1 – Falar um “oi” para os amigos e ter que ficar dando beijo, abraço ou aperto de mão… aqui eu as vezes ainda fico em duvida quando devo dar abraço ou beijo nas pessoas (risos!)…
2 – Ir na padaria só para comprar aquele pão fresquinho que acabou de sair do forno e eu podia fazer isso duas vezes ao dia, de manhã e a tarde… aqui o pão pode ser “fresquinho”, mas a fornada normalmente sai somente de manhã, ai que saudade de uma boa padaria (até a mais rebinha do Brasil é melhor que as daqui).
3 – Sopa eu tomava somente no inverno e a noite… aqui, todo dia é dia para tomar sopa, incluindo até os dias mais quentes do ano, e isso pode ser na hora do almoço ou da janta, uma sopinha sempre acompanha um sanduiche ou uma refeição.
4 – Comprar roupinhas fashions com muuuuuita frequencia… aqui o quesito fashion é bem vago (risos!), cada um veste o que quer, a “moda” é bem relativa, diferentemente do Brasil que normalmente somos escravos das novelinhas.
5 – Ir passar final de semana ou feriado na praia como se fosse a coisa mais normal do mundo… isso me dá uma saudade e por essas e outra que sinto tanta falta da Florida (continuo achando a Australia longe para sentir essa saudade eheheheh!).
6 – Ir na pizzaria e comer uma pizza maravilhosa (portuguesa e calabresa… Yumi!)… Aqui é uma tristeza, eu só peço pizza delivery quando não tenho outra alternativa.
7 – Ir numa cantina italiana e não ter que perguntar se a massa é caseira… como assim, né? Ainda não consigo admitir que as cantinas daqui não façam massa caseira, uma raridade…
8 – Sair de casa sem me preocupar com a temperatura que esta lá fora… aqui nunca saimos de casa sem dar uma olhadinha no the weather networks na TV ou na net, no Brasil, no máximo a gente sai lá fora no inverno para ver se esfriou um pouco, né?
9 – Dar uma passadinha na casa de amigos sem necessariamente ligar para avisar… mesmo com os amigos brasileiros seguimos essas regrinhas.
10 – Saber como procurar as coisas rapidamente, pois sempre sua mãe, sua tia ou sua amiga sabem te recomendar pra onde ir… aqui é incrível como as coisas mais inuteis você não sabe onde procurar, exemplo, queria encontrar sacolinhas de presente em grande quantidade (sabe esqueminha de comprar por 100 unidades ou coisa assim?), pois é, eu nem sabia como escrever isso de forma fácil do google… vida imgrante é dureza 🙂
11 – No inverno dormir com 3 cobertores em cima de mim… Aqui todo dia é a mesma temperatura dentro de casa devido ao aquecedor (obrigatorio em todas as casas) e ao ar condionado (bastante comum).
Com certeza existem outras coisas… mas não me lembro agora…
Leia também: 11 coisas que eu faço no Canada e não faria no Brasil…
44 Comentários
Sinto falta de ter amigos para qualquer hora, e também estou cansada de qualquer coisa que necessito ter que fazer uma pesquisa danada. E o pior com as coisas burocráticas. No Brasil eu fui advogada, então sabia tirar qualquer papel, nada era difícil, agora tenho que aprender tudo de volta!!!
E a pizza dauqi também não chega aos pés das brasileiras (risos)
Beijos
Patricia - Turomaquia’s last blog post..Omalos: um dia antes do super trekking cretense
Desculpe a pergunta sem nada a ver Patricia , mas vc conseguir levar seu diploma do brasil para o canadá e como fez please ?
Oi Mi,
Gostei do seu post... Com o passar dos anos a gente nem se da' conta dessas coisinhas. Entre as coisas que voce citou, umas tenho saudades e outras nao, pois nao tinha o habito de ir na padaria, por exemplo, e nem ir na casa dos amigos e nem parentes sem avisar. Na minha familia sempre foi regra dar uma ligadinha antes. Tal como aqui.
