Vocês assistiram ontem a reportagem do Jornal Nacional com o tema: Canadá, o novo eldorado“?
Pois é, essa reportagem deu o que falar aqui no blog Mikix, então resolvi vir aqui comentar minhas impressões sobre o assunto.
Algumas das falas dos entrevistados:
“Nunca fiscalizaram. Só no começo, quando você entra, ele vê sua carta, carimba seu passaporte e é isso”. (Daniel L. S. – “estudante” trabalhando ilegalmente)
“Eu acredito que o governo canadense não quer que você venha pra cá sem estar preparado e existem muitas oportunidades aqui”. (Márcio Yudo – imigrante legal – assistente de diretor, excelente fala)
“Aqui a gente trabalha e se ganha dinheiro. O serviço é pesado, é bruto e a gente ganha dinheiro, então é o que faz a gente fazer essa aventura”. (Pedreiro Antero Pereira da Silva pagou US$ 4 mil, cerca de R$ 8 mil, para cruzar a fronteira dos Estados Unidos para o Canadá, com ajuda de um atravessador, chamado de “coiote”)
“Pode ser ele um engenheiro, pode ser um açougueiro, pode ser um padeiro. Todos esses são qualificados. Eles trazem consigo uma experiência que pode vir a enriquecer o mercado canadense” (Márcia Casado – especialista em imigração)
Para ver o vídeo da reportagem, cliquem aqui.
Minha opinião sobre o tal Novo Eldorado
Cada um tira a conclusão que desejar, mas eu achei a reportagem de extremo mal gosto e de apoio a imigração ilegal. Eles enfatizaram demais o fato que, diferentemente do vizinho do sul (EUA), o Canada continua oferecendo trabalho, a “entrada” é mais fácil e que a qualidade de vida é excelente.
Gente, isso é uma irresponsabilidade! Tudo bem que o Canada oferece qualidade de vida melhor que os EUA (na minha opinião), mas daí a falar que é fácil entrar, basta ir lá pagar o “coiote”, ou entrar com visto de estudante e pronto.
Sinceramente, esse tipo de “notícia” desvaloriza a imagem de imigrantes brasileiros, especialmente aqueles que chegaram legalmente e que passaram pelo processo da maneira correta e sem “coiotes”.
Ah… que palhaçada, viu?! Eu fico p. da vida com isso!
Opiniões nos comentários
Alguns deixaram mensagem na caixa de comentários, dizendo que cada um sabe a “farda que carrega”. Eu entendo que muitos vêm para o Canada (legal ou ilegalmente) tentar a vida e em busca de melhor condições de vida e que isso não deve ser um privilégio de pessoas formadas e coisas do tipo. Além disso, respeito a coragem de trabalhar em condições climáticas não muito animadoras ou topar os sub-empregos.
Apesar de entender, eu continuo contra imigração ilegal. Sinceramente, não sei se vale a pena o sacrifício o risco de ser deportado, viver com medo de ser pego e coisas do tipo. E o pior, muitas vezes os imigrantes ilegais no Canadá recebem muito menos que os imigrantes legais ou canadenses, os proprietários acabam se beneficiando desses profissionais, fazem mais lucro e não tem nenhuma responsabilidade com essas pessoas.
Na verdade, acho que não estou tão brava com o fato da ilegalidade, fico brava quando bordam que o Canadá é um paraíso, quando escancaram a porta dizendo: “podem ir, desencane dos EUA, o “Canada é o novo eldorado””. Só o nome da reportagem me dá enjoo, pronto falei!
Independente da minha opinião, continuem colocando a opinião de vocês abaixo… eu acho que é interessante essa troca de informação, principalmente para os futuros imigrantes.
Leia também:
52 Comentários
Oi Mim, eu vi a reportagem e desacreditei no que ouvi tbem, foi bem isso que vc falou mesmo, tipo" aceitamos ilegais" muitos estao desanimados com a falta de trabalho aqui, por causa da economia agora, e estao indo mesmo. Mais um pais mal visto agora. bjs
Ops, Mi!
