Mudar de país é uma burrice!

Acredite se quiser, mas decidir entre comprar um apartamento novo ou Canadá foi nosso dilema no momento que o visto de imigração para o Canadá chegou. E obviamente, nossa reposta foi, Canadá!

A história foi mais ou menos essa:

Alguns meses depois do nosso casamento (set/1999), eu e o Kiko decidimos que deveríamos ter uma experiência no exterior, e que isso seria muito legal para nosso desenvolvimento pessoal e profissional. O primeiro local que pensamos (óbviamente) foi os EUA, mas tem aquele negócio da complicação do visto de trabalho, que só um de nós poderia trabalhar e tudo mais, certamente isso esfriou nossa vontade. Foi então, que um amigo do Kiko (Valentine) nos contou sobre o Canadá:

Vocês sabiam que o Canada aceitam imigrantes???

Como assim? Logo, a mosquinha da curiosidade veio a cabeça e começamos a pesquisar sobre o processo de imigração canadense.

Tudo pesquisado, todos documentos coletados e tudo no envelope, em janeiro de 2000 mandamos nossa papelada para o consulado Canadense! O processo mudou muito de lá para cá, por fabor, leve isso em consideração.

Depois da aplicação, o tempo começou passar, passamos a amadurecer a ideia de estarmos mudando de país, como isso seria etc… Contudo, estávamos morando em um apartamento que não era completamente nosso e não dava aquela sensação de “quem casa quer casa!”. Resultado, após 5 meses (sem uma resposta concreta do consulado Canadense) decidimos procurar um cantinho mais especial para morarmos e decidirmos nossa vida de uma vez, pois nãoo dava para continuar vivendo naquele dilema; “e se a gente for….“.

Depois de mais um mês (comeco de Julho/2000), encontramos um apê que se moldava ao nosso gosto e ao nosso bolso. Fechamos quase tudo e só estávamos esperando o começo da próxima semana para sermos aprovados e assinarmos o contrato.

E então, compramos o apartamento?

Pois é… não compramos.

Cheguei em casa numa sexta-feira depois do trabalho e na porta de casa havia um envelope do Consulado Canadense! Meu coração gelou… pensei, ai meu Deus e agora, é o visto! Liguei para o Kiko contado da novidade e resolvemos que tínhamos o final de semana inteiro para pensar e decidir se assinávamos o contrato do apartamento ou se começávamos a arrumar as malas….

RESPOSTA: Nós vamos para o Canadá e pronto….

Hora de contar para a família…

Final de semana em São Carlos e aquela reunião familiar gostosa e divertida, almoço com as familias e contamos a novidade:

“Estamos indo para o Canadá daqui um mês (23 de agosto)!!!”

Todo mundo paralisou, olharam para a gente e começaram a rir. Pois é, isso mesmo, ninguém acreditou! Mas depois começamos a falar, explicar tudo e aquele ponto de interrogação na cabeça de todo mundo e inclusive na nossa….

Só sei que em um mês nos preparamos, vendemos metade do nosso nosso antigo apartamento, vendemos os carros, arrumamos tudo, pedimos demissão de nossos empregos, empacotamos todas nossas coisas (que foram parar nos armários das mães) e pronto…. tudo certo… estávamos ready to go!!!

Encurtando toda historia, depois das festinhas de despedidas, dos conselhos, do choros e etc. Dia 23 de agosto de 2000, entramos no avião com 4 malas nas mãos e no dia 24 aterrizamos em Terras Canadenses….

Conclusão

Hoje eu posso dizer com toda convicção que foi a melhor decisão de nossa vida, claro que tem muitas outras coisas para contar, inclusive mais cheias de detalhes, mas isso fica para uma próxima vez.


Meus lugares no mundo

E tem vídeo atual (2015) que gravei contando um pouquinho mais: