Como vocês sabem… eu recebo e-mails relativos a imigração para o Canada… eu costumo responder todos (em mais ou menos dias) e sempre dou dicas e sugestões que estão ao meu alcance…
Dia desses, recebi o e-mail abaixo e resolvi fazê-lo publico… pois essas podem ser perguntas que outras pessoas têm. Vamos lá:
“Não sei se vc assistiu ou se já te falaram, mas, nessa semana passaram várias matérias sobre o Canadá no Jornal Nacional. Não pude assistir na hora, mas assim que me falaram, eu entrei no site da GLOBO e assisti no computador. Cada vez mais minha vontade aumenta de me mudar, mas ainda tem muita água pra passar debaixo da ponte…hehehehehehe!!!!!!”
Mirella responde: Infelizmente tive o prazer de assitir essa “belíssima” reportagem… inclusive, dela, sairam dois posts aqui no blog: Canada – Novo Eldorado I e II
“Meu esposo ainda não está convencido e talvez a imigração não aconteça pra mim.”
Mirella responde: Na minha opinião, para uma imigração ser bem sucedida, é necessário que toda a família esteja envolvida e que queira imigrar seja para o Canada, ou qualquer outro país.
E para isso, colher informações (de várias fontes diferentes) é uma excelente forma de começar a ponderar se a imigração pode ou não ser uma boa alternativa para vocês. Não é necessário se convercer, mas sim, estar com vontade de vir, querer vir.
O começo da vida no exterior tem seus encantos, mas tem também seus dissabores e o fato do “querer”, é fundamental para superar os obstáculos que venham a surgir no meio desse processo.
Muitos brasileiros, depois que pisam no país que decidiram imigrar, mudam o foco… antes de chegar, eles estavam interessados na experiência que teriam fora, na oportunidade de conhecer uma nova cultura, no aperfeiçoamente da lingua, de ficar distante da vilolência etc etc etc… mas depois que chegam aqui, a coisa mais importante é se “dar bem” para provar as pessoas que ficaram no Brasil, que a decisão de ter vindo foi correta…
Eu sempre digo, não percam o foco da imigração… e se dinheiro for seu foco, eu não recomendo o Canada, é melhor tentar ir para o vizinho do sul.
“Pois bem, vamos à pesquisa:
Posso te fazer umas perguntas????”
1. Hoje, depois do que….uns oito anos de Canadá??? Qual a visão de vcs sobre a decisão que tomaram????
Mirella responde: Sem dúvida, foi a melhor coisa que fizemos… Não somente pelo fato do Canada ser uma país com uma qualidade de vida excelente… mas pelo fato, dessa imigração ter nos dado a oportunidade de descobrir que o mundo é maior que o Brasil, que existem oportunidades e coisas maravilhosas espalhados pelo mundo.
Hoje não somos presos a um país, mas somos presos ao mundo (que poético, né?!)… Estaremos onde faz sentido para a gente, em determinado momento… depois, é “só” arrumar as malas e ir para o próximo destino… esse senso de flexibilidade que temos, devemos ao Canada.
Hoje por exemplo, estamos aqui na Australia… e quem sabe a gente não vai ficando, não é mesmo???
2. Profissionalmente falando, valeu à pena???? Vcs já estão aonde esperavam?????
Mirella responde: Sim… estamos muito satisfeito com o que alcançamos até agora.
Eu tenho plano de mudar de área em breve… o Kiko também esta pensando em mais para frente ir para a universidade e fazer seu PhD. Mas tudo isso ainda são planos e nada esta concretizado.
Sim… estamos onde esperávamos estar… mas continuamos batalhando para os realizar os próximos objetivos…
Ah… um coisa que vale ressaltar. O pessoal da área de IT costuma ter muito mais facilidade de conseguir emprego e de se realocar rapidamente quando chegam no Canada… eu não sei como funciona em outras áreas. Meus amigos que trabalham na área administrativa, demoram mais tempo…
Leia esse post também: Profissão – Canada
3. Supondo que um de vcs estivesse ganhando uma boa grana no Brasil (sei lá, tipo uns 20 mil reais) vcs ainda largariam tudo pelas terras geladas???
Mirella responde: Eu não quero ser desanimadora… mas 20 mil reais não se equivalem nem aos 14 mil dolares que o governo exige que você tenha para imigrar…. e na minha opinião, 14 mil dolares não é o suficiente para começar uma imigração, principalmente se a intenção é viver no centro de Toronto.
