Confesso que estou bem esquecidinha do blog e peço desculpa para quem me acompanha, deveria ter sido mais ativa contando sobre as coisas que estão acontecendo em nossa vida e também sobre a evolução do coronavírus aqui na Australia. Prometo que vou tentar ser mais presente, e para isso, vou começar falando de um assunto que adoro: o lugar que gostaria de visitar na Austrália depois das restrições do COVID-19.
Aliás, esse assunto faz parte do projeto “Expatriadas por aí” e quem segue minha conta do instagram, @mikix10, já deve estar sabendo um pouquinho mais da novidade…
View this post on Instagram
.
Projeto: Expatriadas por Aí | #expatriadasporai
.
Somos 11 mulheres morando em países diferentes e mensalmente, todo dia 25, vamos compartilhar experiências e dicas sobre o lugar que moramos. Escreveremos sobre um tema comum, mas focando exclusivamente no país em que residimos.
Vamos falar de viagem, estilo de vida, culinária, curiosidades etc, um prato cheio para quem gosta de assuntos desse tipo, como o querido e esquecido blog Bate Papo pelo Mundo, que um dia vou ressucitá-lo.
A Mirellita que vos fala, vai representar a Austrália, algo diferente, já que sempre sou associada ao Canadá, meu país do coração e que morei por mais de 15 anos. Mas como visitei a Austrália pela primeira vez em 2006, e depois morei aqui por alguns meses em 2008, novamente de 2010 a 2012 e agora, desde Julho 2018, acho que estou mais a vontade de falar um pouquinho da minha vivência na Terra do Canguru (coala, crocodilo, aranhas, tubarões, águas-vivas e por aí vai… ahahaha).
O nome, link do instagram e blog de cada uma das meninas estão abaixo e o projeto principal vai acontecer no perfil e stories nos nossos instagrams, mas algumas meninas, assim como eu, vão publicar um texto igual ou mais detalhado nos blogs:
Adri, Alemanha – @likeanewhomeblog | Like a New Home
Camila, Inglaterra – @camilalatorreblog | Camila Latorre
Claudia, Portugal – @as_passeadeiras | As Passeadeiras
Deb, Itália – @segredosdaitalia
Livi, Canadá – @livi_souza | Baianos no Pólo Norte
Mari, Estados Unidos – @ideiasnamala | Idéias na Mala
Mel, México – @viviendoxmexico | Viviendo em el México
Mirella, Austrália – @mikix10 | Mikix no Mundo (euzinha)
Natália, França – @destinoprovence | Destino Provence
Patti, Singapura – @patti.neves | Tripping Unicorn
Vivi, Espanha – @viajecomvivi | Viaje com Vivi
.
Sobre viajar…
.
Eu adoro conhecer o mundo e lugares ao meu redor, quem me conhece ou acompanha o blog sabe que viajar é mais que um hobby, é a maneira que eu encontro para comemorar um evento especial ou buscar um refúgio (ou fuga) quando estou triste.
E nesse primeiro tema do Expatriadas por aí, escolhemos um tema exatamente sobre viagem: “1o lugar que queremos ir quando for permitido passear no país em que vivemos”.
.
Covid-19 na Austrália
.
Quem acompanha as notícias do mundo já deve estar informado que a Austrália já está no estágio 1 de afrouxamento do isolamento e isso se deve ao fato do excelente desempenho do país em conter o coronavírus.
Para se ter uma idéia, até hoje, dia 25/Maio/2020, tivemos um total de 7.118 casos confirmados, apenas 485 casos ativos e 102 mortos. [Fonte: worldometers]
Olhando esses números, eu até penso que a Austrália poderia ter relaxado as restrições de isolamento bem mais cedo, mas vendo o que está acontecendo pelo mundo, inclusive a calamidade que estou assistindo do Brasil, sou muito grata pelas atitudes drásticas tomadas pelo governo australiano, mesmo não o apoiando politicamente.
Houveram erros? Claro, mas atitudes foram tomadas, esclarecidas e a imensa maioria das pessoas estão seguindo as recomendações do governo federal e estadual a risca, eu sou e meu marido somos uma delas. Na verdade, estamos até mais cautelosos, pois não queremos dar mole e não queremos ser cobaia.
O Estágio 1 do afrouxamente do covid-10 no estado de Queensland, na Austrália, onde vivo, começou no dia 15/Maio/2020 e vai até dia 12/Junho/2020, quando iremos para o Estágio 2, ou retornaremos ao isolamento inicial, mas tudo indica que seguiremos avançando (Thank God!).
.
.
