Toronto vai acordar com mais uma notícia de pessoas baleadas em uma de suas principais avenidas. Isso mesmo, no domingo a noite (22/Jul/2018), tivemos mais um caso de ataque, provavelmente derivada de briga de gangues que está deixando Toronto fora de órbita – mas pode ser também um atentado terrorista, ou um maluco que acordou de rabo virado, enfim, o caso ainda está sendo concluído.
Dessa vez o ataque aconteceu no bairro grego onde muita gente gosta de sair a noite na Danforth Ave.. Eu mesma costumo ir lá de vez em quando! Uma loucura pensar que essas coisas podem e acontecem em Toronto! Sim, estou chocada, muito chocada!
Mas a questão desse post não é falar desses ataques, crimes ou atentados em Toronto. Pois apesar de cenas como essas estarem sendo mais comuns na cidade, inclusive em bairros que nunca poderíamos imaginar acontecendo, a vida em Toronto continua muito tranquila quando comparada a muitas cidades americanas do mesmo porte e ela está há anos luz de ser como São Paulo ou Rio de Janeiro. A questão não é essa…
O que me deixa engasgada há anos é a falta de resposta da polícia em relação aos crimes. Sim, há investigação e provavelmente eles conseguem solucionar muitos desses crimes, mas nada é falado para a população. Minha impressão é que eles querem que a gente apague esses “eventos” da nossa memória e que a vida continua linda! Já assistiu o filme Mulheres Perfeitas (The Stepford Wives)? Pois é …
Sério, eu não entendo isso.
Por exemplo, em dezembro do ano passado, o bilionários Barry and Honey Sherman foram encontrados mortos em sua casa de Forest Hill (um dos bairros mais caros da cidade). Minha pergunta é: o que aconteceu com eles? Foram mesmo assassinados? Por quem? Por que? … Silêncio …
Todos os crimes que estão acontecenedo nesse último semestre relacionado a briga de gangues também só se fala no dia que aconteceu, todos se sensibilizam com as vítimas e depois … silêncio …
E essa impressão do silêncio não deve ser só minha, teve um show do Radiohead há alguns dias em Toronto, pela primeira vez depois da sua última visita em 2012, quando parte do palco desabou e matou um dos integrantes da equipe técnica. No meio do show o vocalista da banda falou exatamente sobre isso, que nada foi solucionado e que os responsáveis não estão pagando por isso, e disse; “esse silêncio é ensurdecedor!“. Veja o vídeo abaixo:
Estou um pouco revoltada com tudo isso, pois apesar de amar Toronto e respeitar o Canadá como país, essa falta de resposta não pode acontecer, pois não vivemos em um país de conto de fadas, não podemos aceitar viver em uma bolha onde só ouvimos o que nos agrada. Esse conceito de mundo da fantasia que muitos canadenses e imigrantes gostam de viver, não é real e não é saudável!
Acredito que vou levar martelada depois desse post, mas e daí! Esse blog é meu e eu escrevo que acredito … estou aberta a discussão, mas com respeito, claro!
17 Comentários
No Brasil esses crimes como esse que amedrontam a sociedade branca recebem muito mais atenção, não é mesmo? Voltam ao noticiário repetidas vezes com atualizações e tudo. Já os crimes contra pobres que por lá acontecem o tempo todo, a imprensa quase nem mostra. Mas aqui no Canadá tratam todos do mesmo jeito! Deve ser isso que vc estranhou...
Oi Dick, Tudo bem?
Não é isso não ... o que me incomoda é o fato da gente não ficar sabendo o desenrolar da história, depois que a investigação foi feita, entende?
Já estou no Canadá há mais de 15 anos e sempre foi assim, a notícia desaparece... eu acho esquisito pra caramba.
Abs
Infelizmente, parece ser o jeito de "ser governo" de muitos países desenvolvidos. Não é interessante que justamente nesses lugares a imprensa não tenha liberdade de se expressar livremente? Não haja abertura para que grandes veículos publiquem suas opiniões?
Mas, hoje, há maneiras de se informar. Muito do que eu sei que acontece na Alemanha, por exemplo, foi através de sites fora do radar das notícias internacionais. Exemplo: a Alemanha está lotada de zonas "no-go" para os policiais e cidadãos alemães. As pessoas estão sendo atacadas, como o relato acima, como nunca e o índice de crimes violentos não pára de subir, mas, como está escrito acima, preferem "viver na bolha". O mundo tá estranho e cruel.