20 mil reais e acho que dinheiro nenhum nos prenderiam ao Brasil ou a qualquer outro país… Na verdade, quanto mais dinheiro, maior a flexibilidade e a tranquilidade de “arriscar” e sair pelo mundo.
4. Realmente tiveram que começar tudo de novo, ou já entraram no mercado com uma boa aceitação???
Mirella responde: Como eu havia dito, o Kiko entrou no mercado rapidamente… o que nos garantiu uma certa facilidade.
Eu demorei para me colocar no mercado e inclusive mudei completamente de área…
5. Quanto tempo vcs demoraram para estarem os dois trabalhando com um salário que já pagava todas as dívidas mensais?
Mirella responde: O salário que o Kiko conseguiu nos primeiros 2 meses de Canada, já nos garantiu uma certa estabilidade financeira e psicológica (aluguel da casa, financiamento de um carro e todas as contas da casa).
Eu no começo fiquei nas aulinhas de Inglês… depois de um ano de Canada, dei aula de português para crianças no OCDBS e no meio disso, surgiu a oportunidade de eu fazer um treinamento de SAP/BW e entrar nessa área (IT)…
Recomendo a leitura do blog Entrevistando Expatriados como outra fonte de pesquisa e também o FAQ – Canada (MiKix).
Obs: Mais alguma pergunta? Manda aí nos comentários que eu respondo…
Em Março de 2007, quando estávamos na California… a gente “brincou” da mesma coisa, lembram? Olha as perguntas e as respostas: aqui.
20 Comentários
Mirella,
minha noiva e eu acompanhamos seu blog a bastante tempo, gostamos muito! a vida de vcs eh mt chata... hehe!
Queriamos te fazer uma pergunta: pra vcs que já moraram nas duas cidades, qual o melhor lugar pra começar a vida no Canadá, Ottawa ou Toronto? Cidade grande logo de cara ou uma menor pra ir se ajeitando aos poucos?
Sou da área de TI e minha noiva administração/comercio exterior!
Abraços pra vcs!
Oi Rafael,
Eita perguntinha difícil, hein?! Risos...
Mas vamos lá... vou dar os prós e contras de cada uma...
Ottawa:
* Excelente qualidade de vida (especialmente para família com crianças) e Kanata (cidade onde morava é espetacular).
* Tem vários parques, é mais perto de várias cidades... dá para ficar indo de carro pra lá e pra cá com mais facilidade (Montreal é melhor ainda em questão de localização).
* A Grande Ottawa tem cerca de 1 milhão de habitantes... ela tem (quase) tudo que uma metrópole como Toronto tem, mas sem os problemas...
* Os suburbios (Kanata, por exemplo) não são tão longes de downtown...
* É mais frio que Toronto... cerca de 5C a menos e cais bem mais neve... para quem gosta de esporte de inverno, isso é positivo.
* O valor das casa é mais baixo... mas tudo já aumentou tanto... um horror! (risos)
* Ottawa é mais bonita que Toronto...
Toronto
* Tem mais oportunidades de emprego que Ottawa.
* Centro financeiro e de serviços do Canada
* Apesar de bem paradinho... é lá que acontece as festas, bares e baladas... para quem gosta da noite, é uma boa opção (mas Montreal é melhor nesse quesito)
* Hubby aéreo Canadense... excelente ponto para quem viaja com frequencia.
* As casas no centro são caríssimas... no subúrbio melhora um pouquinho.
Enfim... se você perguntar pra mim... eu HOJE, prefiro Toronto, gosto de North York (onde moro) e se fosse escolher um suburbio, moraria em Oakville. A coisa boa é que meus cumpadres moram em Ottawa... então eu estou (quase) sempre por lá.
Mi,
Como esta a vida por ai? Voces vao fazer falta. Eu perguntei pro Ken: advinha onde a Mirella esta morando? ...Na Australia. Ai ele disse: "One thing I can say about Mirella is that girl sure gets around"...lol
Peninha que vcs nao vem a minha festinha. Pelo menos teremos alguns representantes da ala de North York.
Beijos e tudo de bom nesta nova fase.
Mel
Daqui a pouco vamos ver a Mirella estrelando um talk show hahahhaha
Que Canada o que Mi... fica na Australia pelamordedeus... preciso de uma "pensao" para quando for hahahahahah
GOSTEI DAS SUAS DICAS SOBRE AS CIDADES CANADENSES !!! VOU ATÉ ARQUIVAR ...E AS CIDADES AUSTRALIANAS , COMO SÃO ? BJOCAS
Recebi este mesmo e-mail com as mesmas perguntas (copy paste), acredita?! Se eu soubesse que vc tb tinha recebido eu tinha poupado meu tempo em responder.. hehe
Beijos
Oi Mirella! Parabéns pelo seu blog.