Acho que cresci com mais regras do que a maioria dos brasileiros por ter background europeu. Sinto muita falta da pizza e daquelas cantinas bem "italianas"... Conheco uma cantina em Etobicoke bem italiana - massa caseira- so' a familia trabalha la'.... faz fila pra entrar tal como no Brasil. Eu descobri, fui com a Lilian algumas vezes e passou a ser rotina pra ela. A Lilian ia toda a semana comer la'. Te passo o nome e endereco certinho, mas provavelmente voce ja' deve conhecer.
Mesmo esta, nao esta' aos pes da Lellis Tratoria e outras cantinas paulistanas.
Beijinhos,
De
Denise’s last blog post..Baby Shower para os gemeos da Odete
Pensando bem... acho que não ia na casa de ninguém sem avisar (risos!), mas não tinha a formalidade que normalmente te aqui... sei lá, tudo muito informal, de última hora!
Ah... depois manda o nome do restaurante... fiquei com desejo ;)
Eu sinto saudade da comida italiana brasileira (hehe), aqui a regra e' aquele molho base pesado, adocicado em quase tudo... Tem mais variedade na comida italiana que se acha no Brasil pela minha experiencia (mas eu moro em uma cidade de medio porte, entao variedade nao e' o forte mesmo). Se alguem achar um lugar em Ontario que sirva carpaccio, favor me avisar pr'eu colocar na minha listinha de "a visitar" :)
E essa historia da padaria e verdade, estava pensando em comprar uma maquina de fazer pao pra ter pao fresquinho a disposicao de vez em quando.
Vc não vai acreditar... Sabado fui num italiano em Milton com uma amiga e tinha carpaccion... Maravilhoso! Quase tive um treco quando vi no cardapio e fui logo experimentar:)
http://www.onlife.ca/restaurants/on/milton/1798/nw=y
bjs
Eu tive sorte de encontrar um restaturante italiano, aqui na cidade, que faz uma pizza gostosa, diferente da mesmice das "grandes pizzarias". Anyway, eu ainda prefiro comprar as coisas e fazer pizza em casa, com o velho e bom jeitinho brasileiro. Meus amigos amam a minha pizza de Atum. :)
Olá,
Vcs lembram da gente, Marcelo e Julia? A gente se conheceu um tempo atrás pela Mirela (4M).
A melhor padaria que achamos aqui foi a Monastery Bakery, 1133 Monastery Drive, Oakville. Já foram lá? Se não, passa lá e não esquece de tomar um café expresso. Muito bom.
Abs,
Marcelo
O Marcelo, claro que lembro de vocês... vc deveria ter deixado seu e-mail :)
Assim a gente se comunicaria mais facil e quem sabe nos encontrariamos aqui em Oakville para um cafezinho ou almoço... sei lá!
Quanto a essa padaria... eu já tinha descoberto eheheheh, os amigos brasileiros que moram por aqui já haviam me falado. Não é igual a nossa, mas ajuda bastante :)
abs
Oi Mirella,
O ponto com o qual mais me identifiquei foi sobre os beijos. Eu também economizo beijos, geralmente fico na dúvida... Ainda mais num grupo misto de brasileiros e estrangeiros. Moda (ou a ausencia dela) é o que mais gosto aqui na Alemanha. Nunca gostei de viver em regime de semi-escravidao, ainda menos o imposto às mulheres no Brasil pelas exigencias da sociedade/novela/marido/amigas, etc.!!!
Mais uma vez obrigada pelo link do livro lá no Expatriados! :-)
Beijo grande, Sandra
Sandra’s last blog post..::Entrevistando Expatriados::
Incrível, aqui é exatamente a mesma coisa. Things we took for granted...
Carola}i{’s last blog post..Preparados para o Natal?
Muda um bocado de coisa, né? Algumas coisas para melhor, outras para pior... Não é que seja pior, mas dá saudades do Brasil como as pizzas, não precisar ligar para os amigos antes de ir na casa deles... Mas a gente acaba se adaptando a isso.
Beijão!
Maíra’s last blog post..Cheguei!!!
Olá Mirella, eu posso imaginar a saudade que vc sente de tudo isso!