Oi Mi,
Eu concordo contigo. Ontem e hoje eu não parei de receber e-mails e comentários. Até fora do ar o blog ficou devido a repentina quantidade de acessos. O motivo, como você falou, foi uma reportagem que a meu ver não falou o que precisa ser falado por completo. Deu a impressão de mandar as pessoas virem para cá pq é mais fácil. Não é, mesmo!
Obrigado por citar o blog.
Beijo
Vi a reportagem,Mirella e fiquei surpreso,pois nunca achei que fosse facil.
Mas uma coisa ela acertou,tem muitos brasileiros indo embora mesmo.
Até eu fiquei empolgado,hehehe. Mas não sei nenhuma das linguas.
Beijos!
Isso realmente eh de uma irresponsabilidade imensa. Absurdo!
bjs
Lys
Impressionante mesmo! Ainda bem que vcs viram, se eu contasse não iam acreditar! Logo pensei em vcs e no que iriam achar dessa palhaçada!
O mais incrível é colocar o nome completo dos ilegais assim na maior cara de pau! É o fim...
Tem razão, Mirella, eu vi a reportagem.... por isso às vezes tenho vergonha de ser jornalista!! bjs
Oi,
Entro sempre no seu Blog mas esse é meu primeiro comentário, cliquei no link e fiquei impressionada com a péssima reportagem, assim como a Silvia, me senti envergonhada pelos meus "colegas" jornalistas.
Obrigada pelo post, se não tivesse sido colocado aqui eu dificilmente teria assistido.
Um abraço,
Ana
Ah! tem uma dica de turismo pra vc lá no Consulta!!
Mi,
Minoria sao os brasileiros que se qualificam para o processo de imigracao do Canada. Vc acha que a Globo colocaria uma materia (de bom tom) para uma parcela pequena da populacao??? Ela continua "conversando" com a maioria e promove assuntos que da o que falar e da esperanca a qualquer um..
A materia eh de mal gosto, mas que a ilegalidade aqui tb eh descarada!!! E isso me deixa indignada. Fiscalizacao aqui eu so vi na epoca da copa do mundo 2006, depois disso, eles tao deixando o povo correr solto, o pessoal aqui tb deveria pegar mais pesado com os "estudantes".
Beijos
É sempre interessante o jeito que o próprio Brasil mostra que a melhor coisa é 'procurar outros horizontes'. Cadê a esperança de se verem as coisas mudar no Brasil? Ninguém tá interessado em propaganda positiva do próprio Brasil, tentar guardar o cidadão natural, melhorar a vida do povão? Nem, mas fácil mandar a mensagem que pra fora é muito melhor. E de que forma? Os meios justificam o fim? A ilegalidade é não é só um desrespeito (e uma mácula) para os outros imigrantes que são legais (e cidadãos), mas é tb indignificante pra própria pessoa que será vista pelo cidadão natural do país como um parasita. Este é sempre alvo fácil de empregador explorador, que usará a mão de obra ilegal de forma indignificante. Eu acredito que nenhum dinheiro paga dignidade, porém, isso é eu e eu.
Não interessa qual país vc imigra, vc é sempre forasteiro e nem sempre 'querido'. Porém, tentar fazer sua situação a mais decente (e legal) possível é sempre uma forma de mostrar respeito pela 'nova casa' e pelas pessoas ao seu redor que permitem sua permanência.
A forma como a Globo mostrou a situação da ilegalidade é totalmente ilusória. Só porque o rapaz atravessou o fronteira através de um coiote, foi bem sucedido e ainda arranjou um trabalho, não significa absolutamente nada. Até parece que as coisas são tão simples e fáceis assim. Logisticamente falando, esse rapaz foi 1 em 1.000 que deu certo.
Vamos ser claros com todos que querem imigrar para qualquer país: imigrante bem-vindo e que tem alguma chance de obter uma colocação no mercado de trabalho é aquele que passa por todos os processos imigratórios. Com certeza o padeiro super qualificado e documentado é muito mais bem sucedido e possui uma ótima qualidade de vida do que um padeiro indocumentado.