Exemplo do que podemos fazer no estágio 1:
- Viajar até 150 quilômetros de cada para day trips (viagem bate-volta – não pode dormir), mas somente dentro do estado que vivemos
- Receber até 5 visitantes dentro da sua casa, sem contar os residentes
- Funerais podem ser presenciados por até 20 pessoas em ambiente fechado ou 30 pessoas em ambientes abertos.
- Até 10 pessoas em lugares como: casamentos, piscinas, espaços públicos, exercícios em grupo do lado de fora, bibliotecas, trilhas, igrejas, playgrounds.
- Restaurantes, lojas, salões de beleza e inspeções de casas podem receber até 10 clientes por vez.
E obviamente, continuam enfatizando a importância da higiene (lavar as mãos com frequência), distanciamento social entre as pessoas (1.5m) e se estiver doente, ficar em casa e fazer o teste.
Ainda não sabemos se terá e se seremos atingidos pela segunda onda, mas devagar estamos voltando ao que será o novo normal.
.
Lugar que gostaria de visitar na Austrália depois das restrições do COVID-19
.
Depois de dar essa “breve” introdução, vamos finalmente ao assunto do post, lugar que gostaria de visitar na Austrália depois das restrições do COVID-19.
Como as coisas vão começar a se reabrir bem devagar, primeiro aumentando o raio de quilometragem da nossa cidade, depois viagens longas dentro do nosso estado, até finalmente as viagens interestaduais, eu vou indicando as viagens que pretendo fazer pouco a pouco…
Vem comigo:
.
Há 150km de Brisbane (desde 15/Maio)
Como vocês viram acima, por enquanto podemos fazer viagens bate e volta há 150km de casa, e nesse meio tempos podemos aproveitar para conhecer ou revisitar vários cantinhos favoritos aqui perto de Brisbane, entre eles:
Na montanha:
- Mt. Nebo e Mt. Glourious
- Região de Montville e Glass House Mountains
- Mt Tamborine
- Natural Bridge (Springbrook National Park) e Hinze Dam
- Lamington National Park
Na praia:
- Noosa
- Sunshine Beach
- Mooloolaba
- Kirra Beach
.
Há 250km de Brisbane (a partir de 12/Junho)
Na metade de junho poderemos ir mais longe e dormir em hotéis, ainda não sei se terei coragem de me hospedar em algum hotel em junho, pois ainda estou arisca com tudo isso e não quero dar mole sem necessidade.
Mas se aqui em casa, acharmos seguro viajar, dentro dessa bolha de 250km de Brisbane, eu passaria os finais de semana em:
- Rainbow Beach – para aproveitar paisagens linda de praia
- Stanthorpe & Granite Belt – para curtir o inverno e paisagens do interior, com direito a degustação de vinho
.
Viagens em Queensland
O estados de Queensland aqui na Austrália é muito especial e a maior atração turística que temos a disposição é a incrível e maior Barreira de Corais do mundo, já visitei 3 vezes e voltaria outras mil, se pudesse. Então, com certeza, retornar a algum do lugares que tem acesso a barreira de corais seria um grande prazer, já visitei a região de Cairns e Whitsunday, talvez agora iria para Townsville, por exemplo.
Outro lugar que adoraria visitar com calma é a floresta tropical Daintree National Park, especialmente Cape Tribulation, pois Mossman Gorge eu já fui. Como curiosidade, o Daintree tem mais de 180 milhões de anos, com uma diversidade imensa de plantas e animais, para ser ter uma ideia, esse parque é dezenas de milhões de anos mais velho que a Floresta Amazônica!
.
Viagens do sonho pela Austrália
Um dos meus sonhos de consumo é fazer um viagem de 4×4 por todo território australiano, imagina poder circular todo o continente!!! Um dia isso vai acontecer, seja em pedacinhos ou em uma viagem só.
A Austrália é muito mais que Sydney e Melbourne, na verdade, essas duas cidades são só o cheirinho, a essência do país está na natureza que é grandiosa, diversa e na maioria das vezes, vazia.
Veja como uma viagem de uns 10 a 12 meses pela Austrália poderia ser, esse mapa foi uma sugestão da Lee Atkinson:
Mas uma viagem assim grandona, ainda não tem como acontecer pra gente, no máximo, poderíamos tirar umas de 12 semanas, mas ainda não temos certeza dessa possibilidade.
Então, nesse meio tempo, se eu pudesse tirar férias de 7 a 10 dias cada, as Viagens pela Austrália que estão no topo da minha lista são:
- De Adelaide a Perth: incluindo uma das praias que mais sonho em conhecer, Esperance.
- De Perth a região de Kimberley, em Western Australia
- Kakadu National Park
- Tasmania
- De Adelaide a Darwin pelo meio do deserto australiano, mas acho que precisaria de pelo menos uns 15 ou 20 dias.