Eu fiquei em Toronto por um mes apenas, e a saudade dessas coisas simples batia sempre, não sei se suportaria viver sempre com esse aperto no peito! prefiro viajar um mês e voltar para a family and friends no nosso Brasil maravilhoso.. E sobre comida então, aiaiai eu sofri demaisss... foi bom voltei em forma! hehehehe
Beijão
Mirella, vc eh muito funny mesmo... como eh que vc sente *saudade* do # 4? Eu acho uma delicia aqui vc poder usar o que quiser sem ninguem te julgar por isso... vc pode ateh ser fashion como no Brasil e tudo bem!
Agora o restou eu concordo 100%, pizza paulistana que deliciaaa, ir na casa dos amigos sem ligar antes deliciaaa, ter mae/tia/amigas te ajudando a achar tudo deliciaaa, pao quentinho toda hora deliciaaa!!!
:-)
Ivelise’s last blog post..Fim do outono…
Oi Mi, que delicia esse post.......gostei muito......aqui tbem tem umas coisas impossiveis de se fazer....kkkkkkk
Gostei tanto do post da neve que fiquei viajando com a rua toda branquinha.....
Um beijo e fiquem com Deus
Barbrinha
As aventuras de uma brasileira no Egito’s last blog post..Na aula de ingles…
Mi querida,tb tenho algumas das tuas saudades. Ateh anotei os numeros:
2, 3, 4, 9 e 10 rs. queridona, tem um presentinho pra ti, vem buscar.
Bjs
Meire’s last blog post..Mimo
Opa, obrigada!! Restaurante anotado :)
Mi, aprendi um tantão com vc. Lembrei-me da experiência de uma prima que foi para os USA e precisou aprender que não podia usar roupas muito justas e nem transparentes, nem falar alto e nem uma porção de coisas que aqui são permitidas. Ela voltou muito diferente. Valeu! Bjkª. Elza
Mas vai ter a listinha das coisas que vc faz aí e que não fazia aqui tb, né?
Silvia’s last blog post..Mapa mundi
Oi Mirella,
Adorei este blog! O pai do Fernando é dono de uma super padaria em SP, e eu sempre tive o hábito de comer um pãozinho fresquinho. O Longos tem pães parecidos, mas é o que vc disse, fornada só uma vez por dia. Eu adoro o Canada, mas que a comida em SP é melhor do que aqui, isso é mesmo.
Beijos,
Carol
Oie amiga!!!!
Saudades de ti, mas sempre que entro na net ultimamente é correndo amiga :)
Então, qdo vens ao BR???Vai dar um pulinho no RJ?rsrsrsrsr
Esse post tá ótimo, realmente muda muita coisa na vida de imigrante.
Bjokas
Vivi’s last blog post..I’m so TIRED!!!
Pizza? Nem me lembro mais o que é isso! Que saudade da Pizzaria 1900 em SP...
Esse negócio de ter que fazer pesquisa para tudo eu tb acho chato. Tenho uma saudade da minha "zona de conforto" nesse assunto.
Aqui não vivo sem o Google e o GPS.
E as experiências gastronômicas no mercado? Vira e mexe compro alguma coisa e tenho que jogar fora porque o gosto é simplesmente intragável, mas às vezes tenho sorte, como é o caso do Butter Chicken em restaurantes indianos.
Sinto falta de vitrines com roupas e móveis bonitos também. A moda aqui parou nos anos 80!
Bjs
jeanne’s last blog post..... e o mundo amanheceu branco!
Concordo com tudo o que falou, tudo isso se aplica aqui na NZ.... e continuo achando que o mais grave de todos 'e aquele que eu sempre digo: a falta de padaria! Ai que saudades de um pao fresquinho...
Beijao.
Alline’s last blog post..O melhor da Ilha Sul da NZ em 4 dias
Gostei do seu post. E na primeira oportunidade que eu puder vou visitar a tal padaria em Oakville! =)
Elaine’s last blog post..New project, read! (scroll down for the Portuguese version)
Oi Mirella, adorei o blog. Vc tinha outro, esse é recente, não é?
Vou listá-lo no Big Trip, OK?
Bjos
Paula Bicudo’s last blog post..Yes, nós temos Noronha
Olá Mirella,
Adorei! Pra quem está de fora é muito interessante observar as diferenças!!! Agora pra quem está aí...sentí-las deve ser muito diferente!!!!