Você sabe me responder se o Consulado Canadense implica com casamento por procuração. Após um longa jornada de documentação (meu noivo é cidadão canadense e divorciado), finalmente e graças a Deus, o meu casamento será no mes que vem, só que ele não poderá estar presente e não queremos mais perder tempo, uma vez que o processo de imigração já é demorado.
Bjs e obrigada!
Mirella: Oi Rose,
Tudo bem?
Eu não tenho experiência nessa assunto de casamento, pois eu casei no Brasil com um brasileiro...
Duas amigas que casaram com Canadense, também não tiveram esse impecilho... elas recomendaram que você entre em contato com o consulado e pergunte como fazer e qual a melhor forma de comprovar o casamento, pois normalmente eles pedem fotos.
Boa Sorte!
Mirella
gostaria de trabalhar no canada sou agente de seguranca pessoal para impresario
Ai Mirella achei o seu site aqui ... meu tenhomuita vontade de ir mora no canada ou na australia mais queria sua opniao faço faculdade na area de comunicaçao social Publicidade e propaganda qual pais vc acha que poderia tentar entrar na area ??? qual voce acha mais possivel??????
queria muito saber umas dicas sobre.
vou embora do brasil daqui uns 3 anos vo termina minha facul antes e termina meu ingles inter tbem .
Agradeço desde ja.
Beijaoo muitas felicidades !
oi Mirela
(MIRELA COMO DIZ OS PORTUGUESES ESTE BLOG É MUITO BUE, MUITO FIXE) estou descobrindo bastante coisas!!! voce deveria de presta um serviço de acessoria pela net..... rsrsrs
Moro em Portugal, estou pensando em ir pra o Canada se DEUS permitir claro, trabalhamos na área de restaurante japonês, e meu marido que é decendente de japonês tem dúvidas se é bem aceita a culinária japonesa no Canada? Se voce tiver como indicar algum restaurante fico muito grata.
Mas tenho seguido seu conselho...pesquise muito antes de aventurar-se, de tomar qualquer decisão.
Tenho visto algumas reportagens mas muito vaga as informações sem falar que não conhecemos o País ai fica mais difícil ainda.
o motivo da minha mudança e pelo fato da minha filha desejar transferir o curso da universidade para o Canada, para especializar-se na lingua, ainda tenho muitas dúvidas se vale a pena. Sera que os Estados Unidos é melhor? Realmente estou com dúvidas temo pelo clima também não sei se vou acostumar em fim são várias perguntas que não sabemos como obter resposta.
Mas é muito interressante seu blog e acredite tudo que você divide o Senhor lhe dará em dobro, bom poder encontra informações assim pois não são todos que prestam essa gentileza! (PARABÉNS)
que DEUS continue dando a você essa vontade de ajudar o próximo.
abraços
que Deus abençoe
Olá Mirella,
olha eu aqui outra vez! Tá bom, vou confessar que estou viciada no seu blog e no do Gean. Os blogs sao obrigatórios para quem quer ir p/ o Canadá. Mas tenho que confessar que nao só por isso. Vocês sao muito carismáticos e simpatissísimos! Confesso que entro aqui e no Gean diariamente e me alegro com toda atualizacao. Espero que vcs nao se cansem e abandonem os blogs.
Vou explicar rápidinho quem sou: Sou paulista do "interiorrrr". Estudei letras na Unesp e vim p/ a Alemanha como intercambista. Me apaixonei, casei e fiquei e isso já há oito anos! Como nao tinha terminado os estudos no Brasil, voltei a estudar aqui e mudei de área. Se tudo der certo estarei me formando em breve em pedagogia e ainda pretendo fazer uma especializacao em pedagogia "Montessori". Meu marido estudou Filosofia e Cultural Sciencies, mas trabalha como Didactical Designer na área de e-Learning. Nosso sonho é ir p/ o Canadá já que aqui nao nos sentimos em casa. Se o Canadá for metade do que vcs descreveram, entao, com certeza essa será uma boa decisao. Meu marido tem parentes em Toronto, mas nosso desejo é ir para Vancouver pois temos horror ao frio "desnecessário"(-20 graus! Fala sério! Rsrsrs). Pretendemos ir p/ Vancouver em Agosto, se souber de algum hotel ou apartamento, quarto para temporada, por favor nos avise!