OI Dri,
É muito estranho mesmo, o problema é que a mídia quer divulgar, mas não tem fonte, entende?
Então fica aquela repetição boba, e como notícia repetida não dá ibope, muda-se se assunto e todo mundo esquece.
Sites fora do radar, de repente, não tem a mesma responsabilidade e não sofre o mesmo tipo depressão da mídia de massa, eu acho que isso influência também.
É dureza ... mas enquanto a população preferir viver nesse mundo de faz de conta... não há muito o que fazer.
Beijos
Acho que vc está certíssima em falar isso aqui.
Realmente não é saudável achar que o mundo é perfeito no Canadá ou em qq parte do mundo. Se eles investigam, se solucionam os casos a população tem que saber, tem que saber o resultado final de tudo isso.
Viver non mundo de Alice não rola e não é bom pra ninguém :(
Exatamente ... penso igual.
O Canadá é um super país, mas não é perfeito! Eu eu falo mesmo o que acho que deve melhorar.
Abs
É exatamente isso !
Para varios crimes o que falam é: não ha risco para a população, a policia esta investigando, viva sua vida normalmente ... OI ????
Como moradora do Canadá, compartilho do mesmo sentimento que você ! :(
POis é, Re... e o pior que tem gente que gosta de viver nessa bolha obscura!
O jeito é respirar fundo ;)
Na epoca do atropelamento, os reporteres falavam na tv (as vezes ao vivo) que “ainda nao se sabe se ha mortos entre as vitimas”; mas atras do reporter via-se corpo coberto com lencol da policia.
Semana passada quando havia um monte policia em downtown, tambem a midia e a policia diziam para termos cuidado e evitarmos ir para certas ruas de downtown, mas naquele momento nao confirmavam nem desconfirmavam se havia de fato ameaca.
(E depois nada mais foi falado)
Parece que a midia/policia (ou os dois) nos tratam como idiotas.
Oi Gus,
Bom saber que não sou a única que pensa dessa forma.
Eu tb me canso dessa falta de atitude e transparência.
ABs
Nossa tb fico pensando nisso!! Acho impressionante como eles tratam essas coisas aqui. A gente nunca fica sabendo do desfecho e a população tb parece que não se interessa! Naquele atropelamento se a mídia internacional não cobrasse nunca íamos saber o que rolou. E eu só fiquei sabendo pq ouvi de brasileiros!
Exatamente Maira.
Hoje mesmo estava lendo as notícias do "crime/atentado" e acho incrível que ninguém diz como o atirador morreu (se ele se matou ou se a polícia que atirou). Sério? Como assim?
E sim, vai passar uns dias e ninguém mais vai querer lembrar desse episódio e pronto. Toronto continua perfeita ...
Sei lá, tudo muito estranho.
Parabéns pelo posicionamento. Não há martelada nenhuma.
Obrigada André, bom saber que não estou sozinha nesses pensamentos.
Abs
Na alemanha nao é muito diferente, aqui se fala mais mal do Trump e do Erdogan do que das coisas que acontecem aqui.
Meu colega de trabalho foi atacado por refugiados, ficou 3 semanas no hospital com fratura nos dois lados do rosto, e os policiais disseram que isso acontece com frequencia na cidade que ele estava que nao é nada de anormal e que nao tem como saber quem foi.
Ultimo almoco de natal que foi onde tive a unica oportunidade de ouvir a conversa dos donos da empresa e engenheiros aqui, 90% da conversa era falar mal da Turquia e dos EUA como se aqui fosse o lugar mais perfeito do mundo.
Os alemaes gostam de viver na "Bolha" só se acordam a hora q literamente quebram a cara.
Oi Stephen,
Quando divulguei esse post no facebook, duas pessoas que moram na Europa falaram da mesma coisa.
Aqui no Canadá, vejo muitos reclamarem do sistema de imigração, inclusive imigrantes.
Como se imigração fosse o problema de tudo. Acho um pouco infantil um posicionamento desse tipo, melhor fingir que esse é o problema, do que realmente solucioná-lo.
Abs e obrigada pelo comentário
Caramba, Stephen, a Alemanha está assim, é?
Isso é em que cidade?
Meu irmão está morando lá e devo visitá-lo ainda este ano. Fiquei até preocupado agora, rsrs