que eles receberam pelo celular durante a quarentena foi cruel (risos):”…Apesar de algumas restrições estarem gradualmente sendo concedidas aos Queenslanders, isso não se aplica a você!…”. Tóin! Sensibilidade zero (risos).
Mas, um dia antes de irem embora, eles receberam um documento, tipo uma “carta de alforria”, com isso, eles puderam finalmente sair da quarentena sãos e salvos, e seguir a vida como qualquer um de nós.
.
.
Conclusão da Quarentena no hotel na Austrália
.
Pra gente que está de fora, tudo parece um tanto quanto surreal e de certa forma “fácil”, mas viver tudo isso deve ser muito complicado, pois além de estar trancado em um ambiente pequeno e sem poder abrir a janela, você também tem receio de algum dos outros hóspedes desenvolva os sintomas e você acabe pegando o coronavírus.
Foi “interessante” acompanhar a saga desses meus amigos, mas sinceramente, eu não quero isso pra mim. Por isso, vou ficar aqui quietinha na Austrália, ou melhor, em Queensland, até o mundo se acalmar.
Mas confesso que estou super ansiosa com a situação do Brasil e rezo todos os dias pela minha família e amigos. Não está fácil acompanhar as notícias!!!!
6 Comentários
Ola.. me agradou ler sua postagem...meu filho tem intercâmbio em Sydney e em 1 de março 2020 regressou as pressas para acompanhar sua mãe q fora acometida de um câncer agressivo na cabeça. Ela faleceu em 18 de março justamente quando iniciaram o fechamento dos aeroportos... ele está aqui até hj sem que os aeroporto reabram. Pergunta: esses hoteis de quarentena é custeado totalmente pelo imigrante? Qual custo? Há possibilidade de obtiver um custo menor? Se acaso ler este post agradeço desde já, se souber responder.
Oi JOsé,
Desculpa a demora em responder.
Nesse momento as fronteiras internacionais da Austrália estão fechadas, somente australiano e residente permanente pode entrar.
Dessa forma, infelizmente, seu filho com visto de estudante não vai poder retornar nesse momento.
Sobre a quarentena, o valor é custeado totalmente pelo imigrante, desde Julho está sendo assim. E não há opção de escolha de local ou valor, é o governo que indica onde a pessoa fará a quarentena.
No momento o ideal é se manter atualizado e estar em contato com a escola para qualquer nova medida de afrouxamento.
Fiquem bem.
Primeiramente parabéns pelo post.
Meu marido está viajando essa noite para Austrália, ele é médico e tem permissão para entrar. So estamos com uma dúvida.
Ele desembarcará na quarta em Sydney, mas o destino final deveria ser Perth.
Nesse caso ele faz a quarentena em Sydney ou pode pegar o voo e seguir direto para Perth?
Se a quarentena for em Sydney, como deve solicitar a hospedagem de quarentena?
Ou seria uma decisão automática pelo Governo durante a chegada?
Obrigada.
Oi MAriana, Tudo bem?
Até onde eu sei, ele faz a quarentena na cidade que ele chegar, então nesse caso, seria em Sydney.
Se ele foi aprovado, provavelmente ele já tem um quarto de hotel destinado para ele, o governo que organiza tudo e depois só manda a conta (risos).
Agora não é mais gratuito.
Espero que tenha ajudado.
Mirella, boa noite!!
Estava lendo sua reportagem a respeito da quarentena em hotel na Austrália, mto bacana.
Me ajuda a entender os conceitos do governo australiano, minha filha esta em Sidney desde Fev/20, como estudante, no inicio do mês jul/21 pegou covid e foi alocada em hotel de quarentena.
Neste momento o hotel é custeado pelo governo?
Outra pergunta, já faz 18 dias q está em isolamento e ainda não teve alta e tb n consegue informação com os médicos com previsão de saída.
Estou aqui no Brasil (sp) e fico apreensiva em nao pode ajudar, tem algum lugar q q posso ligar p informações, tipo embaixada...?
Pelo q sabemos o prazo seria 14 dias.
Agradeço se conseguir me retornar.
Oi Eliane,
Tudo bem?
Sinto muito que sua filha pegou covid, espero que ela se recupere.
Até onde eu entendo, hotel de quarentena são somente para pessoas que estão chegando do exterior e não para pessoas que pegaram covid aqui na Australia. Será que ela não está no hospital?
Os hotéis de quarentena são custeados pelas pessoas que os utilizam e não mais pelo governo, isso mudou em Junho ou Julho do ano passado.
Você não consegue se comunicar com ela? Sabe o motivo?
Você pode entrar em contato com o consulado brasileiro em Sydney, nesse link tem o número de contato: http://sydney.itamaraty.gov.br/.
Você também pode tentar entrar em contato nos grupos do facebook (Brasileiros em Sydney ou Papo Calcinha Sydney) para ver se alguma dos amigos dela respondem. Qualquer coisa me manda uma mensagem por email (mirella@mikix.com) e posso tentar ajudar a verificar nesses grupos do facebook, mas vou precisar do nome da sua filha, bairro que ela morava e essas coisas, para facilitar a busca.
Beijos,