No meio do Oriente Médio, o Catar é península banhada pelo Golfo Pérsico e tendo fronteira por terra somente com a Arábia Saudita. Pouco ouve-se falar sobre ele, mas tenho certeza que isso será por pouco tempo, pois muita coisa anda acontecendo por aquelas bandas e mais cedo ou mais tarde, a luz do Catar vai brilhar mais forte. Entendeu agora porque eu fui me catar? 😉
Somente para ilustrar o que acabei de comentar; a Copa do Mundo de 2022 acontecerá por lá, a economia de óleo e gás está bombando, o Catar tem uma das maiores renda per capita do mundo e com a velocidade que o país esta se construindo, será impossível ele não virar centro das atenções no futuro próximo.
Doha skyline…
Depois de termos ido a Dubai em Dezembro/2010, e termos nos surpreendido positivamente com o país (é claro!), Catar subiu no conceito de lugares a se visitar. E foi assim, que optamos por usar a Qatar Airways para ir ao Brasil nas férias de final de ano… E uma passadinha de quase 2 dias por Doha, foi suficiente para nos dar uma idéia do que o país tem a oferecer.
Típica vestimenta dos homens do Catar.
Classificam Doha, como uma mini-Dubai, mas eu digo; não vá pra lá esperando a grandiosidade futurista e nem o emaranhado multi-cultural de Dubai, ela ainda é muito pequena para isso. Vá com a intenção de ver um lugar se transformando, vá para curtir o que Qatar quer ser quando crescer, vá para entender esse novo país que não quer olhar para o passado… somente para o futuro!
Pousando no Catar… Típica paisagem bege do Oriente Médio.
Não vá também achando que você vai encontrar a cultura das mil e uma noites árabe da Sherazade, pois isso eles não tem… vá para o país que tem orgulho de ter a sede da Al Jazeera, a rede de televisão liberal do mundo árabe, concorrente direta da CNN e BBC.
💡 Claro, que não pode-se esquecer que eles continuam sendo um país de cultura muçulmano e um tanto quanto conservadora!!!
Enfim… tudo isso para dizer, que quem for ao Catar achando que vai encontrar cultura árabe antiga. Simplesmente se frustará! Vá com os olhos certos e provavelmente você se surpreenderá!
Em frente ao MIA, Museu da Arte Islâmica.
Na minha opinião, Catar ainda não vale a visita por sis só, mas pode ser uma opção de pit-stop entre destinos, como nós fizemos com as Maldivas, por exemplo…
Leia também outros posts que escrevemos sobre Doha: como tirar um visto e principais atrações. E recomendo também a leitura do blog da Claudia que fez um post delicioso sobre Doha (leia aqui).
14 Comentários
Concordo com a Mirella que a cidade ainda não é exatamente um objetivo ou destino final para uma viagem, pois ainda está bastante em construção (literalmente) e expansão. Mas com tempo vai virar uma Dubai com certeza.
Também já parei numa conexão por lá, só que fizemos um tour de madrugada. Tá no blog Flashes: http://www.flashesdeviagem.com.br/2010/12/visita-ao-qatar-o-pais-sede-da-copa.html
Vou lá ler seu post :)
Enfim, Qatar!!!!
Uma paradinha de dois dias é perfeita, não é mesmo? Espero ansiosa os outros posts para ver sua percepção sobre Doha.
Obrigada por citar o blog.
Um beijo enorme.
Claudia
:lol:
Eu moro aqui em Doha.
Bjusssssss.
Marisa.
Opa, que legal!
O que achou do que falei? Concorda ou acha que viajei um pouquinho? :)
Bjossss
kkkkkkkk
esse titulo do post ficou ótimo! cheguei até a levar um susto, achando que tinha rolado um barraco kkkkk :mrgreen:
ehehehe.... fiz de propósito ;)
Mirella, estou devorando esses seus posts sobre o Catar e tb sobre os Emirados Arabes! Estao otimos! Uma super ajuda na organizaçao da nossa viagem!
Fiquei com uma duvida, que talvez vc possa esclarecer: como è a higiene desses lugares? Rsrsrs
Eu sei que è preconceito da minha parte, e que esse mundo do petroleo nao tem nada a ver com os primos muçulmanos pobres, mas tenho um certo trauma de souk (penso sempre naquela sujeirada tipo Marrocos).
E sabe como è mae de primeira viagem... rsrsrs A herdeira nao vai ter nem 1 ano e meio na epoca da viagem, prefiro me precaver.
Brigadissimo!
Bjs
Oi Luisa,
O único lugar mais sujinho em Dubai é realmente a região da Old Dubai, os souks (Deira), pois quando você vai para o outro lado, aí fica tudo lindinho de novo e tem acessos a museus e afins.
E Doha, o Souk é novo, e tem vários restaurantes e cafés para irmos ao banheiro.
Sinceramente, perto da Asia, achei essa região limpíssima :) ... na verdade, não foi algo que notei como preocupante, tudo é tão ocidentalizado, que o exotismo fica por conta dos vestimentos, mesquitas e afins... acho que vai ser fichinha, perto da sua viagem ao Marrocos :)
Ah sim... vale lembrar que não explorei o interior, somente Sharjah, que é praticamente Dubai...
bjão
Valeu Mirella!
Imaginei mesmo que nao seria sujo como o Marrocos :)
Beijos
:)
[...] também: Ah, vá se Catar! … Eu fui! Visto para o Catar para brasileiros… como [...]
[...] também: Ah, vá se Catar! … Eu fui! O que não deixar de visitar em [...]
[…] Aliás, essa é uma das minhas preocupações na Copa do Mundo do Qatar. […]