Acredite se quiser, mas decidir entre comprar um apartamento novo ou Canadá foi nosso dilema no momento que o visto de imigração para o Canadá chegou. E obviamente, nossa reposta foi, Canadá!
A história foi mais ou menos essa:
Alguns meses depois do nosso casamento (set/1999), eu e o Kiko decidimos que deveríamos ter uma experiência no exterior, e que isso seria muito legal para nosso desenvolvimento pessoal e profissional. O primeiro local que pensamos (óbviamente) foi os EUA, mas tem aquele negócio da complicação do visto de trabalho, que só um de nós poderia trabalhar e tudo mais, certamente isso esfriou nossa vontade. Foi então, que um amigo do Kiko (Valentine) nos contou sobre o Canadá:
“Vocês sabiam que o Canada aceitam imigrantes???“
Como assim? Logo, a mosquinha da curiosidade veio a cabeça e começamos a pesquisar sobre o processo de imigração canadense.
Tudo pesquisado, todos documentos coletados e tudo no envelope, em janeiro de 2000 mandamos nossa papelada para o consulado Canadense! O processo mudou muito de lá para cá, por fabor, leve isso em consideração.
Depois da aplicação, o tempo começou passar, passamos a amadurecer a ideia de estarmos mudando de país, como isso seria etc… Contudo, estávamos morando em um apartamento que não era completamente nosso e não dava aquela sensação de “quem casa quer casa!”. Resultado, após 5 meses (sem uma resposta concreta do consulado Canadense) decidimos procurar um cantinho mais especial para morarmos e decidirmos nossa vida de uma vez, pois nãoo dava para continuar vivendo naquele dilema; “e se a gente for….“.
Depois de mais um mês (comeco de Julho/2000), encontramos um apê que se moldava ao nosso gosto e ao nosso bolso. Fechamos quase tudo e só estávamos esperando o começo da próxima semana para sermos aprovados e assinarmos o contrato.
E então, compramos o apartamento?
Pois é… não compramos.
Cheguei em casa numa sexta-feira depois do trabalho e na porta de casa havia um envelope do Consulado Canadense! Meu coração gelou… pensei, ai meu Deus e agora, é o visto! Liguei para o Kiko contado da novidade e resolvemos que tínhamos o final de semana inteiro para pensar e decidir se assinávamos o contrato do apartamento ou se começávamos a arrumar as malas….
RESPOSTA: Nós vamos para o Canadá e pronto….
Hora de contar para a família…
Final de semana em São Carlos e aquela reunião familiar gostosa e divertida, almoço com as familias e contamos a novidade:
“Estamos indo para o Canadá daqui um mês (23 de agosto)!!!”
Todo mundo paralisou, olharam para a gente e começaram a rir. Pois é, isso mesmo, ninguém acreditou! Mas depois começamos a falar, explicar tudo e aquele ponto de interrogação na cabeça de todo mundo e inclusive na nossa….
Só sei que em um mês nos preparamos, vendemos metade do nosso nosso antigo apartamento, vendemos os carros, arrumamos tudo, pedimos demissão de nossos empregos, empacotamos todas nossas coisas (que foram parar nos armários das mães) e pronto…. tudo certo… estávamos ready to go!!!
Encurtando toda historia, depois das festinhas de despedidas, dos conselhos, do choros e etc. Dia 23 de agosto de 2000, entramos no avião com 4 malas nas mãos e no dia 24 aterrizamos em Terras Canadenses….
Conclusão
Hoje eu posso dizer com toda convicção que foi a melhor decisão de nossa vida, claro que tem muitas outras coisas para contar, inclusive mais cheias de detalhes, mas isso fica para uma próxima vez.
Meus lugares no mundo
E tem vídeo atual (2015) que gravei contando um pouquinho mais:
Leia também: Amizades pós imigração
45 Comentários
oi, gostaria que me desse dicas de como proceder para ir para o canadá, sei que devem respoder perguntas do tipo todos os dias, mas não tenho a quem recorrer e estou tentando tudo.tenho família, duas filhas 11 e 12 anos, tenho nível superior, possua apt próprio no brasil e grana para começar, a princípio irei só e em seguida levarei minha família. Sou da marinha mercante e arranho inglês, o suficiente para começar, trabalho em offshore atualmente, grato
Marcelo Figueiredo
Oi Mirella,
eu e meu namorado tambem estamos pensando seriamente em nos "mandar" pro canada. Nós sabemos que vcs devem responder muitas perguntas relativas ao processo de imigração mais será que pelo menos mais essa vez vcs poderiam nos ajudar? Qual foi o 1º passo de vcs? Vcs tem ingles fluente? Lugar para morar? Obrigada e desculpe pela enxurrada de perguntas... :)) Fernanda
Olá Casal! linda história de vcs, me identifiquei muito porque eu e meu marido também estamos nessa indecisão... Já conhecemos o Canadá a estudos em 2008 e gostei muito de lá, estamos pensando em abrir um pet shop por lá, você teria ideia de onde podemos começar? que tipo de visto seria melhor? pelas minhas pesquisas o visto de empreendedor exige um patrimonio muito alto, por isso, estou em dúvida....
um abraço !
Sabrina
Se você tiverem as qualificações para se aplicarem para o programa de imigração (Resident permanent), seria o ideal.
Claro que existe requisitos financeiros, mas é bem menor que o visto de empreendedor...
Êntre na 'tab" canada aquin no blog e alguns links podem te ajudar nessa primeira pesquisa :)
Vamos nos falando!
Abs
Olá, gostei muito desta história. Estou planejando fazer intercambio no Canadá este ano. Acho que este site vai me ajdar. Obrigada!
O Canadá é uma país incrível para se fazer intercâmbio!
Precisando de alguma coisa, estamos por aqui!
Abs
olá Mirella,
Gostei do texto porque tem mais coisas do que uma decisão entre isso ou aquilo.
Gostei porque está no plural!
bjo
Sandra
Oi Sandra,
Obrigada pelo comentário... pois a decisão de se empirulitar do país de origem nem sempre é fácil, mas muito gratificante... pelo menos pra gente :)
Abs
Oi. Tudo bem?
Adorei seu blog. E me identifiquei muito com você.
Mandei algumas duvidas para seu e mail. Sei que vc disse que não abre mas seria sobre outro assunto que não é sobre viagem.
Grata pela atenção.
viviane
Oi Viviane, Tudo bem?
Te respondi o e-mail... infelizmente não mando muitas informações, mas se souber te algo, te aviso.
Abs e obrigada pela visita!
Olá Mirella,
Em primeiro lugar, parabéns pelo blog, li quase tudo aqui e foi muito importante para eu tomar minha decisão de imigrar.
Bom, analisando a minha situação atual, obviamente não tenho o padrão que você tinha quando resolveu imigrar. Infelizmente, perdi muito tempo de minha vida, por falta de um real objetivo. Tenho 29 Anos e ainda não sou formado, agora que essa vontade de imigrar para o Canadá entrou em mim, estou me matriculando em um curso superior e um curso de francês, só para poder aplicar para a imigração. Tenho nível técnico, não comprovado na área de TI, na verdade o cargo que exerço, condiz com uma função de nível superior, tenho bastante experiência, mas não tenho o "cartucho". Sei também que esta experiência não vai valer nada aí no Canadá, por isso estou buscando me formar.
Além da difícil missaõ de me formar, ainda terei a dificuldade de conseguir o dinheiro mínimo para a viagem, tenho casa própria e 1 carro popular, portanto poderia vendê-los para esta finalidade (mesmo que com um medo confesso), sou casado e tenho 2 filhas, minha esposa também não é formada.
Bom o motivo de eu ter te contado tudo isso é para lhe fazer algumas perguntas, eu calculo que estarei formado aos 34 anos ou 33 se fizer um técnologo, você acha que com esta idade seria tarde para pedir o visto canadense?
Seria possível pedir o visto antes de me formar?
Tem algum conselho para me dar, sobre os passos que devo seguir para conseguir esta tão sonhada imigração?