Eu me sinto muito mal, quando um brasileiro chega no meu blog e me envia um email, pedindo a minha opinião sobre o que eu acho deles entrarem aqui no US com visto de turista ou de estudante, para ficarem ilegalmente ou para tentarem conseguir um visto de trabalho durante este período. A minha resposta é sempre negativa, e fica parecendo que eu sou a chata e a pessimista. Mas é difícil essas pessoas aceitarem que o futuro que eles buscam desta forma é um caminho sem paz, frustrante e provavelmente um caminho de volta pra casa, com uma mão na frente e outra atrás.
O gosto da quinua é bom, parece aveia, mas é diferente. Vale a pena experimentar!!
Mi, achei a reportagem ridícula no sentido de iludir as pessoas e fazê-las acreditar que as coisas aqui são tão fáceis assim. Eles esqueceram de mencionar como é arriscado não ter seguro saúde, de como é "agradável" trabalhar a -20oC, a solidão de estar sozinho num lugar estranho, entre outras coisas. Agora, eu não tenho nada contra quem vem tentar a vida aqui com ou sem visto. Nós somos privilegiados por termos pais que nos ofereceram estudo e conforto, de termos pontuação suficiente pra imigrarmos legalmente. Mas nem todos têm essas mesmas condições e, pra chegarem à conclusão de que é melhor abandonar família e vir tentar a vida clandestinamente num lugar assim distante, é porque as coisas no Brasil realmente estão feias... E de que adianta o governo canadense deportar todo esse pessoal que representa essa mão-de-obra barata e necessária ao país? Eu é que não me habilitaria a ir construir casas ou fazer faxina no lugar desses ilegais. ;)
Bjs!
Ninguém pode julgar uma pessoa que prefere se aventurar e viver ilegal em outro pais, cada um sabe sua história e o que levou a decidir suas escolhas, portante quem esta ilegal, quem se sujeita a trabalhar em sub-emprego sabe a sua resposta.
Agora, essa reportagem não esta certa, porque incentivar a se tornar ilegal é outra coisa! A pessoa não faz idéia do que é viver em um outro país com uma outra cultura e até língua, porque muitos nem a língua falam direito. Conheci muito brasileiro que vivia há 20 anos nos USA e nem hello sabia falar.
Tenho amigos que passaram no processo do Canadá e tenho amigos que ainda aguardam, porque fácil não é, e falar dessa forma para a massa é saber que desastre aparecem.
A massa esta deixando os USA, sem social não tem mais trabalho, esta muito difícil, ai o fulano vê globo e pensa, já estou aqui nos USA, vou pagar o coiote ( ilegal por ilegal, tá tudo ilegal !) e vou cruzar a fronteira e tentar por lá, só acaba com a visão do brasileiro mesmo.
Esse assunto dá pano pra manga :D
Realmente uma dessas desqualifica tudo, todo o trabalho dos brasileiros que tentam fazer a coisa corretamente.
Eu não vi essa reportagem, só vi uma que deu ontem falando da cidade subterrânea que existe para o pessoal fugir do frio intenso daí.
Li tbm o blog do Gean e gostei do post.
Bjokas
Oi MI
Concordo plenamente com vc, isso acaba desvalorizando o Canada e os imigrantes que suaram a camisa para imigrar legalmente no país, e ilude muitas outras pessoas a achar que aqui é facil vir trabalhar e ganhar dinheiro.
Ah, adorei o video da sua mamis, como é bom ter elas por perto de nós não é?
A minha foi embora semana passada, estou tristinha....
Beijos
Oi Mirella. Welcome to the club! Eu tambem fico p da vida quando eles falam sobre reforma na imigracao aqui no EUA. A gente faz tudo certinho, passa pelo processo, espera e tal. Ai um dia, eles resolvem legalizar todo mundo, dar green card pra todo mundo. Eh o maior tapa na cara de quem fez tudo direitinho. Realmente a globo tem umas reportagens super decepcionantes.