Gostaria de ver um post sobre "As 11 coisas que eu faço no Canadá, e que eu não fazia no Brasil."
Será que dá pra sair?????
Beijinhos e adoro o seu blog.
Sylvia Jansen
Oi, Mirella
É, sei que é dificil se privar de certas "coisinhas" de costume.
Mas o importante é essa oportunidade de estar conhecendo uma cultura diferente, com tantas curiosidades e novidades.
É muito interessante mesmo as diferenças culturais, essa coisa dos beijinhos,visita, cumprimentos, moda, novela...
No Japão o pessoal pede pra não ir na casa acredita? Que pessoal incomodado né? Quando convida pra jantar leva em restaurante.
Como os brasileiros são diferentes não???
Espero que quando voce voltar mesmo a passeio mate suas lombriguinhas que te atormentam tanto por ai, hehehe...
Beijos
Viva as pizzas brasileiras, no dia que eu montar uma pizzaria aqui na espanha com um pizzaiolo brasileiro eu fico rica, muito rica. As pizzas aqui sao PÉSSIMAS.
Quanto ao estilo de vida, os espanhois(daqui do sul) sao bem parecidos a forma de ser dos brasileiros, festeiros, de ir na casa dos amigos, de beijinhos(nossa, é tanto beijo), sao bem família, nesse aspecto me sinto bem em casa. Mas a coisa muda com os espanhois do norte, sao mais frios, secos, sérios.
Bjoks
Oi Mirella.
Gostei muito do seu post. Bem ... eu adoro sopa (principamente a de pedacinhos de legumes e macarrão), só não pode se a mesma todos os dias...
Bjs.
Elvira
http://evipensieri.wordpress.com/
lendo o seu blog me lembrei de muita coisa que não faço aqui que até já esqueci que elas existem no Brasil...
:)
Muito bom seu post.
Já estava começando a esquecer disso hehe...
Na real acho que a gente se acostuma/adapta e depois acaba sendo natural...
Mas realmente essa historia do beijo eu sempre fico em duvida mesmo com brasileiros.
Outra coisa que vc podia adicionar a sua lista:
- Abrir a porta quando a visita vai embora. hehe
Abraço
Leonardo
Até parece que moramos no mesmo país. Mesma coisa aqui, exceto pela sopa pois os aussies não são assim tão apaixonados por este prato! Ah, comida italiana decente... Por sorte aqui em Sydney tem um bairro só de restaurante italianos e dá para encontrar algo apetecível, mas nada comos as nossas massas e pizzas! Que saudades! Me controlo tanto para não sair dando beijos e abraços em todo mundo... sinto falta da minha espontaneidade brasileira que só posso exercitar quando estou lá. Beijocas
Sinto falta dos beijos, qdo a chega a gente chega, qdo a gente vai embora...e no telefone, sempre despedir com "um beijo", ah sinto muita falta disso viu...
polly’s last blog post..
Ola .. acabei chegando nesse blog atraves de um outro blog ..
Legal vc compartilhar essas coisas. Assim como a Denise que escreveu abaixo eu e minha familia temos uma visao diferente do mesmo Canada onde vivemos. As pizzas de Sao Paulo realmente eram the best ... mas comparar o que faziamos no Brazil e aqui eh muito dificil na minha opiniao, pois sao paises muito diferentes.
Marc.
mcbueno2k@hotmail.com
Oi Mi, realmente a falta da pizza de São Paulo é de matar. Eu fico todo ano na contagem regressiva pra ir pro Brasil ver a família e tb pra comer pizza na Bráz, no Ráscal, fora outras comidas deliciosas de outros restaurantes, afinal, programa de paulistano é sair pra comer fora! Eu tb me enrolo toda até hoje nesse negócio de beijo e abraço. Sempre fico preocupada de dar beijo e o povo não gostar. Então na maioria das vezes é mesmo aquele abraço sem graça canadense, ou um aceno de longe mesmo. Só fico mais à vontade pra beijar os quebecois, mas depois de vários episódios daqueles que um vai beijar o rosto de um lado e o outro tb e fica naquela situação ridícula tentando desviar da cara do outro, agora aprendi que eles beijam primeiro do lado esquerdo e depois do direito (o contrário do nosso). E de pensar que no Brasil é aquela beijação até qdo a gente chega pra trabalhar, ahaha! Ahh, e pão fresquinho da padoca tb tá com certeza na minha lista de faltantes. Mas adoro poder dormir de cobertor (1 só) o ano todo, esteja +30 ou -30 lá fora! ;)
Bjs!
