No último dia 24 de Agosto, comemoramos 8 anos de vidinha no exterior… e mesmo com todas as idas e vindas, nós sempre estivemos aqui no Canada, esse país que nos recebeu de portas abertas (Thank God!).
A idéia desse post não é ressaltar os prós e contras, que já comentei no post da comemoração dos 5 anos de Canada… hoje vou falar de como foi essa trajetória numa perspectiva de casal, do que eu e o Kiko vivenciamos nessa jornada.
Pois é… em 2000 quando anunciei ao meu chefe que estava me deslingado da empresa e embarcando para o Canada, ele abriu um olhão e disse?! “Mas você vai mesmo?“. Achei estranha a pergunta já que ele tinha passado por experiência no exterior etc e tal… Foi quando ele disse: “Mirella, não quero ser chato, mas você sabia que 50% dos casais que mudam-se para o exterior se separam? E esse foi o motivo da minha separação.”… Ele completou: “Olha… não viva sua vida no exterior em função de seu marido, corra atrás do que você gosta e não se acomode, viu!?”
Naquele momento, fui eu quem o olhei com aquele olho arregalado. Mas dei aquele sorriso colgate e toquei o barco… glup! (engolindo a saliva…).
Passado esses 8 anos, devo confessar que de certo modo meu ex-chefe estava correto… pois são muitas as provações que um casal passa ao decidir mudar-se de mala e cuia para outro país e se a decisão da mudança não for algo pensado e desejado pelos dois, a chance de tudo desabar é enorme. Pois apesar do novo ser algo que deixa todo muito com frio da barriga, muita adrelina correndo na veia e muita correria para que tudo saia certinho, isso tudo deixa a gente meio estressado e há momentos (vários momentos) que a gente se pergunta: “mas o que foi que eu fiz, estava tudo certinho lá no Brasil!“.
Ao contrário dessa estatística dos 50% (que eu não sei de onde veio 🙂 ), meu relacionamento com o Kiko cresce cada dia mais forte… sinceramente, eu não sei como estaríamos se tivessemos ficado no Brasil (isso é impossível concluir), mas aqui, longe de tudo e todos, fez com que nos tornassemos mais cumplices, pois contamos um com o outro para TUDO… além de marido, ele é meu melhor amigo e confidente, é aquele que me entende quando preciso explicar alguma coisa, ou que me dá “puxões de orelha” quado começo a desanimar… as vezes fico preocupada com essa mutua dependencia… mas, por outro lado, é assim que somos felizes e é assim que crescemos juntos.
Não existe dica para se dar a um casal que pretende mudar-se de país, mas eu acredito que o importante é pensarem juntos e buscarem algo maior juntos… sempre juntos e sempre com o mesmo objetivo comum… obstaculos pelo caminho sempre aparecerão, mas isso também os fará mais fortes e unidos.
Update (Set. 4) – Hoje estamos comemorando 9 anos de casamento!!!!!! Parabéns pra gente!
Leia também:
Apartamento novo ou Canada??? (Janeiro/04)
Chegamos no Canada… e agora? (Abril/04)
Fases Canada (Junho/04)
Fases Canada… simplificadas (Marco/07)
Comportamento – mudanca de pais (Ago./05)
Amizade pos imigracao (Out./05)
Amizade pos imigracao II (Maio/07)
4 anos de Canada (Ago./04)
5 anos de Canada (Ago./05)
21 Comentários
Parabéns pra vocês!
Nossa data de entrada no Canadá é bem próxima (22 de agosto) mas com "alguns" anos de diferença! heheheh
Gostei muito do post. E concordo com você: pelo menos até agora, nossa mudança serviu pra nos (eu e o marido) aproximar ainda mais - mas a decisão da mudança também sempre foi conjunta.
Acho que essa estatística do seu chefe não ta com nada. Se o casal tem a tendência a se separar, não interessa se tem ou não filhos, se mudou ou não. Qualquer motivo é motivo.
Beijinho
Oi Mirella,
Estou planejando seriamente imigrar para a Nova Zelandia. Venho a um bom tempo estudando o lugar e tal. Vi que vcs estiveram passeando por lá. Teria como vc dar uma comparada entre o Canadá e lá? Tipo suas impressões... Eu sou arquiteto de sistemas java...trabalhando em um grande banco de investimentos aqui em São Paulo, e já vi que lá tem bastante campo para mim também.
Abraços,
Marcelo
Mirella: Puxa Marcelo... comparar o Canada com Nova Zelandia... dificil, hein?! Principalmente pelo fato de eu ter ido somente a passeio e por uns 18 dias.
O país é deslumbrante, a natureza é de tirar o folego e um dia eu pretendo voltar (a passeio).