Beijinhos
Além de tudo isso, tem a questão que o imposto não é arrecadado deste trabalhador ilegal, certo? Fico triste com a falta de cidadania de quem emprega trabalhador ilegal e de quem aceita. Fico puta da vida de um canal/programa formador de opnião aplaudir esse tipo de atitude e dos "ilegais" colocarem a cara na TV e bater no peito que estão fazendo coisas erradas.
Não me incomodo de fazer as coisas certas, pelo caminho legal. Não me orgulho de fazer as coisas certas, pelo caminho legal. Cabe a nós, verdadeiros cidadãos, continuarmos assim.
Bjos
Kika
Realmente a reportagem da Globo foi ridícula. Não retrata a realidade, só serviu pra incentivar a imigração ilegal e dar uma falsa esperança àqueles que desejam mudar de vida saindo do Brasil. se já vão com essa idéia de ficar ilegal, com certeza irão sofrer com a ignorância de não saber ao menos perguntar onde fica o ponto de õnibus, irão fazer uma comunidade própria dos ilegais, falando apenas português (e mal), dando jeitinho pra tudo. Depois não queremos sofrer preconceito e sermos mal vistos fora do Brasil. Alguém pode me dizer qual é o caminho que um açougueiro ou padeiro pode seguir para conseguir um visto??? parecia tão fácil na reportagem...tenho mestrado e não foi nada "fácil", conseguir meu visto de residente permanente...
A Globo deveria se retratar.
Menina, fiquei pensando em vocês daí o que acharam, também achei de extrema irresponsabilidade!
Lamentável essa reportagem. Eu tb fiquei muito p. e não acredito como deixaram passar isso no JN....
O Cúmulo da irresponsabilidade!! :( Deixei recadinho pra você na postagem da blogagem coletiva!! Obrigada por ter participado!! Beijus
Oi Mirella quanto tempo!
Eu assisti o vídeo no Blog do Gean. Que lamentável o (des)serviço que a Globo prestou! O pior ainda é o carinha passando a imagem que Brasileiro gosta mesmo de levar vantagem em tudo, todo orgulhoso de estar ilegal e não ser pego.
Anyway, A Franci me deu muito boas notícias....
Bj pra vc e abraço no kiko
Mirela,
Concordo totalmente com vc. É uma irresponsabilidade da rede Bobo passar uma reportagem dessa, levando muitos a acreditar em uma vida bem mais fácil sendo ilegais aqui no Canadá, ou seja, incentivando a imigração ilegal. Isso é ridículo!
[]'s
Isabela.
Lamentável a reportagem da Rede Globo - uma verdadeira apologia a imigração ilegal.
Quem quer mudar a sua qualidade de vida para melhor, tem que se preparar para isto.
Tem que se ter este mesmo "pensamento" quando se fala em mudar de país, pois afinal de contas um imigrante sai do seu país em busca de melhores oportunidades (emprego, qualidade de vida, etc). Tem que planejar tudo, até mesmo as expectativas. Não se poder ir na cara e na coragem, pagando subornos para atravessar fronteiras, ou até mesmo enganando as autoridades com visto de estudante e depois ir a procura de trabalho. Quem assim age não pode reclamar se as coisas não correrem bem.
Viver em um país estrangeiro não é fácil - ausência da família e amigos, idioma, cultura e costumes locais, entre outros muitos aspectos. A adaptação não é fácil.
Digo isto, porque atualmente eu sou imigrante na Europa, já vivi nos EUA, Canadá e Chile.
Eu já fui estudante no Canadá. Preparei-me durante um ano - fiz economias e pesquisei as melhores escolas e fui exigente na escolha da casa de família. Só fui com a certeza de que estava tudo certo, de que não teria problemas com as autoridades canadenses. E quando lá estive as autoridades de imigração do Canadá estavam atentas, ligavam para a escola, para a casa da família para saber se estava tudo bem. E além disto, eu tinha que comparecer de 3 em 3 meses na imigração para as entrevistas, pois também queriam ouvir o meu lado.
Quem diz que as autoridades não fiscalizam, é mentira. De certeza que não deram os endereço e telefone corretos, agravando o trabalho das autoridades com seu "status" clandestino.
