Enquanto a Marcita diz “Ah Portugal”… eu digo,”Ah Australia”…
De certa forma, eu já estava esperando isso acontecer, e hoje se comprovou… os Australianos são mais preconceituosos detalhista em relação ao sotaque, se comparado aos Canadenses.
Hoje fui a uma entrevista e o recrutador (agente) me disse que a única coisa que ele temia em meu inicio de carreira aqui na Australia, era meu Canadian Accent (Sotaque Canadense)… eu ainda não sei se fiquei triste ou feliz com esse comentário, pois no Canada, o pessoal classificava meu sotaque como latino e aqui subi de nível, meu sotaque é Canadense (risos)… e saibam que até conversando no elevador o pessoal me pergunta: “Are you Canadian?“…
Estou buscando/pretendendo mudar de área (voltar para meu amado e querido Recursos Humanos) e eu entendo que isso venha a ser um problema, já que eu ainda tenho dificuldade em entender os Australianos por telefone e em alguns casos ao vivo… gente, é complexo… parece o pessoal da Ilha da Madeira falando Português… mas não estou tensa, daqui a pouco eu estou usando meu “mate” e meu “G’ Day” em toda parte.
Esse lance de inglês & imigrantes é algo que eu quero fazer comparações entre Canada & Australia… vamos ver o que acontece ao longo do tempo… tudo ainda é muito recente, não dá para ficar julgando!
O site que estou usando para procurar de emprego é esse aqui: http://www.seek.com.au/ e http://www.careerone.com.au/
Update (Março/2009): Pensando friamente sobre esses episodios de sotaque, de repente isso pode ter sido uma desculpa para dizer que eu não tinha o perfil para a vaga… Just a thought!
—x—
Australia & My Accent
Today I went for a quick interview with a recruiter here in Australia… for my surprise, he said the only issue about me would be my Canadian Accent!!! I was kind happy when he said Canadian instead of Latin or Brazilian (this mean my English is improving ehehehe!)… on the other hand, it is quite a shame to hear that from a country which is open to immigrants (no complains… I totally understand the situation).
Maybe I am too new in Australia… and talk on the phone is quite a challenge, once the accent is different (Charlie… can you help me on that?! ahahahaah!)… but I am not sad, I prefer the “nude true” than the unrealistic approach.
I am also planning a career change… I am trying to go to an IT Recruiter field specialized in SAP… and I guess, that is the reason for the “accent issue”, once I will have to talk on the phone very often and deal direct with people….
Anyway… just a quick feedback about the experience I had in Aussie Land!
22 Comentários
Ah, Mirella... eh assim mesmo... existe sim um certo "preconceito" com sotaques... principalmente aqui em Qld, pelo que ja ouvi. Me disseram que sydney e' diferente, pois e' muito mais cosmopolita, Brisbane e' mais "provinciana", conservadora. Moro aqui ha mais de 3 anos com meu marido que e' australiano, ou seja, so' falo Ingles, e o povo daqui ainda tem dificuldade em entender meu sotaque, ate gente da familia dele... Ja quando converso com gente de sydney... e' uma maravilha... eles entendem tudo, nunca tive que repetir uma palavra, pois acho que eles tem os ouvidos mais "treinados" para sotaque, ja que em sydney e' mais facil encontrar imigrante que australiano.
Boa sorte no seu "job hunting".
Thais
Bom saber...
Fiquei meio preocupada de colocar esse post no ar... sei lá, é complicado dar opinião depois de pouco tempo na cidade, né?
Obrigada pelas dicas e tudo mais...
Beijos,
Oi Mirella!!
Quando os Australianos me perguntam de onde e' o meu sotaque eu respondo e emendo: o meu e' Portugues, e o seu? kkkk
Eu e o Gilberto estamos brincando que agora, com o lado direito paralisado, ele esta falando com sotaque Australiano melhor do que antes...
Brincadeiras a parte, a gente se acostuma e ate se diverte.
Cara, as fotos de Niagara Falls e Niagara on the Lake nos deixaram boquiabertos. Simplesmente lindas!!!
Vcs vao a Sydney no proximo fim de semana ou na Pascoa?
Um abraco para vcs dois,
Luciana e Gilberto.
Olá!