Sei que minha situação não está nada fácil, mas minha vontade é muito maior que a dificuldade, pode ser que eu não desfrute tanto do país, mas penso que seria um lugar muito melhor para minhas filhas, pelo menos.
Muito obrigado pela sua atenção e parabéns mais uma vez!
Hugo Thebas
Oi Hugo, Tudo bem?
Como você deve ter lido, eu e meu marido nos aplicamos para o processo de imigração no ano 2000, de lá pra cá, o processo mudou absurdamente e confesso que não estou mais por dentro de todas essas mudanças. Aliás, esse ano mesmo, o governo veio com novas regras e o pessoal está tentando entender como proceder.
Até onde sei, idade não é limite, e 34 anos não é "velho" (risos), sei que a Australia, por exemplo, o limite é 45 anos.
Você já pensou em entrar em contato com algum agente de imigração? Eu recomendo a Maria João: http://www.mjconsultoria.com.br/, acredito que é o meio mais confiável de pegar as informações.
Você já pesquisou a imigração para Quebec ou mesmo Winnipeg?
Ajudei? Abs
Sim. Obrigado Mirella!
Ajudou bastante. Já havia ouvido falar que a imigração pelo Québec é mais fácil, assisti até uma palestra ministrada pelo pessoal de imigração do México, como eu disse vou correr atrás do tempo perdido e pretendo solicitar o visto daqui 3 anos... é um longo caminho, mas vou conseguir! Vou entrar em contato com este agente para me informar melhor.
Muito obrigado.
Boa sorte para você e sua família.
Grande abraço, quem sabe um dia possamos tomar um café juntos! Risos...
Hugo Thebas
Legal Hugo, pesquise mesmo... tem muita coisa na internet e mesmo pessoas que estão no processo de imigração nesse exato momento passando informações valiosas sobre o tempo e dicas de como proceder.
Boa sorte e até nosso cafezinho ;)
Abs
OLA, GOSTEI MUITO DOS SEUS COMENTARIOS, POIS EU GOSTARIA DE TRABALHAR NO CANADÁ MAS JUNTAMENTE COM O MEU FILHO. ELE E UNIVESITARIO, E SE POSSIVEL GOSTAVA DE ACABAR SEU CURSO NO CANADA, QUE DEVO FAZER? abraço augusta
OI Augusta,
O ideal é se aplicar para a imigração.
Já consultou o website do governo?
http://www.cic.gc.ca/
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/
abs
Oi Mirella tudo bom?
Li um texto seu de 2008 contando como você e o Kiko decidiram ir morar em outro país ao invés de comprar um ape novo. Tenho 20 anos, sou nova ainda, começando minha carreira profissional agora. Mas desde pequena sempre tive sonho de viver em outro país. Gostaria de saber como fizeram em relação a emprego, se foram expatriados pelas empresas da quais trabalhavam, se já foram com empregos garantidos, ou procuraram assim que chegaram no país. Queria começar a fazer planos desde cedo e acredito que você seja a pessoa certa para me passar algumas infos já que possui experiência. Lhe agradeço desde já! Abraço
oi eu e emeu namorado queremos muito irrr me diga uma coisa , foi facil achar emprego la? e lugar pra mora? o salario e melhor que no brasil? sera que vamos conseguir adquirir bens mais rapidos que aqui? aguardo a resposta
Oi Adriele,
Veja bem... o Canadá não é um lugar para se ganhar dinheiro, é um lugar para se ter uma melhor qualidade de vida.
Nós conseguimos bastante coisa com muito trabalho e dedicação, mas isso você consegue em qualquer lugar do mundo, basta ter muitas qualificações e um pouquinho de sorte.
Abs
Olá Mirella, parabéns pelo blog.
Gostaria de tirar uma dúvida: Quando conseguimos o visto para trabalho no Canadá é muito dificil de arrumar emprego ao chegar aí? Sou da área de Administração de Empresas.
Muito Obrigado.
Oi Gabriel,
Depende muito da sua area de expertise... se que a resposta é péssima, mas a verdade é que quanto mais generalista, mas difícil de conseguir emprego...
Ajudei?
