Continuando nosso dia pela parte tradicional de Dubai, saimos de Deira, cruzamos o creek Dubai e chegamos em Bur Dubai, minha parte favorita da cidade…
Bur Dubai é interessante, pois além de ficar na parte tradicional da cidade, está toda renovada, quase uma Disney das árabias . Talvez o pessoal que curta o lance “local e real” das viagens, possam achar essa parte um pouco fake/falsa … mas sinceramente, o que é real em Dubai, certo?
Ao desenbarcarmos do Abra, começamos nossas andaças pelo Souk do Tecido (Textile Souk/Bur Dubai Souk), com sua bela arquitetura árabe. Esse souk é dominado pelos indianos, que herdaram as lojas de seus ancestrais que chegaram em Dubai no século 19.
PS: Antes de chegar na Grand Mosque (A Grande Mesquita), entre nas ruelinhas a esquerda que você chegará numa praça em frente ao Dubai Creek, dá para tirar fotos bem legais do bairro de Deira. (Ex: foto abaixo)
Aí é ir caminhando até a Mesquita, que é proibisíssima a entrada para não-muçulmanos (fico revoltada com isso, viu?!).
Logo ao lado, localiza-se o prédio mais antigo de Dubai, o Forte Al Fahidi, atual Museu de Dubai (“Dubai Museum”). Vale a visita para conhecer um pouquinho sobre a história de Dubai de forma interativa e o preço é extremamente convidativo, apenas Dhs 3, quase US$2… Aliás, até coca-cola lá dentro é barata! 🙂
Museu de Dubai e a Grande Mesquita (no fundo)
Quase finalizando o passeio, chega-se no Bastakiya. O Lonely Planet descreve essa parte da cidade assim: “… a parte mais preservada da parte tradicional de Dubai. Apresenta um real senso de como era a cidade antes do boom do petroleo…“.
Na minha humilde opinião, a Bastakiya mostra um pouco de como seria Dubai se ela fosse apresentada na Epcot Center lá Disney. 😈
Não pensem que estou falando mal do lugar não, viu? Eu adorei… tudo é perfeitinho, limpo, sem ninguém e uma delícia de se explorar… mas nem de longe se parece com uma cidade real eheheh… É bom para turistar e apreciar a beleza da arquitetura, incluindo as famosas torres de vento (“ar condicionado” do passado). Fascinante!!!
E é assim, na sede do governo e de volta ao Dubai Creek que o passeio chega ao fim… um dia perfeito em Dubai!
Foto do Banco Nacional de Dubai, um dos primeiros prédios da fase modernista da cidade.
Sem dúvida Deira e Bur Dubai foram os bairros mais interessantes que passei pela cidade… talvez por nos apresentar um pouquinho do pouco que resta da cultura tradicional desse emirado!
Leia todos os post de Dubai: clique aqui
8 Comentários
Oi Fernanda, boa decisão de viajar a Dubai em Novembro , época boa na qual a temperatura baixa e o calor meio que acaba...e é também o iníco da alta temporada por aqui. Super show !!
O Hotel Richmond é bom não é ruim não.....mas tem coisa melhor e mais bem localizada....
Gosto muito de recomendar a rede IBIS do grupo Accord,,,são 3 * mas é um padrão que o brasileiro conhece e gosta..paga algo na faixa de uns 120 USD.
Se quiser algo melhor tipo 4* ai cai em algum Novotel da mesma rede Accord...
Recomendo também o Four Points by Sheraton..têm uns 4 em Dubai ...O melhor é o que fica em Sheikh Zayed Rd ( ao ladinho do metro..oba!!!!) e o outro é o Downtown.
E é claro que podemos te atender nessa época é so nos mandar um alo por este email: guia@guaiemdubai.com
Até
Oi Pessoal
Boa descrição de Bur Dubai ..eu como moradora de Dubai e como guia de turismo..nunca canso de ir lá..
O meu local preferido é a Bastakyia..a passagem por aquelas ruelas me dá a sensação de estar viajando no túnel do tempo..cheia de galerias de artes e cafés charmosos...a parada no Bastakiya Café é um must ( fica na saída pelo lado do Dubai Museum)..as saladas lá são enormes e deliciosíssimas..
Outra coisa que adora é a passagem pelas "abras" pequenos barquinhos que levam para outro lado do Creek para onde fica o famoso Gold Souq..os meus clientes adoram este passeio.
Espero que a Mirella tenha tido a oportunidade de fazer esta gostosa travessia.
Vou mas continuo lendo os outros posts sobre Dubai.
Valeu
Soraya
Oi Soraya! Vc disse que é moradora e guia de turismo em Dubai? Falas português? Viajo pra sua cidade no começo de novembro. Comprei em uma promoção e me ofereceram o hotel Richmond, que fica em Bur Dubai. Tu conheces? Acha ruim a localização? Vou sozinha e prezo por isso. Será que vc poderia me acompanhar na minha estadia em Dubai?
Aguardo seu contato.
Abraço.
Fernanda
Oi Fernanda, Tudo bem?
Aqui é a Mirella, que escreve o blog. Entre em contato com a Soraya diretamente nesse website http://www.guiaemdubai.com/.
Abs,
Uma bela visita,sem dúvida
Amiga uma curiosidade: os ocidentais podem andar na boa com suas vestimentas ou tem que usar algum lenço ou coisa parecida?
Dubai realmente me lembra A Disney do Oriente, não conheço, mas tenho a impressão de tudo ser montado, criado para o turismo :)
Muitos bjos e saudades e papear com vc :)
Bjokas:D
Dubai deve ser super legal, o Mau esteve la a trabalho em 2007 e adorou..
Bjs
[…] “barquinhos” que são free. A Mirella do Mikix no mundo fez um post sobre isso (acesse aqui), tem um mapinha e te explica como são os […]