Ola Mirella,
Eu e meu marido estamos no processo federal, ele eh engenheiro de software e eu medica (cardiologista infantil). Nossa opiniao sobre a reportagem da globo eh exatamente como a sua. A reportagem deu enfase aos ilegais, infelizmente isto reflete como os valores estao invertidos no Brasil. Aqui prevalece a lei do esperto. Eu vi nos videos do google um documentario sobre os brasileiros no Quebec que eh muito bem feito, que enfatiza a luta dos brasileiros legais e suas conquistas, a Globo deveria ter feito algo na mesma linha, mas preferiu incentivar a ilegalidade. O nome do documentario eh "Brasileiros no Quebec" e o endereco eh http://video.google.com/videoplay?docid=-1580318951346139784
PS: Tenho acompanhado o seu blog e gosto muito das informacoes que vc transmite, parabens!!! Desculpe a falta de acentos, pois meu teclado eh americano.
Oi Mi!!!
Nossa eu também fiquei revoltada com a reportagem!!!! Eles incentivam descaradamente a imigração ilegal... É inacreditável!!! Lamentável essa reportagem!
Ahh, amei o post de Petra!!! Principalmente as fotos!!!! Maravilhosas! Fico imaginando o lugar como não deve ser pessoalmente!!!
Um super beijo,
LU
Tem uma brasileira que trabalha na empresa em que estou. Ela chegou ao Canadá há 20 anos e comentou comigo a matéria; ficou indignadíssima assim como todos nós.
Até agora estou me perguntando se isso não foi matéria paga porque ela é completamente sem conteúdo consistente, os entrevistados estão fora de contexto e vê-se que a entrevista foi "cuidadosamente" editada para aparecer somente o que interessa.
Depois disso recebi vários e-mails de pessoas querendo vir para o Canadá. Pode? E vai dizer que aqui não é a "Tera Prometida"? Se a Globo falou tá falado, né?
Bjs
sou contra a imigração ilegal pra QUALQUER país, seja ele Canadá ou pro BRASIL (sim, nós também temos imigrantes ilegais pra quem não sabe...).
uma vergonha essa reportagem!
Oi! Eu creio que a realidade e outra...morei nos EUA e sei o quanto e complexo viver num Pais que com culturas diferentes.. sofre-se muito com a adaptação. Culturas e costumes diferente...saudades da familia.. E muito complicado... As coisas nao são assim tao faceis como é colocada ... Para se aventurar tem que ter consciencia dos fatos..
Aqui no Brasil e complicado a sobrevivência.. sentimos necessidade de uma vida melhor... eh escencial para o ser humano uma vida digna.. so que as vezes o preço e alto demais... Todos temos o direito de tentar .. todos precisam de um lugar ao sol....mesmo sem saber se sera bom para si proprio...eu creio que temos que tentar...
Bom ! desculpe-me se falei demais....
Abraços a todos e boa sorte
A imigração seja ela legal ou ilegal tem uma caracteristica humana, e isto vem desde a pré-historia e não acabara nunca, perdoe-me, más se ficarmos preocupados com o que esta na frente, a América não teria sido descoberta, para quem esta acostumado a enfrentar dificuldades no Brasil ou nos EUA, o Canada a gente tira de letra, se não der voltamos e pronto. Eu moro nos EUA, só não vou para o Canada , por que ai é muito frio e porque ainda estou ganhando razoavelmente bem na minha opinião, mas se precisar eu vou para o Canada ou pra qualquer lugar do planeta em que a situação esteja melhor. Em tese nos trabalhamos honestamente e cumprimos as leis, e colaboramos economicamente. Seria bom se tudo funcionasse para todos. Boa sorte para todos e ate breve.
Realmente UMA VERGONHA esta reportagem!