Como eu nunca pensei em morar em NZ, eu nunca pesquisei muito a respeito, entende? Tudo que penso é de achometro e não por vivência. Por exemplo, eu acho que a Australia é onde as coisas acontecem do lado de lá em questão de business, entende? Mas pode ser qe esteja errada...
Vou ficar te devendo essa...
Abs e boa sorte!
8 anos? uau!!!! eu me mudei sozinha pro exterior, mas conheci vários casais que se separaram depois que mudaram. Mas eu acredito que não seja por causa da mudança não...
parabéns!!
bjs
Mi, parabens pra voces! 8 anos eh tempo pra caramba! Que voces continuem felizes e unidos por muito mais tempo.
Um beijo!
Oi Mi...
Parabens para vcs por estes 8 anos de Canada!!!
Seu post ta muito lindo..muito bem escrito!
Super beijo
Puxa!!! Mirella e Kiko,
que conquista hein? Congratulations!!!
Parabéns pela persistencia pelo espirito de luta!.
Com certeza voces não esperaram as coisas cairem do céu. Fizeram por onde.!!!
Qto ao casamento, sou terapeuta clinica e o que posso dizer é que o que une um casal é algo que realmente não tem muita explicação. É cultura, quimica, energias, uma benção, uma questão de respeito, companheirismo, admiração, fazer valer, cultivar, tratar o companheiro como uma pessoa sempre especial, preparo psicologico, maturidade, meu Deus!!! É muita coisa acreditem.
Vai muito alem do que podemos ver...
Fico mais com a força do destino, uma grande sorte na vida ter um alguem legal.
Pois isso é muito dificil definir. Espero que voces sejam sempre a tampa, a panela e algo mais.
Grande beijo
Nossa, Mi!! Quanto tempo!!! Parabens pra voces, e muitos anos de mais felicidade!!
Beijocas
Quanto tempo, hein? Garanto que Toronto mudou muito de lá para cá.
Quanto ao relacionamento, o Gean até escreveu um post sobre isso quando eu ainda esta no Brasil e dou total razão a vocês dois.
Se não houver amor, respeito e muita força de vontade nãoé só o relacionamento que vai para as cucuias mas tudo, uma vida inteira!
Parabéns por mais um ano de sucesso e realizões!
Bjs
Parabéns pelo nover de casamento. Sobre mudança e relacionamento - acho que a mudança talvez possa deixar mais clara uma certa incompatibilidade que apareceria anyway, quer o casal tivesse viajado ou não.
Parabens pra voces! Muito linda a relacao de voces dois. E que melhore a cada dia mais...muitas felicidades...
P.S: que bom saber que nao sou a unica que me pergunto as vezes o que eu fiz, sair do brasil que estava tudo perfeito! hehehe..
Bjao, bom findi
Parabéns duplamente ao casal :)
Vcs são pessoas maravilhosas, um casal lindo e serão cada dia mais e mais felizes!
Sempre que a gente conversa sobre eu querer mudar vc sempre me fala isso, que os dois tem queestar de acordo, pois isso mais a frente pode ser desastrosoe vc tá certa amiga ;)
Bjokas
Oi Mirella encontrei voce no blog da Georgia. Fiquei contente com isso. Parabens pra vcs pelos 9 anos de casados. Muitas felicidades. Boa semana. Bj
Parabéns pelo niver de casamento! Legal seu relato sobre os 50% de chance de separação, pois passamos por uma situação semelhante ao conversarmos com um ex-imigrante antes de virmos pra Toronto. Mas é isso aí, estamos olhando para frente, sendo cúmplices nesta nova jornada e curtindo bastante o quarto ano de casados! Um abraço.
Parabéns pelo aniversário!! Que Deus abençoe essa união cada vez mais.
bjinhos
Mi, parabéns pelo aniversário de casamento! Que vocês sejam mais felizes e mais cúmplices a cada ano que passa! Que bom estar fora das estatísticas não é mesmo? Conheco casais que realmente não aguentaram o tranco da mudança de país e o casório foi pras cucuias.
Em tempo, parabéns pela casa nova e pela churrasqueira nova! Vida de subúrbio é ótima, vida tranquila, churrasquinho no fim de semana, tudo muito limpinho e arrumadinho, etc, etc. Eu adoro!
Beijos pros dois
Mi,
Seu depoimento me emocionou muito. A história de vocês é a confirmação que contos de fadas existe na vida real. Vc disse tudo: há cumplicidade entre vocês, isso com amor é parte da base de uma relação, além do fato de vc ser uma mulher apaixonante que vive buscando surpreender-se e ao seu amado também, vcs são autênticos. Acho que na próxima campanha da TIM, vcs podiam participar, por ser exemplo do slogan da cia: Vivendo sem fronteiras...risos.