Sempre vi seu blog nos outros blogs que frequento e agora resolvi acompanhar também :) Aind anão li muita coisa, só deu pra entender que vocês são daqui (Brasil), passaram um tmepo lá (Canadá) e agora estão aí. E ainda dizem que o homem deixou de ser nômade - rs!
Em relação ao sotaque, eu sempre soube que na Austrália era meio estranho, mas de uns tempos pra cá tenho percebido que é estranho MESMO. O que fico me perguntando é como tantos estudantes brasileiros vão pra Austrália fazer curso de inglês! Aprender com o sotaque deles não vai ser exatamente útil para alguém que não pretende viver por aí, né? Sei lá, estranho.
Beijo,
K.
Ois!
Td bem com vc e o Kiko?
Vc trabalha (trabalhou) com RH?
É? Onde? (indiscreta!)
É q sou estudante de Administração...
Bom, mas RH não é muito minha área (por enquanto...), eu gosto muito de produção, logística....
Blá, blá, blá...
Entrei pra falar oi e comecei a falar de mim!
kkkk
Beijos. Boa sorte na procura, Candian...
Logo que me formei (em Pedagogia e Administração comecei a trabalhar com assistente de treinamento e depois fui coordenadora de treinamento. Primeiro trabalhei na Tecumseh (Sanca City) e depois na ABPL (Sampa).
Mas depois que eu mudei para o Canada, minha vida virou de pernas para o ar e vire consultora SAP ehehehe
bjs e boa sorte nos seus estudos, Mi
oooopssssss
Canadian!!!
Oi Mirella,
Eu tenho uma amiga brasileira que esta a trabalho em Melbourne. As fotos que ja vi sao incriveis. A Australia parece ser um lugar muito bonito. Meu marido tem um amigo Australiano que vem pra ca frequentemente. Da outra vez que ele estava aqui ele fez a gente experimentar o famoso Vegemite. Voce ja comeu aquilo? Eh horrivel!
Beijinhos
Eca eca... odeio Vegemite...
E o povo aqui é louco por isso... é como marca registrada, se vc cresceu na Australia, vc come Vegemite...
ehehehhe
Então tá voltando para o RH amiga?!
Eu estava relutando a minha volta, mas recomeçei a procurar tbm :)
Um bjão e boa sorte :)
Nada como voltar as origens, né? ahahahah
bjs
Mi,
então vcs vão ficar ai na Australia de forma mais permanente?
Legal!!!! Espero que tenha sorte com o emprego.
beijos
A idéia é essa... mas deixa a coisa rolar mais um pouquinho... risos...
Nesse meio tempo, é sempre bom praticar a lingua e tentar um empreguinho, né?
Boa sorte!!
bjs
Mi, boa sorte na sua procura por emprego, tomara que consiga voltar a sua área, pode ser complicado no começo, mas uma pessoa tão acostumada as mudanças como você, de certeza vai conseguir se adaptar bem a essa nova linguagem. Cá pra mim, você vai tirar de letra!!!!
Beijinho grande!
Obrigadinha pelo incentivo... vamos ver o que vira eheheheh!!!
Por enquanto... estou tranquila e nada desesperada! :)
Beijos,
Menina, mas vcs rodam o mundo, hem?!? Acho bárbaro!!
Pois é, essa menina linda chamada Maria, veio do Brasil. Meu irmão cria labradores (linha inglesa) lá na fazenda em Minas. Eu queria poder ter mais aqui, mas com trabalho, etc, etc, não dá. Fico, por enquanto só com ela e o meu beagle Sigmund Freud!
Beijo e queijo!!!
Você deve ter soltado algum "Eh?" ou "abôut" durante a entrevista. rsrsrsrs
Bjs
Mirella,
depois de muito tempo sumida, resolvi dar o ar da graça! Mas não pense que não tenho acompanhado essa sua "virada" !!! Eita peregrinação que vcs estão fazendo pelo mundo, hein?!?
Divirtam-se muito aí na Austrália, com ou sem sotaque!
E boa sorte com a procura por emprego!