Tem muita coisa da sua listinha que estou com vc. Muita coisa muda mesmo. Boa semana querida. Bj
celia’s last blog post..VISITANDO AMIGOS - 1 ADVENTO!!!!!!!!!
Oi Mi,
Adorei a listinha! E me reconheci em vàrios itens, excluindo é claro a parte da comida italiana e das roupinhas fashions.
Com relacao às pizzas e à comida italiana, nao preciso nem comentar, né? Mas a moda de Milao chega a ser irritante! Pior do que a moda das novelas da Globo! Se a moda é preto, vc nao vai achar nada vermelho pra comprar, se a moda é curto, nem com reza brava vc encontra alguma coisa comprida...
E ainda nao me acostumei com a ideia de comprar roupas de verao no inverno e roupa de inverno no verao... é muito estranho, em pleno mes de julho, encontrar as vitrines cheias de casacos...
Um dia, quem sabe, eu me acostumo!
Bjs
Luisa’s last blog post..Sacro Monte de Varese
Mi, esse seu post está sensacional.
Vc está sabendo dessa blogagem? Fiz um convite no meu blog, mas vc poderá confirmar se deseja participar no link abaixo.
Blogagem Coletiva Direitos Humanos 2008 II (Aval das Nações Unidas)
Maiores informacoes aqui:
http://fenixadeternum.blogspot.com/2008/11/direitos-humanos.html
Um abraco e boa noite
georgia aegerter’s last blog post..Direitos
Que post legal!!!
Vc sofre mesmo, tadinha....rsrs
Vou lá ver o proximo post.
bjo
deby’s last blog post..Feltro por Nós
olá. eu sou o junior. aachei muito imteressante esse blog...
bem eu nao estou no canada ainda.
mas estarei em setenbro. gostaria de saber uma coisa?
vale apena lagar tudo aqui pra seguir uma vida ai???
Fiz um post pra você: https://www.mikix.com/?p=1033
Aguarde os pessoal responder, muitas vezes vem respostas incriveis que pode te ajudar com a decisão.
Abs
isso aí é muito pouco perto do que se conquista vivendo lá. não tem comparação. a lista do Brasil envolve risco de vida o que é muito mais sério que estas FUTILIDADES.
OI José,
Sim, são futilidades, mas para quem é expatriados isso faz diferença sim... A questão da violência, corrupção e afins, foram os motivos pelos quais a gente sai do Brasil e se você ler esse post https://www.mikix.com/11-coisas-que-eu-faco-no-canada-e-nao-faria-no-brasil/, vai ver que o primeiro item que eu digo "11 coisas que eu faço no Canada e não faria no Brasil…" é exatamente a questão da violência.
Abs
Gostaria de saber como faz para montar uma padaria, lanchonete ou pizzaria no Canadá? Quais as normas e o que é necessário de autorização para um empreendimento desses? E principalmente se é possível conseguir um visto de empreendedor dessa forma, indo montar uma pequena empresa de alimentos (massas) no Canadá?
Se alguém puder (souber) me informar.
Desde já, obrigado.
Oi Matheus,
Eu não entendo desse ramo, mas recomendo esse link: http://canadabusiness.ca/starting/checklists-and-guides-for-starting-a-business/restaurant-and-catering-start-up-checklist/, de repente poder ser o início da luz no fim do túnel.
Abs
[...] a idéia da Mirella do MiKix e resolvi copiar descaradamente adaptando à minha [...]
[...] 11 coisas que eu fazia no Brasil e não faço aqui… [...]
[...] fases que todos os imigrantes no Canadá passam… (versão simplicada e satírica) 11 coisas que eu fazia no Brasil e não faço aqui… 11 coisas que eu faço no Canada e não faria no [...]