Abs
Mirella,
possuo um bom emprego no Brasil, sou casado e tenho um filho de 3 anos, minha esposa também trabalha e não temos motivos para "arriscar" porém estamos descontentes com nossos governantes e um pouco descrentes com o país. Já me informei no consulado e possuo os requisitos para o visto, já me recomentaram uma destas agâncias de direito, pagas, que verificarão tudo. Minha pergunta é: Gostaria de tentar o visto, porém continuar no Brasil, enviando currículos até um empregador se interessar, conhece algum caso parecido? Dá certo? O visto é sempre pago mesmo? Resumindo, tem como ir, sem arriscar?
Grato,
Alex.
Oi Alex,
Tudo bem?
Que visto vc está falando? Se for o visto de residência permanente, ele pode demorar mais de 2 anos, talvez com o novo processo do Express Entry a coisa vá mais rápido para as profissões em demanda.
Sim, há casos de pessoas encontrar emprego estando no país de origem, mas essa não foi a realidade de nenhum de meus amigos... todos estavam no Canadá quando procuraram e arrajaram o primeiro emprego.
Mas de novo, com o novo processo, acho que muita coisa vai mudar.
Leia aqui: https://www.mikix.com/express-entry-imigracao-para-o-canada/
abs
Oooooiii!!!! Me ajudaa??
Quero MUITO ir para o Cánada ou Austrália .. Já comecei a juntar dinheiro e aprender inglês... meu plano é para daqui 2 anos ( final de 2016) quando eu me formar na faculdade q começarei agora em 2015 Gestão Financeira! Sou muuuuito leiga mesmo sobre o processonde imigração e quais os primeiros passos que devem ser tomados e quanto tempo antes, já q minha ideia é ir no final de 2016/inicio de 2017 ... vcs podem me ajudar?? Tem algumacoisa que eu já possa/deva ir fazendo agora?? Quais são os passos para ir para Australia ou Canada e ser considerada legal por la? O q vcs fizeram, quais documentos enviaram para o consulado canadense? Agradeço a atenção.. se possível me passem o contato de vcs.. gostari muito da ajuda de vcs para este momento preparatório, se vcs puderem me ajudar, claro!!! Obrigadaaa :D
OI Shayana,
Eu não sou agente de imigração para te ajudar com isso... me desculpa!
Recomendo talvez começar por aqui: https://www.mikix.com/express-entry-imigracao-para-o-canada/
Abs
Oi Mirella,
Adorei teu blog...Queria ver se vc conseguiria me ajudar, rsrsrsrs, pelo menos uma troca de ideia já seria muitooo legal pra mim. Assim, me formei em Psicologia em 2008, depois morei em Madrid por 2 anos e meio, fiz uma pós em Recursos Humanos lá, voltei pro Brasil em 2011, aqui já stou finalizando minha terceira pós, uma em Admnistração e ano que vem finalizo um MBA em Gestão Empresarial. Tenho pensado muito, muito, muito em tentar ir pro Canadá,mas não sei como é o mercado para a minha área e se seria tranquilo eu tentar essa movimentação. Não me importo muito com o frio, sou do sul e pra mim a melhor época é o inverno, claro, adoro os outros climas, mas não chega a ser um impedidivo. Meu medo mesmo é não conseguir trabalhar, pensei em tentar ir com algum curso de especialização, pois pelo que vi, mestrado ainda está fora das possibilidades. Tenho um pouco de $$$ guardado, pois estou no mesmo momento que vocÊs estavam na hora de ir... compro apartamento ou vou-me daqui :D
O que que vocês acha? Sendo uma pessoa que já fez essa mudança :)
Eu iria sozinha e hoje estou com 30.. a vontade é gigantesca, só tenho um pouco de receio, mas acho que todas as mudanças geram um pouco disso, rsrsrsrs.
Bem, qquer troca de ideia é válida....
Bjos
OI Carol, Tudo bem?