Bjs,
Carla
Este é o primeiro relato deste tipo que eu já ouvi falar! Aqui em Sydney isto não acontece não, pelo menos eu nunca soube. Como pode alguém com sotaque tão esquisito e de difícil compreensão exigir isto? Ainda por cima reclamar de um sotaque de outro país de língua Inglesa! Vivendo e aprendendo... Estes dias participei de uma reunião onde havia um Brasileiro (eu), um Indiano, um Italiano, um Americano de Seattle e dois Australianos quando pude perceber o quanto ainda é difícil para mim entender o Inglês dos Aussies. Depois de 2,5 anos aqui eu confesso que ainda tenho dificuldade e preciso prestar muita atenção para compreeender o que é dito por eles. Qualquer outro sotaque eu entendo bem, até o Asiático. Você deveria ter dito para este Crocodile Dundee que o sotaque Inglês Canadense é considerado o mais neutro e compreensível do mundo! bj
Oi Mi!!
Semana passada eu estive numa conferência da empresa, e estavam várias pessoas de todo o Canadá.
Tinha um australiano, que mora em Vancouver.... MUITO difícil entender o que o cara falava!!! Mas sabe que até os canadenses tinham dificuldade???
Toda vez que o cara abria a boca pra falar, tinha que repetir!!! hahaha
Bjos pro cês!
Luly.
Pois é Lu,
Uma amiga canadense da gema (que trabalha nesse mesmo projeto do Kiko, mas em Montreal), também tem dificuldade de entende-los... vai vendo!
E depois o povo vem me dizer que meu sotaque é um problema ahahahahah....
Essa vida imigrante é uma dureza, né?
bjs... to com saudades do ceis!
Sotaque canadense é chique demais, hein? Imagine um australiano com texano que belezuuuuura?
Gente,
Esse negócio de sotaque pega sim. Quando estive em Atlanta quase tive um treco pois eles falavam cantando muito sabe né?? Como rappers??
E a frase que mais falei foi "poderia falar mais devagar por favor"?
E o pior é que eles não ligam pra voce. Continuam no mesmo ritmo, incrivel. Muito egoistas. Quando voce vê que alguem tem outro accent precisa maneirar, concordam? Hoje todos sabem que no Canada, na Australia é uma torre de babel. Claro o universal é o ingles mas poderiam pegar leve é gente de todo canto. Pelo menos nos postos de informações poderiam falar um ingles mais claro, talvez um "oficial" que para nós é o american pronunciation (não o de Atlanta...), não acham?
Mirella, quanto a área de treinamento não sei por ai mas no Brasil se faz necessária e imprescindivel pelas auditorias das ISO.
E isso é padrão internacional.
Beijos
oi, alguem sabe como e com quem tenho de falar para chegar á australia, quero muito ir mas precisava de bases.
Habitação, trabalho, escola.
Quem me puder ajudar ... porfavor diga algo ...
:) fico á espera ;)
oi mirela, super demais teu blog.
Ja morei na Australia, Inglaterra e atualmente moro nos Estados Unidos, sou cidada americana tambem.
Eu, minha opiniao, a gramatica e o jeitinho de falar do australiano, britanico e canadense nao diferem muito.
honour(nos tres países) e aqui nos Estados Unidos honor.
Voce esta ai no sol e eu aqui no inverno proximo :D
bjs.
Mirella,
que bom existe este site!!!valeu.
Anotei as dicas de site de emprego au, visto que eu terei que largar o meu emprego daqui para ir para Australia com meu marido....buaaaaaaa :roll:
Olá,amei o site!
Estou com a maior vontade de ir para a Austrália para fazer intercâmbio!Estava em dúvidas quanto ao canadá,mas estou quase certa de que será Austrália pelo fato de ser parecida com o Brasil...
Bom ,mas queria esclarecer uma dúvida.O fato de vcs mudarem de país assim frequentemente não interfere na questão do trabalho? sabe aquele termo "sujar a carteira" ou também,os empregadores decidirem não empregar justamente por saberem das indas e vindas para outros países? Eu te pergunto,porque tenho muita vontade de fazer o que vcs fazem,aprimorar o ingles,fazer um curso na area da beleza em no exterior e sair pelo mundo !! rsss
Ola Martha,
Particularmente eu acredito que diferentes experiências só tendem a acrescentar no curriculo. Claro que não rola ficar 3 meses em cada lugar, tem que ser mais constante para deixar o CV ainda mais interessante.
Nós ficamos 10 anos no Canada, com algumas idas para os EUA e uma para Holanda ... e agora estamos há 1 ano e pouco aqui na Australia... então, estamos mantendo essa constância.
Boa sorte pra você! :)
Abs