Deixo um abraco e um muito obrigado por vc existir muito grande!
Bjs,
Aline
Oi Aline,
Tudo bem?
Obrigada pelas palavras sobre o blog :)
Fico feliz que você goste e que o Mikix seja de alguma uitlidade ehehehe!!! Mas nem vale comparar as besteiras que escrevo aqui com o Gean, né? Ele faz um blog com todas as informações que qualquer imigrante sonhou em ter sobre o Canada, o meu "bloguinho" é mais relax, falo sobre qualquer coisa que dá na telha... eheheh
A decisão de vcs de ir para Vancouver é muito sábia :)... A cidade é linda e o frio muuuuuuito mais ameno.
Quanto as apes... eu dei uma procurada no google e achei esses:
http://www.uniqueaccommodations.com/
http://www.downtownaccommodations.ca/
http://www.vancouverextendedstay.com/
Não sei dizer se é bom ou ruim... mas de repente pode ajudar para comecar as pesquisas.
Abs e boa sorte!
Obs: Aline, será que você não gostaria de ser nossa entrevista no blog Entrevistando Expatriados??? :)
Mi,
olha só, já vou te dando apelidos. VC é um anjo! Ai meu Deus, agora até fiquei com vergonha de ter te dado tanto trabalho... muito obrigada pelos enderecos, a gente se vira, no problem.
Eu gosto muito da diferenca entre os dois blogs, o seu é especial, sei lá, mais feminino. Acho que contando sem a intencao de querer contar vc acaba dando muito mais informacao do pensa. Sei lá eu sou assim, acabo entendendo como as pessoas e as coisas funcionam através dos detalhes e das informacoes que parecem supérfluas.
Quanto ao "Entrevistando Expatriados" já tinha realmente pensado nisso... É uma boa idéia. Até a próxima.
Beijos,
Aline
ehehehe... que bom que ajudou para alguma coisa. Vc já chegou a ver com a Ana do blog Colorido Vida? (Link: http://coloridavida.com/blog/)... ela mora em Vancouver e de repente tem uma luz.
Obrigada novamente pelas palavras, viu?!
Vou te mandar um e-mail coms as perguntas.
Bjs
Olá,
Primeiramente parabéns pelo “site”. Realmente informativo e gostoso de ler.
Tenho umas pequenas dúvidas finais sobre imigração.
Eu e minha esposa (ela é canadense) somos biólogos casados há 3 anos e moramos no Brasil (casamos aqui). Acabamos o mestrado aqui na amazônia e pretendemos morar em Vancouver. Darei entrada na minha papelada de imigração mês que vem, ela sendo minha candidata a “sponsor”. Ai vêm as dúvidas: Como ela poderá ser julgada como sponsor se mora no Brasil há bastante tempo e não saberá qual será o emprego dela nem o salário?
Segunda pergunta: meu inglês não é suficiente para um TOEFL. No processo de imigração familiar isso é levado em consideração?
Se vocês souberem informar sobre isso ficarei muito grato , pois realmente estou com dificuldades para encontrar respostas para essas perguntas.
Grande abraço!
oi mirella td bem com vc e com a dani souza
um super bj de sua fã camila vitoria :D
Agora fiquei confusa... quem é Dani Souza? :)
Abs
Mirella, boa tarde!
Você conhece Québec? O que pode me dizer de lá?
Abraços.
Sim conheço ... mas a pergunta é bastante genérica.
Onde em Quebec? Sobre qual assunto? Em relação a que?
Digo isso, pois posso escrever uma bíblia sobre e Quebec :)
Abs
Qual a melhor idade para imigrar para o Canadá, pois tenho 44 anos? sou servidor público, tenho formação superior em andamento pedagogia, mas não falo inglês.
Oi Daniel, Tudo bem?
Olha ... sinceramente eu não sei mais como anda os requisitos do processo federal de imigração para te dar dicas.
Na minha época não tinha limite de idade (isso há 15 anos), mas hoje sei que depois dos 30 começa a perder ponto.
Recomendo você pesquisar sobre o processo do Express Entry e nesse meio tempo estude muito inglês, isso é muito importante e irá fazer uma total diferença.
Boa sorte!
Abs
Oi Daniel, Tudo bem?
Quem sou eu para dizer qual a melhor idade... eu sempre acho que quanto mais cedo melhor.
Abs