Como vocês podem ver, eu tenho um problema gigante de indecisão, pois minha cabeça é assim, cheia de ideias e quando surge a oportunidade, eu analiso os lugares que mais se encaixariam dentro daquela estação do ano e vou!
E vocês, já ouviram falar de algum desses lugares? Sonham em conhecer a Austrália?
.
Sonho realista para o futuro próximo: Trans Tasman, o que é isso?
Pra ser sincera, devido aos números positivos da Austrália em relação aos coronavírus, acredito que a Austrália vai ser um dos últimos países a se abrir ao turismo internacional, tanto para receber visitantes, quanto para moradores poderem deixar o país.
Mas… há um rumores, que quando chegarmos ao estágio 3, criaremos a bolha “Austrália-Nova Zelândia”, chamada “trans-Tasman COVID-safe travel zone”, resumindo, viagens a turismo vão poder acontecer entre esses dois países, incluindo as ilhas do Pacífico Sul.
Dessa forma, enquanto o mundo não se reajustar, seja com uma vacina, medicamento ou controle do vírus, essa bolha da Oceania vai ser meu refúgio de viagens!!!
.
Conclusão – Austrália depois do Covid
Um post que era para falar somente sobre o lugar que gostaria de visitar na Austrália depois das restrições do COVID-19, acabou se transformando em um guia rápido de lugares que tenho em mente ao longo dos próximos meses e anos.
Mas confesso que estou mesmo querendo saber quando vou poder visitar minha família no Brasil e meu afilhado no Canadá, estou morrendo de saudades e sem saber quando esse encontro vai acontecer!
Espero que tenham gostado desse relato e se chegou até aqui na leitura, aproveite e deixe um recadinho nos comentários.
6 Comentários
Mi
Ficou show de bola este post super completo de muita informação importante. Adorei!
Obrigada pelo convite de participar do projeto #expatriadasporai que esta sendo uma experiência muito bacana para mim.
Besitos de Madri
Oi Vi, que delícia ver seu comentário aqui, como nos velhos tempos (risos).
Eu também estou adorando nosso grupinho, acho que vai ser muito legal essa troca!
Beijos
Olá Mirela, obrigada pela leitura.
Estou com meu marido em Perth, estamos aqui a 6 meses, mas estamos seriamente pensando em nos mudar para o Canadá no ano que vem, o que está pesando muito aqui é a distância e a imigração que só tem fechado as portas cada vez mais.
A ideia é um de nós fazer um college, estou pesquisando sobre as cidades de Ottawa, Calgary, e Vancouver (Vancouver pelo inverno ser menos rigoroso) mas o problema é que dizem que em Vancouver o custo de vida é alto e chove muito.
Somos um casal que relativamente gosta do frio, não somos fã de praia, preferimos mil vezes mais o campo se for pra fazer um passeio, e gostamos de uma cidade média, que tenha tudo mas que não seja tão lotada, somos de São Paulo e não gostamos de lá por conta do transito, excesso de gente etc.
O que você nos recomendaria? Acha que é uma boa tentar ir pra lá?
Meu marido é formado em gastronomia no Brasil e eu não terminei minha faculdade.
Se puder me ajudar com algo agradeço muito!
Oi Pâmela, Tudo bem?
Entendo seu dilema em relação a distância da Austrália, é o que pega pra gente também.
Eu amo o Canadá, na verdade, meu apartamento ainda está fechadinho em Toronto nos esperando, vamos ver como ficam as coisas, pois se o projeto do meu marido se prolongar, vamos trazer as coisas pra cá.
Mas enfim, eu adoro Ottawa, morei lá por 4 anos e tenho um afilhado que reside na capital, eu sempre digo que se tivesse família, Ottawa estaria no topo da minha lista. Vancouver é uma cidade linda, mas assim como Toronto, o custo de vida é bem alto.
Calgary é legal, mas eu acho menos interessante e deslocada, a não ser que queira ter as Rochosas aos seus pés, muita gente que mora em Calgary adora a cidade...
Se for para Ottawa e quiser fazer college por lá, me manda um email, trabalho com intercâmbio e tem o Algonquin College que pode ser uma opção interessante para vocês. Em Ottawa tem também o Cordon Blue, se seu marido tiver interesse.
Ajudei?
Oi Mirella
Então Ottawa é mais interessante que Calgary pelo visto né?
Somos um casal jovem sem filhos, não queremos algo tão parado. Chegamos aqui na Australia pra morar em Adelaide, as duas primeiras semanas foram boas pois estavamos "a passeio" mas pra morar detestamos, Perth não tem nem comparação, é muito melhor, rs.
Me passa seu email por favor, tenho interesse na Algonquin.
[…] também: Lugar que gostaria de visitar na Austrália depois do COVID-19 e Nossa vida expatriada desde o ano […]