Uma frase na lingua apache cabe bem neste momento para vcs: Yeha Noha: Desejo Felicidades e Prosperidade.
Parabéns!!!
Continue acreditando no amor, ele é transformador.
Beijos
Bia
Oi Mirella,
Parabens e muitas felicidades para voces!!!
Olha, comigo e com o Paulo tambem aconteceu como voce e o Kiko: nosso relacionamento fica cada dia mais forte. No comeco foi bem dificil para mim, mas o que me fazia seguir em frente era o fato de que voltariamos para o Brasil em 3 anos. Coisa que nao aconteceu ate agora (ja sao 6 anos de USA). Pelo contrario, eu que ja estou no segundo casamento, sei o quanto é importante ter espaco para que o casal resolva suas diferencas sem interferencia de familia e amigos, e no fundo eu prefiro desta maneira.
Bjs
Meu nome é Joanna e tenho 34 anos, e estou casada ha 13 anos. Com dois dias de casada eu e Didi (my husband) nos mudamos para os USA, moramos lá por 7 anos, tivemos nosso primeiro filho lá, hoje está com 10 anos e tivemos a nossa princesa de 1 ano aqui no Brasil. Não tenho como expressar em palavras o quanto sou grata por essa experiência de vida nos USA, crescemos como indivíduos, como parceiros, como amigos, como amantes. E não concordo com a tese de que 50% dos casais que vão morar fora se separam. Para nós foi incrível e recomendo com excelente oportunidade de entrega total na relação. Ultimamente estamos um pouco nostálgicos com o "life style" fora do Brasil...e considerando a possibilidade de uma nova aventura, quem sabe no Canadá. Só que agora como temos filhos, precisamos estudar bastante as opções, poderiam indicar sites ou blogs, sobre a imigração com crianças. Um grande abraço,
Ola Joanna,
Para questões sobre imigração e minhas experiências pessoais, dá uma olhadinha nesse link: https://www.mikix.com/?page_id=674 , lá tem utros links que irá te indicar o caminho... incluisve sobre como começar a procurar sobre a imigração Canadense.
Blogs de brasileiros com filhos no Canada:
Boa sorte e qualquer coisa entre em contato!
Abs
Olá, gostei muito do seu blog, parabéns, muito legal mesmo :-)
Eu pretendo ir para o Canadá com o meu filho, ele tem 25 anos e eu 50, portanto, minha maior preocupação é sobre o emprego, se será dificil conseguir algo por aí, pois ainda não tenho nada em vista... Sou adm. de Empresas, trabalhei muitos anos como gerente de contas na Embratel e atualmente trabalho como tabeliã substituta num cartório, além de outros empregos que tive anteriores a esses, como secretária de departamento, etc..., como vê, experiência não me falta, o que me incomoda e não saber por onde começar ...
Claro que estou verificando a possibilidade de ir legalmente, pois ir sem documentação legal não irei de forma alguma. Então, gostaria de saber se poderiam me informar sobre "empregos" para imigrantes, quais os tipos para quem está chegando e, também, casas ou apts para alugar, preço e melhores locais para procurar.
bem, é isso, acho que perguntei muito né?
um beijo, fiquem com Deus.
Fátima (meu e-mail é fmbsoares@yahoo.com.br)
Olá Mirella,
Parabéns pelo sucesso.
Escrevi uma pergunta ontem e imagino que você nem teve tempo ainda de responder e já estou enchendo com outra... Rsrs
Mas esta é simples, eu acho... Qual a média de salários por aí? Obviamente isto é variável, mas então vamos dizer um mínimo, tipo pra auxiliar de produção, garçom, pedreiro,etc... Profissões que no Brasil são menos bem pagas, mas não deixam de ser honradas. E para um engenheiro, por exemplo?
É muito difícil consegui uma casa própria?
Me desculpe ser tão chato, é que a cada post seu que leio, surgem novas dúvidas.
Obrigado!
Hugo Thebas
Oi Hugo:
O salario mínimo em Ontario é C$10.25 por hora. Para um engenheiro, o valor varia demais, dependendo do tipo de profissão, empresa, cargo e afins, mas eu calcularia algo entre 40-60K anual para um recém formado.
Leia esse post também, que talvez te ajude: https://www.mikix.com/quanto-devo-ganhar-e-o-quanto-vai-sobrar-na-minha-mao-canada/
A casa própria é um "sonho" bem palpável, a maioria dos meus amigos estão financiando uma.
Você não é chato... no que puder ajudar, eu mando pra você as respostas :)
Abs