Estou no Canadá há 23 anos e esta é a realidade:
Há muitos médicos e dentistas que vieram de suas terras natais e são obrigados a serem motoristas de táxi pois o governo não reconhece seus diplomas e portanto estes não podem exercer suas funções. Outro dia lí no jornal sobre um cirurgião plástico do oriente médio que se viu forçado a trabalhar numa fábrica de embalagens pois o governo canadense não permitiu que ele trabalhasse como cirurgião (mesmo sendo enorme, digo até desesperadora a necessidade de profissionais no ramo da medicina neste país). Mas antes de ele vir para o Canadá com seus papéis de imigrante, achou que conseguiria trabalhar em seu ramo pois tinha obtido todos os pontos necessários durante a aplicação. Este cidadão arrumou as malas e foi exercer sua profissão em Dubai. Médicos ou dentistas de países estrangeiros têm de passar por um processo muito rogoroso (e caro) para exercerem suas funcões como tal aqui. O governo canadense não facilita. Outro porém é que o futuro imigrante tem de ser fluentíssimo em inglês e principalmente francês se forem para Québec. E Toronto não têm tanto trabalho assim. Muita gente deixou esta cidade para ir para as cidades de Calgary e Edmonton na província de Alberta.
Em relação aos conselheiros (especialistas) de imigração, deve-se tormar muito cuidado. Não foi dito na reportagem que muitos brasileiros se vêem obrigados a entrar com processo de refugiado para obter uma autorização de trabalho e direito a ir ao médico. Muitos lugares estão pedindo autorização de trabalho e este é o único recurso existente para os ilegais. Os conselheiros de imigração pegam o dinheiro dessas pessoas, milhares de dólares, iludindo-as que têm a maior chance de serem aprovadas. Mas seus pedidos de refúgio acabam sendo rejeitados depois de alguns apelos, o que custa ainda mais dinheiro. Ora que inocência! Todos sabem que as chances de brasileiros permanecerem como refugiados políticos são 99% inexistentes. Há muitos que pagam mais de dez mil dólares para um casamento de mentirinha para conseguirem os papéis. Mesmo assim correm o risco de serem desmascarados numa entrevista feita pela imigração.
Por favor não pensem que estou querendo ser desencorajadora. O sol nasceu para todos. Só estou tentando "abrir os olhos" dos leigos. As coisas não são tão fáceis como se parece na reportagem. Lembrem-se de que no Canadá se ganha dólar mas se gasta dólar.
Quanto a atravessar a fronterira, corre-se o grande risco de ser apanhado e deportado.
Quanto a mim, vim como estudante e trabalhei (legalmente com contrato) como nanny (babá) e acabei ficando.
Abram seus olhos com esses "especialistas' de imigração. Eles colocam ilusões nas cabeças das pessoas e depois que pegam o dinheiro destas, bye bye.
Bom dia para todos,
Estava lendo o "post" da Mirella e todas as respostas favoráveis a ele; devo confessar que me deixou triste a maioria dos comentários feitos aqui. Com certeza respeito a opinião de cada um aqui, mas a filosofia de vocês reflete e exatamente o que acontece aqui no Brasil: uma classe privilegiada que hoje e bem sucedida, gracas a seus esforços (mas também ao apoio de suas famílias), que ignora totalmente as necessidades do resto da população Analisemos: um dos requisitos para legalizar-se no Canada e possuir um diploma de curso superior, então suponho que todos (os revoltados) sejam graduados. Onde estudaram? A maioria em universidades publicas, federais e estaduais, que são pagas com o dinheiro de impostos de todos no Brasil, mas 97 % utilizadas pela elite e sua prole, já que o "Silva", cidadão comum que ganha salario minimo, não pode pagar escola particular ou cursinho para seus filhos' então os filhos do Silva não tem condições de passar no vestibular da faculdade publica. A faculdade privada o "silva" não tem condições de pagar tampouco, e os filhos "dele" quando começam a trabalhar e fazer algum dinheiro, ajudam em casa, quando tem uma, e tampouco esse dinheiro não seria suficiente para pagar mensalidade de faculdade, livros, alojamentos, etc. Ah, se a elite brasileira deixasse a faculdade publica para quem realmente necessita... Teriamos muito mais "Silvas" capacitados no Brasil, e não se veria tantos deles "invadindo" o novo "pais de vocês", envergonhando-os. Uma coisa e certa: Nos (eu, vocês) não deixamos muitas opções aos "silvas", certo ou errado? Ou imigram ilegalmente para ganhar uns trocados a mais fora do pais, ou se conformam em saber que seus filhos serão no futuro "apenas mais um silva" no nosso querido Brasil, que se posiciona entre os dez mais ricos do mundo, mas que trata a maioria de sua população com descaso e desrespeito, como se fossem animais. Que pena.
peco que me perdoem se minha opinião soa ofensiva ao ouvido de muitos, sei que esse e um blog privado e não um site publico onde todos compartilham opiniões Mas a verdade as vezes necessita ser dita, ainda que machuque nossas consciências Obrigado.
