Cada uma que a gente tem que ouvir e ver…

Vocês assistiram ontem a reportagem do Jornal Nacional sobre “Canadá, o novo eldorado“?

Algumas das falas dos entrevistados:

Nunca fiscalizaram. Só no começo, quando você entra, ele vê sua carta, carimba seu passaporte e é isso”. (Daniel Lopes Santana – “estudante” trabalhando ilegalmente)

Eu acredito que o governo canadense não quer que você venha pra cá sem estar preparado e existem muitas oportunidades aqui”. (Márcio Yudo – imigrante legal – assistente de diretor, excelente fala)

Aqui a gente trabalha e se ganha dinheiro. O serviço é pesado, é bruto e a gente ganha dinheiro, então é o que faz a gente fazer essa aventura”. (Pedreiro Antero Pereira da Silva pagou US$ 4 mil, cerca de R$ 8 mil, para cruzar a fronteira dos Estados Unidos para o Canadá, com ajuda de um atravessador, chamado de “coiote”)

Pode ser ele um engenheiro, pode ser um açougueiro, pode ser um padeiro. Todos esses são qualificados. Eles trazem consigo uma experiência que pode vir a enriquecer o mercado canadense” (Márcia Casado – especialista em imigração)

Para ver o vídeo da reportagem, cliquem aqui.

Cada um tira a conclusão que desejar… Mas eu achei a reportagem de extremo mal gosto e de apoio a imigração ilegal… Eles enfatisaram demais o fato que, diferentemente do vizinho do sul (EUA), o Canada continua oferecendo trabalho, a “entrada” é mais fácil e que a qualidade de vida é excelente…

Gente, isso é uma irresponsabilidade…. Tudo bem que o Canada oferece qualidade de vida melhor que os EUA (na minha opinião), mas daí a falar que é fácil entrar… basta ir lá pagar o “coiote”, ou entrar com visto de estudante e pronto…

Esse tipo de “notícia” desvaloriza a imagem de imigrantes brasileiros, que entraram legalmente e que passaram pelo processo da maneira correta e sem “coiotes”… Que trabalham e que tentam mudar a imagem do Brasil (de bunda, fio-dental, topless etc) aqui dentro.

Ah… que palhaçada, viu?! Eu fico p… da vida com isso…

Update: Alguns deixaram mensagem na caixa de comentários, dizendo que cada um sabe a “farda que carrega”. Eu entendo que muitos vêm para o Canada (legal ou ilegalmente) tentar a vida e em busca de melhor condições de vida e que isso não deve ser um privilégio de pessoas formadas e coisas do tipo… respeito a coragem de trabalhar em condições climáticas não muito animadoras, ou topar os sub-empregos…
Mas eu continuo contra imigração ilegal, sinceramente, não sei se vale a pena o sacrifício, o risco de ser deportado e coisas do tipo. E o pior, muitas vezes eles recebem muito menos que os imigrantes legais ou canadenses… é pura especulação de propretários que querem se dar melhor e fazer mais lucro (eu sei… agora vocês vão me dizer, que um funcinário tem um custo muito alto… mas sei lá… eu continuo não aceitando).
Na verdade, acho que não estou tão brava com o fato da ilegalidade… fico brava quando bordam o paraíso… quando escancaram a porta dizendo: “podem ir, desencane dos EUA, o “Canada é o novo eldorado””… Só o nome da reportagem me dá enjoo.
Mas é assim mesmo… continuem colocando a opinião de vocês abaixo… eu acho que é interessante essa troca de informação, principalmente para os futuros imigrantes.