Olha ... fica tranquila que frio na barriga e receio acontece com todo mundo, com maior ou menor intensidade... :)
O pessoa da area de adminstração, as vezes, sofre um pouquinho mais para conseguir emprego na area, pois há mais procura que demanda entre as empresas, entende? Mas isso não quer dizer que seja impossível. Se você tiver no seu perfil boas empresas, falar inglês bem e até françes, isso te ajudará muito.
Mas acho que a principal coisa é... como você vai viabilizar essa imigração? Você já pesquisou sobre isso?
Abs
Olá Mirella,
Estou adorando seu blog...e gostaria de um help...Eu e meu marido pretendemos realizar no ano q vem um intercambio para aprimorarmos nosso inglês, porém ainda estamos em dúvida na escolha do país e cidade. Não temos muito dinheiro disponibilizado, e queremos ao menos ficar 6 meses, e iremos como turistas. Se puder nos ajudar, gostaríamos de sua opinião de qual país e cidade interessante nestas condições? Conseguimos Escola gratuita para aprendermos inglês? conseguimos alugar apartamento, mesmo q pequeno (como p.ex "kitnet") por preço barato?
Aguardo retorno.
Obrigada!!
Abs
Tais
OI Tais, Tudo bem?
Sendo bem realista, é complicado fazer intercâmbio sem gastar. Até as opções mais baratas são caras, entende?
Vocês podem ir como turistas e de repente procurar cursos gratuitos por lá ... mas a questão de não ter renda, impacta na hora de tirar o visto também.
Dessa forma, talvez a Europa seria a melhor opção.
Já pensou na Irlanda?
Olá Mirella tudo bem?
Amei seu blog e já é a segunda vez que leio um post seu e você menciona a cidade de São Carlos, por acaso é São Carlos/SP?
Beijos,
Rita Barbosa.
Simmm ... São Carlense da gema!
Você tb é de Sanca?
Abs
Oi Mirella, nos dias de hj qual melhor país para morar e trabalhar Canadá ou Austrália?
Oi Caio,
Na minha opinião, o Canadá oferece mais oportunidades ...
Abs
Oi Mirella, Tudo bem??
Gostaria de falar um pouquinho com você... você pode me passar o seu e-mail ou então me mandar um e-mail???
dani_carnasciali@hotmail.com
Jogo rápido, prometo não te perturbar|!!! hahaha
Super obrigada.
Dani
Oi Dani,
Eu geralmente não respondo emails que vem do blog.
Qual seria o assunto? Não podemos conversar por aqui?
Abs,
[...] menor idéia que a Austrália era aberta a imigração (Saiba como viemos parar no Canada, clicando aqui)… isso veio a tona somente depois que já estavamos no Congelador, e acredito, que se [...]
[...] menor idéia que a Austrália era aberta a imigração (Saiba como viemos parar no Canada, clicando aqui)… isso veio a tona somente depois que já estavamos no Congelador, e acredito, que se [...]
[...] também: Apartamento novo ou Canada??? (Janeiro/04) Chegamos no Canada… e agora? (Abril/04) Fases Canada (Junho/04) Fases Canada… [...]
[...] Apartamento novo ou Canada??? Chegamos no Canada… e agora? Fases Canada Canada ou Australia 8 Razões para não imigrar para o Canada Outros posts sobre nossa vida no Canadá [...]
[...] Apartamento novo ou Canada??? [...]
[...] papeis em dezembro/99, nos aplicamos para o processo de imigração canadense em Janeiro/2000, em Julho/2000 recebemos o visto de residente permanente e depois de um mês estávamos em [...]
[...] Durante o processo (ainda no Brasil): Impaciência; “Essa porcaria de processo não vai acabar [...]
[…] ultima dia 26 de Janeiro/2004, eu fiz um post chamado “Apartamento novo ou Canada???”… todo mundo jah sabe da resposta, […]
[…] comentei para vocês, que nossa decisão de vir para o Canadá foi meio impulsiva, logo que casamos em 1999, eu e o Kiko decidimos que gostaríamos de ter uma experiência no […]
[…] Antes de decidir se viríamos para o Canadá, tivemos que optar em comprar nosso tão sonhado apartamento ou embarcar para um lugar desconhecido… saiba como foi! […]