Charles Andrey
Ola Charles,
Tudo bem?
Obrigada pelo comentario e pelo ponto de vista que voce colocou.
Eu concordo que varias coisas que vc citou acima sao verdadeiras e infelizmente o Brasil tem muito a melhorar no seu sistema educacional e dar chances a todos, ou pelo menos abrir as posrtas para que os "Silvas" consigam um lugar ao sol.
Porem, num sistema capitalista, as pessoas de classe privilegiada acabam SEMPRE tendo as melhores escolas, seja ela privada ou publica... isso eh fato e o sistema provoca isso, pois a maioria das pessoas nao devem ser educadas para mandar e ser lider, mas sim para cumprir ordens e ser empregado.
Passando essa parte que todos sabem... volto a dizer que a imigracao ilegal nao eh bom para ninguem, na verdade os proprios capitalistas estao usando desse servico para ganhar ainda mais dinheiro, pois nao precisam pagar impostos, pagam um salario menor etc etc etc... Como vc pode ver, eh uma faca de dois gumes...
E sinceramente... eu nao sei ateh que ponto a TV brasileira deve incentivar isso, como se aqui fosse o paraiso... pois nao eh, tem muitas coisas boas... mas tem outra ruins.
Ich... esse assunto pode ir longe.
Eu respeito sua opiniao, mas continuo com a minha :)
Abs
Ola,
Realmente o sistema educacional e de distribuição de renda no Brasil precisa melhorar, e muito. O beneficio disso não seria apenas para o bem dos menos abastados, pois a atual desigualdade social e o que empurra a uns a converterem-se em imigrantes ilegais, e para outros se converte em revolta, e então em violência, que afecta a nos mesmos e a nossas familiares. Quanto a Globo, claro que não deveria "ensinar o caminho" a população, principalmente de uma forma fictícia. Mas aos que imigram de forma ilegal, deveríamos admirar por terem a coragem e integridade de buscarem em outras partes o que lhes foi negado em seu próprio pais. Faco minhas tua palavras "esse assunto pode ir longe": THE END. Desculpem-me Mirella e Christian, por converter o blog de vocês em foro politico, e obrigado por serem democráticos e postarem minhas idéias; não pensei que fosse passar na moderação, rs.
as verdades verdadeiras e às vezes não acontecem
para conseguir algo em qualquer lugar é obvio que se precisa lutar sem desesperar
como dizia Oswaldo Cruz viver sem desmerecer.
E eu acrescento nem perecer e desaparecer
e a politica de conviver bem com chefe e patrões tambem
quantos se conhece varios competentes sem conseguir posições compativeis
os caminhos são tortuosos e sabendo realisticamente se evitam decepções
receber capacitados os que rtecebem adoram pq nada gastaram para qualificar
Oi Breno,
Você é poeta?
:)
Abs
Você fala isso porque está vivendo em uma situação boa
Não, eu falo isso porque é verdade!
Abs
Olá pessoal!
Li todos os comentários e sem exceções gostei de todos, todos possuem verdades e em especial o do Charles Andrey fez-me pensar muito mais. Lembrei-me de um documentário que assisti a poucos anos atrás em algum canal Discovery ou History sobre aeroportos, na ocasião o aeroporto a ser mostrado era o de Guarulhos e teve um momento no documentário que mostrou o setor de imigração. Lá havia muitas pessoas que estavam aguardando, pois deviam estar sob suspeita de alguma irregularidade, o agente de imigração estava "interrogando" uma mulher sobre sua nacionalidade, pois ela estava com passaporte da Guatemala e o agente estava com suspeita ou já tinha certeza que o passaporte era falso, ele solicitou a mulher que cantasse o hino da Guatemala, foi quando a mulher começou a cantar o hino do seu país de origem (desculpem não me lembro qual, mas era da américa central) e quando ela se deu conta começou a chorar e pedir perdão ao agente, o gesto dele foi humano, ele a abraçou carinhosamente e disse não se envergonhe de tentar algo melhor para você. A mulher começou a explicar o que motivou tal atitude, era um passado repleto de misérias de todas as formas, por fim o agente seguiu os procedimentos cabíveis a situação...foi triste demais...
Todos devem tentar algo melhor para si, independente do método que escolhido para tal, porém, devem estar preparados para as consequência do método escolhido.
Obrigado pela atenção.
Elvis Lincoln
Obrigada pelo comentário Elvis... não é facil decidir mudar, e quando a situação é mais desesperadora, pior ainda ... Hoje, fico inaginando os refugiados da Siria! Muito triste...
Abs
Inacreditável como os brasileiros que moram no Canadá são mesquinhos e egoistas, muito ao contrário dos brasileiros que vivem nos EUA, que se ajudam, que não criticam, e que não achar que o mundo é só deles. Alguém falou sobre Sub-emprego? o que é isso?. Sendo que eu ja conheci pessoas com Doutorado morando no canadá e trabalhando de atendente no Tim Hortons, conheci engenheiros raspando neve, pelo Amor de Deus, não pensem que o o mundo é só de voces porque tem um pouco mais de estudo, porque tiveram um oportunidade melhor em conseguir um Student Permit ou work Permit, "TODOS" tem direito a uma vida melhor, senão atravéz do estudo, mais atravéz do esforço, infelizmente a comunidade brasileira do Canadá se acha o topo do Brasil, mais acabam trabalhando nos mesmos lugares do que os "ilegais" (ilegais perante a lei, mais não ilegais perante Deus) , triste muito triste esse pensamento mesquinha e agoista desses brasileiros, que provavelmente foram para o Canada porque também fracasaram no Brasil, e agora criticam o que lutam e sofrem de verdade. Não acho que ser ilegal seja um crime, infelizmente existem as fronteiras, infelizmente existem as culturas como as do Brasil, que em qualquer lugar do mundo é a mesma: passar por cima do próximo, querer sempre estar no topo, derrubar o conterrânio não importa por que. Triste Triste Triste.
Não entendi seus comentários ... sinceramente!
Esse post não tem nada a ver com o que está falando.
Mas enfim... cada um pensa o que quer :)
[...] e sem dominar o idioma fica complicado conseguir um emprego. Estou comentando isso baseado nesse post da Mirella sobre a lamentável reportagem do Jornal Nacional. Mas enfim, pra mim até o momento o balanço é [...]
[...] é… deu o que falar aquela reportagem (indecente) do Jornal Nacional… Inclusive, os comentários do post que escrevi são uma excelente fonte e eu recomendo a leitura de todas [...]
[...] recente matéria do Jornal Nacional (assista aqui) foi muito mau aceita na blogosfera (veja aqui e aqui). Ela propagandeia um Canadá que é fácil para se imigrar e, de certa forma, até estimula [...]
[...] essa “belíssima” reportagem… inclusive, dela, sairam dois posts aqui no blog: Canada - Novo Eldorado I e [...]
[...] vou eu meter o bedelho no artigo, assim como fiz com a reportagem do Jornal Nacional chamada “Canada - Novo Eldorado I” (Parte [...]
[...] o novo eldorado?”, eu quase morri de vergonha e de decepção. Escrevi sobre o assunto aqui e [...]
[...] é… deu o que falar aquela reportagem (indecente) do Jornal Nacional… Inclusive, os comentários do post que escrevi são uma excelente fonte e eu recomendo a leitura de todas [...]
[...] divagações sobre a vida expatriada aqui no mikix: Dúvidas de imigrantes… a mente prega peças Canada – O Novo Eldorado Minha Cerimonia de Cidadania [...]